Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. omar assaf

    Para aqueles que estão sugerindo aulas de história para os leitores . Lembro do nosso compromisso com a professora de história árabe Arlene clemesha .

    Responda
    1. omar assaf

      Segunda feira . Não percam .

  2. Rubens gonçalves

    Claudio lotembergem . O seu povo está vivo mas os 43 mil palestinos e 2 mil libaneses não está vivos. Estão mortos.

    Responda
  3. jane Ventury Leal

    Cláudio Lottemberg,seu texto não exagera ,nem há vitimização falsa quanto aos ataques do Hamas ou a loucura do Irã patrocinando esses grupos fanáticos ,mas nós também sabemos dos assentamentos irregulares de colonos judeus também fanáticos,do horror que os palestinos vivem ,cercados,humilhados,sem um Estado reconhecido,separados em Gaza,Cisjordânia ,etc.Israel não deixou o povo sair do Inferno de bombas que jogou em Gaza,não sobrou uma parede em pé e agora parte para o Líbano,nova Gaza!

    Responda
  4. Ida Sztamfater

    Excelente artigo. Os comentários contrários só mostram o quanto as pessoas precisam estudar história e enxergar a realidade. Só não enxerga quem não quer. Daí sim sugiro Dr Claudio para abrir os olhos dos leitores e aproveitar a consulta para dar aula de historia. îñ

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Boa ideia! Enquanto ministra a aula de história, pode receber um pouquinho de orientação quanto ao assa sinato de crianças e mulheres, de ataques a hospitais, a creches e escolas. Também deveria ser orientado quanto ao roubo de propriedades, expulsão da população dona das terras, ao implementar um estado religioso, fascista que trata os pales Tinos como um verdadeiro apar theid, onde são tratados como cidadãos de segunda classe, sem direitos civis e justiça social.

  5. Ettore Fellini

    Vivo e dizimando quem tem direito a sua terra .Sionista é terrorista

    Responda
  6. Fernando Borges Campinas SP

    Tudo isso é verdade mas não inocenta Israel pelos ataques genocidas que matam milhares de inocentes como crianças, mulheres grávidas e idosos sem nenhum constrangimento. Árabes também têm história, muita história de atrocidades sofridas. Netanyahu foi muito burro, agiu como um moleque viciado em jogos eletrônicos de guerra. Por mil anos palestinos vão jurar vingança. Você acha que vão esquecer dezenas de mesquitas destruídas pelas bombas de Israel ?

    Responda
  7. yussef mahmud m mustafa

    O Povo Palestino está vivo e vai viver pra sempre porque ama a sua terra ,ama sua cultura e poderia estar vivendo em paz se do outro lado não fosse a arrogância o desprezo e o ar de superioridade que sentem pelos palestinos,

    Responda
  8. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Vivo, sim, e matando também.

    Responda
  9. Daniel Vitorazzi

    Por ponderar em meus comentários a situação dos palestinos me rotularam de antissemita. Agora querem reclamar de rótulos?

    Responda
  10. Debora Oizerovici

    Parabéns pelo artigo verdadeiro e importantíssimo. Explicação está clara para quem quer saber e aprender a história como ela é!

    Responda
  11. vivian lederman

    Parabéns pelo artigo! Os comentários antissemitas apenas reenforçam o que foi escrito no artigo.

    Responda
  12. denise antao

    Obrigada por esta explicação tão clara. Muito importante ler artigos inteligentes e com conteúdo histórico.

    Responda
  13. Moara Semeghini

    GE N0 CI D@S

    Responda
  14. Moara Semeghini

    Se defendendo de quem? 50 mil m0r t0s em Gaza. Ge n0 ci d@s

    Responda
  15. João Paulo Zizas

    Há realismo e sensatez nas ponderações do médico Claudio Lottenberg sobre a atual guerra defensiva de Israel contra facções armadas desejosas de destruir o Estado judeu. Esses grupos nutrem profundo ódio ao povo hebreu e querem vê-lo dizimado. Ademais, abominam os paradigmas democráticos da nação que atacam. Uma parte especialmente notável do artigo é a observação quanto ao fato de o conflito ter sido iniciado pelos terroristas. Eles são os verdadeiros culpados por todos os inocentes mortos.

