Juliano Spyer > Evangélicos periféricos trocam Bolsonaro por Marçal Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Sou evangélico e, em minha opinião, Bolsonaro, Marçal e outros bichos do gênero prestaram um "grande serviço" à igreja evangélica: revelaram a verdadeira face de muitos falsos cristãos que infestam várias comunidades religiosas, ou seja, ao trazer à tona o que há de pior nesses falsos seguidores de Cristo, esses indivÃduos fizeram o joio abundante brotar em meio ao trigo quase escasso. Só se engana quem realmente quer.
Há sensatez nos evangélicos denunciadores da corrupção e do anticristianismo como traços essenciais da esquerda. É claro o fato de ela desprezar a famÃlia e apoiar regimes perseguidores de crentes no Nazareno. Sempre vale notar que o flanco polÃtico-ideológico sinistro defende: aborto, libertinagem, invasões de propriedades, normalização das drogas, bandeiras identitárias segregadoras etc. Assim, o mais importante, hoje, para os paulistanos piedosos é Guilherme Boulos não conseguir ser prefeito.
CarÃssimo João Paulo Zizzzzzzzzz: zzzzzzzz ai, q sono impiedoso zzzzzzz
Perdendo ou ganhando, gostei dessa ideia de antifamÃglia, perseguir Nazareno, libertinagem e drogas. Não é que pareceu-me "piedoso"? Desde que seja tudo junto, evidente.
O crescimento pentecostal aconteceu nas Américas porque a Igreja Católica deixou de lado a assistência espiritual e passou a pregar só pautas sociais, e a esquerda deixou de lado a preocupação com o trabalhador e passou a pregar só pautas identitárias. Abandonado, o povo achou refúgio nos evangélicos pentecostais, que dão espiritualidade e prometem 'prosperidade' ao mesmo tempo. Portanto, todo esse cenário é responsabilidade da esquerda identitária e da Teologia da Libertação.
Muito pertinente e muito bem lembrado, José Ricardo. Que fique o registro.
(cont) O crescimento das igrejas evangélicas se deu a partir do pontificado de João Paulo II, não antes...
Daniel, você parece que esqueceu o pontificado de João Paulo II, que afastou a Igreja da convivência social com os mais pobres e promoveu um simulacro de igreja evangélica com a Renovação Carismática. Eu me afastei da Igreja nessa hora - aquele obalalá da Renovação Carismática, do Segue-me tirou essência de uma ação mais parecida com a trajetória de Jesus Cristo na terra. Assim venceram os especialistas desta igreja 'festiva', os evangélicos...
Rapá, essa foi das boas.
Os iguais se procuram...
A coluna criacionista de mãos dadas com o fascismo, quanta decadência do jornal.
Aprendi algo inesperado lendo o texto, que evangélicos têm um discernimento polÃtico acima do normal e que só pensam no bem-estar coletivo; também não sabia que cursar Antropologia em Universidade Federal é absorver mecanicamente os ensinamentos da esquerda. Não posso utilizar aqui as palavras que considero adequadas para qualificar o texto.
Se eu fosse evangélico mudaria de religião. É notória a quantidade de pastores que querem enfiar goela a dentro esse tipo de candidato. Ao invés de falarem em Deus e da salvação divina, gastam o tempo do púlpito para propagandear essas vergonhosas figuras, obtendo favores posteriores.
"As pessoas sabem que esses polÃticos também mentem...porém algo nos sugere que ao mentir ele é autêntico". Do português Rui Tavares, descrevendo o tipo polÃtico que ele chama de fanfarrão, já caracterizado por Aristóteles. Cai como uma luva para o Trump, mas o Marçal certamente é um aprendiz promissor.
Os que se auto-denominam pastores evangélicos coagem os pobres crentes a acreditar que eles ficam doentes por falta de fé.... e o pobre crente, por falta de instrução, se sente culpado! Desse modo, diminui a pressão por serviços do SUS de qualidade... O mesmo ocorre para segurança: a culpa é do pobre por ter se deixado violentar... E por aà vai....
