Rômulo Saraiva > A gestação silenciosa de uma nova reforma previdenciária Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Túlio Landi

    Mais uma gambiarra legal para eximir de responsabilidades os entes municipais e estaduais. Não é brincadeira quando sugiro criarmos o "Código do Processo Criativo", para eliminar com penas graves de cassação de mandatos todos aqueles que eleitos pela escolha popular se arvoram no direito da mistificação e do engodo. Pobre Brasil, à mercê, dos lobos famélicos que circulam e hibernam nos corredores da câmara e do senado.

    Responda
  2. Adalberto Otaviano Luciano

    Faz um "l".

    Responda
    1. Renata de Souza Santos

      Esse tipo de ideia de “estado mínimo” é da direita, veja quem apoia, quem criou. A PEC nem passa pela mão do Lula. Por isso fazemos o L, para evitar esse tipo de monstruosidade da direita.

    2. Ney Fernando

      O atual Congresso é de direita, e o presidente não tem poder de veto sobre emendas constitucionais, que os deputados e senadores aprovam.

  3. roberto foz filho

    Votar a lei dos supersalários nada. Senado minúsculo.

    Responda
  4. Sergio Mac

    Não reli, mas na primeira lida entendi que os funcionários públicos serão mais penalizados, o que me pareceu justo.

    Responda
    1. neli faria

      Quem carrega a Administração Pública nas costas, não é o Político, ministro, cargos de confiança. Quem carrega a Administração Pública nas costas é o Servidor Público.

    2. Julio Shiogi Honjo

      Os servidores públicos civis já foram atingidos por diversad reformas. Atualmente eles contribuem com maior alíquota que os demais e são os únicos que continuam a contribuir após a aposentadoria. O problema são os servidores militares, poupados sistematicamente, que provocam o maior déficit proporcional por categoria. E com o prvilégio de aposentadorias precoces e direito de benefícios até para netas, dão prejuízo por maior lapso de tempo.

  5. Marcos Longaresi Carvalhães

    Pau no povo mais uma vez.

    Responda
  6. raul neto

    Enquanto isso pessoas que deveriam combater esses crimes do congresso estão indo a avenida paulista com a camisa da cbf apoiar golpe de estado e evangélicos demoniacos.

    Responda
  7. DANIEL BRANDAO

    Os atuais critérios previdenciários são extremamente desatualizados e mentecaptos. Por exemplo, mulheres mães e mulheres que optaram por não ter filhos deveriam ter um tratamento previdenciário diferente - as mães merecem se aposentar antes! Da mesma forma, uma idosa que enviúva após décadas de casamento deveria ter direito à pensão integral, não sofrendo o desfalque desumano e anticristão que a última reforma previdenciária trouxe.

    Responda
  8. Alex Sgobin

    Toda patifaria é feita na surdina nas Câmaras, no Congresso, nas prefeituras, sempre foi assim nesse país. E, por mais que nos desfalquem (e o farão), milicos e juízes continuarão ganhando suas gordas aposentadorias. Essa terra ainda é um atraso vergonhoso.

    Responda
  9. Lisy P F S

    Nesse caso não foi o congresso e nem senadores foi roubo mesmo dentro do INSS

    Responda
  10. neli faria

    É a Consagração do Odioso Princípio feito por esses Oportunistas: O Brasil existe apenas para Sustentar Políticos e Poderosos. Na hora que o Brasil tiver Estadista, deveria acabar com o Senado,unicameralismo já!, e diminuir o número de deputados federais, estaduais, distritais e de vereadores. Oportunistas. Triste é o Povo, por não ter Educação, Perpetuar essa gente no Poder. Quando o Brasil terá Estadista para construir uma Nação?

    Responda
    1. neli faria

      Marcelo: o dinheiro que se gasta com a elite no Congresso daria para Educar o Povo. Se o Povo fosse educado politicamente, não elegeria , essas castas. E não digo só do Centrão: a esquerda é a mesma coisa. Casta! E o povo elege, porque não é educado politicamente. Tem que reduzir o número de reeleição para a mesma função. Veja, o exemplo do ex presidente: ficou no Congresso quase trinta anos e o que fez de produtivo?

    2. Marcelo Zottis

      Inteligente, você? reduzir o número de deputados vai elitizar mais ainda o Congresso. Inteligência é defender a ampliação para três mil deputados, sem aumentar o repasse de recusos para o Congresso. Desta forma, aumentaria a representação.

    3. AILTON SOUZA

      Boa, tai, concordo com tudo que falasse. Simples, próxima eleições reformar esse congresso maléfico.

    4. neli faria

      Sr. Julio: o STF aplica esse princípio : o Brasil existe apenas para sustentar políticos e poderosos. Ou seja, julga mirando esse princípio. Não aplica a Constituição.

