Thomas L. Friedman > Solução de dois Estados solidificaria golpe de Israel contra Hamas e Hezbollah Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Mario Habka

    Esse articulista é um exemplo de como é perda de tempo numa folha de São Paulo cada vez mais tendenciosa no apoio ao ao ocupante opressor liderado pelo SatanNahyu

    Responda
  2. JORGE CESAR BRUNO

    Benjamin Netanyahu, o açougueiro de Gaza, e o exército israelense pagará pelos seus crimes contra a violência!! Eu acredito em Deus, e na justiça!!

    Responda
  3. Graça Almeida

    Fiquei com vontade de chorar. Então é isso. Que todos se submetam a colisão da inclusão liderada pelos Estados Unidos ou serão considerados párias como se esse mundo imaginado por esse pessoal branco anglo-saxões fosse o bem em estado puro depois de tantas destruicoes mundo afora. Que nojo!

    Responda
  4. Rodrigo Flexa

    Os EUA promovem golpes de estado e ditaduras pelo mundo todo.

    Responda
  5. Rodrigo Flexa

    Que pilantragem o texto, é o fim da picada dizer que deveremos ser liderados pelos EUA, aqui não.

    Responda
    1. RODRIGO NAFTAL

      Claro. Muito melhor a China, Irá e Rússia.

  6. Ricardo Thomazine

    Ninguem explica porque Israel nunca respeitou o mapa de território que a ONU estipulou, quando determinou que Israel teria seu proprio território em 1947? Porque Israel sempre quis e continua querendo mais território e eliminar o povo palestino?

    Responda
  7. Tadêu Santos

    Dai então a razão do povo israelense, de maioria judaica, que protestava contra a presença do Netanyahu no cargo de primeiro ministro, antes do ataque do Hamas em solo de Israel, de onde mataram 1.200 israelenses e sequestraram uma enorme quantia de judeus como reféns. Esclarecendo que os que protestavam antes contra Netanyahu, agora protestam pela liberação dos reféns e aparentemente concordam com a ganância odiosa do Netanyahu, conforme descrição da matéria. OBS. Eu até tinha um respeito p

    Responda
  8. Helene Medeiros

    Analise profunda e super clara. Para alguns leitores que voltaram a mencionar o capitalismo: Todo esse conflito no oriente médio näo tem nada a ver com o capitalismo.

    Responda
  9. Lisy P F S

    New York Time já era não é mais confiável. De uma entrada para ver as respostas. Acusa Trump mas quem governa é Biden e Kamala virou chacota

    Responda
  10. Gino Passos

    Fico a me perguntar se a FSP tem alguma obrigação contratual ou é ligada a que projeto de poder pra ser forçada a publicar um artigo tão absurdo. Bibi e o "Partido de D'us" são um só, pois a opção do Bibi é ser um só com a cadeia.

    Responda
  11. Alessandro Fonseca

    A importância de um golpe mortal em ambos partidos de Deus - o Hezbollah no Líbano e o seu equivalente em Israel, que usa métodos dissimulados, mas tão detestáveis como o primeiro, só demonstra como religião e Estado JAMAIS devem se misturar.

    Responda
  12. Marina Gutierrez

    Em dezembor de 20 22, o NYTimes, publicou um artigo do apologista de ISreael, T.Friedman, dizendo que a solução de dois estados estava "moribunda".Agora ele ressuscitou/reciclou a quase morta solução com novas narrativas ( mais do mesmo) para continuar a influenciar a opinião pública e favorecer o "status quo".

    Responda
  13. SERGIO DIAS CANELLA

    Gostaria de saber o que meu comentário tinha de tão perigoso para a FOLHA não o ter publicado até agora. Já se vão mais de duas horas.

    Responda
  14. NACIB HETTI

    Cada dia fica mais evidente que a ONU não vale nada; mesmo assim muito pouco.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      A ONU e uma organização séria mas infelizmente não tem poder para fazer valer suas Resoluções pois o grupo do Conselho de Segurança, composto de cinco membros: China, Russia, Est.Unidos, França e Inglaterra tem poder de veto e esses tres últmos membros que citei sempre vetam as Resoluções contra ISreael. A última Resolução ( dia 18 de setembro) passou por 124 a favor e 13 contra, obriga ISreael a desocupar os territorios ocupados dentro de 12 meses.

  15. Severo Pacelli

    Putz! que jornalista mais sionista que os próprios sionistas.

