Hélio Schwartsman > Escalada bélica Voltar
Comente este texto
Leia Mais
No xadrez há um princÃpio de que uma ameaça é muitas vezes mais forte que sua concretização. No caso do oriente médio isso vale tanto para ambos os lados. As retaliações devem ser limitadas e sempre deixarem a mensagem de que poderia ser bem mais que isso.
Pelas informações que tenho, IsÂ… não é um paraÃso democrático, pelo contrário, segrega e discrimina até congêneres africanos. Pelo histórico do oriente médio no século XX , temos um estado judaico colonialista e bastante agressivo com os vizinhos. A teocracia iraniana tb é lamentável. Então temos um sionismo colonialista agressivo x um fundamentalismo muçulmano cruel. Quem perde é a humanidade.
Sei lá, Mano Schwartzman, esse bagúio aà tá bem lôko, Bibi idem, iiissraelenses sei não - espero que ainda não, que se diferenciem de sua cúpula polÃtica. Iiissrael virou o fortão da classe, bulinando todos ao redor, meu caro, não dá pé. Embora eu não saiba quem é que tá certo nessa encrenca toda, desconfio fortemente de que não é Iiissrael: um Estado, invasor de áreas onde não deveria estar, refratário (há decadas) a seguir decisões que lhe desagradem, a despeito de serem autoritativas. Sei não
O Iran é o Hezbollah são Coadjuvantes na causa palestina que e a mais importante questão do oriente médio e só ver o que tá acontecendo na região pra confirmar, o supremacista sionista colonial estado de Israel faz de tudo pra desviar a atenção do mundo das barbares que está cometendo em Gaza e Cisjordânia e tenta de todas as maneiras envolver o iran que não é árabe que não é muçulmano sunita
Deixa ver quem tem café no bule.
É impressionante como o discurso dos direitos humanos só é usado quando convém. Onde está a preocupação com as crianças inocentes e com as suas mães que estão sendo mas sac radas? Eu entendo, por conta das paixões e feridas dos dois lados, que a capacidade de julgamento seja afetada. Mas há de se ter uma mÃnima noção de proporcionalidade, coerência e empatia com a dor humana, assim como a noção de que não é aceitável cometer gen ocÃdio, pois isso não é e nunca será a solução para nada.
Paula! Para os dois lados né? Onde está a preocupação com as famÃlias Ucranianas por parte da esquerda? Das famÃlias dos soldados russos mortos na guerra. Daqueles que ousam a questionar Putin? Do povo venezuelano? A barbárie não tem lado. Mas parece que para esquerda tem.
"Ao menos para quem liga para direitos humanos, o fim da teocracia não deixaria saudades." Oi? Como se alguém estivesse preocupado com os direitos humanos nessa "guer.ra" (por guer.ra, leia-se mas.sacre de crianças e mulheres árabes). Invocar os direitos humanos (de novo) para justificar mortes e destruição ainda cola? Por que só há preocupação com direitos humanos quando convém? Alguém acredita que ocidentais que matam um povo e destroem um paÃs estão protegendo os direitos humanos desse povo?
Netanyahu é o mito deles.Nos tivemos um genocida e seus seguidores , os cúmplices.
Descontam sua raiva e o seu ódio doentio pela perda de seus soldados nas batalhas travadas no Sul . Guerras verdadeiras são para homens corajosos . Deveriam voltar ao tempo em que o lÃder ficava no front . Se esse modelo fosse seguido hoje as guerras seriam extintas.
E acreditem que o alvo desse ataque covarde é um único homem , se fossem dez Beirute amanheceria em escombros .
Ficou-me uma pergunta. Se é verdade que dezenas de mÃsseis atingiram o solo num perÃmetro relativamente pequeno, não terá o Irã demonstrado capacidade de destruir um reator nuclear com um ataque convencional? Isso e uma bomba atômica não são mais ou menos a mesma coisa? Sem entender nicas de pitibiribas do assunto, esse me parece o motivo de tanta reflexão antes do ataque.
Essa hipocrisia da imprensa que fala em paz , democracia entre outras coisas deveria ver e condenar o uso dessas bombas indecentes que jogam covardemente sobre cidades densamente habitadas . O que vi hoje é imperdoável, inaceitável e desumano demais . Cadê os nossos direitos humanos .
Liga a sua tv e olhe o bombardeio dessa noite em Beirute e depois tenha a coragem de escrever sobre as cenas que vc vai ver . E não esqueça que isso que vc vai ver é em uma cidade densamente povoada onde existem mães com seus filhos e depois de ver dê a sua opinião sobre os direitos humanos que vcs desse jornal tanto falam .
O Irã já tem bomba atômica há décadas. Melhor Israel parar com palhaçada.
É preciso por um fim na seita supremacista, messiânica e intolerante que comanda o Estado pária e genocida ju deu. É preciso dar um fim no regime de apar heid, colonialismo e extrema violência que a Folha insiste em passar pano e chamar de democracia. Israhell é o inferno incrustado no Levante.
O que estão fazendo é monstruoso demais e imperdoável. Vão pagar a conta .
