Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Virgínia Oliveira

    Segundo eles, cada filho vem com um paozinho debaixo do braço, ou seja, Deus proverá! Quem vai prover, Deus ou os seguidores da mae influenciadora?

    Responda
  2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Meeeeeeeeeeuuuuu Deus!

    Responda
  3. Rodolfo Francisco

    É completamente desconectado da realidade a igreja ir contra os anticoncepcionais. Essa família de 12 filhos tem 5 funcionários, tem todos os filhos em escola particular. Eles têm estrutura. A maioria dos católicos não têm. Incentivá-los a não ter planejamento familiar eficaz é forçar que crianças fadadas à pobreza venham ao mundo.

    Responda
  4. Marcelo Pacheco

    O verdadeiro motivo disso (saibam ou não disso os casais reprodutores) é a teoria conspiratória da Grande Substituição, famosa entre movimentos de extrema-direita, nazifascistas e racistas. Daí esses católicos de alas radicais da Igreja serem instados a fazer muitos filhos, para que no futuro sua religião (e etnia, porque em geral são todos brancos) não seja substituída por negros e não cristãos (aqui), muçulmanos (na Europa), latinos e negros (nos EUA) ou qualquer outra "ameaça" que se invente.

    Responda
  5. marcos fernando dauner

    dois ou três filhos, para a devida recomposição populacional, me parece a melhor opção . Aqui em casa, dois geraram dois ! empate !

    Responda
  6. Jorge silva

    O bife dá pra dividir ou substituir Mais dar educação a todos filhos é um desafio

    Responda
  7. Bruno Goncalves

    Cada um que cuide da própria vida.

    Responda
  8. David Waisman

    Leonilda, não pretendo depreciar o nosso normal, isto é, a inserção da maioria de nós na máquina. Apenas defendo que haja a abertura mental para que os dissidentes dessa normalidade possam ser percebidos pelo que são: não estão fugindo para trás, estão construindo seu caminho para a frente.

    Responda
    1. Ricardo Geraldo Vieira

      Nosso normal ? .

  9. Marcos Medeiros

    Puro marketing da Opus Dei e outras seitas, ainda fatura família influencer, imagine os valores pregados.

    Responda
  10. David Waisman

    Boa reportagem! Noto que a acadêmica Lorena Hakak tem muita dificuldade em apreender a realidade de que uma mulher possa achar existencialmente mais atraente ter e cuidar de filhos do que ser uma operadora econômica da máquina da pós modernidade.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Noto que você reduz o papel da mulher rapidinho, não? E o homem, o marido, ele não acha exist... mais atraente cuidar dos filhos e continua ser operador econômico.... Ah, claro, ele é o provedor tipo século passado, claro. Menos machismo e misoginia não fariam mal. Muitas religiões no mundo restringem a vida da mulher a quase nada e muitos acham tão natural...

  11. Aderval Rossetto

    Podiam ser menos egoístas, já que primeiro pensam no seu prazer até literalmente, e adotar órfãos pobres !

    Responda
  12. Matheus Battistoni

    Parabéns ao casal! Crescei e multiplicai-vos. O Banco Mundial fica p com isso.

    Responda
  13. Rodrigo Cabral

    Quando a Igreja Católica indicou anticoncepcional? Cada uma...

    Responda
  14. neli faria

    Se a família quer ter filhos e os criam nós valores cristãos, parabéns! Que a luz de Cristo ilumine abençoando todos os caminhos na vida da família!

    Responda
    1. neli faria

      Luiz :cada casal cria de acordo com a sua fé. Sou Católica e respeito as outras religiões. O que um casal , seja de qual religião for, ou ateu, deve fazer, é ensinar os filhos a respeitarem o próximo. Amenizaria muitos problemas ,se a população respeitasse o próximo. Falta ao brasileiro o respeito ao próximo, o respeito ao outro. E isso, independe de credo ou não credo. Jogar filhos no mundo? Fácil. Educar? Poucos genitores educam. Assim, como seus progenitores não o fizeram.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      E se os criarem nos valores islâmicos? E nos valores budistas? E nos valores kardecistas? E nos valores de religiões africanas? E se forem ateus? Pode também, ou não?

