Alvaro Costa e Silva > Guarda municipal armada une esquerda e direita Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Maria Paula Santos

    Excelente. Finalmente alguém fez as perguntas incômodas que precisam ser respondidas. Até quando vai se acreditar que a militarização resolve a insegurança social?

    Responda
  2. Anete Araujo Guedes

    A criminalidade, a violência policial são frutos da injustiça social.

    Responda
  3. José Cardoso

    Importa que a guarda municipal esteja presente, mas se estiver armada para que a PM? É uma coisa ou outra.

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Ah, é que a vida tá dura, né, sêo Ãrvo? Ficar pagando mais puliça para metralhar carro de músico na quebrada, descer cem tiros em carro com família, pô, é só provocar o Cv, não precisa de força municipal armada. Sei não, parece que o bagulho só piora... "O bagúio" means "mentalidade pública", o modelo mental circulante. Que, aliás, parece circular mais pelos intestinos do que pelas vilosidades cerebrais. S(f)inal dos tempos.

    Responda
  5. Delzimar Irineu Silva

    O ideal é que ninguém tivesse armas, ia ser um mundo lindo, não? Ma enquanto isso não ocorre, é melhor que se arme a GCM mesmo, garanto pra vc que uma pessoa que é contra a GCM e for assaltada vai correndo pedir a ajuda deles se os ver na rua. É a hipocrisia a moda brasileira, ninguém quer quando não precisa, já quando precisa é outra história.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, muito bom uma guarda armada. E quando ela, mal treinada, mal paga, corrompida, começar a tocar o terror? Vou correndo pedir ajuda pro PCC?

  6. Marco Antônio M de Oliveira

    Muito confronto, pouca inteligência e investigação. Armas são ótimas para quem compra (sabemos por que), garantindo o combate à criminalidade no esquema "enxugando gelo". Mas parece que o eleitor acredita e aprecia soluções simples para problemas complexos.

    Responda
  7. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Eu que quase tomei um tiro na testa em 30 de janeiro de 1993 num assalto a ônibus, não quero mais gente armada. Detalhe: o tiro que quase abortou uma carreira de historiador não partiu dos assaltantes. Numa atitude pouco profissional tentaram assaltar um ônibus desarmados. Aqui não é boa ideia.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita, caríssimo, má ideia é pouco. Coisa que já não acontece nos dias de hoje, graças a Zeus, já que eles têm mais armamento, de melhor qualidade e munição de sobra para treinar. Escolhe gastar munição de antemão e dar o tiro certeiro na cabecinha na hora H. Todavia, pelo visto, se escolhermos morar num patriani tá tudo resolvido: usina solar, casa de campo, baterias para carregar carro elétrico na falta da light. Tudo resolvido. E o condomínio contrata os seguranças.

  8. WALTER MORAIS JUNIOR

    Quando o texto estava começando.... ele terminou. Jamais serei a favor de armar os GCM, aliás se fosse tão bom porque os policiais de Londres são desarmados? Enquanto as forças policiais estiverem a serviço do poder político só veremos isso ai mesmo.

    Responda
    1. Luiz Mário Vieira Souto Leitão da Cunha

      De fato, os policiais londrinos não portam armas. Quando necessário, eles acionam os Authorized Firearms Officers, que, quando vão invadir algum local, gritam: polícia armada!. Eu fico tentando imaginar qual é a fórmula que faz com que isso funcione.

  9. vicente machado

    Na verdade a segurança não é responsabilidade dos prefeitos municipais. Os governadores empurraram isso goela abaixo e os prefeitos consomem os poucos recursos de outras áreas para contratar, equipar e manter essas corporações. Segurança pública é responsabilidade dos estados. A população tem que cobrar dos governadores .

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A massa ignara é sensível a todo tipo de manipulação, sequer sabem as responsabilidades de cada ente federativo. Não à toa vivem culpando o governo federal pela criminalidade nas cidades e agora fazem da eleição municipal o palco da questão da segurança. Com essa manezada não há chance deste país melhorar.

  10. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Alvaro ótimo e premonitório seu artigo,a palavra chave é guerra civil,onde forças armadas sem nenhuma preparação ou doutrina sempre estarão à um passo de serem manipuladas,depois é difícil consertar os estragos.

    Responda
  11. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Uma das funções primordiais da guarda municipal é a proteção dos mobiliários urbanos. Tá na lei. Aqui no Rio ,no antigo Jardim Zoológico , estão arrancando as grades do entorno. Pms e gms fazem absolutamente nada. Cadê as polícias nos ferro-velhos ?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.