Hélio Schwartsman > Pelo voto útil Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Artigo de uma mediocridade tão profunda que parece nem atender à vontade dos patrões, que é eleger o Nules!
Ou o colunista está sendo irônico ou superou-se na estupidez de suas análises. Se os progressistas votassem no Borçal, o segundo turno seria entre Nunes e Borçal, pois faltariam votos ao Boulos.
aà o candidato progressista não vai para o segundo turno, quanto custou essa baboseira?
Coluna inútil.
isso custa caro
Não pode haver dúvida quando a eleição está polarizada nos três candidatos, que o Nunes é disparado o mais sensato, o melhor, este é o voto Super-Útil, neste caso o voto ótimo! OrasilPelaDemocracia!
Continuar com a parceria pmsp e pcc,mafia das creches,invasão de apa,centenas de obras de licitação,compras superfaturadas,etc.
Mas sendo jornalista com Coluna, ele dá sua opinião. Colunista emite opinião (dentro da linha editorial da empresa, claro). E parece acreditar nas pesquisas. Mas dessa vez, pegou maus: Confundiu ou está confuso? (Não creio que esteja confuso). É um voto envergonhado na direita? Ou foi um dia em que amanheceu com o pé esquerdo (sem trocadilho que sei que ele não é disso). -
A estratégia poderia ser excluir os dois extremistas, Marcal e Boulos, deixando assim Nunes e Tabata, por exemplo. Não se deve pensar que Boulos é um esquerdista pacÃfico, pois ele é, de fato, um invasor de propriedade privada.
Falou o gado com pós graduação em ciências polÃticas pela Universidade Bozoloide do WhatsApp!
Vai invadir a sua propriedade de 30 metros alugada!!!
Nelson, sempre fizemos movimentos pacÃficos, mas quando o MST invadiu a esplanada, quando a Dilma caiu, botaram fogo e tudo mais. Alguém foi preso? era pacÃfica. Quando invadem prédios públicos como o Boules fez, além do que o MST faz com terras produtivas e a Embrapa, é tudo em nome da Paz?
Não sou de SP, mas pelo que tenho acompanhado, o risco dessa estratégia é deixar Boulos fora do segundo turno, mandando Marçal no lugar.
Victor, mas vocês da extrema esquerda é que gostam disso. Cavalo taradão, essas coisas. Nós gostamos de boa conduta para crianças, nada de drogas, nada de doutrinação nas escolas. Vocês significam o atraso, pois gostam de ditadores e terroristas. Vade Retro.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Não vejo Pablo Marçal como bom polÃtico, mas tenho consciência de que o pior cenário para a cidade de São Paulo -e não só para ela- seria a chegada de Guilherme Boulos à prefeitura. O candidato do PSOL sempre foi da extrema esquerda. Na atual campanha, ele tenta passar uma falsa imagem de moderação. Sua derrota no primeiro turno livraria logo a capital estadual do perigo de ter um radical sinistro a comandando. Isso deve ser considerado por quem estuda a hipótese de votar de modo realmente útil.
Ou seja, quando as incertezas são muito grandes, é melhor votar na melhor.
Debie, ok, você ganhou. Pegue a famÃlia e vai fazer um piquenique. O dia está lindo.
Não, sr Evando, daqui a pouco embarco para o Brasil para votar em Boulos no domingo. Tenho muitos afazeres para pensar em piquenique. Todavia desejo que o seu seja em gramado verde. Não volto mais ao jornal hoje. Muitas horas de voo. Passar bem com sua famÃlia.
Debie, a sua extrema esquerda quando invade, faz quebra quebra, bota fogo na esplanada pelo mst, quando Dilma caiu, invade e destrói pesquisas de anos da Embrapa é movimento. Quando saÃmos pacificamente em 8 de janeiro é ato terrorista. Hipocrisia. Vocês adoram ditadores, terroristas e censura
Esse "pacificamente" é um ponto de vista bem fora da curva. Já a gravidade depende do que aqueles que protestam estão pedindo. No caso da sua turma era a queda do presidente e a cabeça de um ministro do STF, coisas nada republicanas.
