Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Paulo Zizas

    O compromisso de presidente Lula e do PT com a democracia brasileira só é sólido na medida em que ela pode ser usada para satisfazer a vontade deles de ter o poder. É notória a simpatia do mandatário e sua turma por déspotas esquerdistas, como Nicolás Maduro. E todos os próceres do bando decerto entendem a natureza do chavismo e a apreciam. Assim, é capcioso sugerir que alguns ou vários líderes petistas são criaturas puras que apoiam a ditadura venezuelana devido a incapacidade de compreende-la.

    Responda
  2. neli faria

    Conheço Cuba: ali percebi que ditaduras são iguais! Nenhuma presta!A esquerda brasileira é incoerente: tirou o nome do aspas, ditador Costa e Silva do Elevado e mantém o do Ditador,por quase trinta anos, marechal Tito. A ditadura , no Brasil, era Militar, civil não entrou, como o Vice-presidente Pedro Aleixo! Os militares ficavam no poder por tempo certo. Venezuela, quando o Chaves ganhou, não era ditadura.Foi, legitimamente eleito.

    Responda
    1. neli faria

      Eleições em Ditadura democráticas?Sei, sei e sei!

    2. neli faria

      Ernesto:Cuba é o mais deprimente país que conheci. Não comparo com os EUA, porque não conheço. Fidel falava o dia todo na televisão estatal.Quando não falava, a televisão repetia. Varadero era proibida para o cubano comum. Depois o Raul permitiu.Casas de um bairro tipo Jardins, moravam os dirigentes do Partido. O povo...! Todas as ditaduras são iguais. Quem é contra a Militar e é favorável a Cuba é incoerente. Carlos: concordo.

    3. Carlos Amorim

      Fui até atrás de quem é o tal Ernesto. Muito bem formado, tem 82 anos e é ligado ao PCB. Fico a pensar se esse não é o pior tipo de apoiador do comunismo, um cara que sabe o que se fez dentro desses regimes, e segue achando que tudo bem. Não entendeu ainda que a coisa mais parecida com um ditador no socialismo, é um rei absolutista na monarquia.

    4. Ernesto Pichler

      Neli, você talvez tenha visitado Cuba, mas não a conheceu. Eu morei em Cuba e nos EUA e posso dizer com certeza: Cuba é mais democrática que os EUA. As eleições em Cuba são mais democráticas: o eleitor vota em pessoas conhecidas do local de trabalho ou moradia, sem campanha, sem influência de poder econômico ou de qualquer partido. O PC cubano não apresenta candidatos. Todo cidadão pode se manifestar nas Assembleias do Poder Popular. É um país muito pobre devido ao bloqueio criminoso imp

    5. neli faria

      Senhor Ernesto:Ditador? Todos iguais. Nenhum ditador é herói! Se foi herói no passado, Se, manteve no poder, com mãos de ferros, de mil novecentos e cinquenta e dois até mil novecentos e oitenta. Esquerda incoerente: tirou o nome do Costa e Silva do Elevado e mantém o do Ditador Tito. Que o próximo prefeito corrija essa homenagem. Ditabrando brando?Inexiste!

    6. Ernesto Pichler

      Marechal Tito foi o grande heroi da resistência iugoslava contra a invasão nazista. Merece toda homenagem.

  3. neli faria

    Se a senhora olhar para o Passado, perceberá que o Hugo Chaves foi legitimamente eleito em1999, FHC governou até2002.Não votei em FHC na reeleição, votei em Zé Maria do pstu!; FHC ganhou no primeiro turno,as duas eleições. FHC nos 8anos de mandato, não trouxe para o Brasil a guerra alheia.. Não bedelhou, como o atual, em assuntos de outros países .Tenho críticas ao FHC, mas, Sou Justa! E o Governo FHC não apoiou um egípcio em detrimento de um Brasileiro para a Unesco.