    Responda
    1. Rafael Alves Albuquerque

      vc não leu até o final, admita. ou não entendeu

  16. Marina Gutierrez

    O artigo sobre a “solução de dois Estados” é uma cortina de fumaça para obfuscar a contínua limbeza étnica e completar a tomada da Palstina por ISreael, essa era e continua sendo a intenção dos sucessivos governos do tal estado desde sua incepção.

    Responda
  17. ADONAY ANTHONY EVANS

    Não há pior pecado para um jornalista que a ingenuidade. Sempre achei. Mas o artigo acima mistura ingenuidade com má fé. Isso eu nunca havia visto antes.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Certo Marina mas misturado com ingenuidade no mesmo coquetel?

    2. Marina Gutierrez

      Adonay Anthony Evans, a "má fé" do colunista sempre foi óbvia.

  18. ADONAY ANTHONY EVANS

    Há, porém, um mérito no artigo. Expõe no mapa ultra nacionalista de Netaniahu, domínio sobre Gaza e Cisjordânia as verdades razões da Guerra. O ultra nacionalismo em Seravejo, na Servia, foi o pavio de duas guerras mundiais. Pode ser também da terceira.

    Responda
  19. Lucas Fernando Amorim

    É sério que tem gente que ainda enxerga assim?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Lucas Fernando Amorim, o colunista sempre enxergou a situação assim, apesar de tentar disfarçar .

  20. Alexandre Borgir Morais

    Artigo de sionista alucinado;coalização do bem com EUA e Israel(dois países belicosos)parei de ler quando o sionista criticou o “imperialismo iraniano”

    Responda
  21. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    A leitura da realidade é parcial ao não reconhecer a corresponsabilidade dos EUA na violência e na perpetuação da guerra na região. Os falcões permanecem no império ditando o que se faz fora das suas fronteiras. O mundo não se constitui só pelos países mencionados na matéria, a negação da existência da maior parte dos países do planeta e a desqualificação dos organismos multilaterais com a anuência do Washington foi crucial na construção do cenário atual. Bibi existiria sem Washington?

    Responda
  22. SERGIO DIAS CANELLA

    Falar em países decentes, que defendem a inclusão (Inclusão ao quê?), é querer impor uma dicotomia absurda. Países não estão divididos entre decentes e indecentes em função de seus interesses e parcerias estratégicas. Pela classificação do articulista governos indecentes estão sendo estrategicamente classificados como "países decentes".

    Responda
  23. Eduardo Hollanda Porto de Oliveira

    Continuando, esqueceu de dizer que Bibi só pensa em escapar da cadeia. Aliás, no artigo anterior, o caneta de aluguel, bela definição dada em um comentário anterior se aproximou da

    Responda
  24. omar assaf

    As bombas produzidas pela maior “democracia “ do mundo exterminando e despedaçando crianças pela mais exemplar “democracia «  Do oriente médio. Quanta hipocrisia .

    Responda
  25. Eduardo Hollanda Porto de Oliveira

    Thomás Friedman está nos seus dias de sionista. Considerar uma convergência entre dois governos assassinos é contrariar a lógica . E esquece

    Responda
    1. omar assaf

      Mais cionista impossível.

  26. LEANDRO SCHMAEDEKE

    Na verdade, assassinos de libaneses e palestinos, dois estados só pro bibi.

    Responda
  27. Frederico de Souza Cruz

    Quando Friedman fala em coalisão entre paises decentes, ele está falando de todos os países da OTAN, que é uma aliança militar. Depois da Otan adotar vários países no entorno da Russia , querem fechar o cerco com a Ucrânia. Não existe nisto nenhum interesse de integração economica. Terminaram por fazer a economia russa se voltar para a Asia, Brics e cortar suas relações economicas com a Europa. Veremos o que vai acontecer

    Responda
  28. Frederico de Souza Cruz

    Friedman é um caneta de aluguel. Dizer que existe uma coalisão de paises decentes, mesmo que não tão democráticos parece contraditório. Mas decentes para ele são os que defendem os interesses americanos. Falar em integração economica é piada, afinal até prenderam uma CEO Chinesa, e continuam com as sanções definindo o que é ou não interessante para as empresas americanas.