  15. marcos fernando dauner

    respeitosamente, fanatismo demais me parece exagerado .

    Responda
    1. Marcos Medeiros

      Quando falou Opus Dei já disse tudo, fanatismo é pouco.

    2. neli faria

      Triste é o fanático por político. Respeito os fanáticos por Futebol, porque sou Santos, e por religião. Porque sempre estou a pedir a Deus e São Pantaleão que o meu Santos seja campeão!

  16. Rives Passos

    Ainda bem que não precisam acordar as três da manhã, duas horas de ônibus ir e duas voltar. E chegar em casa as vinte e três horas. E ter renda mínima. "Mas nem todas as famílias são assim", adaptado, né Folha F?

    Responda
  17. Leandro Eustáquio da Silva

    Com dinheiro deve ser uma delícia mesmo. Parabéns ao casal.

    Responda
    1. DANIELA Krause

      nem com dinheiro

  18. PAULA FARIA

    A FSP vem seguindo a estranha tendência de estereotipar católicos. Católicos usam anticoncepcionais sim, apenas não os químicos, que destroem o corpo. Tem católico que faz sexo sem proteção por dez anos e não tem filho nenhum. Tem católico que adota. Só não tem católico que aborta. Deve ser esse o incômodo da FSP.

    Responda
    1. Gildázio Garcia

      Bom dia Senhora Paula! Só uma perguntinha, todas as carapuças lhe servem? Credincruiz trêis vêis! Como diria minha Vó Nega, lá nas roças de Orizânia-MG. Quanto vitimismo!

    2. PAULA FARIA

      Tá vendo, Senhor? Além de hipócrita e abortista, ainda persigo religiões de matriz africana, só porque sou cristã. Vai anotando aí.

    3. Gildázio Garcia

      Senhora Paula, obrigado pelo feedback! Mas a sua avaliação está equivocada, não persigo ninguém por causa de Cristo ou de qualquer outras divindades, de nenhuma religião, nem as da Matriz Africana, como muitos Cristãos medievais, do século XXI, ainda perseguem. Sou um "Ateu não praticante."

    4. PAULA FARIA

      Gildazio, obrigada pela perseguição por causa do nome de Cristo. Pessoas como vc me garantem o Reino dos Céus.

    5. Gildázio Garcia

      Senhora Paula, acredita também em Mula sem cabeça e Saci Pererê? Ou somente em Cegonhas?! Conheço alguns casos de freiras da Igreja Católica Apostólica Romana brasileira e mundial que abortaram, e aí? Coitada da FSP, está muito incomodada.

  19. Marina Pagano

    “A família conta com cinco funcionárias: a que cuida da casa, duas babás durante a semana, além de outras duas nos finais de semana.” “Mas, infelizmente, nem todas as famílias contam com essa rede de apoio” Sem comentários, folha.

    Responda
    1. DANIELA Krause

      me deu um cansaço só de ler, mas né, eu já acho que ter um filho é um exagero para algumas pessoas... Mas nas nem tão entrelinhas, TFP na véspera de eleição? Folha sendo folha, again and again. Nada como a sacrossanta família bem tradicional, religiosa, e, quem diria, até moderna, está nas "redes sociais".

    2. Christian Feitosa

      Seis apoios, contando com a mamãe.

  20. DANIEL BRANDAO

    Muitos criticam, mas no futuro essas crianças provavelmente estarão trabalhando em um planeta de clima horrível, e estarão contribuindo para o INSS e ajudando a pagar a aposentadoria de muitos dos atuais 'pais de pets' que nada fazem pelo planeta a não ser consumir, viajar, despejar carbono na atmosfera e lançar plástico nos mares.

    Responda
    1. Miguel Gossn

      Seu comentário é sério mesmo, Daniel? Ou você está treinando pra ser roteirista de programas humorísticos? Aliás, o que te impede de ter uns 20 filhos para contribuir para o planeta? (Como se a Terra precisasse do autodestrutivo e autodenominado Homo sapiens pra continuar existindo). Parabéns ao Christian e a Daniela pelas respostas.