A minha "esquerda" não é extrema. Não adoro ditaduras nem a venezuelana nem a da Arábia Saudita. Não adoro terroristas nem estados que se comportam como terroristas para a população civil. O sr se equivoca com generalizações tais como essa e outras que já fez nesses comentários como "nem estuda nem trabalha", pois não conhece os comentaristas.
Caro Hélio, o problema na coluna é considerar Nunes direita republicana. Pode até parecer normal e dentro das regras democráticas, masNunes vem apoiado pela extrema direita ( digo, barbárie) que tem no vice sua verdadeira expressão. Não nos esqueçamos que acidentes acontecem pela vida, haja vista Bruno Covas que nos levou Nunes.
Esse arrazoado todo só tem sentido se as pesquisas estiverem ao menos perto da realidade. Na última eleição, como vimos, o primeiro turno foi um show de equÃvocos dos institutos de pesquisa. Em alguns casos erraram em bem mais de 10 pontos. A realidade é que essas pesquisas eleitorais deveriam acabar, não tem mais sentido e consagram a interpretação que eleição é corrida de cavalos.
Nunes, apoiado claramente pelo ultra direita inelegÃvel é a “direita republicana”? Escreva sobre filosofia que é sua praia, politica não.
Helio, voto útil em São Paulo é deixar de votar na Tabata e votar no Boulos para ter certeza que estaremos representados no segundo turno.
Debie, prédios públicos? Fiesp? Câmera? fez tudo isso e em 8 de janeiro por muito menos temos centenas de presos. O cara é do PSOL - ou do PT - tanto faz. Leia o que prega as atas destes partidos. MST também invade Embrapa e terras produtivas. É tudo igual.
Sr Evando, Fiesp e Câmera, Embrapa? Foram protestos, não tentativa de golpe. Existem centenas de propriedades rurais que surgiram da grilagem de terras, registradas em cartórios corruptos nesse Brasil afora. É só pesquisar genealogias de muitos latifundiários e de seus herdeiros. A questão agrária no Brasil é muito mais complexa e vai além de crenças ingênuas em comunismo. Continuamos divergindo, sem problemas, isso é democracia. Cada qual com seu voto e sua torcida.
Desculpe, mas em uma eleição com dois turnos, não vejo sentido em usar o chamado voto útil no primeiro turno.
Que texto meio bocó.
"...com um candidato mais à esquerda enfrentando um da 'direita republicana'...". Até tu Hélio?
Progressista votar em Nunes, anti-vacina apoiado por golpista ladrão de joias? O que é isso?
Tanto rodeio para concluir no final que quem vota em quem tem chance não tem porque fazer voto útil, mas isso é óbvio não? O voto útil que faz sentido é o do pessoal da Tabata votar no Bolos já que pelas pesquisas ela não tem chances e ele tem, mais uma obviedade que nem foi citada. Enfim, um texto sem pé nem cabeça
Se todos votarem na Tabata acaba o problema.
A esquerda quer impor o voto útil,mas se fosse o contrário, estaria lá na disputa. Vi isso em mil novecentos e oitenta e cinco: o pt com suplicy preferiu dar a vitória a Jânio a apoiar FHC. Ai, anos mais tarde, disputando suplicy e maluf, no segundo turno, anulei.Nem se compara a Tabata com boulos. Uma menina batalhadora.
Aqui, vamos de Boulos.
Só não concordo com as uas posicoes
É preciso deixar claro que Nunes, Bozoleti do Novo e Pablo Marginal são TODOS de extrema direita... mas se direitistas soubessem votar, não terÃamos centrão dominando no Congresso e Bolsonaro nunca teria passado de um ex-militar expulso do quartel
Eu percebo que a maioria do eleitorado votam por alienação, e não por convicção. O resto do eleitorado que compõe o andar de cima da vida pública, vota por interesses. Para os cabos eleitorais, ou os partidários, pouco importa se seu candidato é o melhor para a coletividade ou não, o que importa, é seu grupo se eleger, Ou seja é cada um puxando a brasa para sua sardinha. Infelizmente, os alienados costuma seguir os interesseiros...
