Mundo > Sem polêmicas, última fase da consulta do papa a católicos começa esvaziada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Uma dos temas mais importantes e até urgentes seria questionar por que o Vaticano insiste em acobertar e também manter padres e colaboradores em seus quadros, mesmo depois destes terem sido denunciados como abusadores sexuais. Não só milhares de jovens tiveram sua inocência violentada, mas um enorme contingente de adultos vulneráveis viu suas vidas serem destruídas já que foram vítimas de crimes sexuais praticados por membros dessa tradição religiosa.

    Responda
  2. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Lembremos que o Papa é o líder de uma monarquia absolutista eletiva que desde o seu surgimento condenou em suas encíclicas toda forma de liberalismo, tais como a liberdade política, religiosa, de pensamento e expressão. A emancipação feminina, a liberdade sexual, o uso de contraceptivos, as novas configurações familiares entre outras mudanças sociais eram e continuam a ser vistas como uma ameaça.

    Responda
    1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      O advento do Renascimento Cultural a partir do século XV, com toda sua carga de transformação sociocultural Humanismo, Heliocentrismo, Cientificismo, Antropocentrismo, além da Reforma Protestante, dentre outros acontecimentos abalou os alicerces da Igreja Católica e a expôs a uma série de questionamentos que culminaram na perda de seu poder de influenciar os aspectos político, moral e social do mundo moderno e pós-moderno.

    2. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      Ao longo do século XIX A Igreja travou uma luta sem tréguas contra a ideologia liberalista. Os papas do século XIX condenaram o liberalismo de forma aberta e direta. A condenação recaiu sobre as mais diversificadas áreas de influencia liberal, com destaque para o laicismo e a democracia.

  3. Luiz Augusto de Souza Loredo

    Visão simplista, superficial e desatualizada. A não compreensão sobre o que é e como funciona a Igreja leva a ideias distorcidas. Antes de opinar a respeito de qualquer decisão ou pronunciamento do Papa e da Igreja, é preciso ter conhecimento profundo dos seus fundamentos, ou seja, a Bíblia. Qualquer um que queira dar pitaco sem preparação é amador.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.