Mundo > Cisjordânia vira frente esquecida da guerra de Israel com cenário de destruição Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. SAMYR AUAD

    O regime sio nista não passa de uma seita messiânica intolerante e racista, onde o apar heid, a extrema violência e a barbárie são políticas de Estado utilizadas defender a supremacia ju daica.

    Responda
    1. Daniel Souza Medeiros

      Este estado maldito há de pagar ainda, por tudo!

    2. SAMYR AUAD

      Sua narrativa, típica dos ignorantes no assunto, não convence nem um quadrúmano. Guarde-a para vomitar na mesa do botequim.

    3. Augusto Colombo Junior

      Hamhas, Hezbollah e os aiatolás, que pregam a extinção do Estado Judheu e a proibição de qualquer outra religião que não a mulçumana, e que submetem as mulheres a prisão e tortura, por não usarem a burca, e a prisão de ghays, são o que?

  2. Josue Oliveira

    Guerra não é, o oponente não tem canhão, não tem carro de combate. lsreII pratlca ester minio de um povo. E nenhum dos ditos civilizados não estão nem aí.

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Quanto a Israhel praticar esster mihnio, vamos lá. Quando da criação do Estado de Isrhael, existiam, aproximadamente, na palesthina um milhão e trezentos mil de Palesthinos e oitocentos mil Judheus. Hoje existe três milhões e trezentos mil na Cisjohrdânia, dois milhões e trezentos mil em Ghaza e um milhão e oitocentos mil em Israhel. Onde está o extermínio?

    2. Augusto Colombo Junior

      Quanto a Israhel praticar exterminio, vamos lá: Quando da criação do Estado de Isrhael, existiam, aproximadamente, na palesthina 1,3 milhões de Palesthinos e 800 mil Judheus. Hoje existe 3,3 milhões na Cisjohrdânia, 2,3 milhões em Ghaza e 1,75 milhões em .....Israhel. Onde está o extermínio?

    3. Augusto Colombo Junior

      Tem o Hamhas, Hezbollah e o Irã.

  3. Joao Luiz Coimbra

    Qual é a parcela de culpa do ocidente? Principalmente no pós guerra??

    Responda
  4. Augusto Colombo Junior

    Alguns históricos sobre a Cihsjordânia É um território, povoado por Ãrabes Pahlesthinos e Juhdeus, que ficou sob o domínio do Império Otomano até o fim da primeira grande guerra. Após a qual, passou para o domínio Inglês e Frances. Foi destinada a criação do estado Pahlesthino, quando da criação do Estado de Israhel. Foi anexada pela Jhhordânia na Guerra Ãrabe-Israelehnse, nesse mesmo ano. Pois a Jhordânia, já a aquela época, não queria a criação de nenhum estado no território.

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Quanto a Gaza, que estava sob o domínio do grupo ther ro rhista Hahmas desde dois mil e seis, eleito pelos Palesthinos. E que depois implantou uma ditadura no território, Israhel blindou a fronteira com seus Estado e o acesso ao mar é controlado para evitar que p Hamhas internalize armas, munição e mísseis. Hamhas, nesses dezenove anos nunca se preocupou com a população, e sim se preparar para atacar Israhel.

    2. Augusto Colombo Junior

      O Fathad sim, mas o Hamhas e o Hezbollah não.

    3. Josue Oliveira

      Desde os acordos de Camp David que a Fatah renunciou à violencia e o reconheceu. Já Gaza ficou cercada, lsreII não deixava se aproximar das praias.

    4. Augusto Colombo Junior

      Minha opinião em relação a Cisjordânia? Ambos, Israhel e a Autoridade Palesthina, erram em muitos pontos. Os Israelenhes em permitir novos assentamentos em território que não foram destinados ao Estado Judheu na resolução da ONU. Os Palesthinos por abrigarem e apoiarem grupos ther rho ristas que pregam o não reconhecimento e a extinção do Estado de Israhel e mhorthe dos Judheus. Nessa briga quem mais sofre é a população civil, principalmente a palesthina.

    5. Augusto Colombo Junior

      Hoje o território é administrado por Israhel, em regiões onde julga serem fundamentais para a sua proteção, e no restante pela Autoridade Palesthina. Internamente, Israhel possui grupos mais radicais, que pregam a anexação de parte do Território. O que ja ocorre com alguns assentamentos próximo a fronteira. E que a ONU os declara ilegais. Nas áreas administradas pela Autoridade Palesthina existe infiltração de radicais do Hahmhas, que já tinham dominado Gaza.

