Laura Machado > Se é ruim para o pobre é ruim para todo mundo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O pior é que essa prática vai muito além de simplesmente apostar; esse vÃcio tem impactos psicológicos e financeiros nas vÃtimas.
Para o pobre que já é pobre, talvez nem seja tão ruim. O ruim mesmo é o sistema financeiro ter de arcar com possÃveis inadimplências ou calotes. Isso é mais problema para os ricos que controlam o sistema financeiro, que para os pobres. Temos de acabar com a hipocrisia, de que na preocupação com a saúde financeira dos ricos, se justifique isso em nome do bem-estar dos pobres.
Pára, senhora, pára de falar besteira! Nem o cachê que o governo de ladrões paga justifica argumentos tão pueris e sem sentido. Pare, olhe o entorno, seus filhos, marido, amigos e verá que a expressão deles só pode ser de reprovação e desprezo. Lula vai passar, vai morrer, Bolsonaro também, mas você terá que conviver muito com essa escolha infeliz, rumo à insignificância e opróbrio.
O qe esse texto traduz é a soberba moralista dos endinheirados, que aproveitam para desqualificar os pobres e citarem uma tal de educação financeira. Segundo as minhas pesquisas, essa formação é divulgada pelo grupo neoliberal, que promove as desigualdades. Assim, me parece ser a formação de pessoas para serem competitivas, acumuladoras deixando um rastro de pobreza e sofrimento de quem ela explorou. Escola de Pablos Marçais.
mano do céu, qta besteira q vc escreveu. quer dizer q não é p ensinar ao povo poupar? vc é dono de igreja, por acaso? tá lucrando com a deseducação financeira ou tampouco conseguiu juntar um cascalho durante sua vida? é mais um endividado? ou é só odio, mesmo?
Meu caro, pode ser visto dessa maneira, sem dúvida. Queria só fazer um contraponto: "educação financeira", algum nÃvel de reflexão sobre seus ganhos, opções de uso etc., traz ganhos de modo geral. Ponho isso no mesmo nÃvel de aspectos da educação integral, como aprender a cozinhar, passar roupa, instalar uma tomada.
O bolsa famÃlia melhorou. Mas o salario dos trabalhadores não melhorou para frear o empobrecimento dos trabalhadores que milhares cai na pobreza extrema todos os anos. O bolsa famÃlia consumiu R$171 bilhões em um ano. Dinheiro que se fosse investidos em projetos de desenvolvimento econômico seria suficiente para criar no mÃnimo 5 milhões de empregos. A finalidade do bolsa famÃlia é empobrecer os trabalhadores e criar uma mina de ouro para eleger polÃticos corruptos.
Afffffffffffff
"se é ruim para os pobres, é ruim para todo mundo." Isso é verdade! Essa frase, nós remeter ao Adam Smith, a mão invisÃvel do mercado. Enquanto o pobre se esborrachar de tanto trabalhar na de produção das fábricas e indústrias. (Sim, é bem verdade que as postas de azar; estão deixando o pobre casa veze mais pobre. E também, estão consumindo uma parte significativa das polÃticas de de assistência mesmo. Porém,o que com sistema de trabalho aonde operário só trabalho para ganhar um salário de...)
O Histórico do Bolsa famÃlia é triste. Já gerou mais de 50 milhões de miseráveis e vai continuar aumentando Até que apareça alguém de bom senso para investir no salario dos trabalhadores para tirá-los da pobreza. E investir pesado em projetos de desenvolvimento econômico para gerar riquezas e empregos para todos com o salario mÃnimo constitucional para que todo trabalhador possa dar todo conforto a famÃlia para que seus filhos cresçam fortes, sadios e inteligentes sem precisar de auxÃlio.
Caminhando pelas ruas movimentadas do centro das cidades brasileiras, onde os edifÃcios imponentes contrastam com as figuras humanas nas calçadas, enroladas em cobertores sujos, podemos constatar que o Bolsa FamÃlia não funciona como deveria. Essas cenas são um lembrete cruel da desigualdade, uma marca impressa em nossa sociedade, visÃvel para quem quiser ver, mas raramente reconhecida com a gravidade que merece. É preciso olhar além das superfÃcies, para a estrutura invisÃvel por trás da cena.
A estrutura invisÃvel que sustenta a vida em sociedade é feita de milhões de interações cotidianas e decisões aparentemente banais, mas que moldam o mundo que habitamos. Se o elo mais fraco de corrente se rompe, a corrente inteira falha. O que acontece com o pobre não deveria ser visto como um problema restrito a uma parcela da população. É reflexo de um sistema que afeta a todos. Quando uma pessoa não consegue acessar o básico, não é apenas um fracasso individual, mas um fracasso coletivo.
O empobrecimento do povo trabalhador não é só causado pelo bolsa famÃlia. É resultado da corrupção bilionária e a falta de investimento em projetos de desenvolvimento econômico para gerar riquezas e empregos com o salario mÃnimo legal para que filhos de trabalhadores não precisem ir a escola para comer porque o salario do pai não dá nem para comprar comida.
O bolsa famÃlia devia justificar o nome calculando a renda por criança. Em geral os beneficiados seriam mães solteiras, que até pela necessidade de cuidar deles, tem dificuldade de conseguir um emprego formal.
Mães solteiras também podem ser viciadas e jogos
Sempre repleta de bom-senso, mercadoria em crônica falta. Grato!
Os pobres já vivem como pobres . Dificuldades em tudo; portanto nada alterará seu sofrimento para pior. Enquanto isso outros querem comprar aviões de presidentes de 1º mundo. Haja!
A minha postagem abaixo saiu no lugar errado. Desconsiderar por favor.
Prezado Paulo, tomar um puxão de orelhas do Chicon não é para qualquer um. Você se superou, deve ser porque o Marçal vai ser preso hoje.
Na verdade essas bets são piores para a classe média e para os ricos, que podem perder muito dinheiro. Os pobres já são pobres, e não vão perder muito porque têm pouco.
Quem tem dinheiro pode perder tudo no jogo; quem eh pobre também pode perder tudo no jogo. Quem perdeu mais? O que eh pior, ser rico e ficar pobre ou já ser pobre e continuar pobre? Elementar, meu caro Watson.
RidÃcula essa inferência. Para quem tem pouco, qualquer migalha é muito.
Que raciocÃnio tosco..
Mujica alertou em entrevista aqui na fsp: a esq tem q aceitsr o homem real, nao o q a ideologia cria
Ninguem vai apostar seiscentos reais e passar fome
Nao laura, escancara q ou tem fraude no programa ou o povo q ta recebendo nao esta precisando
O raciocÃnio da articulista é correto. A abordagem é de lógica ampla. O problema está no fato de que o Bolsa FamÃlia é, em verdade, um programa eleitoral fantasiado de programa social.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Laura Machado > Se é ruim para o pobre é ruim para todo mundo Voltar
Comente este texto