Mundo > Irã diz que concluiu ataque a Israel, salvo em caso de retaliação Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Solidariedade ao povo árabe.
Pra quê destruir arsenal nuclear ou instalações petrolÃferas? Arranquem logo a cabeça do regime teocrático das trevas. Capacidade já demonstraram que têm. Essa sim é a escalada perfeita.
PacÃfico, o extremista, né? Gente finÃssima! Deve ser cristão também!
..acabar com teocracia e deixar genocidas a todo Vapor?
A ONU criou um estado para beneficiar um povo e colocou a segurança mundial em perigo?? Oswaldo Aranha achava que estava fazendo a coisa certa??
Dezenas de mÃsseis explodiram em solo dentro de um perÃmetro que, pelas imagens, parece pequeno. Importa pouco se era uma base aérea. Poderia até ser um terreno baldio. O recado me parece claro. Se o alvo fosse um reator atômico, Israel seria varrido do mapa. Os foguetes fazem o trajeto em menos de 10 minutos. Seria devastador. Os EUA e Israel certamente pensarão dez vezes antes de atacar uma instalação nuclear iraniana.
Excelente texto Igor.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Parabéns pela persistência sr Samyr, porque a folha sai apagando tudo que o sr. posta. O que não é de se estranhar, claro.
Pois é, caro Samyr Auad, entendo a sua angústia, porque vejo, pelo seu nome que deve ter origem naquela região conflitada. Mas, admitamos, você teria coragem de meter o pau em um aiatolá, caso morasse no Irã? E não estou falando do Kamenei. Qualquer um. E o que você acha do regime iraniano? Também não é de terrorismo dos aiatolás. Nesse particular, estou torcendo para que as tais IDF derrubem o regime da ditadura iraniana. Sou um democrata.
Por que a ONU e suas potências não colocam capacetes azuis no sul do LÃbano e na Faixa de Gaza ? Quem iria atacar os capacetes azuis ? Só se for os terroristas.
Tá falando dos terroristas judheus?
Ou seja , ninguém quer paz .
Provavelmente para eles serem deslocados precisa de apoio dos cinco que têm poder de voto a tudo que se quer fazer. Rússia, China e EUA vetariam por seus interesses, aà não daria em nada. O fato de haver o poder de veto segura tudo. Se 200 paÃses votam a favor de algo, um desses veta, acabou. Muito injusto, há deveria ter sido mudado há décadas, mas estes paÃses dominam o debate e querem controlar tudo ao redor do mundo que atinja seus interesses, em especial os financeiros.
O colunista é porta-voz do estado pária, terrorista e assassino.
Se esses radicais não forem retirados do governo de Is, o povo daquele paÃs nunca terá paz. Um processo de negociação é o único caminho, essa linguagem os de Netanyahu não falam, como toda extrema direita, se alimentam de ódio e destruição.
O governo de ismael declarou António Guterres “persona non grata”, além disso proibiu o secretário-geral de entrar no território israelense.
Ser considerado persona non grata por genocidas é o mesmo que ganhar um Nobel.
É para por com destaque no curriculum...
E Ismael representa muito bem esse povo, cujo patriarca é o pai dele. Ismael é fruto de uma violência contra a escrava Hagar...
Bela erda. Hahahahaha
se se escreve o nome do estado ter rorista a Folha censura.
A polÃtica do olho por olho cria esse looping infinito de ódio e guerras. No final todo mundo acaba cego. A guerra só é boa para quem vende as armas.
Uma vez me disseram que só existem três motivos para as guerras: terra, mulher e inveja do membro alheio.
Dizem que os Ãrabes são bem dotados, daÃ...
Não é Israel, é Netaniahu. Há tempos ele tem negócios fraudulentos envolvendo seus assuntos privados com os do Estado. Pra se proteger (pode ir para a cadeia), aproximou-se cada vez mais da direita, a que faz guerra para conquistar territórios (matando quem está lá há milênios...). Está explicado.
É o presidente eleito, representa legitimamente o Estado e a nação.
Estado pária, terrorista e assassino.
