Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Elena Claudia Castro Assunção

    Essas agências esperam contenção de gastos obrigatórios(educação, saúde, segurança) para melhorar nota do Brasil: ou seja, deixe o povo à míngua para um pequeno grupo que continuar com muito lucro.

    Responda
  2. Claudio Luiz da Cunha

    Para o desespero da jovem KLAN

    Responda
  3. Raymundo Itareru

    Paulo Guedes, isso não pode acontecer, você falou que o Brasil viraria a Venezuela e a Argentina, não nos decepcione, nenhuma igreja fechada, vocês enganaram o povo

    Responda
    1. Felipe Macedo

      e eu que engordei meu doguinho a toa!

  4. FABIO FIORAVANTI

    Que tapão na cara hen ! Agora tem gente criticando a Moodys rsrs rsrs +rsrs +rsrsrs

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      a Moody's é comunista talkei? hahaha

  5. Raymundo Itareru

    socorro Ciro Nojeira, olha só o que a Moody's está falando, pede uma intervenção nessa agência, chama a Faria Lima que já não tem mais cabelos para arrancar

    Responda
  6. Pery Pedro

    Esta matéria que pede limite de gastos ao Lule me lembra aquela piada do cara que vai ao medico, que diz que ele tem uma condiçao mortal. Oh nao, vou morrer e nao ha nada que possa fazer! Nao eh assim, diz o medico. A condicao pode se reverter com dieta e xercicios fisicos. Oh nao grita o paciente mais alto! Vou morrer e realmente nao ha nada que possa fazer. Para comemorar a manchete, o Lule vai comprar um avião novo.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Olha o naipe do possuído. Quem adivinhar em quem ele votou para presidente ganha um pirulito. Que liberal exemplar. Apoia golpista que pretende encerrar a democracia. Ele está a mentir sobre um defunto instituído por um usurpador e traidor do povo brasileiro. Está a negar a realidade. A torcer contra. E perceba o ódio de todo possuído. Escreveu uma ridícula e infantil paródia com retoque de plágio do lamaçal! Que caricatura, que pobre coitado, que vida miserável.

    2. Raymundo Itareru

      o que você acha do avião presidencial dos EUA? o avião não será para Lula, eu achava que bolsonaro iria vender o 'aerolula' mas que nada, saia do armário, lolo

  7. Valter Iwai

    Em tempos de recessão, cortar gastos não é o suficiente. É preciso gastar bem, em infraestrutura e no social.

    Responda
  8. FABIO FIORAVANTI

    Choro de perdedores. Se demitam e peças desculpas.

    Responda
  9. FABIO FIORAVANTI

    Sr. Mercado e esse jornal não acertaram UMA na economia de 2023 pra cá. Agora temos "economistas" e "analistas" questionando a própria Moodys, rsrsrs. O que esse pessoal queria mesmo era ver o caos.

    Responda
  10. Domingos Barreto filho

    Reflexões sobre “Deus, pátria e família”. Bolsa família , minha casa, Escolas em tempo integral, pé de meia, Proune, cotas, valorização salário mínimo e tantos outros se enquadrariam? Economia, embora lastreada em matemática, não é uma ciência exata, é muito mais política. É irracional acreditar no “Estado mínimo” e que os investimentos privados seriam suficientes. Sim, estes programas têm tudo a haver com a tese “Deus, pátria e família” e com as melhorias do indicadores econômicos.

    Responda
  11. Wilson Luiz Antonio

    O desespero do gado bozista, incluindo alguns deste jornal, é palpável. Como esperavam o caos, que não veio, só lhes resta garimpar observações menores contidas no parecer da agência, para diminuir o impacto da excelente mas, para eles, frustrante noticia. Vão chorar ainda muito mais, pois vem mais notícia boa por aí. rsrs

    Responda
    1. Felipe Macedo

      teve 255 bi de despesas não pagas também... mais 6 bi do seguro desemprego. Mais 4,6 bi para organismos internacionais, mais os 100 bi de precatórios. Sem falar nos 300 bi pra reeleger né?

    2. Felipe Macedo

      deixando de pagar várias despesas é fácil ter um superavit de mentirinha. Vc inclusive pode fazer isso na sua casa. Não pague água, luz, internet e aluguel que vai sobrar dinheiro, que nem o minto fez

    3. Pery Pedro

      Os precatorios nao foram considerados nem neste governo, nem no anterior. A secretaria do tesouro nacional discorda do Felipe e diz que deixou superávit, mas o que ela sabe? Melhor acreditarmos no panfleto do sindicato dos petroleiros de Macaé e no Felipe. Fonte: Secretaria do Tesouro Nac e BC. A meta constante da Lei de Diretrizes Orçamentárias permitia ao Governo Central resultado primário deficitário de até cento e setenta bilhões. O superávit realizado foi de de cinquenta e cinco bilhões.

