Opinião > Guerra regional já é realidade no Oriente Médio Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Rubens gonçalves

    Culpa da diplomacia das armas dos eua

    Responda
  2. Paulo Silva Barbosa

    A triste e cruel constatação, onde mais uma vez a grande maioria das vítimas são as crianças, idosos, os cidadãos comuns que sofrem pela ambição desmedida de seus dirigentes, o objetivo de uma paz duradoura nuca foi alcançada.

    Responda
  3. Josue Oliveira

    Não existe guerra, o oponente não tem canhão, não tem carro de combate. lsreII pratlca ester minio de um povo. E nenhum dos ditos civilizados não estão nem aí. O lrã sozinho tenta defender um povo.

    Responda
    1. Marcelo Brun Brum

      Comentário delirante.

  4. SAMYR AUAD

    Não, Folha. A caixa de Pandora foi aberta quando britânicos, através da Declaração Balfour, ofereceram ao movimento sio nista o um "lar nacional" para o povo ju deu. O conolialismo inglês, interessado em manter o controle de uma região estratégica, achava simples expulsar e assassinar 93% da população árabe através de financiamento a milícias sionis tas que, em 48, gerou a divisão do território e a expulsão em massa dos pale stinos. Os que resistem vivem um regime racista, colonial e apar theid.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      O que passou, passou, Gisele? Se a senhora for expulsa de sua casa por invasor, em quantos dias, meses ou anos a senhora esquecer-se-á disso? Na verdade, Samyr, isso vem desde os Filisteus.

    2. Gisele Araujo

      Quer retroagir a 1948? Quem vive de passado é museu ou livro de história. Só o super-homem poderia girar a terra ao contrário para o tempo e fatos que você gostaria de mudar. O que passou, passou, foca no futuro e suas possibilidades.

  5. Lisy P F S

    Os palestinos não tem opção. Os que tem vida digna estão em Israel.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Você não dá uma dentro? Is rael promove um apar theid, no qual os não Isra elenses são tratados como cidadãos de segunda classe. Não tem direitos civis e sociais. Quem é você para falar de dignidade de uma nação?

  6. jane Ventury Leal

    Essa escalada no conflito tem atores com algo em comum:o radicalismo (Israel com sua direita fanática e o Irã e seguidores com o fundamentalismo islâmico).Nesse ‘teatro’não existem bonzinhos,exceto as crianças palestinas mortas,os libaneses com okhos e cabeças explodidos,as centenas de refugiados ,e os civis palestinos presos naquele Inferno de Gaza.EUA é um desastre em suas incursões autorais,como Vietnã,Iraque e Afeganistão(entra,destrói,nada modifica e deixa um caos ).Ninguém obedece ONU.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      A ONU deve mudar de nome. OND Organização das nações desunidos. Onde só prevalece a posição diplomática militar dos eua e isrHell

  7. Alberto Melis Bianconi

    Não deixa de ter sua graça. Sempre critico quem explica qualquer coisa nas relações internacionais fazendo referência à disputa pelo petróleo. Mas frente a um conflito bélico que ameaça escalar, a Folha está preocupada com a disponibilidade de gasolina para seus carrinhos.

    Responda
  8. Sergio Saraiva

    Lendo o editorial, ficamos sabendo que a responsabilidade pelo genocídio que o atual governo sionista israelense comete em Gaza é na verdade dos próprios palestinos, que não aceitaram pacificamente serem expulsos de suas terras por Israel.

    Responda
  9. José Cardoso

    Tanto o lançamento de tantos mísseis como a sua interceptação por outros tantos é um sinal da vitalidade dessa indústria. Deveríamos entrar nesse mercado de foguetes.

    Responda
  10. Lisy P F S

    Lula não é líder de nada. Lá fora sempre boicotado tem que levar comitiva. O único que o recebeu bem foi Macron que é boicotado na França. USA todos os Democratas e Republicanos não o respeitam inclusive Biden

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Lula tem tido uma boa postura Internacional sim. O mundo todo crítica as ações de Netanyahu. Você apoiar Netanyahu e Bolsonaro mostra um problema grande.

    2. Marcelo Magalhães

      Pelo contrário, o único país que destrata o presidente Lula é o estado terrorista de is Rael. Estado assassino, ladrão, que levou o terror para o oriente médio e hoje é um preposto dos países imperialistas naquela região. O mundo inteiro reconhece a liderança do nosso presidente, o que nos enche de orgulho.

  11. Rafael Moraes

    Mais de 45 mil pessoas morreram em uma resposta super exagerada e ainda o faz, e nossa imprensa com um lobby defendendo quem?, claro, o dinheiro.

    Responda
  12. Armando Moura

    E os quarentas mil mortos em Gaza, onze mil crianças? Agora mais mil vidas no Líbano pelas armas americanas? O estado cruel e teocrático do Iran virou o mocinho nesta estória absurda de David balançando bebês nas espadas para louvar o deus Hades da mitologia judai ca.

    Responda
    1. Marcelo Brun Brum

      Números do grupo são reconhecidamente fake. Combatentes sem uniforme foram mais de 20 mil.

  13. Lisy P F S

    Fico pensando como o mundo está sem líderes. Ninguém consegue diálogo. Terror para todos. Teria que ser um civil para tentar. Não existe um político líder no mundo. Todos desacreditados. O único que ajudou a população em Gaza foi um cidadão comum como nós. O Mimado o único.

    Responda
    1. josé SOARES

      A matéria é sobre o conflito no Oriente Médio, e a Senho ra tem que falar do Lu la..Que obses são.

    2. Marcelo Magalhães

      O presidente Lula, maior líder do sul global, recebido com deferência pelo mundo inteiro recebeu o título de pacifista, ao ser considerado persona non grata por Is rael. Agora, esta acompanhado por ninguém menos que o secretário-geral da ONU, o português Antônio Guterres. O planeta se mobiliza quanto as atitudes geno cidas desse povo estúpido, que sempre atuou de forma terrorista, como todos os estados religiosos, mas a mídia corporativa, como a folha, tem atuação enviesada.

  14. Rives Passos

    Vergonhosa a omissão da Folha F quando a tragédia que vive a população civil de Gaza e Líbano. Parece cobrir o genoc sob a ótica de quem o pratica. H é terror. Mas, os inocentes não pode 'ser punido' por ações de terceiros. Vergonha! Paz a Israelenses e Palestinos e libaneses.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      Nunca haverá paz entre israelenses e Ãrabes ou palestinos ou muçulmanos. E bíblico isso.

    2. Rubens gonçalves

      NUNCA haverá paz entre israelenses e Ãrabes ou palestinos ou muçulmanos. E bíblico isso.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.