    Responda
  29. Frederico de Souza Cruz

    Friedman é um ilusionista mal intencionado, ele diz: "coalizão de inclusão" —países decentes, NEM TODOS DEMOCRACIAS, ... liderada pelos EUA, ... para uma maior integração econômica, para enfrentar os desafios globais, como as mudanças climáticas— versus uma "coalizão de resistência", liderada pela Rússia, Irã e Coreia do Norte China. Esta frase não tem nenhuma sustentação histórica: guerra na Síria, Afeganistão, Libia, Ucrania, Israel. em todos temos as digitais e o corpo inteiro dos Americano

    Responda
  30. Daniel Guedes

    A solução de 2 Estados, naturaliza o Nakba de 1948 com mais de 700.000 palestinos expulsos de suas terras. Israel nasceu pra ser um Estado pária e genocida, tem que acabar. Essa é a única possibilidade pra Palestina ser laica e não racista. Gaza é o Gueto de Varsóvia moderno. Não adianta falar mal do nazismo 100 anos depois, e legitimar o na*zi-sioni*smo.

    Responda
  31. Gilberto Rosa

    Em 17 do século passado, quando o império inglês prometeu ao banqueiro Rotschild, no tratado de Balfour, o território da palest, antigo império Otomano, 90 por cento da população era de palest lá vivendo por milhares de anos. Os fundamentalistas j, como Netanyahu falou na Onu, acreditam que um texto religioso de seiscentos anos antres de Cristo, lhes dá o direito sobre as terras.

    Responda
    1. omar assaf

      Ótimos os dois comentários mas cuidado para não ter o seu nome incluso na lista negra cionista que já classificou quem é o xerife e quem é o bandido do nosso mundinho ,segundo o cionista democrata americano .Ou seja o eixo da razão e o da resistência. Ainda bem que o cara é democrata .

  32. Valéria Murad

    Os binzinhos "partidos de inclusão", contra os autoritários "partidos de resistência". Esse maniqueísmo americano parece coisa de gibi do Capitão América

    Responda
  33. jose carlos toledo junior

    Solução de dois estados? No dia da partilha o invasor concebeu uma política de estado irrevogável e imutável. Conquistar toda a terra e expulsar ou dominar até o último descendente do povo original. Sai governo entra governo e o objetivo é sempre o mesmo. No entanto, é uma guerra perdida. Nenhum pais do mundo moderno conquistou e colonizou estavelmente um território de um povo estabelecido. Todos abandonaram. O invasor só pode perder essa guerra no longo termo.

    Responda
  34. bagdassar minassian

    ... se, fundamentalmente religioso: "Deuteronômio 7, 8 e 9." (Aval bíblico)

    Responda
  35. Natália Molina Romano

    Imperialismo iraniano? Esse cara tá vivendo em que mundo?

    Responda
    1. Frederico de Souza Cruz

      Gilmar o Friedman acha que existe genocídio do bem, pelos paises decentes mas segundo ele os malvados são da coalisão da resistência.

    2. Gilmar Maghenzani

      é mesmo em nárnia pq quer normalizar o genocidio

  36. Indivíduos Livres Soberanos

    O que os indivíduos da região mais precisam é de um novíssimo novo testamento - Um livro estabelecido na valorização da Vida de todos, independentemente de Tudo - escrito pelas pessoas de hoje, e não mais influenciados pelos antigos testamentos. Aliás, essa missão precisa ser realizada por todas as pessoas, principalmente ocidentais, que ainda são fortemente influenciadas pela bíblia. - São os livros que precisam serem compreendidos, pacificados, e deixarem de serem vividos, literalmente.

    Responda
  37. Laudgilson Fernandes

    falou e disse o que quis, só que o expansionismo israelense nunca permitirá a vida para os palestino em gaza. Na verdade tomarão todas as terras. O genocídio está estampado, mesmo que a grande imprensa tente escondê-lo nas entrelinhas dos hipócritas.

    Responda
  38. Marcelo Barbosa

    "os brancos que se entendam"

    Responda
    1. Ricardo Botto

      "Ou os bancos que se entendam"

  39. José Cardoso

    Essa dicotomia atravessa também os EUA e vários países europeus. O nacionalismo, acompanhado de protecionismo e rejeição aos imigrantes não deixa de aproximar as agendas de Putin, Trump com Orban e até mesmo Le Pen. Ou seja, não é apenas uma dicotomia entre blocos de países.

    Responda
  40. João Vergílio

    Dois estados? Há milhões de israelenses vivendo em territórios ocupados. Como redesenhar esse mapa? Não tem mais volta. A única perspectiva de vitória de Israel passa pelo mapa de Netanyahu. Os palestinos serão obrigados a se conformar com uma cidadania de segunda classe, ou com a emigração. É só assim que Israel é possível hoje.

