Hélio Schwartsman > O sobrevivente Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Maria Luiza Gomes Brandão

    É preciso pensar que espécie de gente elege um homem como Natanyahu!!! Não dá para tirar o chapéu para nenhum deles! A terra roubada tem que ser devolvida aos seus legítimos donos!

    Responda
  2. Soares Pop

    E o TPI não vai cumprir o papel para o qual foi criado? Vergonha, vergonha, vergonha!

    Responda
  3. Sam Duart

    Já pararam pra pensar que Isra el lançou o ataque preventivo contra o Hezb ollah e estranhamente não sabia dos ataques do Ha mas.

    Responda
  4. SAMYR AUAD

    Que seja responsabilizado pelos crimes de guerra, crimes de genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de agressão. Mais um terro rista para a extensa lista de milicianos genocidas que governaram o Estado de Israhell.

    Responda
  5. MARIA F LUPORINI

    Bibi, o açougueiro de Gaza.

    Responda
  6. Joao Cantarelli

    Faz sentido que a maior prioridade de Israel nesse momento seja a guerra. Troca de governo com responsabilização de Netanyahu pode esperar. A própria oposição não está fazendo grandes pressões. Lembro também que dezenas de milhares de israelenses abandonaram suas casas no norte do país por conta da presença beligerante do braço armado do Hezbollah próximo à fronteira. É preciso empurrá-los de lá restabelecendo o mínimo de segurança.

    Responda
    1. Maria Luiza Gomes Brandão

      Beligerante quem, cara pálida?

  7. THIAGO LOPES DE AMORIM

    Penso ser justo questionar se a manutenção dele no poder não representa uma vontade da população de que o governante exerça uma política de destruição genocida.

    Responda
  8. PAULO ROBERTO HASSE

    Robôs semianalfabetos fazendo censura na Folha ? Se não for favorável à opinião do colunista , não publicam ? Que jornal a favor da democracia é este ?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Uai, Paulo já não é " a favor da Democracia ", agora é energia renovável... Tem que renovar a paciência do freguês, mas isso eles supõem que não é problema deles.

  9. PAULO ROBERTO HASSE

    Como negociar com os palestinos se quem manda lá são os terroristas do Hamas e Hezbollah? Nem o governo e exército do Líbano mandam , se mandassem deviam expulsar os terroristas . Esqueceu que estes são mercenários a serviço da ditadura religiosa e retrograda iraniana ? Que eles só querem a extinção de Israel conforme declaram abertamente? Os palestinos são reféns destes extremistas e até os libaneses , pois se escondem sob suas casas. Arafat era um moderado comparado com estes caras .

    Responda
    1. Maria Luiza Gomes Brandão

      Simples! É só devolver as terras roubadas! Quem é rojbado tem direito de se defender!

  10. José Cardoso

    Ele cairia em pouco tempo se não fosse o genocídio de 7 de outubro do ano passado. Às vezes penso que seria melhor devolver toda aquela região de volta para os turcos e pedir desculpa pelos estragos.

    Responda
  11. Raymundo de Lima Lima

    A imprensa alardeou q Putin invadiu a Ucrânia, e não pararia por aí. Depois iria anexar os antigos países-satélites da URSS. Mas a mesma imprensa NUNCA alardeou q Netanyahu, depois d destruir Gz, iria invadir o Líbano. Depois d Líbano iria invadir Iran, Siria, Iraque, e quem sabe o Egito. A Folha ainda faz parte d ideologia d imprensa?

    Responda
    1. Marcos Zucker

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  12. Nilton Silva

    O ataque aos terroristas libaneses foi gestado lá atrás, quando da montagem dos pagers explosivos. Dizer que Bibi está atacando o Líbano apenas pra se manter no poder não faz muito sentido.

    Responda
  13. Anete Araujo Guedes

    Netanyahu age com apoio, financiamento e armas dos EUA. O alvo é a China que os ameaçam por ter se tornado uma grande potência. Antes de sua derrocada final, que pode demorar séculos, os EUA vão promover guerras sangrentas, desumanas, destruidoras, pelas mãos da OTAN, Netanyahu, Zelensky e outros.

    Responda
  14. Valter Luiz Peluque

    Deve ter o rabo preso com a causa Sio nos ta.

    Responda
  15. Valter Luiz Peluque

    A Folha não permite minha expressão contundente sobre o genocida.

    Responda
  16. João Galvão

    Como eu não tenho a responsabilidade de ser colunista da grande mídia, me atrevo a rever uma teoria conspiratória: não haveria um plano, dentro do establishment do governo de Israel, para que a invasão fosse facilitada? E assim "justificar" (????) uma ação desse quilate contra os árabes? Até hoje estou estupefato com o "momento de vulnerabilidade israelense", mas não vejo ninguém insistir nisso. Seu artigo me fez sentir-se mais normal.

    Responda
  17. Marcos Benassi

    Jesus da Goiabeira, Hélio, esse hominho é uma peste! *Homo Umbilicalis*, esse é a nova espécie de homem público, aliás, púbico: só pensa no próprio umbigo e púbis, nada mais. Orra, eu fico preocupado se meu muro se inclina um pouco pro lado do vizinho, se a sombra da minha árvore mata sua horta. Evidentemente, nunca chegarei nem a comissário de bordo. Em compensação, durmo; no momento, inclusive, até demais: num güento assistir nossa tragédia inteira.

    Responda
  18. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Artigo muito bom como sempre.