Sou evangélico há 55 anos e quem está de fora não conhece lógica evangélica da última década. A questão financeira do "bem sucedido" é porque desafiou Deus e conquistou, é um apelo mais forte do que oferecer pleno emprego ou programas sociais. O evangélico de hoje quer ficar rico de pressa, se acha empreendedor de forma miraculosa, de uma porta que se abre ao ser induzindo a ofertar. É a teologia do jogo do tigrinho do coach. A maioria perde, mas uns minoria se dá bem. "Você será um vendedor!!!"
Robôs semi-analfabetos da Folha censurando comentários mesmo polidos ? Não pode dizer a opinião se ela for contrária ? Que jornal a favor da democracia é este ??
Até a periferia já se deu conta de que o discurso “ progressista “ da esquerda não passa de mentira , na verdade são os maiores totalitários. Dizem que são “ progressistas “ mas apoiam ditaduras como a cubana e venezuelana além de grupos extremistas opressores de mulheres e minorias no oriente médio. Até agora o L lero-lero não chamou o Maduro do que ele é: fraudador de eleição e golpista . Golpista , esta palavra que a esquerda gosta de imputar aos outros.Pois até a periferia já aprendeu isto.
Tô nem ai para Cuba, Venezuela etc. Minha preocupação é esse pais de transformar em uma teocracia cristã extremista, Se eu não sou cristão, sou judeu, budista, xintoÃsta terei que seguir a Biblia com parâmetro de vida? Isso sim é ditadura!! Estado deve ser totalmente separado de religião, senão viraremos um Irã cristão. Se depender de alguns poucos setores evangélicos isso irá acontecer. Deixem o povo seguir o seu caminho, independente de religião. Religião é questão Ãntima, não imposição.
São os que se iludem com os discursos de Pablo e Tabata, se eu venci vocês também podem fazer o mesmo. As exceções confirmam a regra. Meritocracia na veia, em perfeita concordância com as pregações o mercado. Não percebem que são exceções, que o sucesso deles vem através de herança, auxÃlios, trapaças, crimes financeiros, pregações falaciosas. São devotos que não querem ver diluir a supremacia dos machos tóxicos, agressivos, radicais, misóginos e potentes, embora seja uma potência rápida, fugaz
O antipetismo e o consequente surgimento da extrema direita neofascista se devem a lavagem cerebral realizada com maestria pela mÃdia empresarial na população, durante os anos das estripulias criminosas de Moro e Dallagnol na Lava Jato.
É a melhor coluna de humor do jornalismo brasileiro.
A folha de Jesus, que virou um jornal pentecostal, tem que dar um púlpito, digo coluna, para um pastor, digo antropólogo terrivelmente evangélico, lastimável.
pobres diabos, sonham em ficar ricos através da fé, agora que apareceu um coach para incentivar a ilusão, aà abraçaram
Esse colunista, por trás destas análises supostamente isentas, sempre me dá a impressão de ser um divulgador e apoiador do Marçal. O que acham?
Acho que você tem uma séria dificuldade de interpretar textos. Melhore. Ou tente, ao menos.
o jornal é apoiador do prefeito
Escreveram que o elemento foi apenas visitar a CCB . Eu não sabia que aquela edificação fosse museu, aberto a visita. Quantas vezes ele fez essa visita antes do perÃodo eleitoral ?
Socorro! Estamos no caminho de virar uma Hungria! Que tristeza..
Mmmmm... Tenho a impressão de que, se seguirmos este caminho, a Hungria será utopia, anos adiante... Se bobear, até em barbárie.
Como Jose Dirceu, estou assistindo de camarote o racha na direita. Bom demais ver a direita vivendo uma implosão e guerra interna, com sua liderança máxima até então sendo contestada e deposta por um sujeito mais esperto e inteligente. E torcendo para o crescimento do Marçal pra ele ir pro segundo turno e perder pro Boulos. rs Bom demais ver os bolsominios atacando o próprio Bolsonaro. rs
A esquerda cultua a pobreza e a ignoranciaa vê o Nordeste. A esquerda só se elege lá e nos presÃdios. Qdo Lula volta é festa nos morros e nos presÃdios.
vamos deixar o preconceito de lado . a verdade é que a região Nordeste vive clima de grande desenvolvimento, graças ao imenso fluxo migratório de gaúchos para lá . o RS está encolhendo !
