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Ivonete Liberato da Silva
Uma pergunta por curiosidade. Sempre que se dirigem a primeira dama, chamam pelo nome próprio, em seguida o apelido. O nome próprio é: Rosângela á Janja? (é esse conjunto)
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Ney Fernando
Tem também aquele advogado que o jornal sempre diz seu nome e em seguida acrescenta "... o kakay..." (e ele é bem menos conhecido que a Janja Rosângela). Mas não sei qual foi a palavra que usei acima e que o jornal não aprovou: "O seu comentário não pode ser publicado automaticamente. Há palavras no seu texto indicando que uma moderação prévia será necessária. Caso queira publicar seu texto assim mesmo, clique em Enviar."
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filipe moura lima
Lula deveria usar aviação civil. Recado foi ddo.
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Bruno Sebastião Neto
Os psic opatas ficaram babando por uma eventual tra gédia ,essa gente definitivamente é um es goto há céu aberto !
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LUIS FERNANDES
O Lulairbus sera o maior aviao do mundo e vai levar todo ministerio e sua patota gigantesca pra uma volta ao mundo pra gastanca dos cofres publlicos. Os batraquios aplaudem como sempre a iniciativa.
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LUIS FERNANDES
Nessa foto o dito cujo ja tinha saido da prisao e foi andar de aviao.
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Alexandre Pereira
Manutenção só faz bem. Preventiva, então, faz milagres. Já o pássaro, colisão só com um? Com os testes que são realizados nesses aviões? Ô passarinho grande, sô! Avestruz voa?
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Marcos Longaresi Carvalhães
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
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Darci de Oliveira
Será que ainda tem cocaína bem escondida desde o tempo do Bozo ? Ou caixotes com joias que ninguém ainda achou? Essa é a porcaria que te referes Longaresi ?
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Pedro Albuquerque Neto
Tenha respeito pelas as autoridades constituídas, legitimadas pela democracia e pelo compromisso evidente com o processo democrático. Você revela uma combalida consciência institucional. É com o apoio na miséria institucional que as ditaduras se instauram.
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DIRCE BUZATO
E nãoé que chegaram sãos e salvos!!!!!! Uai.....
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DIRCE BUZATO
E nãoé que chegaram sãos e salvos!!!!!! Uai.....
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Sebastião Eugenio Gaião
A minha dúvida é se o peso excedido era do combustível ou do existente no porta malas.
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PAULO CESAR DE CAMARGO MIRANDA
Se fosse do outro poderia ter jóias e cocaina no porta malas. Não seria a primeira vez. Certo?
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LORENA PARDELHAS
O avião levava o presidente Lula, não o outro. Então sabemos que só levava o declarado.
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assis furuno
Acho q foi do imenso ego do lula.
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Olavo Cardoso Jr
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assis furuno
Acho q eles estão do mesmo lado, uma casa dividida não se sustem
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Emilio Bazzani
Putz, piloto do Lule aprendeu ingles no Fisque?
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Fabrício Schweitzer
Já não houve uma descolagem abortada em SP? Todo cuidado é pouco!
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assis furuno
Houve também no Nordeste se não me engano em Pernambuco mas uma decolagem abortada não eh de jeito nenhum uma emergência parece me q no caso foi sujeira nos motores q no caso passou dos passageiros para o avião.
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Pedro Augusto Matta Martins
Comunicação "perfeita", num "ingreis" macarrônico, tanto do fabiano no comando do Aerolula, como no controlador mexicano. Como uma tripulação que leva o PR pode se arvorar mundo afora com esse "ingreis" tão porco? Vergonha alheia!
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Pedro Augusto Matta Martins
Houve 3 comentários moderados que não sei se serão publicados. Absolutamente nenhum foi ofensivo. Eram dirigidos a todos, comentando sobere questões técnicas da aviação. Creio que o uso de letras maiúsculas, como na sigla da companhia holandesa "klm" ou a expressão grafada em maísculo "segurança aérea" podem ter sido as causas da moderação. Espero que sejam publicados, pois são esclarecedores.
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Pedro Augusto Matta Martins
Caro Ivo, como eu já disse em outro comentário: a aviação - graças a Deus - não abriga questões ideológicas e tampouco fronteiras. A preocupação maior da aviação é tão somente a segurança. E, no caso deste incidente da aeronave da PR - e me refiro à instituição e não a quem a ocupa - houve grave falha de comunicação, com potencial para dar muito errado. No mais, sou de 1960 e recebi ensinamentos básicos de Inglês e Francês no "ginasial", como se chamava. Insuficientes para uma boa comunicação.
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Pedro Augusto Matta Martins
Gustava Gea, se eu falo bem inglês - e falo - não importa no caso. O fato da aeronave ter pousado "em segurança" também pouco importa. A aviação - e a segurança aérea - não se contenta com o "ufa, pousamos". Não há espaços para riscos desnecessários. A comunicação foi porca, fora de padrão, de difícil compreensão e lenta. E isso interfere e muito na segurança áerea, seja na aeronave do PR, seja naquela que você e sua família eventualmente estejam a bordo. Pense nisso!