    6. Augusto Colombo Junior

      Foi ocupado por Israhel na Guerra dos seis dias, onde Jordânia, Egito, Síria e Iraque, apoiados por Kuwait, Ãrabia Saudita, Argélia e Sudão. No tratado de Oslo Israhel propos que os territórios fossem destinados aos Palestinos, desde que, os países envolvidos na guerra dos seis dias reconhecessem o Estado e assinassem tratados de paz. No que se conhece o termo terra por paz.

  5. Augusto Colombo Junior

    Alguns históricos sobre a Cisjordânia: É um território, povoado por Ãrabes Palestinos e Judeus, que ficou sob o domínio do Império Otomano até o fim da primeira grande guerra. Após a qual, passou para o domínio Inglês e Frances. Foi destinada a criação do estado Palestino em 1948, quando da criação do Estado de Israel. Foi anexada pela Jordânia na Guerra Ãrabe-Israelense, nesse mesmo ano. Pois a Jordânia, já a aquela época, não queria a criação de nenhum estado no território.

    Responda
  6. antonio brito

    Se o povo escolhido por Deus é capaz de tanta desumanidade o que esperar dos demais. Jovens colonos armados usurpando uma terra que nunca foi a eles prometida.

    Responda
  7. jane Ventury Leal

    Ler a descrição desses lugares, é impossível não nos remeter a outro momento da história,em que as vítimas na ocasião são hoje os que tomam contam dos campos,levantam arames farpados,tiram toda a dignidade possível do outro.Nossa !!Leitura dura,gera um sentimento muito ruim de injustiça,tirania,insanidade e falta de enxergar no outro um ser humano.Expansionistas ,territorialistas,cruéis !!!Muita crueldade,ficam parecidos com os terroristas que querem matar.

    Responda
  8. Marcos Labareda

    Os usurpadores da Palestina não terão paz

    Responda
  9. Alaor Magno

    Quer conhecer o que é judeu? Trabalhe para um.

    Responda
  10. Marcelo Barbosa

    O que eu fico impressionado é a crise de liderança e a falta de esperança por parte dos palestinos, acho que essa é a pá de cal em prol da independência da Palestina.

    Responda
  11. Daniel Souza Medeiros

    Mas, como nada neste mundo dura para sempre, um dia este Estado terrorista e seus comparsas pagarão de forma definitiva por todas as suas atrocidades.

    Responda
  12. Daniel Souza Medeiros

    Infelizmente o Povo Palestino foi, por boa parte da Comunidade Internacional, deliberadamente deixado a própria sorte nas mãos da usurpação e humilhação impostas pelo sionismo.

    Responda
  13. Sam Duart

    Nunca vi ninguém se autodefender expulsando e tomando a terra dos outros.

    Responda
    1. JOSE RADA NETO

      Pra acreditar nisso tem que ser muito hipócrita ou cego pela ideologia da extrema direita

  14. Sadi Medeiros Junior

    Vá e veja! Que horror! Pobres palestinos.

    Responda
  15. Rodrigo Flexa

    Estado fora da lei, pária, terrorista e assassino.

    Responda
  16. Samuel Fagundes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  17. Neucir Valentim

    Já dizia o velho Paulo Freire: quando a educação não é libertadora: "O SONHO DO OPRIMIDO É SER OPRESSOR". Dentro desta ótica, Israel não aprendeu nada com sua própria história, e se tornou um opressor maligno, a luz do dia sem nenhum pudor. Antigamente as perseguições eram escondidas, hoje é feita sem nenhum exclúpulo. Mesmo denunciadas na ONU em tempo real. Que Deus ajude os palestinos!

    Responda
  18. yussef mahmud m mustafa

    Em Gaza e Cisjordânia estamos presenciando Terrorismo de estado,barbáries,crimes de guerra,genocidio,do estado colonial supremacista de Israel Capitaneado do pelo assassino Netanyahu e seus generais ,com total apoio dos Estados Unidos,e tudo vai ficar por isto mesmo?????

    Responda
  19. Luiz Gomes

    Uma prisao a ceu aberto,igual o guetto de Varsovia,a historia realmente nada ensina as suas outrora vitimas. Nao podemos sequer criticar essa violencia srm sermos censurados.

    Responda
  20. SAMYR AUAD

    O regime sio nista não passa de uma seita messiânica intolerante e racista, onde o apar heid, a extrema violência e a barbárie sáo políticas de Estado utilizadas defender a supremacia ju daica.

    Responda
  21. SAMYR AUAD

    Há oito décadas Israhell conduz a barbárie, a selvageria, o apar heid e o genocídio contra os povos originários. Há oito décadas pales tinos são capturados, torturados e assassi nados. Terras rapinadas, casas, vilas, infraestrutura e vidas destruídas por colonos fanáticos são política de Estado do colonizador. E o acé falo garoto de recados de Israhell tem a cara de pau de referir aos movimentos de resistência como grupos terroristas, facções...

