Vinícius Torres Freire > A classe média masculina que gosta de Marçal e de seu apelo revoltado e revoltante Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Uma certa elite, liberal em economia e simplesmente ignara em tudo o mais, resolveu investir no niilismo polÃtico e na iconoclastia institucional para tentar obter seus propósitos de desregulação e *reformas* que implodam o que resta de proteção social. Ela pensa que vai controlar o monstro. Justamente por ser inculta e ignara, não aprende nada com a história.
Comentário perfeito
Mário de Andrade já havia desvendado esse mistério 100 anos atrás, com seu MacunaÃma. O brasileiro se define pela falta de caráter, o que explicaria a identificação com o tal de "M".
Releia, Macunaima e Marçal sao opostos. MacunaÃma tinha vários caracteres, indio, negro, branco e etc. Já Marçal é um MAU carater. Bem diferente...
Veja uma sala de aula numa universidade pública, a maioria é de mulheres e homens gays. O homem hetero segue perdido com medo e se engasgando com as Red pills. Não é por acaso que temos tantos casos de violência doméstica, o homem conservador está perdido e com medo.
Reconstruir! Essa devia ser a palavra de ordem dos "alfa". Acabou seu tempo de tudo-posso, bunitinho.
O patrocÃnio maior, velado, vem da Faria Lima., que está detestando o grau de investimento conquistado pelo atual governo.
Comentário lúcido!
Machos másculos que precisam apoiar seus complexos em outro Alpha para não perder a masculinidade. Paradoxo?
As meinhas da quinta série não foram suficientes?
Não li esta porcaria de matéria sua. Pois revoltante és parcialidade e a militância de redação da Foice.
A sociedade esta doente, classe medi ocre.
Quem vota no Marçal é pobre de direita. Uns iludidos e enganados....
leia novamente o texto
eles gostam é boça/lidade, deus pátria e famÃlia
deus pátria famÃlia & estupidez à vontade
e tem o voto de cabresto atualizado dos deixados na ignorância...viva o Brasil e seus currais
É a mesma classe que gosta do Cunha desde dois mil e dezesseis e de seu apelo revoltado e revoltante ´Não vou bancar o pato`. Abaixo o(a)s camisas amarelas!
"O que querem esses homens?", pergunta o autor. Sinal da estupidez moderna, que por colocar o homem heterossexual como agressor violento e insensÃvel nas narrativas feministas, não é capaz de entender a complexidade e nuances do ser humano. Ideologia emburrece mesmo...
E o que querem algumas mulheres que provocam alienação parental, induzindo os filhos a dizerem para o juiz que estão sendo abusados? Que dizer que não existe abuso, ou que todas as mulheres agem assim? Ou para usar seu vocabulário "fêmea violenta e ressentida"
Uma f
Meu caro, o que se vê diariamente são.machos ressentidos e violentos, que não aceitam a separação e perseguem, agridem e matam suas ex-namoradas, esposas e amantes. Como não pensar em heterossexualidade machista e violenta? Enfim, por falar em ideologia, você tem a sua, claro está.
Seu texto é pura ideologia. Portanto, você não entendeu nada e falou apenas bobagens.
Ideologia? Mas só qdo eh do outro, né ?
Quem falou em heterossexualidade?
Não, não vou apagar, Rodrigo Tupi-Guarani. Caso tenha alguém além de chacotas superdescoladas, fique à vontade para expor seu argumento.
Dá tempo de apagar esse comentário, corre lá
A arrecadação de SP capital está na casa dis doze BI. Curioso q a composição dos gastos dessa bilionária receita não foi objeto de discussão nenhuma. Nem nos debates, nem na imprensa, nem em qualquer lugar.
Marcelo, vc teria, supostamente, algum problema cognitivo?
Acho que você não prestou atenção, ou está preso numa bolha.
A classe media masculina eh literalmente composta de , não se pode escrever, mas todos sabem o que os homens tem lá embaixo
Como deve ser a famÃlia de cada um destes cidadãos?
Toda a coluna pode ser resumida na seguinte frase: redpill vota em redpill.
Sempre o mesmo mi-mi-mi de sempre. Eu nunca gostei muito do Bolsonaro, mas numa coisa ele tinha razão. Essa turma da lacração tá transformando o Brasil num PaÃs de maricas.
machos que nem podem oprimir livremente mais. Onde já se viu né?!
Machos complexados?
VTF, medÃocre e pau-mandado dos editores, fala de tudo, de polÃtica à economia, de pautas progressistas e reacionárias. E fala sempre mediocremente. Não existe um ser mais patético no jornalismo.
Em resumo: são machos que se sentem oprimidos, coitadinhos.
Macho que precisa passar por cima da lei porque não consegue ter sucesso dentro das regras do jogo.
Macho que não consegue ter uma conversa de gente adulta porque não tem maturidade emocional pra lidar com as próprias contradições.