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Pedro Augusto Matta Martins
Paulo Cesar Miranda, inveja de que , cara pálida? rs Non sense total seu comentário. Apenas me limitei a comentar, ainda que de forma sarcástica, uma questão muito séria, que já gerou inúmeros incidentes e muitos acidentes aéreos mundo afora, inclusive o maior deles, nas Ilhas Canárias, matando mais de 500 pessoas. E este problema é justamente a comunicação macarrônica, seja pela barreira da língua, seja pelo mau uso da fraseologia-padrão. Só isso, prezado Paulo.
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Pedro Augusto Matta Martins
Agora especificamente. João Edgard, o "tal" de Pedro Augusto é de fato um expert em aviação e segurança aérea e conhece perfeitamente as regras e os procedimentos na aviação, inclusive a chamada "fraseologia-padrão". Quanto aos "nomes " dos pilotos, não faço a mínima ideia quem sejam. O termo "fabiano" não é um "nome", mas sim uma indicação de que todos os pilotos, no caso, integram a FAB - Força Aérea Brasileira. A aeronave não é do Lula. É da FAB e, portanto, nossa!
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Pedro Augusto Matta Martins
Por fim, ainda a todos: O mundo da aviação não abriga ideologias políticas e nem mesmo fronteiras. O que move a aviação é a segurança. Por isso mesmo existe uma língua-padrão e uma fraseologia-padrão. A palavra "padrão" é de uso comum na aviação, pois quanto mais bem treinados forem os pilotos, com procedimentos padronizados, melhor será o nível de segurança. Portanto, senhores, rezem para que nos voos que transportam vocês ou suas famílias tenham lá na frente dois caras "padronizados".
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Pedro Augusto Matta Martins
Ainda para todos os que comentaram: Os senhores sabem que o maior acidente da história da aviação comercial no mundo teve como um dos principais fatores contributivos a péssima comunicação entre os controladores de Tenerife, nas Ilhas Canárias, e a tripulação de dois Boeings 747 (KLM e Panam) lotados e que acabaram se chocando frontalmente na mesma pista, matando mais de 500 pessoas? Sabem o número de incidentes graves e acidentes fatais aeronáutica envolvendo dificuldades de comunicação?
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Pedro Augusto Matta Martins
Primeiramente, a todos que comentaram: Os senhores sabem a importância da boa, clara e precisa comunicação para a segurança aeronáutica? Sabem que existe uma disciplina na formação doa pilotos denominada "fraseologia padrão", isto é, a linguagem estruturada para boa comunicação entre pilotos e os órgãos de controle? E, no caso de voos internacionais, esta fraseologia padrão se desenvolve, no mundo inteiro, na língua inglesa e tão somente nela. Sabem o motivo disso? SEGURANÇA AÉREA!
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PAULO CESAR DE CAMARGO MIRANDA
Cuidado. A inveja mata!
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Gustavo Gea
O avião pousou em segurança. Se entenderam perfeitamente. Gostaria de saber como vc fala. Talvez o inglês ruim seja o seu. Já pensou nisso? Eles se entenderam.
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JOAO EDGARD S LIMA SOUZA
Pronto, o tal de Pedro Augusto virou expert em comunicação entre piloto e torre de controle de voo, inventou até o nome do piloto do avião Presidencial
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Ivo M Ferreira
Mas o importante é que todos se entenderam a tempo e tudo terminou bem!!! Não custa lembrar, que a Geração Brasileira que hoje não fala Inglês fluentemente, foi justamente àquela Geração que teve nos idos de 1964 em diante, excluído dos Currículos das Escolas Públicas brasileiras o Ensino do Francês, e, consequentemente, do Inglês. Esse, o preço que ainda se paga. Dai a importância de Eleger Políticos e Pessoas de fato comprometidas com o crescimento e desenvolvimento de Gerações.
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paulo cesar cruz
O inelegível agora vai aparecer com mulheres grávidas, crianças de colo, idosos em idade bem avançada, doentes desenganados, a empatia que lhe faltou durante a o pandemia sobra agora. Melhor Lula ficar atento porque no Brasil o bizarro e o inusitado tomam cafezinho na esquina.
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paulo cesar cruz
Lula tem que ficar de olhos bem abertos. A narrativa afunda diante de nossos olhos, ontem a moidys melhorou o grau de investimento do Brasil, o d
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Antonio Carlos Zava
Para tristeza dos minions, Lula tem sorte. Ainda bem que não tinha nenhum bolsonarista no avião, porque nesse caso a sorte talvez não fosse suficiente.
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Marisa Coan
Que idiota.
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Luis Miguel
Compar o que? Camburão?