    Responda
  16. bagdassar minassian

    ... desde a Antiguidade o Povo Judeu conviveu nos mesmos espaços dos Oriente Próximo e Médio com árabes, turcos, armênios, curdos, persas e outros, todos juntos e misturados com os 'pegapracapar' corriqueiros de dominação. Em 1917 foi compromisso do Império Britânico e em 1948 a criação do Estado de Israel juntamento com o agora 'povo palestino'.

    Responda
  17. João Paulo Zizas

    Há realismo e sensatez nas ponderações do médico Claudio Lottenberg sobre a atual guerra defensiva de Israel contra facções armadas desejosas de destruir o Estado judeu. Esses grupos nutrem profundo ódio ao povo hebreu e querem vê-lo dizimado. Ademais, abominam os paradigmas democráticos da nação que atacam. Uma parte especialmente notável do artigo é a observação quanto ao fato de o conflito ter sido iniciado pelos terroristas. Eles são os verdadeiros culpados por todos os inocentes mortos.

    Responda
  18. Vitoria Machado

    A Folha de SS ão Paulo fica localizada entre o Bom Retiro e Higienópolis, bairros de comunidades judaicas, portanto, é conivente com todas as diretrizes hebraicas e prosta-se ao pés de Israel.

    Responda
  19. Daniel Souza Medeiros

    O povo de Israel está vivo... exterminando, roubando, segregando e humilhando o Povo Palestino desde 1948!

    Responda
  20. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    É cansativo. Todo mundo concorda que o Hamas é atroz e o ataque merece resposta. Ninguém em sã consciência concorda com a resposta dada, que matou e destruiu de forma desproporcional e segue. Não há antissemitismo algum. Isso é pura fake news. A questão é o horrível governo de Israel, não os judeus. Como leitora, peço para a Folha não dar mais espaço para esse tipo de texto, já que cansou.

    Responda
  21. Cleomar Ribeiro

    ... nossas irmãs e irmãos de Israel estão mais vivos do que mortos e nossas irmãs e irmãos de Gaza mais mortos do que vivos!... Em guerras sempre tende a Soma Zero!!!...

    Responda
  22. Raymundo de Lima Lima

    Texto panfletário, q omite as mais de 31mil palestinos mortos por Israel só na Fx Gaza. Não enxerga a invasão d colonos juds nas terras dos palestinos, q são expulsos. Não enxerga os interesses populistas do genocida Netanyahu? Aceita invasão d país soberano Libano. Não se trata d antissemitismo. Assim, queimam o capital moral q conquistaram com o holocausto.

    Responda
  23. Valter Luiz Peluque

    Como a censura da Folha não deixa passar um texto crítico analítico, só resta lamentar a hipocrisia crise ia do jornal e do autor que finge ignorar a história da região no século XX.

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Faço meu, seu comentário!

  24. Valter Luiz Peluque

    O velho ramerrão do anti-semitismo não cola mais. Não se pode acusar quem enxerga as coisas como são. O maior agressor, colonialista e expansionista em terras palestinas não são os árabes nem os persas. A violência cometida contra Gaza, Cisjordânia e Líbano é tão ou mais cruel que a praticada nos campos de concentração de Hitler.

    Responda
  25. joao claiton edy negrao negrao

    Dá pra imaginar o Irã com ar as nucleares ?

    Responda
  26. PAULO PETRASKI

    Parei de ler no 'apenas se defendendo'. Depois não parei de rir.

    Responda
  27. Gaya Becker

    É nisso q dá fazer favor para mal agradecidos!