    Responda
  4. Ernesto Pichler

    Antes de democracia é necessária autonomia. A autonomia do país decide quem manda, se seu povo ou uma dominação externa. Essa dominação pode se dar por meio de bloqueio, sabotagem econômica, criação de miséria e compra, por milhões de dólares, de uma oposição vendida. É o que acontece na Venezuela desde a derrota da ditadura Made in USA de Don Carmona O Breve, com Corinas, Guaidós e Caprinos, derrubada pelo povo e pelos militares nacionalistas, que criaram uma barreira a essa dominação, que pode

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      (Cont.) militares nacionalistas, que criaram uma barreira a essa dominação. Barreira que pode parecer não democrática, mas necessária por um momento, até que a autonomia seja recuperada.

  5. Orasil coelho pina

    A Professora teve uma recaída no seu esquerdismo, nos últimos tempos estava defendendo teses mais moderadas! Daqui a pouco vai fazer uma coluna enaltecendo o Stalinismo! Em tempo: Tenho votado nos menos piores! OrasilDoOcidente!

    Responda
    1. neli faria

      Votei, pela primeira vez na vida, em lula, porque bolsonaro foi terrivelmente mau presidente. Se tivesse sido apenas mau presidente, como fora mau militar, teria anulado, como o fiz em dezoito. Foi o pior voto que dei na vida. Abração, Orasil... a arrependida!

    2. josé SOARES

      O menos pior depende da visão de cada um.

  6. José Cardoso

    A colunista é graduada em passagem de pano. O Chavez foi eleito pela primeira vez em 99, e o FHC se relacionava então com um presidente democrático entre outros. A transformação da Venezuela numa ditadura bolivariana foi um processo gradual, processo esse que sempre contou com o apoio ostensivo do PT. A recente viagem do Stedile, prestando solidariedade ao Maduro, mostra que a relação de nosso movimentos sociais com os bolivarianos continua estreita.

    Responda
  7. jose prado

    Acredito que o Brasil caminha para ter algo próximo a mescla de um Maduro com Duquele!

    Responda
  8. José Augusto Bernabé

    Hã? A senhora se parece muito com "A Velhinha de Taubaté", personagem famoso do Chico Anísio o qual acreditava em tudo que o Figueiredo e o Maluf favam, a tal Democracia que esses dois Ditadores malucos, o da Venezuela e o daqui, pleiteiam á a "Ditadura Democrática do Quarto Reich".

    Responda
    1. josé SOARES

      Ditador aqui? Quem pretendeu isso foi o inelegível e sua horda .

  9. Igor Cornelsen

    Realmente a Venezuela não é aqui. O Brasil tende a ser uma Argentina, com déficits públicos altíssimos, endividamento, baixo investimento e falta de perspectiva de longo prazo. Temos um futuro peronista pela frente, com democracia, eleições e liberdade de imprensa.

    Responda
    1. josé SOARES

      As tais agências de risco - vozes do capitalismo- não vislumbram esse caos, bem como nossa inflação controlada, desemprego caindo, salário melhorando etc.

  10. Márcia Meireles

    Na real o presidente que acenou com ideias do chavismo para o Brasil foi Bolsonaro.

    Responda
  11. Luciano Napoleão de Souza

    A professora de filosofia de universidade pública escreve que: "Nada autoriza afirmar que haja falta de compromisso de Lula e do PT com a democracia no Brasil". é muita kara de pau!

    Responda
    1. josé SOARES

      Óbvio , Lula e PT estão pela terceira no Poder e nunca tentaram golpe contra a Democracia, bem como quando perderam. Ps.: não sou lulopetista.

  12. Marcos Benassi

    Ah, caríssima Dona Hermínia, mas vai contar tudo isso para qualquer Bozolóide na mediana intelectual... Aliás, reformulo, fora do quartil mais alto: todo Bozolóide acredita na imagem invertida do que a senhora acabou de descrever; aqueles que estão no quartil mais alto sabem que isso é uma grande bobagem, mas propagam-no mesmo assim. Creio que sejam do pior tipo.