Aprenda ,presidiário não vota .Deixa de acreditar nas mensagens do ZAP A esquerda tem voto porque fez o maior programa de inclusão social do paÃs .
O que a gente vê no nordeste é o crescimento do PIB acima da média com as politicas do PT, enquanto essa regiao historicamente foi abandonada pelos governos de direita. A esquerda é anti neoliberal, pro industria nacional, pro tecnologia e inovaçaõ nacionais. Contra a ideia de que o livre mercado vai resolver tudo. Ou seja, a esquerda defende o que sempre foi feito na prática nos EUA e Europa (intervenção estatal e desenvolvimentismo) e nao o que eles defendem que seja aplicado mas nao aplicam.
Nooooofa, que brilho! Sagacidade! Então, tá.
Eita carÃssimo, esse bagúio tá bem lôko; reputo essa insanidade tosca e superficial à longeva e eficaz campanha anti-PT que se deu a partir dos primeiros anos desse século e que pegou pesado com mensalão. Funcionou bem pacaramba, ultrapassando as fronteiras lulistas/petistas. Creditemos também ao marreco sua eficácia. No nordeste, a clivagem da fome deu a medida precisa de quem fazia, ou não, algo pela pobretalha. Não aqui ao Sul. Moralismos, em parte falsos, "ajudaram". Pobres dos pobrinhos...
Todos buscam esperança. A cidade tem os mesmos problemas a 40 anos. Violencia aumenta, enchentes, favelização. Continuar não dá e mudar para quem já é não dá. Aà surge um Pablo Marçal.
Poi Zé, EmÃlio, a Alemanha, sempre orgulhosa, tem uma dúzia de anos de afundamento econômico e humilhação. O que é que surge no final dos 2O e começo dos 3O? Dica: muito de nacionalismo e zero de socialismo.
Estou assistindo de camarote muitos bolsonaristas virando Marçalistas. Muito divertido. Como a inteligência é inexistente em um bolsonarista, está sendo muito legal ver a extrema direita se dissolvendo no esgoto completo. Adoro.
Tem lá sua graça, admito, Ana, prezada. No entanto, uma vez que da graça à desgraça há uma diferença tão pequenina, não consigo adorar não.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Pablo nasceu da barriga de Bolsonaro. Sou igual a você, traiçoeiro e vulgar, eu não presto.
Qdo falou: "A religiosidade de Marçal é apenas um complemento, identificando-o como alguém com valores morais semelhantes", deu até vontade de parar de ler, assim está acabando com os valores morais dos evangélicos, moral de quem praticou crimes contra idosos, engana com cursos que parecem mais lavagem de dinheiro. Que leitura estranha para um antropólogo, a Folha já foi bem melhor.
A agenda moral evangélica é ligada apenas a questão sexual, não há pregação contra estelionatário, pequenos furtos, falta de caráter. Freud explica anos de repressão sexual, no mais não há muita diferença entre ser ou não evangélico. A maioria está atrás do dinheiro através de ofertas e dÃzimos num sistema de aposta do tigrinho ou de coach.
É preciso ir além, prezados colegas, mesmo que signifique botar um escafandro pra colocar a cabeça dentro da fossa. Não dá para ficarmos na epiderme, senão a gente não entende nada.
Verdade
Desde mil e quinhentos a "direita" é o sistema. A famÃlia do "André" para não variar se ocupa da teoria da prosperidade. Já o candidato e as agremiações protestantes se ocupam da teoria do domÃnio. Ótimo para maus polÃticos e falsos profetas. A Paz!
A Congregação Cristã no Brasil é apolÃtica ,sendo assim é proibido propaganda polÃtica em suas dependências .Marçal a visitou , o que não é proibido .
Aquilo que a gente vê, Amarildo, não é necessariamente o que uma certa coisa significa. E, como já disse o sábio Ronnie Von, significa pacaramba.
Nada existe fora da polÃtica, fica melhor dizer, o lado nefasto da polÃtica.
Çei!
Felipe, você sabe muito bem que eu sei que Izzrael não é cristão, mas cada vez que você escrever um absurdo sobre mim, escreverei o mesmo sobre você. A maioria dos israelenses é de seculares. Você também sabe, muito bem, que abomino teocracias, mistura de religião e polÃtica. Eu, assim como a igreja onde me batizei, defendo o estado laico.