    4. Felipe Macedo

      a única coisa que restou ao gado agora é falar do tal do 1 trilhão de déficit acumulado em 12 meses. Claro, eles ignoram completamente o fato desse déficit ser em grande parte culpa dos calotes dados pelo ladrão de jóias, dentre eles o dos precatórios

  12. Domingos Barreto filho

    Algumas reflexões sobre “Deus, pátria e família”. O bolsa família , o minha casa, as Escolas em tempo integral, o pé de meia, o Proune, as cotas e tantos outros se enquadrariam nestas teses? Economia, embora lastreada em matemática, não é uma ciência exata, é muito mais política. É irracional acreditar na politica do “Estado mínimo” e que os investimentos privados seriam suficientes. A melhoria dos principais indicadores

    Responda
  13. Deborah Teixeira

    São em notícias como estás q vemos o viés político da Folha: não noticiou o fato no momento em q ocorreu, para q, depois de dois dias, pudesse apresenta-lo junto com as falas de uma pessoa da Moods, dizendo q o grau de investimento viria com reforma da previdência. A pressão para nova reforma da previdência continua, né Folha?

    Responda
  14. Marco A Moreira

    Vamos lá: contenção de gastos, reforma da previdência , últimos quatro anos . Ou seja , uma série de mudanças na estrutura econômica do Brasil , um BC autônomo mantendo as metas de inflação e contenção de gastos - tudo que o líder global chamado Lula questionou. É isso? Pensei que a melhora do grau de investimento se devesse a estrela do nosso presidente.

    Responda
  15. Lis P F

    Brasil no rumo errado aumento de gastos Aumento da dívida externa Risco grande para investidores. Se não conter gastos vai ruir. Só as promessas das categorias saírem das greves como educação,saúde,IBAMA e inss levam o orçamento

    Responda
    1. Felipe Macedo

      negacionistas vão negar

  16. MARIA F LUPORINI

    Brasil no rumo certo. Melhor em todos os sentidos. O resto é a choradeira de sempre para economizar com a população e gastar com juros altos para sanguessugas.

    Responda
  17. Pery Pedro

    Eduardo, Onde ja se viu apontarem que um governo com o maior deficit e gastos da historia que nao vai cumprir as metas fiscais do arcaboouco que ele mesmo desenhou não pode gastar todo o dinheiro do contribuinte e se endividar ainda mais condenando as gerações vindouras a um orçamento ainda menor e à pobreza? Um absurdo amigo. Alias, ótima sua escolha de palavras. Fundos abutres é como a Kristina chamava os credores que exigiam receber sua dívida. Vocês são coerentes na destruição.

    Responda
    1. Pery Pedro

      A secretaria do tesouro nacional discorda do Felipe e diz que deixou superávit, mas o que ela sabe? Melhor acreditarmos no panfleto do sindicato dos petroleiros de Macaé e no Felipe. Fonte: Secretaria do Tesouro Nac e BC. A meta constante da Lei de Diretrizes Orçamentárias permitia ao Governo Central resultado primário deficitário de até cento e setenta bilhões. O superávit realizado foi de de cinquenta e cinco bilhões.

    2. Pery Pedro

      A secretaria do tesouro nacional discorda do Felipe e diz que deixou superávit, mas o que ela sabe? Melhor acreditarmos no panfleto do sindicato dos petroleiros de Macaé e no Felipe. Fonte: Secretaria do Tesouro Nac e BC. A meta constante da Lei de Diretrizes Orçamentárias permitia ao Governo Central resultado primário deficitário de até cento e setenta bilhões. O superávit realizado de cinquenta e cinco bilhões comprova que a meta foi cumprida com expressiva margem, em 2022. Dá um google.

    3. Felipe Macedo

      Jose Carlos, em 4 anos o tal do posto ipiranga furou o teto dos gastos em exatos 795 bilhões.

    4. Pery Pedro

      Jose Carlos mal educado banido à mesa das crianças.

    5. jose carlos toledo junior

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    6. Pery Pedro

      Sim! E se gastar ainda mais, o PIB cresce ainda mais e o desemprego cai ainda mais. Confia, não vai ser vôo de galinha. É super sustentável. Deu certo nos últimos cinquenta anos. E também na Argentina. Mi-mi-mi.

    7. MARIA F LUPORINI

      Mi-mi-mi. Tudo bem melhor caminhando para a Oitava economia do mundo.

  18. Eduardo Rocha

    Absurdo uma agência desse tipo ter alguma influência sobre o governo ou que a mídia leve suas pseudo-análises em conta. Interessante é saber quem são essea supostos investidores. Abutres de terno.