O macho que precisa diminuir a mulher pra se sentir viril.
mentes de uma página e videos tik tok ou insta de 15 s. Não chegam a segunda página, acreditam na meritocra cia, mesmo quando ela é produzi da por menti ras e extorsão dos mais pobres e mais fracos. Os que escolherem pablo maissal merecem um neurologista, tomara que não receite cadeira das no cerebro para ver se os neuro nios voltam.
Classe média???hahaha. Desclassificados, sem Bom senso e idiotizados politicamente, pode ser, com certeza!
VinÃcius, Explique, como se nós tivéssemos cinco anos, porque o Marçal tem mais eleitores nas periferias?
tik tok, insta, uso de religião, acusações e mentiras.
Eu explico: classe média masculina vota em Marçal e pobre da periferia evangélico também; o cara decorou umas frases da bÃblia e os crentes acreditaram
Não é o que dizem as pesquisas. Mas seria facilmente explicável. Os jovens pouco politizados se deixam facilmente levar por um discurso que lhes promete riqueza e sucesso fácil e rápida, aquilo que a moda ligeira chama de empreendedorismo, mirando-se no seu exemplo pessoal e de muitos dos tais influenciadores digitais.
Militâncias da esquerda e da direita odeiam VinÃcius porque ele fala a verdade.
Francisco, nunca fui ligado a nenhum partido. O que estou chamando atenção eh para o fato de que populismos (como os 2 casos que estou citando) são, por definição anti-fair play.
Aposto que esse era psdbista
José Padilha, já que vc pediu, vou dar ainda mais nome aos bois: vocês e os bozistas odeiam a mÃdia profissional como um todo, pelo mesmo motivo: porque o ofÃcio destas militâncias é mentir e manipular.
Essa é toda a verdade que tens para nos dizer?
20% de um eleitorado não pode ser, em hipótese alguma, ser qualificado como "riquinho", num paÃs onde 2% da população, apenas, obtém grande parte da renda.
Amado pelos que têm ódio no coração.
Essa classe média é uma piada. Quem são? Os donos do capital? Grandes banqueiros? Herdaram fortunas? Uma turminha aà que bate ponto pra ganhar seus 5 sm ou trabalha 12 hs/d para manter sua lojinha. Acordem!! Vocês são pobres e precisam das mesmas coisas que os pobres necessitam. Parem de se achar ricos.
Não vão parar, Adriano. O que dá sentido à existência dessa gente é justamente essa diferenciação estética (feita com base num padrão de consumo muitas vezes insustentável e em afetação moral) em relação aos trabalhadores mais pobres. Sem isso eles teriam que encarar o fato de que são exatamente como aqueles que eles desprezam.
Umberto Eco estava certo quando disse que a internet deu voz a y dy otas
Homem é desprovido de inteligência. Foi o próprio candidato que disse ao referir que mulher é inteligente! Realmente! Mulher não se deixa enganar !
Se for a mim, Grata, Francisco.
Não se deprecie, vc eh prova de que as existem .
Nem tanto! Não me parece que essa categoria seja assim tão sujeita ao gênero.
Vêtêfê, se não estou enganado, na última presidencial, eleitores mais jovens preferiam o Lula, não é?
O apelo desse discurso liberal individualista, o tal empreendedorismo tão ao gosto do mercado e da mÃdia em geral, é facilmente absorvido pelos jovens pouco politizados pois fala à sua ânsia por riqueza e sucesso rápidos, incentivados pelos exemplos de alguns desses tais influenciadores digitais, como o próprio candidato. Ilusão que parece que apenas, e talvez, alguma maturidade desvaneça.
Com certeza os eleitores que votam no laMarçal são os que tem mais acesso à internet , que segundo um filósofo emburreceu a muitos .
Não fica claro para mim o que você considera como “mais acesso” à Internet. Vou arriscar: quem tem acesso apenas a serviços “gratuitos” ou subsidiados por parcerias das Teles com Big Tech certamente vivem em bolhas cuidadosamente criadas. Na prática, vivem dentro de cercadinhos digitais e não conseguem ou não aprenderam a explorar o ciberespaço fora do Twitter, Facebook, Instagram e afins. Faz sentido que estejam radicalizados e ignorantes.
Marçal é candidato bolsonarista não assumido porque o governador não aceitou. Nunes fez pacto com os golpistas que estão querendo ver o encantador de idio. tás no segundo turno.
Eu vejo Marçal como bolsonarista assumido… Não há evidência em contrário, dado que ele prega quase a mesma cartilha. Só que piorada, com mais “messianismo” financeiro e religioso. O que é terrivelmente ruim sempre pode piorar.
As mulheres vão salvar essa cidade do LaMaçal.
É comum sentir que certas coisas disponÃveis a todos são de graça. Ruas são um exemplo.
É aà que se confundem, a ignorância e a imbecilidade humana.