Nunca, Telma, contrariedade alguma. Veja, pedi aqui porque o diálogo é bÃpede. Já não tenho certeza em outros cantos.
Sim, Benassi. Entendi perfeitamente e foi por isso que eu disse que ele não responde abaixo da minha mensagem/contexto. Eu acabo fazendo o mesmo. Seria bem legal se você pedisse o mesmo pra ele. Sem querer contrariar você, ok ?
Por "no contexto", Telma, quero apenas dizer "embaixo da mensagem à qual se está respondendo". Facilita deveras, qualquer que seja o conteúdo. De qualquer forma, agradeço a atenção.
Marcos, o contexto é inexistente e é por isso que o Felipe inaugurou essa geringonça. Ele joga uma ideia absurda no ar, ele não responde abaixo da minha mensagem porque o contexto não existe. Veja lá embaixo o que ele fez. Eu apenas me defendo.
Telma, minha cara, eu abomino o papel DumBão de ficar pedindo à s pessoas pra fazerem as coisas de um certo jeito. Todavia, como aqui parece ser possÃvel o diálogo, peço: por favor, responda ao interlocutor debaixo da mensagem dele, de modo que a gente tenha um contexto para entender sem ter que procurar. Pra quem realmente tá lendo buscando entender o debate, faz toda a diferença. Agradeço muito.
A ideia de meritocracia e autopromoção é o canto da sereia da extrema direita. Não fosse o Estado,forte e atuante, muita gente não teria sobrevivido á pandemia e o dilúvio no Rio Grande do Sul. Saiam da bolha da Jovem Pan,CNN e revista FarOeste e caiam na real.
Pô, Paulo, essa seria uma excelente pauta jornalÃstica aqui para folha: como é que o pessoal mais conservador/ultraliberal está vendo o cenário e fazendo suas escolhas eleitorais municipais? Ô chefia, que tal mobilizar um repórter lá no Sul?
Se aparecer alguém ainda mais radical que Pablito,el loco, eles trocariam sem pestanejar. Esta gente é intolerante por natureza, a religião é apenas o canal que escolheram para expelir seu ódio.
E assim a fé continua servindo o oportunismo. Na polÃtica vale tudo. Inclusive isentar o imposto do dÃzimo.
Telma, você sabe muito bem que eu não gosto da Sharia. Eu, ao contrário de você, defendo a estrita separação entre polÃtica e religião. Eu apenas não apoio o genocÃdio que Is ra el vem praticando. Sobre suas crenças: leia o artigo do professor Marcelo Rede aqui na Folha.
A famÃlia do rapaz é pequeno burguesa, vive, também da extração da mais valia dos seus empregados, tem razão em estar em qualquer corrente da direita, os que vendem a força de trabalho tem chances de mudar, a alienação pode ser superada, o tempo histórico já provou que nada é constante, só a mudança!
A "economia" desprovida da polÃtica, ignora a crÃtica sistêmica, se tornou meramente instrumental com o objetivo de viabilizar o capitalismo, a despeito das brutais contradições que não podem ir para baixo do tapete!
Então, o que valia para justificar a riqueza burguesa, o trabalho, esgrimido contra a parasitária nobreza feudal, no capitalismo derivou a mais valia, provando objetivamente de onde saia a riqueza dos donos do capital. Resumindo, se tenta desqualificar a teoria do valor trabalho para, de tabela, negar a mais valia e a exploração no capitalismo !
Seguindo na resposta ao Brito, não concordo que a categoria de mais valia seja obsoleta, a teoria do valor utilidade foi forjada contra a teoria do valor trabalho dos clássicos, subjetivaram o valor para esconder a exploração explicada através da mais valia, esta, descoberta por Marx, ele partiu do valor trabalho, que foi usado pela burguesia contra a nobreza, porém deixou de ser "útil" no capitalismo.
Caro Antônio Brito, respeito suas ponderações, a concorrência tende ser sempre que possÃvel, "expulsa" para a periferia do sistema, onde os atores não têm poder polÃtico, porém são convencidos que participam como "iguais", sofrem nos suspiros da crise, o que na maioria das vezes os torna tão duros quanto os do topo, a ideologia os tornam sustentáculos do sistema, eis onde triunfam os Malafaias!