    2. DANIELA Krause

      contribuindo para o inss? possível mas improvável. Filhos também tem um impacto grande no planeta, olha só a quantidade de plástico que cada um deles vai consumir na vida. E vai que esses doze viram pais de pets por trauma de infância de terem sido só mais um de uma turba? Senti tb uma pontinha de inveja dos pais de pets, que não pagarão universidade para os bichinhos, e gostam de pegar um aviãozinho pq sobra dinheiro.

    3. Isabela Linton

      Sensato!

    4. Christian Feitosa

      E você Daniel, já contribuiu com uns quatro filhos?

  21. DANIEL BRANDAO

    A maioria das pessoas comenta com preocupações capitalistas e de caráter econômico, fruto da cultura em que nasceram. Obviamente ter dinheiro ajuda demais, mas a falta de dinheiro não deveria ser fator bloqueador: veja-se os animais selvagens, que têm seus filhotes em condições duras e mesmo assim fazem o ciclo da vida prosseguir.

    Responda
    1. Gisele Cezaro Burger

      “Animais selvagens “ kkkkkk

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Essa dos "animais selvagens" foi demais.

    3. Paulo R Justo

      Animais selvagens não precisam ir ao mercado e nem vacinar seus filhos. Ah, também não pagam impostos.

    4. DANIEL BRANDAO

      Quando a cultura se torna opressora, a humanidade deve olhar para a natureza para retomar as referências corretas.

    5. Rives Passos

      Vejam os "animais selvagens", parei aí. Kkkkkk

  22. Anna Amélia Meule

    cruz credo, que horror!

    Responda
  23. Denise S

    Parabéns à Folha de São Paulo pela matéria informativa, realmente respeitando a diversidade e escolhas individuais. OüOüOü

    Responda
  24. Livia karol pereira de araujo oliveira

    "A família conta com cinco funcionárias: a que cuida da casa, duas babás durante a semana, além de outras duas nos finais de semana". Assim é ótimo. Dá pra ter 12 sem problemas.

    Responda
    1. Marcos Medeiros

      A Folha fazendo marketing para Opus Dei e outras iguais, kkk.

    2. Gisele Cezaro Burger

      Exatamente

  25. ROSANGELA SILVESTRIN

    Defendendo o Deus, Família e P. Nas vésperas. Nada é por acaso na mídia.

    Responda
  26. ROSANGELA SILVESTRIN

    Reportagem nas vésperas de um evento importante. Uma pregação contra outros modelos defendidos.

    Responda
  27. Severo Pacelli

    vê-se um família estruturada, porém numerosa assim requer muita grana e isso é um privilégio para poucos. Na periferia, fora da bolha, a realidade é dura. Os ricos e super ricos dessa nação, deveriam contribuir para educação do povo, pois só esta equilibra as contas e a densidade demográfica, sobretudo dos sempre eternos sem renda. Este casal é uma realidade no mundo bolha da Opus Dei, no mundo real católico, evangélico, espírita...etc, o dia a dia é outro.

    Responda
    1. neli faria

      Todo Católico contribui para ajudar o próximo. Duas vezes por ano a contribuição da Santa Missa é endereçada para atender aos necessitados de países mais pobres do que o Brasil. Eu contribuo para duas paróquias, pouco, mas contribuo, porque ajudam os sem tetos. Além disso, quem deve ajudar o brasileiro é o Governo que prefere aplicar o princípio: o Brasil existe apenas para sustentar políticos e poderosos e dá um menoscabo sideral a quem necessita.

    2. Paulo Henrique

      O meio ambiente agradece ...

    3. Gisele Cezaro Burger

      Exatamente, vivem numa bolha

    4. Denise S

      Quem disse que eles não contribuem para projetos sociais, que incluem educação? Eu conheço a família e testemunho que contribuem, e muito. d

  28. Rodolfo Coelho

    Vamos ver daqui a 20 anos.

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Daqui a vinte anos eles estarão com vinte e quatro filhos.

  29. Regis MageSOAD

    Muito interessante a matéria, a de se refletir não só sobre a questão financeira, mas sobre a saúde da mulher. Salvo engano a um estudo que compromete a sua longevidade.

    Responda
    1. DANIEL BRANDAO

      Não há qualquer estudo nesse sentido.

  30. Diva Negri

    Quero ver alimentar, vestir e dar escola ganhando cinco SM!