Estranho falar de direitos humanos quando tudo que há em Ga za e Cis jor dânia diz o contrário. Estranho falar em direitos humanos quando paÃses no Oriente com in ter venções americanas com ajuda de is rael continuam no limbo alguns pioraram e vivem na ex trema vulnerabilidade. Deixem os povos com suas culturas em paz, porque na verdade os objetivos são econômicos e não humanos.
Nada do que eu escrever será suficiente para descrever as cenas do bombardeio que Beirute sofre essa noite . Eu não consigo acreditar nessas cenas .
Essa escória mostra todo ódio e toda sua imoralidade nos ataques noturnos que fazem covardemente contra Beirute . Cenas do inferno eu nunca vi tanta monstruosidade. Vai nascer dez Hamas e dez hezbolahs . O que estão fazendo é imperdoável.
E acreditem a justificativa para esse ataque bárbaro é matar um homem chamado hachem safi el din .
Há notÃcia de hoje nesta Folha, em que Biden conversou com netanyahu sobre a possibilidade de um grande ataque à s instalações petrolÃferas do Irã. Se isto ocorrer as consequências serão muito maiores devastadoras economicamente, para todo o mundo. O apoio incondicional do governo norte americano à Is@ra#el empurra o mundo para a catástrofe. Ambos os lÃderes deveriam ser responsabilizados pelo que ocorrer.
Quem liga para Direitos Humanos precisa se referir ao Estado de Israel como Estado Terrorista e dizer que Netanyahu é terrorista. Israel há anos promove genocÃdio contra a Palestina na faixa de Gaza, limpeza étnica que rouba territórios, selvagem "grilagem" de terras, desumana, colonizatória e expansionista. Ãrabes se defendem com pedras, intifada, bombas, tristes atentados sempre em resposta à violência israelense. Israel não representa judeus, mas a morte, o sangue e o poder bandido.
Para quem liga para direitos humanos, o fim do governo de Netanyahu e sua condenação num tribunal internacional seria muito bem vinda.
Com muitos rumores de guerras, o século 21 se apresenta muito diferente do que se poderia esperar. O que diria Cassandra, de Tróia?
Nada, provavelmente cometeria suicÃdio.
O colonista não sabe o significado da palavra PlausÃvel.
Uma solução alternativa racional, pra começo de conversa, seria: O Irã renunciar ao propósito de exterminar Israel e reconhecer esse Estado; o Irã renunciar à pretensão de construir bomba atômica e permitir livre fiscalização internacional; o Hamas devolver os reféns e se entregar à justiça israelense; desmonte do Hezbollah e entrega do LÃbano ao povo libanês; a criação de um estado palestino na Cisjordânia/Gaza. Por que isso é mais difÃcil do que aceitar um morticÃnio permanente?
Sem dúvida é uma solução, mas nada racional. A não ser que se pergunte: e no de Israel não vai nada?
Boa! Seria o razoável.
Complementando seu comentário: com a deposição, condenação, e prisão de netanyahu e de seu governo extremista de direita.
Faltou a criação do estado palestino não?
Aos poucos os americanos estão conseguindo o que queriam usando a sua marionete no Oriente Médio. Falam em diplomacia enquanto por trás planejam com Isra el ataques ao sistema petrolÃfero do Irã. O paÃs já avisou que não quer um conflito, mas pelo visto os EUA já declararam guerra como sempre. Irã ingenuamente mordeu a isca americana.
Analise perfeita.
Mude p lá
Escrevi "analise perfeita" em referencia ao artigo de Helio Schwartzman, näo com relacao ao comentario do leitor.
Esta turminha "Chamberlain' das redações brasileiras certamente estariam de calças arreadas para o furer pedindo arrego. Israel tem que terminar o serviço de uma vez por todas.
Admiro muito sua impecável gramática e clareza de expressões e posicionamento.
O que vc quis dizer com terminar o serviço . É o genocÃdio que vc se refere .
Carregar um avião de combate f35 com bombas de 2000 libras e exterminar mulheres e crianças pode ser chamado de tudo menos de guerra . A verdadeira intenção desse inimigo imoral é a completa destruição de Gaza a transformando em terra inabitável,assassinar o maior número de civis e roubar suas terras . Só hoje foram mais de 90 mortos entre eles muitas crianças.Sr Hélio seria mais coerente escrever que décadas de ocupação brutal não deixarão nenhuma boa lembrança.
Folha de tel Aviv .
Pena na região faltarem lideranças com o equilÃbrio dessa analise.
Uma coisa é fazer a análise, outra colocar em prática. Para começar não dá para negociar com organização terrorista fundamentalista.
não se iluda ele no fundo passa o pano para Israel, ele deveria começar dizendo que eles deveriam para a guerra
Eu considero Is ra el ainda pior que o Irã: o último é uma ditadura teocrática, mas o primeiro é uma democracia entre aspas que mata crianças e faz limpeza étnica.
Verdade. É só constatar como esse Estado trata os negros, indianos e outras minorias.Ãrabes , nem falar.
Isso que dá quando há guerra com organização terrorista que usa civis como escudos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Escalada bélica Voltar
Comente este texto