    5. Julio Shiogi Honjo

      Em concluio com o STF que vedou a desaposentação e a ação INSS Vida Toda. Não recebo hoje nem o valor das contribuições, somando pesoais e patronais, que realizei ao longo de quarenta e cinco anos.

  11. Reinaldo Cordeiro Neto

    Tenho muita esperança de que todos essas pessoas do mal paguem por todas as mazelas e misérias que causam para os mais desfavorecidos. Um dia a justiça chega, e chegará para esses malfeitores.

    Responda
  12. MARIA F LUPORINI

    Totalmente inconstitucional. Lá vai o STF ter que interferir de novo. E aí esse péssimo Senado vai reclamar da intromissão do Supremo para "legislar". Vai ler a Constituição, Senador!!!

    Responda
    1. DANIEL BRANDAO

      O STF, na voz do Ministro Barroso, ratificou toda a desumanidade da última reforma previdenciária. Não se iluda, quando se trata de benefícios eles só favorecem a própria classe

    2. Julio Shiogi Honjo

      STF? O que eles fizeram com a ação INSS Vida Toda, surrupiando direito constitucional dos aposentados de receberam um benefício mais próximo das contribuições que fzeram por anos, é que incentiva os parlamentares a adotarem medidas idênticas. E tem também a desposentação, também impedida por esse Tribunal, que roubou e rouba as contribuições dos aposentados que continuaram ou continuam a trabalhar. Salvo exceções, esses juízes fazem ouvidos moucos à Constituição nesse assunto.

  13. José Antônio

    Ouvi falar que mais de dois terço do Senado é composto por senadores camisas amarelas. Disseram-me eles que são mais ou menos uns sessenta e um.

    Responda
  14. Marcelo pires

    Paulo guedes a pior praga que o brasil já gerou

    Responda
  15. Rafael Flávio Montanari Leme

    Outra pergunta. O Fernando Henrique fez uma reforma e criou o Funpresp (previdência complementar do servidor público federal). Servidores federais contratados após a regulamentação dessa lei, ao se aposentar receberão do funpresp os valores que passarem do teto do INSS. É o mesmo que ocorre com os funcionários do banco do brasil ou caixa (previ e funcef, respectivamente). Isso vai resolver o problema da previdência pública federal. Por que estados e municípios não fizeram o "funpresp" deles?

    Responda
    1. Rafael Flávio Montanari Leme

      Não, Julio. Quem fez a lei foi o Fernando Henrique. Só que levou anos pro congresso regulamentar essa lei. "Fruto da reforma da previdência feita em 2003 pela Emenda Constitucional nº 41, a Funpresp só se tornou realidade 10 anos depois, pela Lei 12.618, quando foi criado o regime complementar de previdência dos servidores públicos federais e a Fundação em si."

    2. Julio Shiogi Honjo

      Fernando Henrique não acabou com a aposentadoria integral de certas categorias. Prejudicou principalmente os trabalhadores do setor privado que fizeram altas contribuições anteriormente a 94. Criou o fator previdenciário que ignora esses recolhimentos. Eu mesmo tenho mais de dez anos de contribuição na faixa de vinte salários mínimos, não considerados no cálculo do valor que recebo. A Fundação veio em reformas posteriores, com o governo do PT.

  16. Humberto Isidoro

    Não tem dinheiro pra pagar a previdência principalmente dos pobres, mas paga pra mulher de milico expulso da corporação. Viúva ficta. O mesmo que viúva fake. Os milicos inventaram a viúva fake pra levar mais grana do Brasil. E não se ouve uma voz que diga que quer moralizar isso. Alem disso tem os juros. Não paga aposentado mas paga a Faria Lima com o gerentão da banca Campos Neto controlando o esfolamento do país.

    Responda
  17. Humberto Isidoro

    A questão da previdencia está um pouco atrelada a taxa de juros. O pais paga 700 bilhões pra banca. Campos Neto é o gerente desse jogo de azar.(que aliás deveria ser proibido tambem). Agora aumentaram os juros porque jurram que a inflação estava alta. Depois se disseram surpreendidos com a inflação baixa, como se surpreenderam com o PIB crescente. Enfim eles sempre erram nas previsoes mas não deixam de san grar o ais com os juros. Foi pra isso que Guede e o inelegivel queriam BC independente.

    Responda
  18. Rafael Flávio Montanari Leme

    Outra pergunta: Por que os fundos de previdência tipo previ e funcef são superavitários, ficam ricos (não contando as falcatruas), e o INSS fica falido?

    Responda
    1. Marcelo Zottis

      Em razão do custeo da Seguridade Social, o INSS paga muitos beneficicios de assistência social a quem não contribuiu.

    2. Leandro Piva

      Fundos de pensão são bolos de dinheiro aplicados e geridos pra gerar dividendos q pagam os pensionistas. Não é assim q funciona o INSS.

