Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    No xadrez há um princípio de que uma ameaça é muitas vezes mais forte que sua concretização. No caso do oriente médio isso vale tanto para ambos os lados. As retaliações devem ser limitadas e sempre deixarem a mensagem de que poderia ser bem mais que isso.

    Responda
  2. Valter Luiz Peluque

    Pelas informações que tenho, Is… não é um paraíso democrático, pelo contrário, segrega e discrimina até congêneres africanos. Pelo histórico do oriente médio no século XX , temos um estado judaico colonialista e bastante agressivo com os vizinhos. A teocracia iraniana tb é lamentável. Então temos um sionismo colonialista agressivo x um fundamentalismo muçulmano cruel. Quem perde é a humanidade.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Sei lá, Mano Schwartzman, esse bagúio aí tá bem lôko, Bibi idem, iiissraelenses sei não - espero que ainda não, que se diferenciem de sua cúpula política. Iiissrael virou o fortão da classe, bulinando todos ao redor, meu caro, não dá pé. Embora eu não saiba quem é que tá certo nessa encrenca toda, desconfio fortemente de que não é Iiissrael: um Estado, invasor de áreas onde não deveria estar, refratário (há decadas) a seguir decisões que lhe desagradem, a despeito de serem autoritativas. Sei não

    Responda
  4. yussef mahmud m mustafa

    O Iran é o Hezbollah são Coadjuvantes na causa palestina que e a mais importante questão do oriente médio e só ver o que tá acontecendo na região pra confirmar, o supremacista sionista colonial estado de Israel faz de tudo pra desviar a atenção do mundo das barbares que está cometendo em Gaza e Cisjordânia e tenta de todas as maneiras envolver o iran que não é árabe que não é muçulmano sunita

    Responda
  5. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Deixa ver quem tem café no bule.

    Responda
  6. Paula Schmitt Avila

    É impressionante como o discurso dos direitos humanos só é usado quando convém. Onde está a preocupação com as crianças inocentes e com as suas mães que estão sendo mas sac radas? Eu entendo, por conta das paixões e feridas dos dois lados, que a capacidade de julgamento seja afetada. Mas há de se ter uma mínima noção de proporcionalidade, coerência e empatia com a dor humana, assim como a noção de que não é aceitável cometer gen ocídio, pois isso não é e nunca será a solução para nada.

    Responda
    1. PAULO ROBERTO

      Paula! Para os dois lados né? Onde está a preocupação com as famílias Ucranianas por parte da esquerda? Das famílias dos soldados russos mortos na guerra. Daqueles que ousam a questionar Putin? Do povo venezuelano? A barbárie não tem lado. Mas parece que para esquerda tem.

  7. Paula Schmitt Avila

    "Ao menos para quem liga para direitos humanos, o fim da teocracia não deixaria saudades." Oi? Como se alguém estivesse preocupado com os direitos humanos nessa "guer.ra" (por guer.ra, leia-se mas.sacre de crianças e mulheres árabes). Invocar os direitos humanos (de novo) para justificar mortes e destruição ainda cola? Por que só há preocupação com direitos humanos quando convém? Alguém acredita que ocidentais que matam um povo e destroem um país estão protegendo os direitos humanos desse povo?

    Responda
  8. Flávio Sasso

    Netanyahu é o mito deles.Nos tivemos um genocida e seus seguidores , os cúmplices.

    Responda
  9. omar assaf

    Descontam sua raiva e o seu ódio doentio pela perda de seus soldados nas batalhas travadas no Sul . Guerras verdadeiras são para homens corajosos . Deveriam voltar ao tempo em que o líder ficava no front . Se esse modelo fosse seguido hoje as guerras seriam extintas.

    Responda
  10. omar assaf

    E acreditem que o alvo desse ataque covarde é um único homem , se fossem dez Beirute amanheceria em escombros .