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DIRCE BUZATO
Sim. Pro L
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assis furuno
Quatro horas e meia voando soh com uma turbina.Causa-me estranheza pois nessa condição eh possível pousar sem problema e não poder alijar o com bustivel também é estranho Essa estória está mal contada como eh praxe nesse governo correram o risco de ficar sem nenhuma turbina pela entrada de algum pássaro como foi aventada na perda da primeira.Mas parece q o plano deu certo pois o governo se mobiliza para comprar um novo avião.
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assis furuno
Existem certo tipo de pessoas q gostam de ofende e criticar os outros mas não são homens o suficiente para postar o seus próprios comentários será q eh medo de serem confrontados e assim ficar evidente sua ignorancia
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assis furuno
Sr. Paulo do ficar quase 5 horas tomando Champagne comendo caviar e outros Quitutes em ar climatizado em poltronas super confortáveis rindo da cara dos Palhaços em terra não deve ser muito sacrificante
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assis furuno
O (A) Darci eu sei muito mais q vc,o q não eh muita vantagem .Qualquer um tendo um mínimo de massa cerebral chegaria as mesmas conclusões q eu
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Darci de Oliveira
Yes ! Todos no avião, desde a tripulação, até o Presidente da República, planejaram ficar durante cinco horas voando em círculos lá no distante México comm uma turbina só, enquanto jogavam canastra, tudo para ter a desculpa de comprar um avião novo. Como você é esperto Furuno. Matou a charada !
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PAULO CESAR DE CAMARGO MIRANDA
Típico desse povo bozoloide. Fala de um assunto que não tem conhecimento e quer mostrar que entende. Assim, vão inventando verdades. Lamentável
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assis furuno
Sim senhor eu vou "apreender" a escrever melhor
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assis furuno
E q se eu usar a gramática correta talvez vc não me entenderia razão pq eu me rebaixo a sua altura
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Gustavo Gea
Primeiro vc tem que apreender a escrever.
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João Silva
Venda e viajem de avião de carreira com 5 a 6 estafetas e está bom demais. Um país pobre como o Brasil não merece pagar tanta mordomia e até pq 99% dessas viagens são desnecessárias e 99,99% das comitivas são apenas peso morto e desocupados que deveriam estar trabalhando em atendimento às necessidades da população.
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João Silva
Kkkkkkkkk....é divertido ver os inúteis reagirem a qq sopro de verdade. Dói, mas ouvir verdades não provoca infarto, com sorte se pode adquirir um naco de vergonha na cara.
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weligton medeiros
que frustação teus professores devem ter de você, eu iria dizer o que es, mas a censura não permite ofender um ani mal tão simpático como o ju men to
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Rubens gonçalves
Continue chamado israheel de genocidio que vc vai ver a ira do mossad pu de yave.
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Lis P F
Troca essa sucata por um KC-390 da Embraer mesma autonomia de voo para 80 passageiros. O avião usado por Biden é para 80 passageiros
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Lis P F
Sucata. Troque essa aeronave queima querosene demais. Tanque enorme.
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Fabricio Souza
O Brasil é um país de pobres e de politicos corruptos milionários. Logo vem uma desculpa para gastar mais dinheiro do povo em outro avião. Temos 3 ótimas empresas de aviação privada. A presidência da república deveria sempre quando precisasse, fretar uma aeronave de qualquer uma destas empresas! Onde iria economizar e muito até em manutenção. Pronto, estar resolvido o problema.
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DANIEL BRANDAO
É absolutamente ridículo que a comunicação entre pilotos brasileiros e de outros países da América Latina seja feita em inglês, e não em espanhol ou português.
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JOAO EDGARD S LIMA SOUZA
Como tem gente ignorante que não sabem que o ingles é uma lingua universal
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Jove Bernardes
Estenda seus horizontes um pouquinho pra diante, Daniel. A comunicação entre pilotos e torres de controle em inglês é padrão internacional estabelecido da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO). O inglês foi escolhido para ser a língua oficial da aviação devido à necessidade de uniformidade, já que voos internacionais envolvem países com diferentes idiomas. É assim na Rússia, na China, em Brumadinho, em todo lugar. Facilita a vida de todos. Traz segurança. Entendeu?
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Marisa Coan
Amiguinho o inglês é o idioma oficial para a comunicação entre torres de controle e aeronaves no mundo inteiro.
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Wilton silva
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
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raul neto
Pois é, rezar pra pneu não dá certo. Reza pro capeta de uma vez, bozoloide.
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José Bueno
Sem anistia, Wilton!
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José Bueno
Pois é. Deve rezar, rezar, mas com um pecado deste, pode ficar surpreso nas portas do inferno.
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Sérgio Souza Lima
Doente.
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Marcelo Pendezza
Aposto que esse Wilton é cristão e defensor da família. Típico dessa laia que não vale um pequi roído.
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Mário Sérgio Mesquita Monsores
A tua tá chegando
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Geraldo Brandão
Legal... dã dã dã... respeito, "amigo"... se fosse o coiso, ninguém poderia desejar o mal... o mal a ninguém...
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