    Responda
  28. Gaya Becker

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  29. yussef mahmud m mustafa

    Apesar de repressão,das prisões das torturas dos assassinatos, do roubo das terras e assentamentos dos ditos colonos assassinos na Cisjordânia apesar da barbarie onde mais de 20 mil crianças e mulheres trucidados pelo ético exército do estado colonial sionista de Israel em Gaza , O Povo Palestino existe e vai existir pra sempre

    Responda
  30. Felipe Araújo Braga

    E as quarenta mil mortes de pales tinos, alguma palavra?

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Para o autor deste texto panfletário, 30 ou 40mil palestinos mortos é apenas um número.

  31. Felipe Araújo Braga

    O autor lamenta as críticas de Lula à Is ra el. Eu, entretanto, aprovo: creio que o autor se identifique mais com Bolsonaro e tenha rido da piada sobre os quilombolas, não é mesmo? E, Is ra el é sim o país agressor: antes do sete de outubro a Faixa de Ga za já era um gueto e já tomavam terras na Cis Jordânia. Querem paz? Devolvam os territórios pales tinos e negociem na ONU a criação de dois Estado. O povo da Pales Tina está vivo.

    Responda
  32. José Cardoso

    Li ontem por coincidência uma descrição do caso Dreyffus pelo escritor português Rui Tavares. Aparece a figura de Bernard Lazare, que escreve ainda no final do século 19 talvez o primeiro livro analisando o antissemitismo. Um texto dele lembra o início da Metamorfose de Kafka: "Um dia acordei de um sonho...acordei judeu quando antes ignorava o que era um judeu."

    Responda
  33. Luciano Mina

    ...o povo palestino também...apesar do esforço deste estado pirata em dizimá-los....

    Responda
  34. CARLOS SANTOS

    70 anos contínuos de ocupações, prisões ilegais, tortura, assassinatos indiscriminados, exclusão, bombardeios, expulsões, roubos e desrespeito a centenas de resoluções da ONU. Para I tudo é válido e 90% dos países estão errados. Certo?

    Responda
  35. Wilson Rossi

    Enquanto matam mulheres e crianças seus cidadãos festejam com mel e maçã o ano novo. Lembrar da humilhação a que foi submetido nosso embaixador, por um fanático desqualificado que tem o cargo de ministro.

    Responda
  36. Wilson Rossi

    Quanta hipocrisia, como distorcer a realidade. Não se podia esperar outra coisa do representante do Estado genocida. Lembrar das risadas no clube Hebraica com as piadas rascistas do semianalfabeto sobre os quilombolas , em reunião de apoio a sua candidatura.

    Responda
  37. Vitor Gomes de Almeida

    Ótima texto!! Lula apoia os terroristas, Zelensky definiu bem , Lula lobo com pele de cordeiro

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Seu vito, 40mil palestinos e libaneses mortos, são todos terroristas? Psicóticos, sociopatas e fanáticos não tem coragem de enxergar óbvio.

    2. Marcos Benassi

      Opa, iço mezmo; além do que, comunista, come criancinha. Mas tem o pudor de cozê-las primeiro, e não as busca de motinho, como o Bozo quando "pinta um clima".

    3. Wilson Rossi

      Vai pra Gaza quinta coluna.

  38. Hugo Bonette de Carvalho

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  39. Marcos Benassi

    Aí Jesus da Goiabeira, que capacete! Vai tratar nóis quem nem bocó lá onde a Justa, justíssima, pariu. E não volta, por favor. Orra, folha...

    Responda
  40. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Posso até entender esse texto melhor se o autor responda.pergunta bem simples, se há um ano atrás esse primeiro ministro de Isarlal não estivesse prestes a cair, a atitude dele seria a mesm? Pois sabemos que quando tudo acabar, com a destruic6sw.muitos inocentes, esse senhor será preso.