    Responda
  11. João Vergílio

    Ficou-me uma pergunta. Se é verdade que dezenas de mísseis atingiram o solo num perímetro relativamente pequeno, não terá o Irã demonstrado capacidade de destruir um reator nuclear com um ataque convencional? Isso e uma bomba atômica não são mais ou menos a mesma coisa? Sem entender nicas de pitibiribas do assunto, esse me parece o motivo de tanta reflexão antes do ataque.

    Responda
  12. omar assaf

    Essa hipocrisia da imprensa que fala em paz , democracia entre outras coisas deveria ver e condenar o uso dessas bombas indecentes que jogam covardemente sobre cidades densamente habitadas . O que vi hoje é imperdoável, inaceitável e desumano demais . Cadê os nossos direitos humanos .

    Responda
  13. omar assaf

    Liga a sua tv e olhe o bombardeio dessa noite em Beirute e depois tenha a coragem de escrever sobre as cenas que vc vai ver . E não esqueça que isso que vc vai ver é em uma cidade densamente povoada onde existem mães com seus filhos e depois de ver dê a sua opinião sobre os direitos humanos que vcs desse jornal tanto falam .

    Responda
  14. Matheus Battistoni

    O Irã já tem bomba atômica há décadas. Melhor Israel parar com palhaçada.

    Responda
  15. SAMYR AUAD

    É preciso por um fim na seita supremacista, messiânica e intolerante que comanda o Estado pária e genocida ju deu. É preciso dar um fim no regime de apar heid, colonialismo e extrema violência que a Folha insiste em passar pano e chamar de democracia. Israhell é o inferno incrustado no Levante.

    Responda
  16. omar assaf

    O que estão fazendo é monstruoso demais e imperdoável. Vão pagar a conta .

    Responda
  17. Graça Almeida

    Estranho falar de direitos humanos quando tudo que há em Ga za e Cis jor dânia diz o contrário. Estranho falar em direitos humanos quando países no Oriente com in ter venções americanas com ajuda de is rael continuam no limbo alguns pioraram e vivem na ex trema vulnerabilidade. Deixem os povos com suas culturas em paz, porque na verdade os objetivos são econômicos e não humanos.

    Responda
  18. omar assaf

    Nada do que eu escrever será suficiente para descrever as cenas do bombardeio que Beirute sofre essa noite . Eu não consigo acreditar nessas cenas .

    Responda
  19. omar assaf

    Essa escória mostra todo ódio e toda sua imoralidade nos ataques noturnos que fazem covardemente contra Beirute . Cenas do inferno eu nunca vi tanta monstruosidade. Vai nascer dez Hamas e dez hezbolahs . O que estão fazendo é imperdoável.

    Responda
    1. omar assaf

      E acreditem a justificativa para esse ataque bárbaro é matar um homem chamado hachem safi el din .

  20. Humberto Giovine

    Há notícia de hoje nesta Folha, em que Biden conversou com netanyahu sobre a possibilidade de um grande ataque às instalações petrolíferas do Irã. Se isto ocorrer as consequências serão muito maiores devastadoras economicamente, para todo o mundo. O apoio incondicional do governo norte americano à Is@ra#el empurra o mundo para a catástrofe. Ambos os líderes deveriam ser responsabilizados pelo que ocorrer.

    Responda
  21. Fernando Dias

    Quem liga para Direitos Humanos precisa se referir ao Estado de Israel como Estado Terrorista e dizer que Netanyahu é terrorista. Israel há anos promove genocídio contra a Palestina na faixa de Gaza, limpeza étnica que rouba territórios, selvagem "grilagem" de terras, desumana, colonizatória e expansionista. Árabes se defendem com pedras, intifada, bombas, tristes atentados sempre em resposta à violência israelense. Israel não representa judeus, mas a morte, o sangue e o poder bandido.

    Responda
  22. Marcelo Campos

    Para quem liga para direitos humanos, o fim do governo de Netanyahu e sua condenação num tribunal internacional seria muito bem vinda.