Algo me diz que o fim do regime dos aiatolás do Irã chegou! Pobre povo persa: se livrou da ditadura, puxa-saco, subalterna do Xá Reza Parlevi, e caiu a ditadura dos aiatolás, que é bem pior. O supremo da nação que caia fora porque vai vir chumbo grosso. Mas, confesso que é impossÃvel escolher um lado nessa disputa.
Ruim com Sadam,pior sem ele,ruim com Mubarak,pior sem sem ele, ruim com Kadaf,pior sem ele, não tem jeito, o povo sempre perde.
Não houve uma única revolução que tirou um regime tirano sob o pretexto da liberdade que não tenha descambado para outra tirania.
Pra que isso? Todo mundo errado. O mundo poderia ser um lugar de paz. Muito triste tudo isso. Pior é ver as pessoas tentando justificar a violência. Isso não tem fim.
A Grã Bretanha que instalou na Parlestinh esse estado, cometeu erro histórico. Bem que poderia ter designado outras de suas possessões para essa função. Deu nisso...
Só existe um culpado para essa guerra, conflitos étnicos na Africa, tensões entre Ãndia e Paquistão: Grã Bretanha. Para alÃvio dos britânicos, eles não são culpados da crise das Coreias, mas tem uma parcela de culpa no apartheid.
Cês já perceberam que em todo lugar no qual a Grã Bretanha punha as mãos, quando ela saia, virava bagunça? Foi assim na Ãndia e na Palestina. Ao invés de tentar pacificar os povos locais, punha lenha na fogueira: hindus X muçulmanos na Ãndia e judeus x palestinos na Palestina. Até em Hong Kong, quando eles devolveram-na pra China que prometeu não interferir, deu no que deu.
Pacificar povos locais? Acha que a intenção de um imperialismo é essa? Tudo o que pretendiam era extrair o máximo possÃvel de riqueza para si e expandir o império.
Israhell declarou o SG da ONU persona non grata. Se continuar assim poucas pessoas no mundo irão visitar o paÃs. Como se Israhell fosse essencial para vida de uma pessoa, muito pelo contrário, não faz bem para saúde.
O turismo praticamente acabou, por esse motivo eu conclamo aos cristãos sio/nistas brasileiros que promovam caravanas e visitem aquilo lá, para ajudar a economia que está na hora da morte. O tio Sam ajuda, mas até quando?
Terrorismo so é inviesado para quem o consegue relativizar para caber dentro de sua fantasia de mundo perfeito e ideologia. Brasileiro não apoia hammmas , hezbolla , Venezuela, Irã, Rússia, brasileiro tem uma visão liberal e apoia o mundo livre em sua grande e imensa esmagadora maioria e apoia o ocidente e que assim continue
Terrorista é um termo muito enviesado. Terroristas para uns são os heróis para outros. Na França ocupada, a Resistência era um grupo terroristas. Quem decide quem são terroristas são os vencedores.
Os que apoiam terroristas não fazem falta amigo, ê a imensa esmagadora maioria não apoia
Se o paÃs da estrela davidica quiser, rompem relações diplomáticas com o mundo todo, exceto com os EUA.
Os iranianos são muito cools. Quem dera todas as retaliações fossem assim...
Como conseguem escrever um tÃtulo de reportagem sem coesão e coerência?
Verdade.
TÃtulo sem "coesão" e "coerência"? Como esses atributos de texto se aplicam a um tÃtulo?
Saudades daquela ONU das antigas , atuante, que se impunha, hoje é só decorativa, Antônio Guterres não tem as habilidades e agilidade que um Premier precisa ter. Sangue nos olhos, iniciativa, precisa ter alguém assim pois está assistindo uma carnificina de camarote em seu seguro escritório.
Alguma vez foi diferente na historia
Deixe-me repetir! Caro Samyr Auad, é impossÃvel escolher um lado na presente disputa. Particularmente, não tenho a menor simpatia pelo regime ditatorial do Irã. Confesso que estou torcendo desbragadamente para que o regime etnosupremacista ao qual você se refere, e pelo qual eu também não morro de amores, derrube o regime dos aiatolás. E algo me diz que a hora chegou! O Estado tem que ser laico. Onde se mistura crença com estado só gera guerra. E antes que me esqueça, sou de esquerda.