O sucesso pessoal, profissional e agora polÃtico causa muita inveja e dor de cotovelo. DifÃcil mesmo.
Se vc chama de “ sucesso “ uma condenação por fraude bancária aconselho a rever seus critérios de decência e civilidade
Depende da definição de sucesso de cada um. Dentro da minha, Marçal é um representante de um terrÃvel fracasso humano. Fracasso na ética, na educação, na cultura, na empatia, na honestidade, na coerência, e no respeito aos seus semelhantes e à diversidade de escolhas.
Vc ilustra o texto do colunista. Compartilha e admira a bosssssalidade do lará/pio de velhinhos desavisados.
Vc é "Jenial"
Quem vota no Marçal é a turminha que lê aquelas colunas do VinÃcius falando "o PIB cresceu o dobro do esperado, mas o governo está completamente errado
A definição melhor de Marçal talvez não esteja perto do niilismo polÃtico, eis que ele não tem estatura pessoal e moral para ser identificado como tal. Ele é uma espécie de mistura meio enlouquecida de várias coisas, mas principalmente de um individualismo exarcebado e com grande apego à riqueza e ao luxo. Mas é um bom marqueteiro e sabe usar a Internet, sem qualquer regulação, e tem adeptos que vão desde os ignorantes úteis a crentes oportunistas. Inclui-se nesse grupo alguns tipos polÃticos.
Marçal o b oçal
V
Se fossem apenas os fãs do Marçal o problema, tem gente que vota em ex-presidiário que ganhou favores de empreiteira, multiplicou o patrimônio depois de eleito em múltiplas vezes. A polÃtica brasileira é cheia de maus exemplos. Acho que isso aqui é sem esperança, pois o sistema legal é feito por eles e para eles. É preciso considerar em certos momentos não votar em ninguém como um protesto pessoal e pacÃfico.
Vota quem quer, mesmo com idade avançada.
Não votar significa apenas deixar que outros escolham por você. Não tem nada de protesto nisso. A legislação não possui nenhum mecanismo que viabilize que não votar tenha impacto prático no resultado dos pleitos. O objetivo de qualquer protesto é algum tipo de impacto. Nao votar pode trazer satisfação pessoal, mas não é protesto nenhum.
Gente que vota no LaMaçal é bem pior, rouba idosos.
Só podia ser bolsonarista
Lamentável , não entendeu
Os processos contra Lula foram anulados, no STF em outras instâncias, por falta de provas e outras tantas irregularidades. Uma coisa são as acusações na mÃdia, nas redes antissociais, outra é apresentá-las no processo.
O querem os homens? Apreciam o retorno e a afirmação do macho tóxico, valente, grosseiro, poderoso, tosco e agressivo. Um cara potente que tudo pode e tudo promete. Embora essa potência seja momentânea e fugaz, e fantasiosas as suas promessas. Trata-se de um clássico exemplo da tão propagada meritocracia, o que venceu na vida por conta própria, por sua esperteza e falácias, por seus golpes virtuais.
*Agora chegou nossa vez!* Hahahahah! O que querem os homens?! E eu vivi pra ver isso, que 'petáculo! Mas é um sinal de nosso fracasso completo como gênero que essa pergunta venha por conta de um estrupÃcio eixcroto como o Marçal. Perdêmo, Mana.
O problema não eh gostar ou não do marçal, mas o cardápio de candidatos oferecido aos paulistanos é horrÃvel
Observação perfeita.
Já passou e muito da hora de tratar o eleitor como vÃtima. O eleitor é agente ativo e molda as opções que são apresentadas a ele. E os partidos escolhem as ofertas que fazem baseados em vários fatores, e um deles é a viabilidade e disponibilidade de um polÃtico que possa ser eleito de acordo com o que se tem de informação sobre as preferências do eleitorado. Por isso, ver o quanto Marçal possui de popularidade diz muito sobre os valores dos eleitores. Eleitores de Marçal são como ele.
Rafael Aires, o problema está nas escolhas do eleitor. Uma eleição não é totalmente isolada das anteriores. Existe um processo de realimentação e de recompensa que o eleitor cria quando ele elege anomalias como Bolsonaro, e quando um Marçal percebe esse mecanismo e usa a seu favor, não dá para eximir o eleitor de sua responsabilidade de repudiar a barbárie. Ao não fazer isso ele alimenta uma sucessão de candidatos piores a cada eleição.
Experimenta o Boulos, diferente de tudo que está aÃ.
Aà porque não tem bons candidatos, vai e vota no pior? Grande inteligência.
A culpa é dos polÃticos tradicionais que cada vez mais não estão nem aà para os eleitores. Quando os polÃticos são fracos, cresce a chance de um polÃtico "outsider" louco ganhar.
SP tem Boulos!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > A classe média masculina que gosta de Marçal e de seu apelo revoltado e revoltante Voltar
Comente este texto