    Responda
  13. antonio brito

    O Brasil é grande e forte o suficiente para não se converter em uma Venezuela ou Argentina. Porém é fraco para compreender as mudanças econômicas, climáticas e o convívio com uma sociedade democrática e econômicamente estável

    Responda
  14. antonio brito

    Começo de uma tímida autocrítica. Sim FHC deu suporte para Chaves se manter no poder. Chaves fez de Lula o que quer, pegava o avião e vinha para Brasília sem comunicar e gozava na cara dele " é o rei da mamona". O Maduro acha o Amorim um tolo, "escute aí" e as pontas se unem: Maduros e Bolsonaro têm em comum que as eleições no Brasil são fraudadas. O STF na última hora arrumou um pretexto e não enviou obs. Sabia que a eleição seria uma fraude.

    Responda
  15. Alberto Melis Bianconi

    Nem é desconhecido que FHC flertou, em sua época, quando então parecia uma boa ideia, com uma solução a la Alberto Fujimori.

    Responda
  16. Kiko Mazziotti

    A comentarista e assessora de imprensa do PT só esqueceu de mencionar que o presidente é ladrão (do erário e do futuro) e lidera a maior quadrilha que se tem notícia na política mundial. Ah, e tem mais um detalhe terrível: foi por causa deles que surgiu no cenário uma anomalia humana como Jair Bolsonaro.

    Responda
    1. josé SOARES

      Uma coisa que me intriga , onde está a fortuna do atual presidente , que nem a P F e a P G R , no governo do ine le gível conseguiram demonstrar? A deste último e fa mí lia é notória e de origem obs cura , e ainda milhões os idolatram.

    2. josé SOARES

      Uma coisa que me intriga Sr.Kiko, onde está a fortuna do atual presidente , que nem a PF e a PGR , no governo do inelegível conseguiram demonstrar? A deste último e fa mí lia é notória e de origem obscura, e ainda milhões os idolatram.

    3. Dirceu Luiz Gonzaga

      Qual seria seu candidato???

    4. Alberto Melis Bianconi

      O que não é a força do desejo! O sr. Kiko se nega a atualizar certas "noticias". Entre aspas porque eram noticias fake já naquele então: a Farsa-Jato só enganava a quem desejava ser enganado. Mas num ponto ele está certo, foi o ódio ao PT e a Lula, insuflado pela imprensa, que levou o eleitor a sufragar o pior governo do país.

  17. Anete Araujo Guedes

    Está mais que evidente o compromisso de Lula e do PT com a democracia, como já foi demonstrado nesses anos em que governaram o país. Lula é um democrata, joga no campo democrático, já Bolsonaro se encontra fora desse campo.

    Responda
  18. Anete Araujo Guedes

    Criou-se espertamente, por motivos eleitorais, a fantasia enganosa, a esquerda poderia transformar o Brasil em um país comunista. Embora a maioria nem soubesse o que se tratava esse comunismo, seguiram nessa guerra fictícia. Lula, em seus dois governos, nunca tentou dar um golpe de estado. Já Bolsonaro não escondia sua pretensão de fechar o regime e dar um golpe, como afinal acabou tentando, antes, durante e após as eleições.

    Responda
  19. Anete Araujo Guedes

    Boas relações com os vizinhos, não interferência nos assuntos internos. Interferência realizada pelo EUA com a pretensão de se apossar de uma das maiores reservas de petróleo do mundo. As ditaduras na América Latina, no século passado, foram instaladas com apoio e por iniciativa dos estadunidenses. O intuito era derrubar governos desenvolvimentistas de esquerda, mantendo assim sua hegemonia nesses países.

    Responda
  20. Anete Araujo Guedes

    Lula já afirmou inúmeras vezes que países não são amigos, o que deve haver entre eles é uma relação amistosa. O que interessa são os acordos, as relações comerciais. Não se deve bancar o menino de 5a série, como fez o inelegível, que insultava, criava animosidade com presidentes de outros países.