    Responda
  22. SAMYR AUAD

    Há oito décadas Israhell conduz a barbárie, a selvageria, o apar heid e o genocídio contra os povos originários. Há oito décadas pales tinos são capturados, torturados e assassi nados. Terras rapinadas, casas, vilas, infraestrutura e vidas destruídas por colonos fanáticos são política de Estado do colonizador. E o acé falo garoto de recados de Israhell ainda tem a cara de pau de referir aos movimentos de resistência como grupos terroristas, facções...

    Responda
  23. assis furuno

    Conflito complexo e difícil de resolver tem raízes históricas. Pq Israel não pagam uma boa indenização aos palestinos em troca dos territórios. Pq os países em volvidos não cedem uma área para os palestinos se estabelecerem , porque as grandes nações não acolhem todos os palestinos em seus territórios dando condições para viverem dignamente.

    Responda
  24. Dimas Floriani

    A matéria da FSP restabelece os principais pontos sobre o genocídio praticado pelos israelenses. Diferentemente dos noticiários nas demais mídias, principalmente na TV, a guerra é mostrada sem que se saiba exatamente sobre as razões históricas desse conflito e mascara com clichês de terrorismo a ação insana e brutal do Estado israelense, usurpador dos territórios palestinos. Sob o manto das eleições norte-americanas, a mídia mostra a festa dos yankees para dissimular o verdadeiro responsável.

    Responda
  25. Evaldo López Zilio

    Já que está na Cisjordânia, Igor Gielow poderia mostrar o Muro, que Israel propagandeou como sendo para autoproteção, mas que foi construído para se apropriar de mais terras dos palestinos, dificultar sua vida e permitir a implantação e o crescimento das colônias ilegais de israelenses, além de permitir que o apartheid israelense seja mais efetivo. Deveria mencionar também que os palestinos vivem sob regime militar de Israel na sua terra, submetidos à violência e humilhação constantes.

    Responda
  26. JOSE RADA NETO

    Outro ponto que precisa ser tratado pelo nome correto é o atual contexto de extermínio da população palestina. Isso não tem nada a ver com resposta ao ataque sofrido, mas sim como política deliberada de extermínio de populações que não possuem nem o básico (quanto mais armamentos modernos de destruição em massa). A proposta de Israel com seu governo fascista é matar pra ocupar. E os defensores cegos dessa política que aqui se manifestam são o exemplo de como a ideologia transtorna a mente..

    Responda
  27. JOSE RADA NETO

    Importante a questão dos nomes nessa guerra: é falou afirmar que colonos judios são violentos. O correto seria afirmar que os invasores israelenses que tentam ocupar os territórios dos vizinhos se valem de todo tipo de violência. São coisas totalmente diferentes.

    Responda
  28. MARCOS DA SILVA NEVES

    A palavra de ordem é simples: soltem os reféns!

    Responda
  29. Evaldo López Zilio

    Finalmente Igor Gielov conta o que acontece de fato no território ocupado ilegalmente da Cisjordânia, em vez de repetir notícias difundidas por Israel e seu exército. Que continue assim!

    Responda
  30. Indivíduos Livres Soberanos

    Que a paz esteja com todos, independentemente de Tudo. E que a sagrada vida seja celebrada. Nenhum sacrifício é mais importante que valorizar a própria vida, e a de todos. Somente assim poderemos viver como no "paraíso".

    Responda
  31. MARIA F LUPORINI

    Já mataram todo mundo aí e tomaram o território. Seguem agora invadindo outros países com a desculpa de autodefesa.

    Responda
  32. Ricardo Ferreira

    Os crimes israelenses em terras roubadas dos palestinos precisa ser publicizado. A maioria das pessoas desconhecem essa triste realidade. A ONU simplesmente (como disse Lula) não funciona, aliás, nem sei porque existe, porque como funciona hoje é apenas um cabide de empregos.

    Responda
    1. Indivíduos Livres Soberanos

      Se fossemos simplistas, esse tipo de discurso também seria relevante no Brasil, afinal, a nação foi construída em terras indígenas.

  33. Luciano Napoleão de Souza

    Israel aumenta a pressão sobre a população da Cisjordânia, Foice? Ativismo e parcialidade tem limite! Não seria sobre os terro ristas?

    Responda
  34. Josue Oliveira

    Mas o IadOão de terra diz que o problema são os reféns. Parece que SSatanyahu esqueceu os reféns.