Concordo,fraternalmente meu caro Benassi! Mencionei o tempo da macro História exatamente por isso, daÃ, não perder as referências, elas ultrapassam as "contradições menos abrangentes".
Ôôô, caro Celso, ocorre que dá trabalho essa reflexão, e não é feita de uma hora para outra, isso depende de educação dos miolos. Falo por mim mesmo: só iniciei uma educação polÃtica melhorzinha perto dos 4O. Se o contexto não ajuda, passamos batidaço na coisa.
Esse conceito de mais valia, ultrapassado por certo, não se aplica em uma pequena empresa. Em uma empresa com poucos funcionários o patrão trabalha mais que o empregado. Assume risco de perder tudo e o rendimento é muito pequeno, o suficiente para que o dono e o empregado sobrevivam, quase que como sócios. No grande capital, os operários sabem que precisam do capital para manter o emprego.
A extração da mais valia é o modo de ser do capitalismo, é como o capital se reproduz, não se pode conceber o capitalismo sem a extração da mais valia, exatamente por isso é necessário superar o capitalismo se quisermos superar a exploração do homem pelo hollmem, o maior desafio a ser enfrentado!
No capitalismo, não!
Existe algum empreendimento que sobreviva sem a extração da mais-valia?
O ser humano chegar ao ponto de misturar polÃtica com religião é o final dos tempos. Pergunto aos evangélicos quantas Igrejas Lula fechou!
Mas o inelegÃvel não é parâmetro pra nada.
O Genocida era aliado da Arábia Saudita ,paÃs que persegue cristãos .
Pelo contrário,muitas igrejas foram abertas em seu governo.
Final dos tempos mesmo. O Lula não vai fechar nenhuma igreja, mas ser aliado polÃtico de quem persegue os cristãos, omitir-se pra não perder o aliado é inaceitável.
A direita logrou sucesso em colar a ideia de que a esquerda não é cristã e persegue cristãos (!?). A esquerda é composta de maioria cristã, evangélicos e católicos, e exercita a polÃtica separada da religião. A esquerda perseguiria os pastores pilantras, prestigiadores fajutos
Então. Eu tô bem por fora. O que é isso, de que a esquerda persegue os cristãos, ou se alia a quem persegue os cristãos. Que história é essa? Como eu não tenho rede social, nunca ouvi falar disso. Do que estão falando?
Mas que fascistada reunida.
Quem precisa de um Deus, um Mito, um milagre que se vire com suas incompetências, infantilidades, fragilidades e preconceitos. Na história muitos paÃses enlouqueceram assim. Mas se dizer cristão e defender sujeito que ofende, debocha, humilha, ataca, mente, calunia, etc é bem estranho não? Rasgaram a bÃblia? E os 10 mandamentos? E o amor? Depois do ódio? Cristão isso? Mesmo?
A Telma defende Is ra el achando que lá eles são cristãos.
Eu sou sim a favor do empreendedorismo. Mas é ilusão acreditar que se vai chegar à igualdade o pessoal que empreende em favelas. A elite jamais se sentaria a mesa com tais pessoas!
Por outro lado, eles têm razão ao alegar que a esquerda apoia quem persegue os cristãos. Protestantes e católicos são unidos lá fora onde há perseguição a eles. Detestamos ver o Ortega, aliado do Lula, prendendo padres e freiras. O Irã, paÃs aliado do Lula, também persegue os cristãos, etc...
Cont. 2: Na China, padres católicos e lÃderes de igrejas domésticas que atraem muita atenção são detidos e aprisionados. Na prisão, muitos homens ficam traumatizados e se tornam incapazes de prover financeiramente para suas famÃlias. Há mais a falar sobre a perseguição aos cristãos na China.
