-
Ney Fernando
Nos comentários, elogios ao filme e ao seu diretor. Nenhuma palavra sobre o estupro que ele teria comandado e que foi filmado.
-
Roberto Pires
Não é? A situação é tão normalizada que as pessoas agem como se nada tivesse acontecido ou, pior, fazem como o pai da atriz, que tratou tudo como um contratempo em troca da sorte dela ter filmado com esse homem. O horror continua.
-
-
Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira
"Último tango em Paris" foi um filme marcante demais. Lembro-me de que, no Carnaval pós-exibição do filme no Brasil, vi uma garota que brincava em um bloco no Rio de Janeiro segurando um cartaz com a inscrição "com manteiga".
-
Celia Moura
"O último imperador" foi indicado em nove categorias ao Oscar e conquistou todas. Dos maiores épicos da história do cinema. Só por esse filme, Bertolucci já marcou seu nome na indústria cinematográfica.
-
Leonilda Pereira Simoes
O que não significa que fosse um diretor de verdade. Um profissional não faria o que ele fez com a atriz, aviltou a relação de companheiros de trabalho. Enganou a atriz de forma vil. A marca que fica é de es cro que, misógino que não respeitou a atriz e a prejudicou para sempre. Pode ter feito pior em outros filmes. Brando tinha caráter nocivo quanto a mulheres, estragou a vida da filha, que se suicidou depois de o meio-irmão, filho dele, matar o namorado dela. Filme de horror, não? Ícones ocos.
-
-
VOLNIR PONTES JUNIOR
O tempo passa, o tempo voa, e a inexplicável necessidade de chocar a audiência persiste. Lembro das pessoas comentarem o "Último Tango em Paris, Império dos Sentidos e Calígula". Por eu ser criança nessa época, só fui assistir esses filmes muitos anos depois. No caso do Úlltimo Tango, a piada era sempre baseada na utilização da margarina como facilitador na penetração anal. Mais de cinquenta anos se passaram e o que vemos atualmente é apenas "mais do mesmo".
-
VOLNIR PONTES JUNIOR
Leonilda, não fui claro. Quando eu disse mais do mesmo eu me refiro às produções de qualidade duvidosa, e não especificamente ao filme baseado no sofrimento a que a atriz se submeteu - pra mim, aquilo foi um crime e que deveria ter sido julgado e condenado os culpados. Mas o rico e o famoso pagam por seus erros? Na justiça dos homens, não. Aí vai dá fé de cada um. Pode largar as pedras. Desnecessário.
-
Leonilda Pereira Simoes
Por que mais do mesmo se o filme retrata o comportamento vil do diretor e do ator na armadilha contra a atriz? Você não entendeu mesmo que ela foi vítima, que o filme atual mostra isso? Que não tinha graça rir do sofrimento dela? O assunto já foi tratado em várias reportagens mesmo aqui. Se fosse mais do mesmo estariam de volta as no jen tas gra cinhas da época. O filme atual mostra o abuso que seria constante na indústria, com as denúncias do Me too. Você não entendeu nada?
-
-
Jesser Pacheco
Bertolucci é superestimado. O Último Tango é um filme horroroso e deliberadamente deprimente.
-
Leonilda Pereira Simoes
E o diretor do filme enganou a atriz e a obrigou a fazer uma cena não prevista. Por ser muito jovem e estar entre astros, ela não teve coragem de contrapor, foi tudo rápido, eles combinaram e ela caiu na baixaria sem opção de se defender. Pode ter algo mais baixo que isso? Difícil. O diretor, respeitado até isso tudo vir à tona, caiu na vala comum dos diretores de pornografia e que se fazia passar por grande criador. Brando já tinha sua lama particular para chafurdar, só foi mais fundo ainda.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.