Poder > Disputa em SP espelha multiplicação da direita e dá chance de redenção à esquerda Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Augusto Bernabé

    Não é só em São Paulo que a esquerda agoniza, é no Brasil todo, depois do verdadeiro Golpe técnico que deram durante a Pandemia e nas Eleições para presidente para eleger o Lula, a realidade está derrubando e colocando á sete palmos as narrativas dos esquerdistas, o Lula cai logo logo, é uma questão de tempo e sua única saída é se juntar ao Bolsonaro.

    Responda
    1. Jurema Nordeste

      Parece q o que agoniza é seu raciocínio

  2. Marenildes Pacheco da Silva

    Quando acordarmos, pode ser tarde demais; a extrema direita poderá nos devorar; e reverter, não sei se será possível

    Responda
  3. AILTON SOUZA

    Já está chamando a extrema direita de direita. Que eu saiba a esquerda até agora não polarizou com a direita, entendeu!

    Responda
  4. Regina Pacheco

    O título na chamada distorce completamente o conteúdo do artigo.

    Responda
  5. roberta melissa oliveira sales

    A esquerda sempre terá, daqui pra frente, o fantasma da Lava Jato e a crítica ao capitalismo., além de ser, claro, um partido que sempre está do lado "acadêmico". A questão é que o povo quer grana e queda da inflação e isso, o PT está sendo incapaz de dar. Não que a direita consiga, mas, até agora, ela tem sido mais acertava no diálogo com a periferia, sobretudo nas redes sociais.. Vide Pablo Marçal e esse vereador mais votado, que eu, nem fazia ideia que existia.

    Responda
    1. roberta melissa oliveira sales

      Ailton, melhorar melhorou. Só no número. A inflação está alta e a alta nos empregos não reflete o poder de compra dos salários. O país está pobre pois, em geral, a maior parte da população não acessa casa própria de qualidade, o transporte é caro e a comida mais ainda.

    2. AILTON SOUZA

      Tá precisando se informar mais de perto os índices econômicos do atual governo, que aliais são em todos os sentidos bem melhores do que do governo anterior e olha que sao só 1 ano e meio e não é só econômico não, pesquise, dê im Google!

  6. Jorge Luiz

    ..mais de dois produtos do mesmo grupo. Verdade. O eleitorado zumbi não se importa em flertar com abismos

    Responda
  7. Hipolito Lima do Carmo

    A meu vê não vi nada diferente o mundo e assim de.tempos em tempos as peças se movem. Uma hora pra direitas passa uns tempos voltam pra o outro lado viva a democracia que os que atacaram as urnas eletrônicas são os mesmo que se elegeram agora muitas contradições não vi ninguém pedir voto impresso como pedia alguns golpistas

    Responda
  8. adenor Dias

    Eu vejo que o povo brasileiro estão loucos para se lascar com este negócio de direita e esquerda. Uma hora acontecerá!

    Responda
  9. João Paulo Zizas

    A esquerda nitidamente representa atraso econômico-social, desrespeito à propriedade, degradação moral etc. À vista disso, o vigor demonstrado pela direita nas eleições municipais dos grandes centros é bastante positivo e deixa claro que um número bem significativo de cidadãos está preferindo votar nos candidatos ligados ao flanco político-ideológico a valer benfazejo. Oxalá esse cenário se amplie no biênio vindouro e, em 2026, seja corrigido o grande erro ocorrido no último pleito presidencial.

    Responda
    1. Rosamaria Silva

      Pior, refletem um eleitor que se informa por redes sociais, se deixam levar por "influenciadores" que manipulam dados, disseminam fake news e se valem da religião (?!?!) para ampliar o seu domínio. Falsidade moral e religiosa.

    2. João Paulo Zizas

      Retificação: O "seja corrigido o grande erro" ficaria melhor se fosse "seja corrigido o enorme erro". Não gosto de repetições desnecessárias de palavras e na segunda frase há o "grandes centros". Assim, o comentário ficaria melhor com a substituição do "grande" da terceira frase por "enorme". Obviamente, não percebi tal situação quando enviei a mensagem. Mas fica aqui esta nota.