    Responda
  19. Luciano Napoleão de Souza

    Para desespero da esquerda-lha woke, Bibi está levando Israel ao ápice de sua existência. O estado Judeu não poderia mais viver encurralado pelo ódio e ameaça do radicalismo Islâmico.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Napô, tu achas q o povo d Davi é cristão, como são doutrinados os evangélico d Brasil? Posso estar enganado, mas os juds não aceitam Jesus como seu salvador, não são cristãos. E seu Bibi não é genocida, como mandante d 41 mil palestinos mortos, maioria crianças e adolescentes? Sem falar dos mortos do Líbano, pelo "povo eleito d Deus". Já pendurou a bandeira d Israel na sua janela?

    2. Marcos Benassi

      Napô, tá fazendo valer a pena o batismo, hein? "Ãpice da existência"? Rapá... Daqui a pouco, quando os primos do Marçal fizerem a Bancada do AK, cê vai dizer que o PCC tá nos "Píncaros da sua glória"?

  20. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    O início é de ... deixa p lá. Tô jantando

    Responda
  21. Flávio Sasso

    Pois é , ele precisa fazer valer todo esse massacre , em algum momento. Quando?

    Responda
  22. Luiz Candido Borges

    Simplesmente, o Bibi aposta na grande causa nacional de Yzrraeu: expulsar toda a população árabe da Sizjordnniah e de Gazzah, ocupando todo território. Para isso ele é o cara capaz de qualquer violência, não dando a mínima para a tal da "opinião pública ocidental" (os outros nem merecem atenção). Quanto mais impiedoso ele for, mais apoio terá, independentemente dos outros malfeitos, como a tentativa de controle do Judiciário.

    Responda
  23. Ettore Fellini

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  24. Alexandre Pereira

    A responsabilização de Bibi é inevitável, derrotar o Hamas e o Hezbollah também. A guerra prossegue pois esses grupos foram longe demais e passou da hora de dar um basta. Paga a população usada como escudo, infelizmente. Melhor apontar o dedo para a inepta e irresponsável ONU, que nada fez e nada faz além de posar de ofendida enquanto o Oriente Médio se contorcia (Síria, Líbano, Iraque e assim vai). Ruim para Bibi com a guerra, pior se ela acabar ser os resultados esperados.

    Responda
  25. Ettore Fellini

    um sionista mal disfarçado .

    Responda
    1. Maria Luiza Gomes Brandão

      Acho tanta desfaçatez chamar de anti-semita quem defende a vida de um semita que não seja judeu!!! Gente, Palestino também é um povo semita e quem defende seu extermínio é, sim, anti-semita!

    2. Marcos Zucker

      E você um antisemita. Não tem nada melhor pra comentar?

  26. Miro Costa

    O colunista mente e sabe que mente. É um mal-intencionado falando para convertidos, mas nem todos são tolos. O que mais qualquer governante sério poderia fazer, senão defender seu povo e seu território? Israel começou a guerra com o Hamas? Ataca o tal partido de deus porque ele está quietinho, ou não será porque estes terroristas aterrorizam o norte de Israel jogando bombas a esmo? Israel é uma democracia parlamentarista. Bibi tem apoio. Não é um ditador como os favotitos de muitos aqui.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      De Costas, ah, como o mundo fica simples!

  27. Kelly Silva

    O mundo está invertido, exaltamos o mal e menosprezamos o bem

    Responda
  28. Alberto Melis Bianconi

    Vamos tirar o chapeu para o genocida? A democracia é o regime que permite perpetrar um massacre sem ser importunado? O ocidente afunda no cinismo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Só quando você é amigo de quem manda na bagaça, caro Alberto. Neste caso, aliás, qualquer regime serve.

    2. josé SOARES

      Trocadilho inevitável : no "cinisnmo" e no sionismo.

  29. Ricardo bento terres

    Porque o moço não diz , a paz virá com a criação do estado Palestino??

    Responda
    1. Maria Luiza Gomes Brandão

      E quem indeniza os Palestinos roubados?

  30. Frederico de Souza Cruz

    Eu não consigo tirar o chapéu para Netanhyahu. Chegou ao poder comprando apoio político da extrema direita e fanáticos religiosos que com seus assentamentos e pretensões biblicas prometem fraturar Israel até destruí-lo. Eles não hesitaram em matar Rabin e qualquer pretensão de paz. Delirantes vão encaminhando Israel para contratar uma guerra eterna. Este será tambem o caminho para uma nova diáspora. Judeus um dia foram para Israel buscando um lar e um refúgio e não um campo da morte.

    Responda
  31. Elismar Dias

    Perdeu a vergonha na cara mesmo, vai lá dar um beijo nos pés do Bibi.

    Responda
    1. João Galvão

      Na boa, não estou aqui para defender o articulista. Mas tenho a impressão de que você não leu direito o texto.

  32. Ronaldo Luiz Mincato

    Comentários aqui só se for a favor de Israel

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A bem da verdade não. Esperava ser censurado em meu comentário acima, mas até o momento continua lá. Curioso.

  33. EDUARDO DE ALENCAR

    "Como não seria possível prolongar eternamente a guerra em Gaza, o premiê israelense decidiu agora ampliar o conflito. Resolveu que era hora de agir também contra o Hezbollah, que vinha lançando diariamente foguetes contra o norte de Israel." O próprio articulista afirma que o Hezbollah lança foguetes diariamente contra Israel (já foram mais de oito mil), mas diz que foi o Netanyahu que resolveu "ampliar o conflito". É má-fé ou falta de proteína na infância, só pode. Viva Israel!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Espelho, espelho meu...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.