    Responda
  23. Benedicto Ismael Dutra

    Com muitos rumores de guerras, o século 21 se apresenta muito diferente do que se poderia esperar. O que diria Cassandra, de Tróia?

    Responda
    1. Ricardo Botto

      Nada, provavelmente cometeria suicídio.

  24. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    O colonista não sabe o significado da palavra Plausível.

    Responda
  25. THYRSO DE CARVALHO JUNIOR

    Uma solução alternativa racional, pra começo de conversa, seria: O Irã renunciar ao propósito de exterminar Israel e reconhecer esse Estado; o Irã renunciar à pretensão de construir bomba atômica e permitir livre fiscalização internacional; o Hamas devolver os reféns e se entregar à justiça israelense; desmonte do Hezbollah e entrega do Líbano ao povo libanês; a criação de um estado palestino na Cisjordânia/Gaza. Por que isso é mais difícil do que aceitar um morticínio permanente?

    Responda
    1. Ricardo Botto

      Sem dúvida é uma solução, mas nada racional. A não ser que se pergunte: e no de Israel não vai nada?

    2. DANIEL ROUSSO

      Boa! Seria o razoável.

    3. Humberto Giovine

      Complementando seu comentário: com a deposição, condenação, e prisão de netanyahu e de seu governo extremista de direita.

    4. Rafael Moraes

      Faltou a criação do estado palestino não?

  26. Sam Duart

    Aos poucos os americanos estão conseguindo o que queriam usando a sua marionete no Oriente Médio. Falam em diplomacia enquanto por trás planejam com Isra el ataques ao sistema petrolífero do Irã. O país já avisou que não quer um conflito, mas pelo visto os EUA já declararam guerra como sempre. Irã ingenuamente mordeu a isca americana.

    Responda
  27. Helene Medeiros

    Analise perfeita.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Mude p lá

    2. Helene Medeiros

      Escrevi "analise perfeita" em referencia ao artigo de Helio Schwartzman, näo com relacao ao comentario do leitor.

  28. Luciano Napoleão de Souza

    Esta turminha "Chamberlain' das redações brasileiras certamente estariam de calças arreadas para o furer pedindo arrego. Israel tem que terminar o serviço de uma vez por todas.

    Responda
    1. josé SOARES

      Admiro muito sua impecável gramática e clareza de expressões e posicionamento.

    2. omar assaf

      O que vc quis dizer com terminar o serviço . É o genocídio que vc se refere .

  29. omar assaf

    Carregar um avião de combate f35 com bombas de 2000 libras e exterminar mulheres e crianças pode ser chamado de tudo menos de guerra . A verdadeira intenção desse inimigo imoral é a completa destruição de Gaza a transformando em terra inabitável,assassinar o maior número de civis e roubar suas terras . Só hoje foram mais de 90 mortos entre eles muitas crianças.Sr Hélio seria mais coerente escrever que décadas de ocupação brutal não deixarão nenhuma boa lembrança.

    Responda
  30. omar assaf

    Folha de tel Aviv .

    Responda
  31. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Pena na região faltarem lideranças com o equilíbrio dessa analise.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Uma coisa é fazer a análise, outra colocar em prática. Para começar não dá para negociar com organização terrorista fundamentalista.

    2. Gilmar Maghenzani

      não se iluda ele no fundo passa o pano para Israel, ele deveria começar dizendo que eles deveriam para a guerra

  32. Felipe Araújo Braga

    Eu considero Is ra el ainda pior que o Irã: o último é uma ditadura teocrática, mas o primeiro é uma democracia entre aspas que mata crianças e faz limpeza étnica.

    Responda
    1. josé SOARES

      Verdade. É só constatar como esse Estado trata os negros, indianos e outras minorias.Árabes , nem falar.

    2. DANIEL ROUSSO

      Isso que dá quando há guerra com organização terrorista que usa civis como escudos.