-
José Emanuel Santos
A situação é mais complexa do que parece. Celular tornou-se uma "ferramenta". No Estado de SP, por ex., criaram-se as tais "plataformas digitais". Além destas, há também os grupos de WhatsApp. Como o professor pode verificar, numa turma de 40 alunos, quem está realizando as atividades propostas na plataforma ou está apenas navegando?
-
eliasaraujocunha gmail com araujo cunha
Gente: A cada dia que passa, fico mais assustado com a falta de limite que essa geração mencionada na matéria tem em relação a tudo. É assustador e apavorante.
-
Fábio Nascimento
Tem de proibir a entrada na escola com celular. Quando chegar, desliga o celular e guarda num armário na entrada.
-
Maria Teresa Meirelles Leite
A medida de proibir o celular é importantíssima. Mas não pode ser aplicada sem que toda a escola seja preparada para essa mudança. Os adolescentes estão viciados e se não houver um bom período de preparação, com atividades e conversas bem planejadas, haverá reações fortes como as da matéria.
-
MARCO ANTONIO POLISELI
Geração perdida
-
Alexandre Batalha
A situação está se agravando a cada dia que passa. Os níveis de ansiedade e depressão só vem aumentando. Já há diversos estudos e informação sobre o tema. Por que será que a situação continua se agravando? Porque os aplicativos e jogos são hipnotizantes e por isso acabam se tornando muito mais interessantes do que a realidade. É uma droga muito poderosa.
-
antonio ramos
"o professor perdeu a calma" fascistas adoram uma violência e tem como resposta o cinismo e o cretinismo político !
-
Lourdes Barros
Mais uma lei que vai ficar no papel. Cigarro também é proibido mas alunos fumam dentro da escola (e nem estou me referindo somente ao tabaco). A questão passa pela falta, ou excesso, de limites dentro de casa. Quando há falta, o aluno não aceita regras. Quando há excesso, a escola é vista como território livre, longe da vigilância familiar e/ou religiosa.
-
Luciana Vieira
Os pais têm que educar esses monstrinhos, mas eles são os primeiros a incentivar o desrespeito ...
-
WAGNER NEGREIROS
Sou professor e confesso que é uma hercúlea, já que em todos os momentos tenho que dizer: guarde o celular. Em uma aula de 45 minutos já contabilizei mais de vinte vezes a mesma frase. A aula perde em objetividade e o nível de entendimento dos alunos acerca do conteúdo torna-se ainda mais difícil. Todos perdem.
-
Ana Paula Pereira
Faço minhas, as suas palavras, Wagner.
-
-
Renata de Souza Santos
Num processo de banimento dos celulares das escolas é fundamental, sobretudo nesse primeiro momento, que exista sanção aos alunos e responsáveis que descumprirem a lei/regra. Do contrário, já sabemos, vai ser difícil funcionar. É como qualquer lei que tem impacto no comportamento, elas tendem a sofrer resistência. Foi assim com o banimento do cigarro em espaços fechados, com o uso de cinto de segurança etc..
-
João Carlos Faria
Quando eu dava aulas aos anos finais. Não era tão rígido. Pois sei que não temos nenhum apoio da instituição educacional e nem da sociedade. A sociedade não atua para mudar esta questões. E o ECA. Só garante direitos e nenhum dever a crianças e adolescentes. Então nos professores temos que desenvolver nossas estratégias. Numa sociedade omissa. E os colegas que usam de forma viciante o celular? E
-
RENATO RANGEL
Esse aluno com certeza apertou o 22 com força na última eleição
-
Lourdes Barros
O aluno é menor de 16 anos, segundo a reportagem. Mas, na próxima eleição para presidente, certeza que vai votar no M.
-
-
Jorge Rodrigues
Garanto que aberrações assim não acontecem em escolas militares e cívico-militares. Deram excesso de direitos às crianças e jovens sem a contrapartida da cobrança de deveres e disciplina.
-
Ana Paula Pereira
Caro Jorge, primeiro, quem são/serão os alunos que ingressarão nessa escola? Somente aqueles que os pais decidirem colocar ou por meio de teste? Se for assim, com certeza, a Escola não vai ter problema, não é? Alunos escolhidos... Outra questão: e se acontecer um dos casos relatados pela reportagem ? A Escola, sendo pública, deve seguir o ECA. O q o professor fará então? Seguirá os mesmos procedimentos que se seguem em escolas regulares. Ou seja, a realidade, meu caro, é outra, bem diferente.
-
Lourdes Barros
Depende de quem forem os pais do aluno, ou aluna, se é que me entende.
-
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Paraná
-
Arno Costa
SP é igual.
-
-
João Batista de Junior
Ratinho Junior nada sabe sobre educação escolar.
-
Marcos Longaresi Carvalhães
Boa parte da sociedade deixou a maionese desandar faz tempo. Agora colhem os frutos dessa omissão, e pior são vítimas daqueles que sempre passaram a mão na cabeça. Como dizia um amigo meu: " Agora chupa essa manga"
-
DANIEL BRANDAO
Já que o ECA dá aos 'aborrescentes' dezenas de direitos e nenhum dever, e tendo em vista que estamos em uma geração de pais superprotetores, resta então obter uma forma de multar os pais pelas delinquências dos filhos. Só assim, doendo no bolso, é que a coisa deve começar a funcionar.
-
Fabrício da Costa
Muita é pouco. É preciso prever pena de prisão de, pelo menos, 6 meses para os responsáveis.
-
-
JORGE CESAR BRUNO
O problema maior para os professores, é que substituem país omissos e negligentes com a educação e formação moral e caráter! Daí além de lecionar as disciplinas, fazem ainda a função que não lhes cabem! E doentes ideológicos ainda acusam esses verdadeiros heróis de doutrinadores!
-
Alaor Magno
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Gildázio Garcia
Que comentário mais sem noção!
-
-
NACIB HETTI
Falta educação. Os agressores serão apoiados pelos pais.
-
JORGE CESAR BRUNO
A responsabilidade pela formação moral e de caráter são dos pais, mas...
-
-
Emilio Bazzani
Agressões ocorrem em varias situações na sala de aula. Celular, mais uma causa.
-
Tersio Gorrasi
Se não é permitido entrar com celular em concurso público, vestibular ou local de votação, por que não também nas escolas?
-
Fernando Lima
Não esperem que os professores irão operar mais esse milagre sozinhos!!!
-
Paolo Valerio Caporuscio
Os professores tem que se unirem junto ao sindicato e abrir processo contra os pais, os deliquentes e as entidades de ensino que não os defendem.
-
Wilton Cerantola
Se esses alunos tivessem pais com um pouquinho de educação e conhecimento, e prezam pelo conhecimento dos seus filhos, jamais deixariam eles irem com celular pra escola. A culpa dessas agressões são dos pais!
-
miriam pavani
Cada um dá o que tem, pais mal educados resultam em filhos igualmente mal educados, simples assim
-
Marcelo Silva Ferreira
Obrigado pelo único comentário inteligente sobre a questão. Alunos que não foram educados em casa, pelos pais, certamente não vão agir com educação fora de casa. A causa-raiz do problema não é o uso do celular. O uso inadequado do celular é apenas o sintoma de algo mais grave: pais mal educados e inaptos a educar os filhos. Certamente direitos reprodutivos deveriam ser acompanhados de deveres. Com consequências jurídicas, reais.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.