Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Regis MageSOAD

    Houve um estudo sobre ajuda natural da reposição hormonal ou da sua atenuação com o uso do leite de soja, não sei se tem embasamento científico, pacientes tem relatado bons resultados. Agora é buscar na literatura sobre a sua eficácia.

    Responda
  2. Paloma Fonseca

    Eu também vejo como uma pausa e, a bem da verdade, como uma desaceleração. Corri na casa dos vinte, dos trinta, dos quarenta, agora é aproveitar o sossego, pensar mais o que fazer e com quem ficar. Sim, o envelhecimento entendo como uma perda de viço e de vigor, mas podemos continuar ativas respeitando o nosso tempo. Depois dos 70 nem precisamos mais fazer mamografia bianual (esse é um dos prêmios de consolação). [Ainda não entrei na menopausa propriamente, mas já estou com 50].

    Responda
  3. EDNA ALVES

    O pior para mim é lidar com os sintomas : depressão, ansiedade, flacidez, desânimo e o pior deles : insônia. Alguma mulher com dicas ? Tomo camomila, mulungu. Alternativas naturais, pois ainda enfrento o medo da reposição hormonal....insônia, me larga! Como diria Guimarães Rosa: Dormir é desaparecer-se de si mesmo." Nem isso, nem isso eu tenho conseguido...

    Responda
    1. DANIELA Krause

      A minha durou uns 5 anos, agora passou. Nao beber alcool, evitar celular à noite, exercício físico, isso ajuda mas nao resolve.

    2. Ana Paula Pereira

      Oi, Edna querida. Tentei passar pela menopausa usando procedimentos naturais (entre outros, óleo de prímula). Por um tempo deu certo, mas depois...não dormia mais à noite, com fogachos horríveis crises de pânico. Comecei a ficar mais equilibrada, ao iniciar a reposição normal. Converse com sua ginecologista e veja qual é a melhor opção para vc. Não sofra sozinha !(Desculpe se foram duas respostas. A primeira não aparece para mim)

  4. Pedro Luis S C Rodrigues

    Existe uma palavra para designar pessoas nascidas com ovarios: mulher

    Responda
    1. Ana Paula Pereira

      Querido Pedro, com todo respeito: por que vc fez referência a essa questão (uso ou não da palavra mulher), diante de um assunto tão sério e assustador, como o abordado pela autora, ou seja, a questão da menopausa? Precisamos que vcs, seres humanos sem aparelho reprodutivo feminino, nos ajudem a dar mais visibilidade a esse sério problema! Vcs podem nos ajudar e muito!

    2. Camila Falcão Almeida

      pois eu sou mulher e digo q vc, além de estar errado, é um transfóbico tosco

    3. Orlando SALES

      Calma!! Controla teu preconceito, pobre de direita. É difícil fazê-los pensar, mas vou tentar: qual a dificuldade de respeitar e conviver com tolerância entre as diferenças sejam por gênero sejam étnicas? O que te ameaça?

    4. Pedro Luis S C Rodrigues

      O lado bom dessa cretinice é que afasta os elitores, o que nos protege dessa gente. vai lá fazer campanha pro Boulos, o derrotado

  5. NILSON MONTEIRO

    Como você é brilhante, Vera Iaconelli! Seus artigos têm gosto literário!

    Responda
    1. NILSON MONTEIRO

      Quando você aprender a acentuar palavras e pontuar frases eu discuto o que é bom gosto quando se trata de textos. Tenha um bom dia.

    2. Pedro Luis S C Rodrigues

      Que régua baixa. Não chega a mediocre

  6. Anete Araujo Guedes

    Envelhecer não é fácil devido às transformações físicas, mas o desejo, a vontade de viver, o sabor dos momentos felizes, de uma conversa agradável e as realizações profissionais seguem seu curso.

    Responda
  7. Natalia Raissa

    A menopausa ainda é um tabu na sociedade, mas a andropausa permanece ainda mais silenciosa, enterrada em um nível de invisibilidade que empobrece o conhecimento sobre o envelhecimento masculino.

    Responda
  8. Natalia Raissa

    Já vi vários remédios para tratamento da menopausa, o que não faz sentido, pois não passa de uma transformação natural da corpo, e é tratada diversas vezes como doença.

    Responda
    1. Camila Falcão Almeida

      os "remédios" são para aliviar os sintomas q podem ser muito difíceis de administrar dependendo da pessoa, não para curar

  9. Roberto Freire

    Cara Vera, gosto de prêmio de consolação? Apesar dos pesares, vejo mulheres 50+ muito mais seguras, donas de si com a chegada da maturidade. Essa é a boniteza do brinde de envelhecer. Não acho pouca coisa não.

    Responda
  10. Galdino Formiga

    Pautar a andropausa é mérito dos homens?

    Responda