    Responda
    1. RONALDO F VAZ

      É isso Napoleão, invade tudo

    2. Luciano Napoleão de Souza

      Parabéns, Foice! Os alienados estão treinadinhos.

  35. Felipe Araújo Braga

    Is ra el pode tomar os territórios da Cis Jordânia e inviabilizar o Estado pales tino. Mas pagará alto preço por isso: ano passado o Ha mas fez uma barbarie mas a barbarie ainda maior de Netanyahu fez o mundo se voltar contra Is ra el. Tirando os EUA e os extremistas evangélicos que nem sabem ler a Bíblia, a seleção isra elense foi até vaiada nas Olimpíadas.

    Responda
  36. Armando Moura

    is ra el se tornou em uma máquina de mortes e uma fábrica de extremistas, quem perdeu um filho, uma irmã, a mãe o pai não vai aceitar isto. Política dos infer nos, sabem que a paz não será conquistada, qual o bonus? Seria a extensão das jazidas de gás nas costas de gaza? Outra razão para ocupar as terras? Sabe que por lá que a única coisa que motiva mais que religião é só o dinhei ro. Fizeram o cruel teocrático Iran virar mocinho nesta estória. No sense total.

    Responda
  37. Graça Almeida

    Terroristas? Quem? Nunca pensei que em algum dia ficaria desolada com a humanidade. Esse povo acolhido por sua tragédia em época passada virou às costas aos de pele mais escura Como pode? Sem a proteção das potências anglo-saxões, massacrados e expulsos de terras ancestrais, tristeza é sentimento menor. A resistência pela sobrevivência vai escapando e ninguém faz nada? A decadência civilizatória encontra exemplo em is ra el.

    Responda
  38. SAMYR AUAD

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Ricardo Ferreira

      Exato. E ainda tem a audácia de se dizer democracia? Democracia para quem?

  39. SAMYR AUAD

    Estou pasmo! O Gigolo descobriu a roda. Ha oito décadas Israhell conduz a barbárie, a selvageria, apa rheid e o ge nocídio contra os povos originários. Hà oito décadas pa lestinos sáo capturados, tor turados e assa ssinados. Terras rapi nadas, casas, vilas, infraestrutura e vidas destruidas por colonos fanáticos são política de Estado sio nista. E o acé falo garoto de recados de Israhell tem a cara de pau de referir aos novimentos de resistência como grupos terroristas, facções.

    Responda
  40. Marcus Guedes

    Parabéns Igor. Só redobre o cuidado, todos sabem o mix dos integrantes da Conib.

    Responda
  41. Marcus Machado

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  42. RINALDO SOUZA COELHO

    Interessante notar como a cobrança de acordos é desproporcional. Enquanto Israel é cobrado por cada vírgula os representantes palestinos podem romper a vontade qualquer acordo firmado, sempre sob a justificativa de opressão e coisas do tipo. Hipocrisia

    Responda
    1. Josue Oliveira

      Você mente. Quem rompeu os acordos de Camp David foi o Iadrone de terra.

  43. weligton medeiros

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  44. ANTONIO CAMARAO

    A palavra genocídio é pouca para definir isso!

    Responda
    1. Ronaldo Almeida

      Napoleão de hospício, quais são as outras fontes? Suas tias do zap?

    2. Luciano Napoleão de Souza

      Impressionante como a velha imprensa ainda consegue fazer a cabeça de alienados. Acorda. Vá se informar por outras fontes.

  45. Wilson Luiz Antonio

    É triste mas que ainda haja quem defenda isso.

    Responda
  46. JOSE JONAS DUARTE DA COSTA

    Israel, um Estado sionista ( de valores nazista) é, na prática, ponta de lança no Oriente Médio dos interesses imperialistas de EUA e UE. O banho de sangue promovido por esse povo envergonha a humanidade.

    Responda
    1. Josue Oliveira

      É a mesma coisa com nomes diferentes, porque por trás há a ideologia que mais criou guerras, o naclonaIismo.

  47. Luciano Napoleão de Souza

    Pobre Israel. A velha e porca imprensa mundial não se cansa se tentar denegria sua imagem.

    Responda
    1. JOSE RADA NETO

      Pobre Napoleão! Preso nas ideias do século XIX, verdadeiro homem do seu tempo! Incapaz de compreender o século XXI. (Vamos fingir que vc tá falando de dentro do mausoléu)

    2. RONALDO F VAZ

      É isso aí Napoleão, invade tudo, arrasa

  48. Ricardo Sallet

    'governo de Israel'....parece ser bastante imparcial...é muito benevola a apelação só de governo de Israel...algum adjetivo censuravel pela fsp aqui seria justo

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.