Mundo > China comunista faz 75 anos como potência, mas teme escalada militar Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. niemeyer franco

    Há muito não leio algo tão interessante, quanto. Devo estender as mãos e dar parabéns.

    Responda
  2. Felipe Macedo

    hahaha.. nem a China comunista é comunista de verdade, e tem patriota (rio) que acredita no fantasma do comunismo

    Responda
  3. Gustavo Cândido de Oliveira Melo

    Viva a experiência socialista de maior sucesso do século 20! O Brasil vai ser a do século 21!

    Responda
    1. Hernandez Piras

      No seu desamparo ideológico após a queda do socialismo real nos anos oitenta (inclusive na China, onde ele foi superado pelo próprio Partido Comunista), a esquerda "revolucionária" confunde hoje socialismo com estatismo. É como se um Estado forte e autoritário fosse automaticamente uma fonte de bem-estar e igualdade para os trabalhadores. E quem implantará a "experiência socialista" no Brasil? o PT? Esta é a maior piada de todas.

    2. Hernandez Piras

      A China já não é socialista há décadas! O que é socialismo para você? O controle estatal de algumas grandes corporações? Na China, até o setor estatal da economia atua segundo os princípios do livre mercado, a proteção ao trabalho é mínima (assim como o gasto social do Estado) e os sindicatos são atrelados às empresas através do Partido Comunista. É uma experiência mais próxima ao antigo corporativismo fascista que ao socialismo de Marx.

  4. Armando Moura

    a disputa está na ciencia, nos cyberataques e bioataques. Forças militares não resolveram no afeganistão, no iraque, no vietnam , na coréia, como não vão resolver na ucrania e nem gaza, só produzem mortos. Há oitenta anos atrás a ciencia criou a bom ba nuclear, que foi tes testa das nos japone ses, já derrotados, no maior ato terrorista de todos os tempos.

    Responda
  5. Guilherme Menezes

    Este é um dos melhores e mais corretos espaços da Folha - equilibrado, informativo, vacinado contra a raiva e a militância ideológica do jornal. Foi assim até aqui, espero que siga assim. Isso é cada vez mais raro aqui.

    Responda
  6. Alexandre Tavares

    Não necessariamente admiro a conduta do PC chinês mas o que eles fizeram é de se admirar. Parabéns à República Popular da China.

    Responda
    1. Natan Rauba

      Parabéns por se tornar uma grande potência aos custos de uma mão de trabalho análoga à escravidã0!! Parabéns!!!!!!!!

  7. Tadêu Santos

    Temo aceitar a definição de nação "comunista" na China, apesar de haver sido o sistema que mais se assemelhou aos princípios leninistas ou marxistas, enquanto com Mao Tsung... A União Soviética até que tentou enquanto Lênin estava no comando, mas com o Stalin virou ditadura...A ultradireita costuma taxar o "comunismo" como sistema maligno, porém as esquerdas acusam o capitalismo dos mesmos crimes, principalmente contra crianças. A China se ainda não é a maior potência mundial, logo logo será, ba

    Responda
    1. Tadêu Santos

      A ultradireita costuma taxar o "comunismo" como sistema maligno, porém as esquerdas acusam o capitalismo selvagem dos mesmos crimes, principalmente contra crianças, com a dor da fome que mata milhões por segundos em todo planeta!. A China, se ainda não é a maior potência mundial, logo logo será, basta acompanhar a evolução de dados, atos e fatos pela mídia mundial...

  8. Humberto Giovine

    A China será a maior potência do planeta. Não resta dúvida. E os EUA, se continuarem com sua política im@po#si%ti&va e de tendência do*mi&na¨do#ra perderá cada dia mais força e espaço. PS: Biden foi um dos governos com maior fracasso na política externa, cujos maiores fi/as>cos foram: a retirada das tropas no Afeganistão, o apoio incondicional à Is@ra#el, e também à Ucrânia.

    Responda
  9. José Tarcísio Aguilar

    Ótimo artigo, ao recuperar a perspectiva histórica, em vários aspectos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.