Devido o avanço da extrema direita neofascista, melhor seria optar pela estratégia do voto útil, para que não tenhamos no segundo turno dois candidatos da extrema direita neofascista. Mesmo envergonhado Nunes participou das manifestações golpistas do inelegÃvel e do Malafaia. São atos que exigiam o impeachment de Moraes, pelo simples fato de o ministro estar cumprindo a lei. Querem também a anistia para os bárbaros que invadiram e destruÃram as sedes dos três poderes a mando de Bolsonaro.
Boa lembrança! Qualquer candidato que não se manifestou contrário aos baderneiros que depredou a sede dos três poderes, não deveria receber votos de que defende a democracia. O mais engraçado, é que aqueles baderneiros, da sede dos três poderes, são os mesmos que chama a Venezuela de ditadura...
Pablo e Nunes estão no mesmo barco. Ambos são apoiados pelo inelegÃvel, portanto pertencem ao campo da extrema direita fascista. A diferença entre eles é que um já foi condenado, devido a crimes na internet, o outro vem sendo investigado por sua ligações com máfia do transporte e creches. Ao que tudo indica, ambos possuem ligações com o crime organizado.
Assim como a candidata do "novo" que está no pleito apenas para defender os golpistas de 8/1 e demais pautas da extrema direita
Eu também cheguei a essa conclusão de que o Nunes e o Pablo joga no mesmo time. Eles plantam em varias regiões, para que se não chover em todas, não fique sem colheita.
O jornalista é Colunista, e colunista emite opinião. E parece acreditar nas pesquisas. Mas dessa vez, pegou maus: Confundiu ou está confuso? (Não creio que esteja confuso). É um voto envergonhado na direita? Ou foi um dia em que amanheceu com o pé esquerdo (sem trocadilho que sei que ele não é disso).
Quanto bolsonarismo travestido de racionalismo. O culto ao pneu encantado é um ritual da Igreja Heliocêntrica dos Últimos Dias.
... desculpe, o Sr. escreveu "direita republicana"? Estaria se referindo ao bolsonarista de ocasião, com um vice bolsonarista raiz, defensor de liberdade para os golpistas presos? É esta a posição da Folha em sua busca por uma "terceira via"? Desculpe, qual direita mesmo??
Não existe essa tal de direita republicana. É pura enganação. Os dois candidatos, Pablo e Nunes, pertencem ao campo da extrema direita neofascista. Ambos são apoiados pelo inelegÃvel. O vice de Nune é um militar que se orgulha de sua violência, foi indicado por Bolsonaro.
O PT tomou o espaço do centro. A esquerda é pequena. O resto é tudo direita civilizada ou fascista.
Nunes e Pablo pertencem a extrema direita neofascista.
É duro ler algo como direita republicana para o prefeito fascista, enfim, jornalismo de rabo preso ao grande capital.
RaciocÃnio perigoso, vai acabar levando os dois bozos juntos
Trata-se de um alerta para que não vá para o 2o turno dois candidatos apoiados pelo inelegÃvel. Um que já foi julgado por seus crimes na Internet e outro que vem sendo investigado por seu envolvimento com a máfia das creches e dos transportes. Além de ter um BO registrado por agressão à sua ex-mulher.
Embora compreenda o raciocÃnio do articulista e, como ele, em algumas eleições tenha feito o voto útil, deixo aos demais leitores uma pergunta: o que conseguimos com o voto útil nos últimos 40 anos de eleições? Apenas perpetuar no poder uma casta corrupta e permitir que oportunistas surjam para se aproveitar do desencanto da população com a polÃtica e com o voto. Valeu realmente a pena o voto "útil"? Útil para quem??
O que conseguimos nos últimos anos, é que não estamos ruim igual a Argentina e, não viramos um Venezuela, como alardeia a extrema direita brasileira. Bem- estar para 100% da população, eu não espero, pois nem no paÃs mais rico do mundo isso existe. Palavra de um pobre...