    Responda
  21. Luiz Gomes

    Nao esquecamos, ainda, q o governo anterior tentou destruir nossa tao surrada democracia e colocar o tal mito como ditador.

    Responda
  22. Luiz Gomes

    O congresso é majoritariamente consrvador, tanto na pauta dos costumes, como economica, tudo tem que ser negociado, como em qq democracia. Serei atacado,como a senhora esta sendo, mas é o q penso.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Ataquem-me por favor, quero me vitimizar.

  23. Luiz Gomes

    Boa Herminia! Excelente artigo e ao contrario de alguns leitores a senhora na passa pano ao governo atual, apesar dos erros desse governo que sao muitos e dos acertos, que tambem sao muitos, é inegavel que o pais esta melhor,que o governo anterior. Mas, o odio ao Lula e ao PT é tanto, nao so dos leitores e da imprensa, inclusive desse jornal, que a senhora escreve, que esquece que quem governa é uma coalizao de partidos que vai da direita a esquerda e que o congresso é majoritariamente conserva

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Governos cometem erros, mas, ao que parece, os acertos de Lula são maiores que os enganos.

  24. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    Não é bem assim FHC cortou relações rapidamente. Mudando de assunto ontem começou as Festividades Natalinas do Maduro .Tudo decorado com luzes papai Noel e metade do décimo terceiro para o povo comprar papel higiênico .Noticias no mundo todo

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Bolsonaro pretendia fazer aqui o mesmo que Maduro fez na Venezuela.

    2. Anete Araujo Guedes

      Maduro fez na Venezuela o que Bolsonaro pretendia fazer aqui,

  25. Carlos Amorim

    Brasil não é Venezuela pq o exército aqui não apoia a esquerda. Mas não falta ao Lula e ao PT currículo mostrando que tá pouco ligando pra democracia. A compra do parlamento via Mensalão, por exemplo. A indicação de amigos e pessoas ligadas ao partido pra cargos que não são políticos, como os do STF, e por aí vai...

    Responda
    1. Carlos Amorim

      Ernesto, vc já deveria saber que uma coisa é agir dentro da lei (algo que o Lula faz as vezes), outra coisa é agir com a preocupação moral e democrática. Indicar para o Supremo gente que só está lá porque é afiliado político, advogado pessoal ou advogado do partido, é no mínimo imoral e sim, é um risco a democracia. Mas aos 82 você não sabe nem que o comunismo não deu certo e segue filiado ao PCB... inclusive, democracia tem nada que ver com partido comunista.

    2. Ernesto Pichler

      Por aí vai falando bobagem. Ministros são, sempre, indicados pelo Presidente. Não quer isso, mude a Constituição. Lula e PT sempre defenderam a democracia contra o bozofachismo. .

  26. Rai Giovanni

    Parei de ler no "democracia imperfeita" onde se pode chamar o que existe na Venezuela de democracia? Esse artigo é apenas um imenso pano de chão sendo passado em favor do Lule e do PT.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Entre tantos regimes autoritários mundo a fora, porque essa implicância com a Venezuela? Deve ser pelo fato de se tratar de um país subdesenvolvido como o Brasil? Maduro fez na Venezuela o que Bolsonaro pretendia fazer aqui.

    2. Joaquim Rocha

      Leia novamente. Ela disse que antes era.

  27. José Antônio

    Professora, valeu!

    Responda
  28. Gil Cabral de Vasconcelos Barreto

    Então podemos dizer que o PT de Lula é uma quadrilha democrática ,entre outras quadrilhas!

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Anete Araujo Guedes, acho que você nasceu depois do petrolão, por isto só vê virtudes no PT. Em tempo: Tenho votado nos menos piores OrasilCivilizaçãoOcidental!

    2. Anete Araujo Guedes

      Lula comprou várias mansões com dinheiro vivo, praticou, durante muitos anos, crimes de peculato ou rachadinhas, abriu loja de chocolate para lavar roupas, surrupiou joias valiosas, transportou drogas no avião da FAB, participou de transações suspeitas na compra de vacinas, instigou sua turba para invadir e destruir as sedes dos três poderes, tentou instalar o caos no país e dar um golpe de estado.