Disse isso ontem mÃsseis hipersonicos Fatah 2 atingiram e passou incólume pelos 4 sistemas: domo de ferro, estilingue de Davi, sistemas Arrow 1 e 2.
Estilingue de David? Sério isso?
A censura da Bolha não admite ideias divergentes. Comentários devem sempre apoiar Israstel a qualquer custo, incondicionalmente. Mesmo comentários lógicos e dignos serão eliminados sem explicação outra que não a censura ideológica do jornal.
Excelente resumo! Aqueda virá, cedo ou tarde. Palestina Livre!
Comentário perfeito.
Que Allah abençoe Israel na vitória iminente. Allahu akbar
Nós aqui, com O nas mãos, com medo dessa gente colocar fogo no mundo, é duro!
E tem gente que só se preocupa com o próprio quintal...
Mas ao ler os comentários, parece que algumas pessoas acreditam que a confusão é só lá, nós aqui estamos tranquilamente seguros. Cerveja, churrasco e futebol.
TÃpica frase dos bo vin os.
De longe, qualquer miserável é macho, quero ver se estivesse lá na cena de guerra.
Pelo visto, você é obcecada por um genocÃdio. Doentio.
A capacidade antimÃssil dos aliados é impressionante. Acho que facilita o fato do alvo ser um paÃs muito pequeno. Proteger a Ucrânia dos mÃsseis russos por exemplo deve ser bem mais difÃcil e caro.
É, meu caro Samyr Auad, muito difÃcil escolher um lado nesta presente disputa. Na minha humildade, não tenho a menor simpatia pela República Ditatorial do Irã. Neste caso, confesso que estou torcendo para o regime etnosupremacista, ao qual você se refere, acabe com o regime dos aiatolás. E algo me diz que vai ser agora! O Estado tem que ser laico. Onde se mistura crença com nação, tem guerra. Mas continuo de extrema esquerda.
Senhor Ivo, não seja vitimista com o comentário acima. Diga o que foi falado de mentira e de ódio?. É só acompanhar as manchetes de jornais nacionais e internacionais, a internet que nos mostra em tempo real a incursão destrutiva para aumentar território no OM e quiça no mundo. Se não for freado, o futuro nos dirá.
discurso de odio anti semita
O conflito está aguardando a rendição dos que usam a população como escudo, camarada. Assim que se esses heróis se renderem, a guerra acaba.
Na pior das hipóteses, o Irã tem um arsenal suficiente para saturar os 4 sistemas de defesa israelenses (Iron Dome, Patriot, David’s Sling, Arrow), todos deslocáveis, móveis. O Iron Beam, com o uso de laser para interceptação, está em desenvolvimento e os britânicos já demostraram o potencial de uma arma com feixe de laser – Dragon Fire. Uma destruição de grande porte em Israel significará o fim a teocracia xiita sem a necessidade de apoio americano. Insurgente desorganizado sempre perde mais.
ÚLTIMA HORA: a única democracia do oriente médio acabou de proibir a entrada do secretário geral da ONU, o português Guterres. Vão vendo.
O Brasil faz parte da ONU, mas apoia mesmo o pessoal do Brics repassando informações da ONU? Contraditório em certos aspectos! O Brasil se parece tal qual um torcedor que vibra para os dois times que estão se enfrentando e qual ganhar, ganhará também. Não fica nem em cima do muro.
...por isso os paÃses mais sérios estão o evitando! Nenhum dos lados gosta dessa prática!
...e talvez por isso esteja sendo ignorado pelos demais paÃses sérios.
Os aiatolás pensam que ganham suas guerras no gogó. Discursos aterradores. Mas vão ver como se faz, se ainda se negam a enxergar.
Espero que esta guerra termine e que se possa ter 2 estados pacÃficos e democraticos na região como EUA, Arabia , Jordania e LÃbano livre defendem. A lição é que não vale a pena cutucar com mÃsseis diários e depois atacar de forma selvagem um paÃs vizinho por interesse de outro.
