Alvaro Machado Dias > Brasil precisa incentivar casa própria para construir futuro de classe média Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Muito bom, ajudando: Qual o custo de administrar o imposto de renda PF? muito alto. Qual é tambem a função do imposto? corrigir desigualdades e instrumento de politica monetaria (retirar liquidez). Ora, MEI, Pejotização etc, tudo isso diminuiu a carga tributaria dos ex-CLTs e dos empresarios. Tributar distr. de dividendos acima de 50 mil mês ajudaria. Peguem as empresas de lucro real, capital aberto, e comparem a carga tributaria final , pasmem: nem 20% efetiva!
No final das contas continuamos eternamente escravizados pagando aluguel aos proprietários de imóveis.
Li as duas primeiras palavras do subtÃtulo. Tô dentro, não preciso ler mais nada.
Para ter mais oferta de venda e consequentemente abaixar o preço: imposto de 50% sobre o valor do aluguel. Na verdade é um favor ao proprietário, que pode ganhar muito mais em aplicações simples no mercado financeiro.
Seria cobrado tributo também de sindicatos, partidos polÃticos e do terceiro setor? Caso a resposta seja negativa, pode ser facilmente argumentado que isso seria um atentado à liberdade de crença e culto, já que cria um obstáculo a mais. Melhor seria estimular a filantropia dessas religiões, como a Santas Casas da igreja católica.
Basta dar isenção para construções religiosas até 500 m2, por exemplo. Se quiser fazer um templo faraônico, aà vai pagar como qualquer um.
Financiar imóveis com taxas baixas atrelados a variação de IPVA ou qualquer outro Ãndice beira a maldade. Prestações devem ser fixas. O tempo do financiamento poderia ser o menor possÃvel, maximo de 5 anos talvez. Sem refinanciamento, tipo com garantia do imóvel. E determinadas construções já deveriam ter obrigação de UBS, escola, mercados, bancos, etc etc etc.
Saiu 5 anos de financiamento. 15 anos seria o ideal
Caro Alvaro muito boa esta argumentação e pela elevada qualidade cognitiva apresentada nestas ideias em contraste com a pouca qualidade intelectual de nossas elites governamentais, isto só será implementada na reforma tributária de 2100.
Parabéns pelo raciocÃnio e, principalmente, pela coragem de defendê-lo publicamente. Me arrepio toda vez que tomo conhecimento do tamanho do poder da igreja católica que em nome de Deus defende os pobres hipocritamente. Mal exemplo que está sendo seguido fielmente pelos outros supostos apóstolos de Deus. Nos entristece que suas propostas podem fortemente serem consideradas uma grande utopia e, também porque surgirão "gurus" com argumentos contrários apenas para a manutenção do estatus atual.
Se a referência a "um paÃs próprio, onde se formam filas imensas de turistas pagantes" é uma forma de desmerecer o Vaticano, foi muito infeliz. Turistas não pagam nada para entrar ali. E quanto a sugerir confisco de imóveis desocupados, era melhor não ter escrito nada.
Então me roubaram na entrada da basÃlica e do museu. Será que vc foi no mesmo lugar que eu?
Artigo essencial. Eu abandonei São Paulo em função da impossibilidade de ter um imóvel coerente à minha posição profissional. É uma insegurança terrÃvel ser inquilino e não dá para poupar dinheiro. Grandes propostas para melhorar o ambiente de negócios e fortalecer a classe média.
Articulo essencial. Eu abandonei São Paulo por Buenos Aires em função da impossibilidade de ter um imóvel correto à minha posição profissional. É uma insegurança terrÃvel ser inquilino e não dá para poupar dinheiro. Grandes propostas para melhorar o ambiente de negócios e fortalecer a classe média.
Sem erro de português acima.
E, assim, Ãlvaro vai se consolidando como um dos (se não o melhor) articulista do jornal
E o mais elaborado. Saudações porteñas.
São tantas propostas que não há espaço para comentar. Um problema para mim é o grande estoque de imóveis vazios, muitas vezes durante anos, porque os proprietários os veem como uma reserva de valor. Um pouco disso vem da nossa longa tradição de inflação alta, e da busca por ativos reais. Ainda hoje acredito que a maioria não perceba que ações de boas empresas são ativos tão reais como um imóvel, com a vantagem de terem muito mais liquidez, e de gerarem renda em vez de despesas.
Poucas empresas são boas no mercado de açoes e de dividendos.
Esse artigo põe o dedo num dos maiores e mais desconsiderados problemas do Brasil. Vivi essa insegurança por anos com prejuÃzos para a minha saúde mental. Ótimas sugestões.
Excelentes pontos. Infelizmente, a reforma tributária está absorvendo todo tipo de isenção, sem que uma polÃtica para fortalecer a classe média.
Taxar Igrejas é fundamental, não há razão para quem recebe dizimos ficarem isentas.
A razão é o eleitor que vota em pastor.
O pior artigo do colunista que li até hj. Com muita folga. Deveria voltar a falar sobre neurociência, pq de economia claramente não faz a menor ideia. A comparação com os EUA é esdrúxula, o mercado lá é dinâmico justamente pq retomar o imóvel é facil, não pagou o despejo é rapido, como no aluguel. Só isso já invalida a premissa do artigo. A partir dai, as soluções apresentadas são risÃveis, a maioria absoluta conduzira a escassez de oferta.
Desde quando taxar terrenos, casas vazias e especuladores profissionais diminui a oferta? Em que mundo você vive? No meu mundo, aumenta a oferta.
Paradoxalmente, a cobrança de IPTU de igrejas, que ela acha impossÃvel, é a unica boa medida. Sim, a escravidão é a raiz da desigualdade atual, mas quando acabou a terra era o meio de produção principal, o que não é nem de longe o caso hj. Argumentar que a casa própria mudaria isso é risÃvel. O que falta ao brasileiro é renda, esse é o problema que precisa ser corrigido e a única correção possÃvel é com crescimento. Artigo a altura de um Boulos. Pavoroso. Daria pra rebater tudo, houvesse espaço
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Alvaro Machado Dias > Brasil precisa incentivar casa própria para construir futuro de classe média Voltar
Comente este texto