  29. Giovanni Rea

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Luiz Gustavo Amorim

      Se referir a autora como decrepita simplesmente porque um texto contrariou as suas convicções ajuda a entender como o senhor formula as mesmas.

    2. Anete Araujo Guedes

      Com tantos regimes autoritários mundo a fora, inclusive em Israel, por que essa implicância apenas com a Venezuela?

    3. Anete Araujo Guedes

      Maduro fez na Venezuela o que Bolsonaro pretendia fazer aqui. A Venezuela tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo, as sanções dos EUA tem o intuito de empobrecer cada vez mais o país, para um dia apossar de suas riquezas naturais. Já Bolsonaro entrega tudo de mão beijada.

    4. Anete Araujo Guedes

      Lula não recebeu joias valiosas do ditador da Arábia Saudita, os petistas não se enrolam na bandeira de Israel para demonstrar seu patriotismo. Não são eles, entre outros amigos do inelegível, governos autoritários, autocráticos?

    5. Rai Giovanni

      Sr. Luiz a única palavra a ser corrigida aí seria "esquerdopata", o resto é apenas uma opinião embasada com fatos amplamente divulgadas na mídia. Lula recebeu maduro no Brasil com honras de estado e o PT fez uma nota reconhecendo as eleições na Venezuela como legitimas, e Lula se referiu a democracia na Venezuela como um regime apenas desagradável.. Não vejo motivos para a moderação.

    6. Luiz Gustavo Amorim

      Inacreditável que a moderação da Folha deixe passar uma grosseria como essa. Denunciado.

    7. ALBERTO ALENCAR

      Quem é fã é amigo do ditador Putin é Trump lembra? E Bolsonaro do ditador sanguinário da Arábia Saudita esqueceu?

  30. Itareru bahia

    pois é Dra. disseram que em um ano o Brasil se tornaria a Venezuela, e um ano e meio para virar a Argentina, era mentira

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      São as profecias dos que lutam contra um país desenvolvimentista. O Basil ia se tornar um país comunista, Lula ia fechar as igrejas. Foram e são tantas as fakes dos que só vencem as eleições por meio de mentiras, trapaças, tramoias, golpes, calúnias, difamações, distorções dos fatos, negação da realidade.

  31. Gilberto Rosa

    Para um artigo como este, tem cem da Folha falando o contrário. Poderia ter falado também do posicionamento de Lula contra o genocídio. Os calunistas que a mando atacaram Lula para defender o genocídio, que eliminou 15 mil crianças até agora, foram tão execrados pelos leitores, que agora fazem papel de paisagem ao genocídio, como se a Venezuela ainda fosse um mal maior.

    Responda
  32. Ronaldo Pereira

    FHC somente conviveu com Hugo Chavez durante os quatro últimos anos de governo, ou seja, durante seu segundo mandato, já que Chavez só iniciou seu governo em 1999.

    Responda
    1. Rai Giovanni

      Ronaldo, se vc percebeu a ilustre professora colocou o FHC nesse artigo para dar credibilidade às atitudes do Lule, como se o que fez FHC justificasse o que Lule faz. É mais ou menos como vc pegar uma roupa suja e justificar que ela é suja mas veio de um cesto de roupas limpas..

  33. Ciro Lauschner

    Não é porque o PT não conseguiu maioria no Congresso Nacional e tem um histórico de impeachment que assusta.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Bolsonaro criou as emendas secretas e passou o governo para Lira para não sofrer um impeachment, pelos inúmeros crimes cometidos.

    2. Ricardo Candido de Araujo

      E a eventual reeleição de seu mito(man), com maioria no Congresso nos levaria à? Deixe ver... Um ex-capitão frustrado na presidência, uma votação para aumentar o número de Ministros da Suprema Corte, apoio comprado das forças militares, uma "tropa de choque" civil armada, etc... Esqueci alguma coisa para ser igual a Venezuela?