  19. Rafael Flávio Montanari Leme

    Tenho uma pergunta pro colunista. Sempre ouço que a previdência está falida, que o déficit é de "trocemtos" bilhões. Mas nunca contam a história toda da previdência. Se são os ativos que pagam os inativos, onde está o dinheiro que foi arrecadado no início da previdência, quando só havia ativos? Cadê o dinheiro arrecadado até a soma dos salários dos inativos ficar maior que a dos ativos?

    Responda
    1. Amaury Kuklinski

      O Congresso gasta tudo. Cada reforma dessas é para deixar mais dinheiro livre para ser gasto. E não se iludam, o funcionalismo público está 50% defasado.

  20. João Perles

    Só na Câmara dos Deputados o centrão conta com 370 gângsteres!

    Responda
    1. José Antônio

      O camisão amarelão, vulgo centrão (conjunto de partidos e políticos camisas amarelas), não é mole não.

  21. jose camargo

    Isto nada tem a ver com "Estado Mínimo."Muito pelo contrário. O calote, porque é disso que se trata, visa a continuidade desse estado gordo, paquiderme enorme, leviatã medonho, ineficiente e corrupto.

    Responda
  22. Gilmar Maghenzani

    Tudo bem que essa pec vai prejudicar o INSS e a situação do governo, mas vamos falar a verdade não vai prejudicar os aposentados pq o governo tendo ou não recursos vai pagar, o quem vai ficar ruim é para o governo, parece que estão querendo assustar a população que ainda vai aposentar e os que já estão

    Responda
    1. Reinaldo Cordeiro Neto

      Não é só isso, tem o calote anunciado quanto ao não pagamento dos precatórios municipais. Há ainda outras maldades inseridas no texto da malsinada PEC.

  23. Andre Moraes

    Infelizmente essa noticia não chega nos rincões do Brasil; onde a turma irriga prefeituras a base de emendas, distribuindo bilhões de reais sem qualquer critério que não seja o de compra de votos, justamente para eleger gente do Centrão. Não aprenderam nada; vão fazer arminha para lá frente ficar reclamando.

    Responda
  24. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    O brasileiro é de natureza passiva. Vários governos sucessivamente têm sucateado a previdência. Esse é um trabalho feito principalmente por governos e parlamentos de direita. Não está na hora de nós, contribuintes e aposentados, começarmos a brigar contra isso?

    Responda
    1. Leandro Piva

      Procure saber onde estão os furos da previdência oficial e vc vai descobrir pq não se resolve. Pessoalmente, sugiro q cada um cuide da sua própria previdência paralela, ignorando a oficial.

    2. WALTER MORAIS JUNIOR

      Talvanio, passou da hora, mas como organizar e mobilizar aposentados e demais trabalhadores que agora estão preocupados em apostar no "tigrinho"?

  25. Raymundo Itareru

    no rumo que o Brasil está tomando se a extrema direita voltar eles irão propor o fim da previdência social, e a revogação da lei áurea, falta de aviso não é

    Responda
  26. Rodolfo Smaran

    Seis centos bi lhões anu ais em isen ções e re nun cias fis cais e o po vão pa gará a con ta.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      pois é e vc reclamando, se o governo não tivesse que ceder a isso devolveria para o povo de outra forma na distribuição de renda por exemplo, são mais 800 bi dos juros, mais 600 bi da cofins e pis impostos que desviam para emendas, teríamos bons governos não acha?

  27. Rodolfo Smaran

    Como sempre a folia censurando a manifestação das pessoas

    Responda
  28. Rodolfo Smaran

    R$ 650 bilhões anuais em isenções e renúncias fiscais aos mais favorecidos e o povão pagará a conta como sempre.

    Responda
    1. Lucas Gomes

      Fora os juros absurdos que empapuçam as contas dos banqueiros!

  29. paulo Raulino

    A culpa toda é do brasileiro, que é um ignorante politico, ao colocar no Congresso gente que não presta, que legisla contra os próprios interesses do cidadão. O resultado está aí, uma legislatura de indivíduos descompromissado com as promessas de campanha.

    Responda
    1. Esechias Araújo Lima

      Disse bem, Gilmar. Agora, quero saber quais são esses partidos de que você falou: "partidos que tenham intenção de ajudar o povo". Quais são eles? Poderia citá-los?

    2. ARY OLIVEIRA

      Diz ai companheiro, quem é o autor dessa atrocidade ? de qual estado? qual regiao do pais?

    3. Gilmar Maghenzani

      Boa Paulo é isso mesmo e não adianta reclamar temos de tirar essa gente, se é que podemos chamar assim, e votar em outros que nunca foram eleitos e de partidos que tenham intenção de ajudar o povo

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.