    Responda
    1. Marcos Medeiros

      Marketing da Opus Dei, só pode.

  31. Tiago Sozo Marcon

    Super ecológicos...

    Responda
  32. Wilton Cerantola

    Se tem condições financeira, que Deus continue abençoando!

    Responda
  33. Jaqueline Orda

    Com babás e empregadas, é muito fácil. Os pais até têm tempo de fazer videozinho no tiktok.

    Responda
  34. Maria Lopes

    Opus Dei? Uma seita católica pra lá de suspeita. Só aceitam pessoas afluentes e influentes. Há um livro sobre eles recente e muito bem pesquisado: Opus, Gareth Gore. Na Amazon.

    Responda
  35. Pedro Paulo Carreira Torres

    Cada um com sua loucura !

    Responda
  36. Alfredo Placido Delatti

    A familia de 12 filhos é maravilhosa, porém sem as condições financeiras que os pais possuem seria desastroso, assim como casais no agreste nordestinos que possuem até mais filhos e todos penam na luta pela vida.

    Responda
    1. Renato de Moura

      Creio que o Sr. se refira ao agreste nordestino de trinta anos atrás.

  37. Francisco Neto

    Como caso isolado, sem problema, mas se todos fizessem isso o mundo estaria inabitável em poucas décadas.

    Responda
    1. DANIEL BRANDAO

      O que deixa o mundo inabitável não é a quantidade de gente, e sim pessoas com consumismo desenfreado.

    2. Miguel Gossn

      Jamais todos farão isso. E pelos mais diversos motivos. Mesmo na época em que era muito comum famílias tão numerosas (até uns sessenta anos atrás mais ou menos) nem todas tinham tantos filhos. Minha avó materna, por ex, teve duas filhas e um filho. A paterna teve nove, mas dois morreram ainda nos primeiros anos. Um dos irmãos do meu pai ficou solteiro e nunca teve filhos. A tendência atual (tudo indica que irreversível) é ter cada vez menos.

  38. Ricardo Luiz

    Pra que

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Pra fazer divulgação nas mídias.

  39. Clauder Noronha

    Quero vê um reportagem de uma família numerosa na periferia.

    Responda
    1. Christian Feitosa

      Foi bacana essa reportagem. Mas já vi diversas reportagens sobre as pessoas em desespero alimentar, aqui na folha e em outras mídias.

  40. Paulo R Justo

    São influenciadores do quê? Ah de fazer filhos. A fsp pega um casal bem postado na sociedade e faz a reportagem. Vai para a periferia e vão descobrir que muitas meninas engravidam aos quinze e dezesseis anos do primeiro filho e não param mais. A maioria das crianças são abandonadas e quando crescidas viram marginas, lotando o sistema carcerário. As mães são totalmente dependentes do bolsa família e outros penduricalhos do governo. Essa familia nao e um exemplo na atualidade.

    Responda
    1. Gisele Cezaro Burger

      Isso, influenciadores de fazer filhos.

    2. José Sampaio

      Essa família é um bom exemplo, sim. Quantas famílias que têm um ou dois filhos não são estruturadas assim? Às vezes são até péssimos exemplos - aliás o que mais se vê são péssimos exemplos. Antes de criticar as pessoas precisam olhar para próprio umbigo.

  41. Paulo César de Oliveira

    Linda família, mas nem todo mundo pode fazer isso. Imaginem como seria se a população fosse multiplicada por seis a cada geração.

    Responda
    1. Miguel Gossn

      Quanto a isso, fique tranquilo, Paulo. Casos como esse, na classe média alta, são raríssimos atualmente. E serão cada vez mais. Haverá um declínio populacional em grande parte do mundo nas próximas décadas. Creio que até o final do século praticamente todos os países passarão por isso.

  42. jose rodolpho perazzolo

    Parabéns pelo testemunho do casal! Deus abençoe!Oû

    Responda
  43. Gildázio Garcia

    "Crescei e multiplicai-vos." O problema é o alimentai-vos, o estudai-vos, o empregai-vos etc.

    Responda
    1. Raul Teixeira

      Essa colocação foi sensacional...

    2. Gisele Cezaro Burger

      Kkkkk