Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. michel abib cutait

    A depressão endógena , como outras psicopatologias "antigas e desprezadas" pelo DSM5R, é hereditária ; logicamente os cérebros e mentes são diferentes; não é preciso RNM...basta conhecer famílias inteiras; sou idoso psiquiatra, no interior de S Paulo; sem modéstia, mas com muita experiência; já vi e atendi muitas pessoas "deprimidas de nascença", como ainda dizemos por aqui; Dra Suzana é ótima, gosto de sua Neurociência, mas não esqueço o Prof Nobre de Mello

    Responda
  2. michel abib cutait

    Sou Psiquiatra há 47 anos, no interior. ; trabalhei muito; atendi muitas gerações de famílias inteiras; as cinco "personalidade básicas": esquizo-paranóide; conversiva dissociativa, maníaco-depressiva; obsessiva-compulsiva; epileptóide viscosa-paroxística, todas tem traços de "herança complexa e penetração variável"...há muito se sabe disso... mudaram os nomes no "DSM5R"...havia "depressâo endógena"; cérebros/mentes diferentes; Dra Suzana é Ótima, mas releva a Psicopatologia Antiga e Aceita...

    Responda
  3. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Um novo estudo revelou que os músicos têm mais massa cinzenta em determinadas regiões do cérebro. Ao comparar o cérebro de músicos profissionais, amadores e não músicos, os cientistas constataram diferenças na quantidade de massa cinzenta de determinadas regiões responsáveis pela audição, visão e controle motor. Em 2020, hospitais e unidades de saúde pelo Brasil aderiram ao uso de música para auxiliar no tratamento de pacientes internados com COVID-19.

    Responda
  4. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Lendo os livros de David Eagleman aprendi que "o cérebro é mais bem compreendido como uma equipe de rivais, uma competição entre populações neurais diferentes". Então, se entendi bem o artigo, a depressão não só tem seu espaço no cérebro mas também encolhe/expande? A depressão é uma "coisa" viva, não se restringe a coisas mortas como pensamentos, lembranças e sentimentos repetitivos/intrusivos?

    Responda
  5. José Cardoso

    Interessante como a ciência evolui, pois a desacreditada frenologia tentava correlacionar atributos anatômicos na cabeça com traços de personalidades. Mas obviamente não tinha na época acesso ao cérebro, por isso se contentava como o formato do crânio. Pode-se dizer que essas conclusões mencionadas aqui são uma espécie de frenologia 2.0.

    Responda
  6. Paloma Fonseca

    Então deduzo que é possível diagnosticar a depressão (profunda, crônica) com mais precisão a partir não somente da sintomatologia, mas também a partir de imagens do cérebro. Me ocorreu: dá-se a entender que a depressão teria somente relação com a expansão daquelas três regiões do cérebro, mas será que as estruturas cerebrais contraídas por aquelas que se expandem acabam sofrendo uma disfunção?

    Responda
  7. Rogerio Lima Afonso

    Ótimo texto informativo de uma atualização. Então temos que provavelmente, Deprimidos são gestados estruturalmente depressivos. Mais uma vez, Anatomia é Destino...

    Responda
  8. raul pereira

    Como sou dualista, vou apelar!. Estados depressivos não têm apenas causas anatomo-fisiológicas.: causas espirituais devem ser consideradas. Como comprovar ? A ciência, com o seu empirismo, não considera nem como hipótese.

    Responda
    1. michel abib cutait

      SR Raul, seja UNICISTA...corpo, cérebro, mente, alma , matéria, espirito são uma só Entidade, um Organismo, uma Vida... ANIMAIS, VEGETAIS, MINERAIS...o Universo infinito é UNO, indizível, indivisível

  9. Antonio Araújo

    Bom texto

    Responda
  10. Adauto Lima

    Depressão é uma das Doenças Mentais Modernas cuja incidência é marcante na nossa época. Sempre existiram, mas o meio em que vivemos é fértil para sua manifestação. É possível demonstrar isso não apenas comparando os portadores individualmente, mas ampliando a amostra para incluir cérebros com as características mencionadas obtidas em autópsia de pessoas de gerações de ambientes mais saudáveis.

    Responda
  11. Teresa Cardoso

    Valiosa descoberta.

    Responda