    3. Rosamaria Silva

      O vigor demonstrado pela direita nas eleições municipais refletem o derrame de dinheiro, quer pelo fundo partidário, PL R$1 bilhão, quer pelas malas de dinheiro que ro

    4. roberta melissa oliveira sales

      Nossa, mais em quase 500 anos de história, somente nos últimos 20 anos anesqoerda predominou. E os outros 480? Ps: não sou esquerda. Tb não sou direita.

    5. Leila Brito

      Seu comentário demonstra falta de conhecimento do que diz respeito à esquerda e aos projetos já realizados por este grupo político. Não sei o que você "entende" por degradação moral, mas pelo jeito, não levou em conta o fato dos crimes cometidos por candidatos que estão bem longe da esquerda. Espero que possa se atualizar e espero, ainda, que conheça melhor os candidatos em que votou.

    6. Bento Brito Teixeira

      Desde quando os tais movimentos da direita política foram benfajezos? Muitos brasileiros ainda estão na ilusão de que "salvadores da pátria" resolverão os graves desafios que vamos enfrentar rumo a uma construção coletiva que nos levará a um futuro promissor. Essa direita elitista e entreguista sempre será impecílio a um Brasil autossuficiente e autônomo.

    7. adenor Dias

      Eu não tenho certeza que à direita seja o avanço. O brasil e a Argentina está há anos governado pela direita e cheio de miseráveis.

  10. jose carlos toledo junior

    A economia vai bem, a inflação controlada, o desemprego baixo. Sinal que as coisas melhoraram sensivelmente embora a correção salarial ainda não conseguiu neutralizar totalmente a inflação anterior. Essa melhora explica a continuidade de grupos da direita que se elegeram na penúltima eleição. Essa foi a principal força dessa eleição. Veja, tucanos fizeram sucessivos péssimos governos em SP durante os governos do pt, mas o povo associava o bem estar geral com o governante da época. Simples assim

    Responda
    1. Max Morel

      Discordo dessa análise. Nâo, os tucanos não fizeram péssiamos governos de SP, muito pelo contrário, péssimo governo foi o federal do PT de Dilma.

    2. Carlos Figueiredo

      Cego assim.

    3. Hernandez Piras

      Não há nada no mundo "simples assim".Governos "péssimos" não se mantêm por tanto tempo por simples engano do eleitor. Aliás, se tais governos eram mesmo péssimos, não sei o que Geraldo Alckmin, que dirigiu a maior parte deles, está fazendo no Governo Lula.

  11. Alexandre Marcos Pereira

    Parecia uma dança bizarra, na qual os passos eram sempre bruscos. As eleições, nesse cenário, tornaram-se um espetáculo de contradições, no qual os extremos pouco se camuflaram. Não houve os habituais discursos polidos, mas a explicitação de intenções rígidas e muitas vezes, excludentes. O teatro político de São Paulo foi palco dessa dinâmica de maneira exemplar. O bolsonarismo, carregando seu fervor autoritário, lançou figuras, no Brasil afora, que se orgulhavam de seu radicalismo.

    Responda
  12. Jaqueline Mendes de Oliveira

    O que está acontecendo com os eleitores brasileiros, particularmente os de São Paulo? Como explicar a expressiva votação em um psicopata para administrar a maior metrópole do pais? A velha expressão 'estão querendo ver o circo pegar fogo' faz sentido, nesses tempos incendiários. Por muito pouco não mandaram para o segundo turno o "Coringa". Foi sorte, não redenção.

    Responda
    1. adenor Dias

      O circo político brasileiro, está prestes a pegar fogo. Tal vez mais dois anos e a viola estará em caco.

  13. Roque Michel Jr

    A direita só é a direita hoje por culpa exclusiva da esquerda que não soube entender esse momento.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      É mermo? Qual é a tua? Então a política é um pugilato? Então os esquerdos, que, muitas vezes são ambidestros, têm que ter melhores treinadores (coachers).

  14. jose prado

    Perdeu, mané!

    Responda
  15. José Fernando Marques

    Sem dúvida, a esquerda precisa se renovar e ampliar muito o seu diálogo com as periferias.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Pois é Zé Fernando. Vamos pra periferia. Quem sabe Seremos compreedidos pelas milícias e/ou traficantes? Vamos fazer de conta somos evangélicos.

    2. Max Morel

      Como já dizia Mano Brown no segundo turno da eleição onde Haddad foi derrotado pelo Bolsonaro.