    Responda
  41. Alexandre Marcos Pereira

    Durante décadas, o conflito Israel-Palestina se revelou como uma das mais complexas e intratáveis disputas do século passado, que se prolonga no século atual. A proposta de uma solução de dois Estados - Israel e Palestina coexistindo lado a lado, cada um com sua soberania - parece tanto uma utopia quanto um enigma de difícil resolução. Seria muito mais do que uma solução diplomática: seria um golpe estratégico, uma manobra que, no longo prazo, favoreceria Israel e o mundo de maneira insuperável.

    Responda
  42. JOÃ O MUCCI

    Jair Bolsonaro é o Phyllozopho brasileiro e Tomas L. Friedman, nesta coluna, demonstra que é o Phyllozopho estadunidense. Tinha muito tempo que não lia tanta asneira junta em um simples artigo. Cruz Credo!

    Responda
  43. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Que artigo é esse???? Hahahahhaha nunca li tanta m3n t1 r4 e pre conceito em um só texto há muito tempo!!! Hahahaha

    Responda
  44. Gilberto Rosa

    Colisão descente que desde 48 explulsa e elimina nativos, agora apoia a eliminação de 15 mil crianças, milhares mutiladas e órfãos, que também apoia terrorismo com pagers arrancando olhos de civis, mulheres e crianças, dois terços dos prédios em Gaza derrubados, bombas fósforo. A Folha sempre representou interesses sionistasamericanos, do império das guerras e golpes.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      quem de direita se apoiam e nem pensam o que estão fazendo, olha a folha e este colunista passando o pano para o genocídio deliberado

  45. Elismar Bezerra Arruda Bezerra

    Um cipoal de palavras para defender a política dos USA/Israel de eli...minar qualquer resistência aos seus interesses econômicos e exp...ancionistas! Deve acreditar, inclusive, que o bom...bardeio do I...rã não causou nenhum estrago na infraestrutura dos sio...nistas!

    Responda
  46. Humberto Giovine

    Friedman é um jornalista experiente e equilibrado. Criticou em seus artigos, a reação do governo de Is@ra#el aos atentados do Hamas, e é um crítico de Netanyahu. A solução para o Oriente Médio está longe de ser alcançada. O radicalismo fundamentalista de ambos os lados não desejam a paz entre os povos daquela região do planeta. Enquanto isto.....inocentes morrem ou são mutilados.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      passando o pano ele não criticou em momento algum apenas a sua opinião do pós-pós guerra fria

  47. Felipe Araújo Braga

    Discordo da abordagem dele. Realmente, acredito que o melhor modelo para o Brasil seguir é o da Social Democracia Europeia e defendo a solução de dois Estados. Mas como há uma divisão de mundo entre bem e mal e o bem é representado pelos EUA? Muita ingenuidade isso!

    Responda
    1. Fernando Lopes

      Felipe, concordo com sua avaliação sobre o texto. Mas acreditar em social democracia hoje em dia também é ingenuidade. Ela foi uma solução de compromisso, no contexto da guerra fria, para que os capitalistas perdessem um ou dois anéis, mas não os dedos. Hoje a social democracia está ruindo na Europa (aqui ela ficou só na intenção). O capital perdeu o medo e a vergonha e não aceita mais compromissos, não importa que estejamos caminhando para a extinção.

  48. Wilson Rossi

    Sei, o exemplo da hipocrisia e cinismo, financiador e incentivador de todas as guerras e genocidios nos últimos trezentos anos, seria o líder da "aliança do bem". Que barbaridade. Arriba hezbollah.

    Responda
  49. adenor Dias

    Na minha insignificante opinião, as guerras dos dias atuais tem unicamente o objetivo de aterrorizar a população mundial. O capital governa o mundo em todos os cantos. Os grandes capitalistas cruzam todas as fronteiras pois tem representantes em todos os países. O povo não tem representes neta guerra, não é mais como as guerras napoleônicas... Arrisco dizer que o comando do mundo estão todos juntos e misturado contra os sub alternos, nós.

    Responda
  50. Ricardo Botto

    Mundo livre? Este senhor não conhece a "çenssura" da foia. O problema é que os americanos não olham para o próprio umbigo e tem memória curta. Uma argumentação que só pode sair da cabeça de alguém que acredita na Liga da Justiça e nos heróis da Marvel. Bonzinhos só no cinema e na Disney. Melhor mesmo seria dobrar os textos do Prata e Ricardo Araujo. Mais inteligentes e finamente engraçados.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.