Considerando com quem se aliou, a direita republicana não está muito republicana. Já está defendendo a turma da tentativa de golpe, falando mal de vacina.
A esquerda não tem que escolher pablito para o segundo turno, porque foi assim que o bozó se elegeu.
Certo!
Não. Não foi assim.
Alguns esquerdistas torcem por Marçal ser adversário de Boulos no segundo turno porque seria "mais fácil ganhar". É estratégico porem irresponsável. Porque com minutos na TV, Marçal pode emplacar uma vitoria desastrosa pra SP. E ainda há risco, pequeno mas real, de Marçal x Nunes no segundo turno, o que seria um show de berrantes na eleição paulistana. É muito difÃcil pensar em voto útil agora.
Por enquanto meu voto é Tábata. Num hipotético segundo turno, no um contra um, ela devora o pablito nos debates, ao contrário dos demais.
Os eleitores de Marina Helena jamais votariam no Boulos, Leonilda. Infelizmente, este voto é da direita, senão da extrema-direita. Votarão em Nunes ou Marçal.
No momento o voto útil é qualquer um menos o lamacento. Como Datena está fora, os seus simpatizantes poderiam muito bem já reduzir ainda mais as possibiliades do lamaçal votando em Boulos, assim como os de Marina, que não tem muitos votos mas pode também ajudar. Isso já garantiria a ida de Boulos ao segundo turno e aÃ, com os votos de Tabata (infelizmente, pois ela é quem deveria vencer todos os homens que estaõ concorrendo) Boulos venceria.
Caramba! E agora?! Em quem votarei? Hélio deu um nó no meu cérebro, que nem a Suzana Herculano desata.
Não votando no lamaçal, nem na Marina, já está de bom tamanho. E se pensar, bem, já vota direto no Boulos e impeça que o orçamento da cidade fique nas mãos do crime organizado.
A tese é tao espatafurdia q fica dificil definir se ele quer ajudar alguem
Fazendo campanha pro Boules na cara dura. Que jornalismo é esse moço?
É uma questão de estudar os gêneros jornalÃsticos. Resumidamente: notÃcia narra fatos; reportagem analisa; artigo de opinião, como o do Hélio, opinam. Há muitos outros gêneros no jornal.
Sra. Leonilda, ninguém aqui esta falando de Bolsonaro, jornalismo tem de ser isento, jornalista não pode usar a matéria de um jornal para pedir voto seja pra qual candidato for. Se ele estivesse pedindo voto pro Marçal ou pro Nunes a Sra. ainda apoiaria? Pensa um pouco nisso, aprenda e ver as coisas sob outro ponto de vista, vai ajudar muito no debate. Se como a Sra. mesmo diz, o outro é inelegÃvel, porque esse medo da democracia e da vontade da maioria?
É jornalismo sem isenção.
Queria que ele apoiasse o pior, o lamacento que tem partido ligado crime organizado e é amigo do inelegÃvel? Tudo de pior?
Nada como ser Idosa! Vivi a História. Voto útil vale se for a favor da esquerda? Eleições Jânio e FHC. Ninguém pediu para Suplicy desistir. Eleição Tancredo e Maluf: o pt expulsou três deputados que votaram em Tancredo. Em vinte e dois votei em lula duas vezes: nunca mais!
Sr José. Dezoito? Dei a nota que seis eleitores mereciam: zerozero. E,não é só! Invés de ser fanático,por lula, acompanhe mais a vida do PaÃs. A Esquerda sempre foi: venha a mim. Nunca ajudou politicamente . Nas reformas da Previdência sempre contra. O lula fez uma draconiana reforma da previdência, e os deputados que votaram contra, foram expulsos, origem do psol. Voto útil só a favor da esquerda? Se no segundo turno tiver quem não quero,darei a nota acima.
Sra.Maria: extrema direita? Nunca teve meu voto!Vocês, adoradores do lula, à mÃngua de saber fundamentar objetivamente, aponta subjetivamente. Você é linda, você é feia. Fundamente Objetivamente. Conheço um Oportunista de longe, tanto que em vinte e dois pela primeira vez na vida, votei para lula. O Boiadeiro anterior? Conheço a sua vida pregressa desde a época que quis fazer greve no Exército.