    Responda
  19. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Brasil deveria aproveitar o aumento das commodities para reduzir sua dívida interna. Temos níveis semelhantes ao da pandemia. O país tem que ser mais resiliente contra crises. Brasil não pode se contentar em ter crédito especulativo. Investimentos dependem de crédito e a nova economia necessita de dinheiro barato. Nossos concorrentes tem isso e nos deixam pra trás. Brasil precisa planejar a longo prazo.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Bandeira? hahaha.. direita furou o teto dos gastos em 795 bilhões. Não engana ninguém. Nunca foram contra corrupção nem responsaveis fiscalmente falando.

    2. Pery Pedro

      Mas ai você quer a direita no poder. Nunca leu nossa bandeira? Esta escrito Ordem, Progresso, e para a esquerda o estado não quebra.

  20. Jorge Rodrigues

    O assustador no atual governo é que os rombos nas contas públicas não param de crescer mas não há nenhum esforço para cortar gastos e enxugar o estado hipertrofiado. Há ainda o agravante da qualidade ruim de tais gastos (em geral eles têm forte viés eleitoreiro e estão sujeitos a superfaturamento). Ressalta-se ainda a irresponsabilidade da Moody's em aumentar o grau de investimento de um país com astronômico deficit primário (com tendência de alta) e com a segurança jurídica bastante debilitada.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      A verdade esbofeta e deixa a marca na cara do possuído e tudo que ele consegue fazer é repetir a bobajada que lê no estadão e folha. Que pobre coitado, que vida miserável.

  21. João carlos Gonçalves de souza

    Os economistas da Folha ou ouvidos pela Folha não conseguem dizer o básico. A agência precisou falar que a condução da economia está correta . JORNALISMO é o oque publica fatos e notícias reais. Conjecturas de futuro é outra coisa.

    Responda
  22. CARLOS SANTOS

    Traz PGuelabozo q alcança em 30 dias.

    Responda
  23. José Eduardo Campos

    Brasil no rumo certo..

    Responda
    1. Pery Pedro

      E um trem indo pra parede.

  24. José Filho

    "Limite de gastos" é algo que a ptzada não consegue entender.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Pery Pedro

      O tal déficit público. Essa coisa chata que a direita vive reclamando. Aff!

    3. Adauto João Pulcinelli

      Bom mesmo é a política do Guedes e seus seguidores neoliberais que só pensam em vender o país para diminuir o tal deficit público. Mas distribuir dinheiro sem critério para camioneiros taxistas e igrejas isso pode.

  25. Marcelo Magalhães

    É curioso que para a segurança dos investidores, a agência exige que o país rompa contratos com a população trabalhadora e reduza a seguridade afirmada formalmente. O povo vai perder a confiança no governo que não cumprir com o que foi combinado para satisfazer os donos do capital inútil. Essa lógica é uma profecia autorrealizável, de enquadramento dos trabalhadores em uma legião de miseráveis que vai trabalhar em condições de escravizados e ser taxada de improdutiva.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Perfeito Ivo, o banqueiro Paulo Guedes previu que em 6 meses o Brasil estaria como a Argentina e como a Venezuela, em um ano e meio. Isso chama-se profecia jamais realizada. Se você não sabe o que deu certo nos governos Lula, vai ter oportunidade de aprender agora. E temos sim muitas saudades da presidente Dilma, que foi homenageada pelo governo Chinês e é a candidata mais preparada para assumir o comissariado-geral da ONU, substituindo o excelente português Guterres. Obrigado!

    2. Ivo Broeing

      profecia auto realizável e querer repetir o que nunca deu certo no passado e querer alcançar um resultado diferente no presente, saudades da dima só pode

    3. Adauto João Pulcinelli

      Disse tudo. Só quem não conhece a História do Brasil e do mundo apoia essa doutrina neoliberal

    4. LORENA PARDELHAS

      Exatamente,Marcelo

  26. Fatima Marinho

    Depois das aves de mau agouro do mercado profetizando a falência do país, vem uma agência profissional mostrar a verdade: Brasil cresce, dívida pública alta mas é administrável, mercado de trabalho crescendo, inflação dentro da meta, governo sério . Agora é baixar juros e investir.

    Responda
  27. Adauto João Pulcinelli

    Com a palavra os economistas da fsp.

    Responda
  28. Juliano Camargo

    Traduzindo: :Lula e Haddad nos EUA prometeram teto de gastos para Moody's, e por promessas seladas com um aperto de mãos, eles acreditaram

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Que pobre coitado. Possuído pelo bozó só fala bobagem.

    2. MARIA F LUPORINI

      Acreditaram nos números e não no mi-mi-mi do Mercado financeiro. Brasil melhorou e pronto.