Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Evandro Paes dos Reis

    O missivista tem um ponto e deve ser respeitado por expo-lo. E também demonstra marginal conhecimento sobre informação e, principalmente, sobre AI. Recomendo ler Shanon, Turing, Kahneman, Gosling e Hinton.

    Responda
  2. MARCIO Gionco

    O livro é espetacular, não somente pela sólida pesquisa prévia e alta qualidade de conteúdo que entrega, mas pela leveza e leitura prazerosa que proporciona. Não vejo onde ele possa ter se perdido, até porque AI está apenas começando. Ele aponta as possibilidades com elegância e propriedade.

    Responda
  3. JOAO LUIS MENDES

    {Um livro tremendo, extremamente bem fundamentado e que dá que pensar. Todos deveriam ler Nexus} Stephen Fry (Humanista) e {Uma obra de suma importância que surge num momento crítico em que todos nós refletimos sobre as implicações da inteligência artificial.} Mustafa Suleyman CEO da IA da Microsoft

    Responda
  4. JOAO LUIS MENDES

    Sr Bernado, sugiro pedir desculpas aos Professor Harari por sua manchete.

    Responda
    1. JOAO LUIS MENDES

      Desculpas! Corrigindo... Sr Bernardo, peça desculpas ao Professor Harari.

  5. JOAO LUIS MENDES

    Arrisco dizer que o colunista e todos que aqui comentaram não leram o livro ou não entenderam o que Harari diz. O escritor não "se perdeu". Foi coerente, claro e de forma provocativa mostra a real preocupação da coisa andar como anda um carro sem freio. Seria como vender cigarros sem mostrar no maço a imagem de um tumor de pulmão. O livro é maravilhoso e muita coisa necessário.

    Responda
  6. ADONAY ANTHONY EVANS

    A infalibilidade da IA tem precedentes. A Torá, a Bíblia e o Corão. Estamos assistindo respectivas infalibilidades voando na troca de mísseis nos céus do Levante.

    Responda
    1. JOAO LUIS MENDES

      Harari diz: Os 10 mandamentos são 10 e não há o 11o para permitir a correção dos demais 10. A Biblia também não admite ajustes. A Constituição admite emendas. E a IA permite ajustes.

    2. JOAO LUIS MENDES

      Quem disse que IA é infalível? Se a IA se baseia em todos os dados disponíveis, há falhas e acertos. Ocorre que a IA pode aprender. Uma falha retroalimenta os algoritmos e pode passar a ser desprezada.

  7. bagdassar minassian

    ... o dramático é a expectativa de um instrumento altamente eficaz de enorme capacidade controladora ainda sem dimensionamento além, da valida, preocupação nas dimensões de um ‘medo’. Se o que já ‘dispomos’, pelo que é e utilizado, é de se imaginar com IA! (‘Penso?, logo não sei quem sou’)

    Responda
  8. rodrigo herman da silva

    As mudanças são tão rápidas que a sociedade mal termina de absorver algo já surge outra novidade. As análises que realmente querem agregar valor não podem mais ser tão simples. A IA é uma vaiável, o uso malicioso dela é outra variável ainda mais importante e o impacto dos celulares no desenvolvimento cognitivo das novas gerações pode ser uma terceira variável. Qualquer análise que se preste precisa ter no mínimo essas 3 variáveis. É só pensar que surgem outras...

    Responda
  9. José Cardoso

    '...se propõe a fazer a genealogia admonitória das redes de informação desde a pré-história até a inteligência artificial...' fico de pé atrás com esse tipo de escopo totalizante, e de algo que ainda está em gestação. O Levi Strauss ironizava os seus alunos da Usp dos anos 30 por serem adeptos dessa mania.

    Responda
    1. MARCIO Gionco

      Ele não faz nada disso no livro, leia para ver.