  16. jose camargo

    Essa eleição reforça a pergunta que não quer calar: Onde estão os eleitores de Lula? Os bolsonaristas estão por toda parte: nas ruas,nas praças,nas avenidas,nas redes sociais,nos portos e aeroportos por onde passa o ex presidente. E onde estão os lulistas?

    Responda
  17. Eduardo Freitas

    Boulos não se elege em São Paulo. Quem votou no Marçal jamais votará no Boulos no segundo turno.

    Responda
    1. jose camargo

      Acho que ele tem chance sim. Pode haver uma onda, jamais vista, de votos nulos puxada pelos eleitores de Marçal.

  18. Pedro Luis S C Rodrigues

    Não há chance de redenção nenhuma, deixe de torcida. O resultado já está dado. Nunes e Marçal juntos tiveram 60% dos votos. Boulos mal conseguiu passar do primeiro turno. A única duvida agora é o placar, seria positivo que fosse de ao menos 60 pra Nunes

    Responda
  19. Rai Giovanni

    Na minha opinião, tivesse a esquerda, se reciclado e abandonado a idolatria a figuras grotescas como: Lule, Dirceu e outros, tivessem reciclado as ideias em conformidade com o mundo atual em vez de ficarem ainda com pensamentos políticos dos anos 70, teriamos uma esquerda forte e que seria capaz de ser governo ou de fazer uma oposição saudável a um governo de direita. Hj a esquerda só se mantem pelas togas amigas e pelo lule.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Escrevi: briga com o "centrão:",

    2. Bento Brito Teixeira

      Que comentário! A esquerda tem que treinar a direita. Vai ser uma briga interessante com o centro.

    3. Carlos Eduardo Cunha

      Na verdade o erro da esquerda foi a dependência de Lula e figuras pouco democráticas como Amorim. Mas uma nova esquerda está surgindo com visão mais ampla e entendendo que a luta de classes não resolve nada, mas sim, a síntese criativa entre empresários e trabalhadores num mundo livre. Tabata é um exemplo, e agora no segundo turno vai votar com seu partido, mas não vai apoiar ninguém. Independente é a palavra.

  20. José Cardoso

    O Carlos Bolsonaro ter sido o vereador mais votado no Rio, depois de todo o desgaste desse sobrenome, é impressionante. Eu achei que ele até poderia se reeleger, mas com menos votos que antes. Foi completamente ao contrário.

    Responda
  21. Alexandre Pereira

    A direita é adubada pela esquerda e vice-versa. A esperança é que, no conflito entre desprezíveis, sobre algo bom para o povo de carga. Enquanto isso, penduricalhos e oligarquia.

    Responda
  22. Newton Broetto

    Muitos têm um sonho de fazer parte de uma democracia baseada nos moldes do continente Europeu e seus países avançados. Mas a verdade é que estamos a séculos de distância disso acontecer. Temos muito trabalho a fazer.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      O continente não anda muito bem, melhor pinçar o que realmente funciona.

  23. mauricio silva

    Simples, o eleitor se vende e a direita não tem nenhum puder em comprar, tanto que milhões foram apreendidas! Mistura de manipulação da religião, discurso de moral religiosO misturado com medo e ódio, e muita fake news na deep! Difícil de ganhar disso tudo!

    Responda
  24. José Augusto Bernabé

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  25. antonio brito

    Resumindo: o Par Tido hoje é um partido nanico com duzentas prefeituras dos grotões. Perde Araquara, a zona sul de SP pois uma parte do ParTido não foi no Boules, sem contar Teresina, Goiânia etc...

    Responda
  26. Lisy P F S

    Quer o que apoia ditadores fica feliz com a censura. Adiantou nada levaram tudo a população não suporta cala boca.

    Responda
  27. Joao Pinheiro

    Fico envergonhado de saber que mais de 1,7 milhão de eleitores de São Paulo votaram em Pablo Marçal.

    Responda
    1. Rai Giovanni

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Marisa Coan

      Já eu, não acredito que alguém tenha coragem de votar no Boules. Atraso e demagogia.

  28. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    A esquerda não foi enfraquecida. Ela se enfraqueceu com a eleição do ex presidiário. Mostra sua decadência e dependência desse personagem.

    Responda
    1. José Fernando Marques

      E o futuro presidiário, como vai?

    2. João carlos Gonçalves de souza

      Bolsonaro candidato mantém a esquerda no poder.Fique tranquilo.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.