Nos últimos anos votou na extrema-direita. Nunca mais?
E em dois mil e dezessoito você votou em quem para presidente?
E em dois mil e dezessoito você votou em quem para Presidente?
Voto útil?Só a favor da esquerda? Lembro-me, como se fosse hoje, o pt, com Suplicy, ajudando a eleger o Jânio em São Paulo.Turno único: 1985. Se o pt tivesse apoiado FHC, o Jânio teria continuado no silêncio da História. Voto útil a favor da esquerda? Lembro da última indireta s, três deputados do pt foram expulsos por terem votado em Tancredo. E se desse Maluf? Ao pt não importava! E lula disse que Marta, experiente, ajudaria Boulos a governar. Por que não a ungiu?
Sra. Maria: vou votar em Mulher. É a senhora que está dando razão ao da cadeira votando em homem. Prefiro ser desprovida de Inteligência e votar numa mulher,batalhadora, que veio da Periferia, a ser inteligente e dar razão ao desafeto do Datenão!
Maria: meu voto é para Mulher. Por que a senhora que é Mulher vai votar em homem? AÃ, estará dando razão ao da Cadeira. Leonilda: na propaganda , o lula disse: a companheira Marta experiente, vai ajudar Boulos. Se Boulos é inexperiente, o lula vai fazer o que fez com o Brasil: ungir o Inexperiente , invés de alguém Experiente. JSe fosse a Marta teria meu voto:nele nunca. E se no segundo turno ficar ele e o da cadeira,darei a nota que seus eleitores merecem:zerozero. Muito triste ,Adenor.
Você vai ungir Marçal? Cuidado que ele mesmo disse como é mulher inteligente.
Pois eu gostaria que Paulo Maluf tivesse se elegido para presidente do Brasil pelo menos uma vez. A corrupção existe no Brasil, desde sua descoberta, mas parece que foram implacável só com Maluf. Dizem que o Maluf se apropriava de parte do valor das licitações, mas ele fazia muitas obras de interesses popular. Se hoje até Bolsonaro e o Lula, nosso pau de arara é acusado de corrupção, se gritar pega lad... não fica meu irmão!
Marta já foi eleita antes com o apoio do atual presidente. E poderá fazer muita diferença com o atual colega de chapa, como quando fez o bilhete único, que ajudou milhões de pessoas da classe mais pobre, e ajuda até hoje. Erros do passado não justificam um erro agora, um pior, que pode despedaçar a cidade e deixar o crime organizado dominar de vez.
Jornalista fazendo campanha
É artigo de opinião.
Jornalista falando de voto útil para conter o avanço da extrema direita neofascista.
O Helio é fã do voto útil, mas recomenda que eleitor não seja, hoje é quem mais representa a tortuosidade do jornal
O apelo ao voto útil não é endereçado aos eleitores do três candidatos que lideram a pesquisa - para esses, a única utilidade do voto agora é garantir o seu preferido no segundo turno. O cálculo de utilidade ficaria para os eleitores dos outros candidatos e eleitores indecisos, que priorizariam tirar o candidato que mais rejeitam do segundo turno a melhorar a perfomance do seu candidato preferencial no primeiro.
Sim, por pior que seja para os puristas, antes algo não tão bom do que o pior possÃvel. Está claro que o lamacento, empatado com os outros dois principais candidatos, não pode ganhar de jeito nenhum, a cidade vai estar jogada nos braços do crime organizado. Quem quer isso?
Quais "vermelhos ladrões" saquearam os cofres de São Paulo? Erundina? Marta? Haddad? Diga aà se tiver coragem.
Bolsonarista que apoia um reles ladrão de joias e um estelionatário, chamando o Boulos, que nunca foi acusado de nada do tipo, de ladrão, mostra bem a mente desse tipo de gente que hoje infelicita o Brasil.
Chamar alguém de la drão, sem provas pode lhe render uma ação por crime contra a hon ra!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Pelo voto útil Voltar
Comente este texto