Cont.: O Xi-Jimping, outro aliado do Lula, empreende perseguição aos cristãos na Chins. Somente igrejas oficiais , que prestam juramento de lealdade ao PCC, são permitidas. Essas igrejas são, em geral, mais ritualistas, em que as pessoas vão lá e rezam. Abrir a BÃblia e fazer uma pregação é visto como atividade suspeita, influência ocidental. São alvos de vigilância do governo. Só são autorizados a frequentar a igreja, maiores de dezoito anos. Igrejas domésticas são fechadas qdo descobertas. Pad
Acho que o caso do Pde. Lancelotti foi único.
vale lembrar que no fim foi a extrema direita que perseguiu padres, no caso o Padre Julio de SP, que realiza um trabalho incrÃvel.
Levei um susto quando li que seu interlocutor é de igreja tradicional porque em igrejas tradicionais é terminantemente proibido a liderança fazer campanha polÃtic e levar polÃticos ao púlpito. Depois que vi a foto da CCB, entendi. Que eu saiba, a CCB não tem pastores. Cada membro vai ao púlpito e prega o que tiver em mente, portanto eles não têm um pastor-teólogo para orientá-los à sã doutrina que não prega nenhuma teoria da prosperidade. Quem não tem base sólida acaba aderindo aos Bozo e Marça
Amarildo, se você for ou fosse paulistano, você votaria no Marçal? Se sim, por que?
O Pastor da CCB é Jesus Cristo.
Na CCB não se pode fazer propaganda polÃtica ,ela apolÃtica.
Visitar a CCB não é proibido,mas não se pode fazer propaganda polÃtica em suas dependências.Ela é apolÃtica. Qualquer candidato pode visitá-la .
Na nossa cidade, a maior do estado e terceira maior do sul , dos cinco candidatos a prefeito- três são luteranos , um é católico e o outro é bolsonarista . os três luteranos são membros da Paróquia do centro da cidade, mas nenhum está autorizado a usar o altar como palanque . É absurdo que alguns estabelecimentos o permitam .
Xará, meu caro, a questão é que o Marçal faz um trabalho de guerrilha, "permissão" é a última coisa que ele espera. Ele aparece e dois ou três taradinhos fazem o registro, rapidamente posto online.
Cristão que vota na extrema direita deveria repensar sua fé pois há nela algum problema bem sério.
Felipe, outro dia a Folha apagou minha mensagem por isso. É proibido fazer proselitismo aqui. Vou arriscar. Leia o N. T com atenção. Jesus falava como o Messias, ele disse pra mulher samaritanoa que ele o era, além de ter dito outras coisas pra outras pessoas, por isso foi crucificado.
ah, então me fala pq Jesus foi crucificado. Estou muito curioso.
Felipe, se você quiser falar nesses termos, todo ato, seja por palavras ou ações, é um ato polÃtico. E Jesus não foi crucificado por isso. Não vou pregar porque a Folha deleta a minha mensagem.
Telma, não há nada mais polÃtico do que lutar por igualdade nesse mundo.
Acredito que eles concordariam com as ideias dos petistas fundadores. Jesus não foi um polÃtico.
Marcos, e justamente por promover a igualdade e ser contra as injustiças ele foi crucificado. É tão óbvio.
se analisarmos com a mente aberta veremos que Jesus Cristo , e o Reformador M.L. eram petistas .
(...continuação) a diferença é que a esquerda é mais elegante, hipócrita e disfarça sabiamente sua sede de poder em "atenção aos mais necessitados, excluÃdos, etc.".
DifÃcil entender a linha de pensamento dos partidários. Melhor torcer para um exame profundo de consciência.
A famÃlia de André vai descobrir que a semelhança de Marçal com sua realidade de empreendedores da periferia é nenhuma. E, infelizmente, descobrirá da pior forma: vendo São Paulo afundar ainda mais na crise humanitária, urbanÃstica e de segurança pública que a flagela. Esses contextos, últimos, citados, são complexos demais pra o coach resolver, por um simples motivo: ele não os conhece. E nem quer conhecer. Direita, esquerda, Lula, bozo, coach são todos iguais, só querem o poder. A diferença é
Esses que se denominam evangélicos têm a ousadia de acusar as pessoas de ficarem doentes por falta de fé.... e a pobre pessoa se sente culpada em vez de exigir dos governantes apoiados pelos evangélicos que ofereçam SUS de qualidade...
Falou, boa explicação.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Juliano Spyer > Evangélicos periféricos trocam Bolsonaro por Marçal Voltar
Comente este texto