    2. JOAO LUIS MENDES

      Nossa! Não entendi absolutamente nada. Escopo totalizante não! Harari cita as "varias redes" e expõe as particularidades da cada uma, fazendo uma associação com as atuais redes. Nada de totalizante, muito ao contrário. Muitas diferenças apesar de muitas semelhanças.

  10. PAULA FARIA

    A IA não pode ser inquestionável. Quem usa o ChatGPT sem questionar metralha o pé. A IA só pode ser questionável quando ficar estabelecido um rígido controle de seu funcionamento, a exemplo das Três Leis da Robótica de Asimov. Mas, como a coisa está se desenrolando livremente, a IA tende a cair em absoluto descrédito, e logo ninguém vai acreditar em mais nada. Não li o livro, mas Harari já proferiu declarações nesse sentido.

    Responda
    1. JOAO LUIS MENDES

      Paula, me permita, concordo em parte. IA cair em descrédito? Esse "mal" não é "o mal". Claro que não cairá em descrédito. Pode é dar-lhe crédito exagerado e a IA tomar tudo.

  11. Tadêu Santos

    A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL "IA" É DE DIREITA OU DE ESQUERDA?! Não sei não, mas ainda não tenho opinião formada sobre a importância e nessecidade no atual momento da Humanidade, pois receio que seja mais benéfica, porém pode trazer malefícios aos individuos e ao povo. A primeira experiência q tive com a IA foi nos comentários da Folha de SP, que um algoritimo desvia comentários dos assinantes pra moderação (q as vezes ñ voltam), por não aceitar pLalavras ofensivas às matérias publicadas. CONT

    Responda
    1. JOAO LUIS MENDES

      Tadêu, você misturou coisas. IA faz leituras errôneas? IA é de direita ou de esquerda? etc. Sugestão, leia ChatGPT for Beginners: The Ultimate Guide to Mastering AI-Language.... Ethan James Whifield. Baseado no que você escreveu percebi que você é um "beginner" no tema IA.

    2. Tadêu Santos

      O uso da IA não é eficiente porque faz leituras errôneas (desviando não apenas palavras ofensivas e caluniosas), prejudicando os assinantes e causando-lhes embaraços inapropriados, passando a ser uma espécie de "censura prévia", infringindo a "liberdade de expressão" do indivíduo, que sabemos não é absoluta, pelo fato de contrariar "a sagrada liberdade do cidadão", que termina aonde inicia a do outro cidadão, caracterizando à liberdade, a fraternidade e a liberdade "democrática democracia"!!!

  12. joão moreira

    “A ficção é o discurso que se desdiz e se desconstrói por definição.... bla´, blá, blá...e confirmação, conquista de mercado e motivação social.” É melhor ficção do que ler um artigo cujo missivista tenta e tenta ser sofisticado na sua escrita, mas soa absolutamente como uma máquina enganadora...juntamente quem ele ataca.

    Responda
    1. JOAO LUIS MENDES

      Muito bom. Você se refere a este escritor aqui autor da coluna, não é? Não se refere ao Harari, obviamente.

  13. Benedicto Ismael Dutra

    Com toda sabedoria incutida na IA, o ser humano ainda não sabe com clareza por que e para que nasceu no planeta Terra, pois desconhece o funcionamento das leis universais da natureza. Na falta disso muitos enveredam pelo terreno da ficção criada no cérebro perecível, afastado do espírito.

    Responda
    1. JOAO LUIS MENDES

      Benedicto, a IA pode te ajudar e aos demais seres humanos. Você a IA pode ajudar a conhecer a IA e os seres humanos a conhecer o "funcionamento das leis universais da natureza" e outras coisinhas.

  14. Benedicto Ismael Dutra

    Com toda sabedoria incutida na IA, o ser humano ainda não sabe com clareza por que e para que nasceu no planeta Terra, pois desconhece o funcionamento das leis universais da natureza. Na falta disso muitos enveredam pelo terreno da ficção criada no cérebro perecível.

    Responda
    1. JOAO LUIS MENDES

      Repetiu.