    Responda
  41. Marcos Araujo

    O povo de Is rael está vivo, depois de ter ma tado todos os vizinhos. Lamentável a Folha dar voz a defensor de exterminador

    Responda
    1. omar assaf

      Caro Marcos , note que nos seis últimos artigos três foram escritos por cionistas fora o enviado especial que escreve com total parcialidade fazendo malabarismo para justificar os crimes contra humanidade cometidos diariamente.Vergonhoso esse jornalismo.

  42. omar assaf

    Esse é o resultado da plutocracia americana comandada por lobbies que protegem seus interesses no OM.O apoio incondicional e o poder de veto americano criou um monstro que está fora de controle haja visto que ninguém consegue parar esses psicopatas que cometem crimes contra humanidade vergonhosos. O supremacismo racial é perigoso , liberdade ,igualdade e justiça são as nossas únicas opções .

    Responda
  43. omar assaf

    Deveria procurar um oftalmologista para ver com mais nitidez o verdadeiro problema desse conflito . O que os nossos olhos estão vendo nenhuma palavra pode desmentir .

    Responda
    1. omar assaf

      Luiz , ele não vai te responder porque vc o deixou meio sem resposta . E nesse caso tem sempre um ditado . Quem cala consente.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      André. O que era o Irgun e outros grupos assemelhados?

    3. André Lajst

      Você está sugerindo para um dos maiores oftalmologistas do Brasil procurar um oftalmologista? Que ato falho hein.! Talvez você precise procurar um professor de história sobre a região e um pouco de bom senso sobre o que significava a palavra terrorismo radical fundamentalista e o mal que isso causa em toda região.

    4. omar assaf

      Imagine Marcos , pode me corrigir à vontade para o ilustre oftalmologista o que é nos outros é refresco.

    5. Marcos Benassi

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  44. omar assaf

    Omitir as décadas de ocupação brutal ,humilhação,desumanização,massacres e roubo de terras é muito conveniente para o autor desse texto que só procura narrar um lado dessa história e usa o ante semitismo sempre como escudo de defesa .Sr oftalmologista ninguém é mais capacitado que vc para afirmar que , o que os nossos olhos estão vendo nenhuma palavra pode desmentir.

    Responda
    1. omar assaf

      Esse comentário demorou três horas para ser postado. Alguém consegue me explicar o porquê .

  45. Marcelo Magalhães

    Texto lobista e mentiroso e porque não dizer kan alha. Até hoje nenhuma atitude antise mita foi detectada, porém qualquer reação ao geno cidio pales tino é taxada como tal. Os Isra elenses humilharam o povo brasileiro classificando o seu presidente como persona non grata e conduzindo o embaixador para resolver questões formais em museu temático. Estados religiosos, islâ mico ou ju deu, descambam para o radicalismo e sua desconsideração aos diferentes, os induzem a produzir barbáries.

    Responda
  46. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Porque não a folha não dar voz ao outro lado tbm, seria importante!

    Responda
  47. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Esse cidadão não estudou a história

    Responda
  48. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Esse cidadão não estudou a história direito

    Responda
  49. Lorenzo Frigerio

    As ações colonialistas de Is rael na Cisjordânia mostram que o Estado-pária é maior e vacinado. Chega de invocar o holocausto, isso é uma desonra aos que pereceram.

    Responda
  50. Vilarino Escobar da Costa

    Seria ingenuidade esperar algo diferente em uma coluna escrita por um representante da conib ! Parece tão fácil esquecer as milhares de crianças e mulheres assassinadas e o estado de terra arrasada em Gaza e agora no Líbano ! O único objetivo de Isr ael é por fim a qualquer possibilidade de existência do Estado Palestino , e parece que definitivamente isso foi alcançado!

    Responda
    1. omar assaf

      Sr Vilarino, concordo em tudo e só espero que o último parágrafo não seja alcançado seria a maior injustiça de todos os tempos e levaria mais caos para região .