Marcelo, a Arabia Saudita de fato não é uma democracia e nem Irã, Gaza , Venezuela e outros, mas I é e espero que o novo paÃs palestino tambem seja .
Você se confundiu, a Arábia Saudita não é uma democracia.
O grande problema do oriente médio chama-se Iran. Eles alimentam com treinamento e armas esses grupos radicais que querem aniquilar o estado de Israel.
Necas de pitibiribas... O problema chama-se Ishra el. Tudo ia bem por lá, até que o ocidente resolveu instalar o problema por lá, logo depois da II Guerra Mundial, obra do ocidente também...
Leiam as entrelinhas :o governo do Irã está morrendo de medo de uma escalada , pois sabe de sua incapacidade militar. Só que ao mesmo tempo tem prestar contas a uma população alienada que por décadas acredita que seu paÃs é capaz de varrer Isrhael do mapa, como seus lÃderes sempre disseram. O famoso falso machão que agora se borra de medo da fraqueza do regime vir à tona
Isr... está apostando numa guerra prolongada e com apoio dos EUA, atingir também o Irã. Ambos esqueceram do desastre que foi no Vietnã. A ONU perdeu credibilidade, a mÃdia tradicional apoia quem os EUA deseja e por isso as notÃcias são sempre tendenciosas. Enfim, os poderosos ensaiam mecanismos para uma terceira guerra e não enxergam que todos sairão perdendo. Precisamos ler ou reler o livro "Ensaio sobre a cegueira", de José Saramago.
O Irã é superior a Israel militarmente. Tanto em número de homens como em número de equipamentos militares. Mas uma guerra custa vidas. Vidas que Netanyahu está disposto a tirar unicamente pela ganância.
Leiam as entrelinhas :o governo do Irã está morrendo de medo de uma escalada , pois sabe de sua incapacidade militar. Só que ao mesmo tempo tem prestar contas a uma população alienada que por décadas acredita que seu paÃs é capaz de varrer Israel do mapa, como seus lÃderes sempre disseram. O famoso falso machão que agora se borra de medo da fraqueza do regime vir à tona
'A mÃdia iraniana diz que até 20 dos aparelhos foram atingidos, o que não é verificável. Questionadas pela Folha, as Forças de Defesa de Israel negaram o relato, dizendo que "todas as capacidades de combate estão intactas". Faltou acrescentar ao texto após: ... "todas as capacidades de combate estão intactas",... o que TAMBÉM não é verificável. Oremos, irmãos!
Ficar do lado de ditaduras que tratam mulher pior que camelo e cuja missão na terra é o genocÃdio de um povo inteiro que é a única democracia na região é um espelho deste governo que prefiro não ver.
Mais uma vez Israel incendiando o Oriente Médio para reforçar o apoio dos governos cúmplices dos Estados Unidos e da Europa. Enquanto isso, mais palestinos são mortos por Israel em Gaza com o aval das potências ocidentais. Assim, Israel segue com a ocupação de Gaza e Cisjordânia, seu regime de apartheid, as prisões sem julgamento e o roubo de terras dos palestinos, o genocÃdio...
Estude história. A ignorância é triste.
Interessante. Os iraniamos e os terroristas do HESBOLLAH e HAMAS atacam ISRAEL e não querem que eles revidem. Querem que eles fiquem quietinhos. Alá está vendo. A força aérea ISRAELENSE possui armas de tecnologia de ponta, que faria TEERÃ virar escombros em 24 horas e só não o fazem por causa da população civil. Por enquanto.
Calma. Só uma correção: Allan é o Deus muçulmano. O Deus hebreu é YHWH, que não se pronuncia, apesar de alguns chamarem-no Yeovah ou Jeová.
Começou .uma guerra e vai parar no meio da caminho. O Iran não é um paÃs sério. Melhor assim!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mundo > Irã diz que concluiu ataque a Israel, salvo em caso de retaliação Voltar
Comente este texto