Joel Pinheiro da Fonseca > Ser de esquerda virou uma marca ruim Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 Próximas
Cara burro da porra
É uma extrema direita antiliberal e anti-iluminismo, contra a razão, os direitos humanos e a revolução dos costumes. Quer impor um fundamentalismo religioso. Este tipo de ideologia não vai resolver nenhum dos graves problemas da sociedade brasileira.
Moço, pessoas como você fazem do mundo um lugar cada dia pior.
O dito centrão vende seu apoio a quem pagar mais. Ok. A esquerda desconectou das ruas e da periferia, perdeu espaço para os neopentecostais. Ok. Agora, essa nova turma que se diz de direita não faz a menor ideia do que é liberalismo, suas pautas são puro suco retrógrado, não têm polÃticas educacionais que não a supressão das minorias, não têm politicas industriais e de desenvolvimento que não o agro, não têm polÃtica econômica que não o ultraortodoxismo do mercado solto.
O contraponto é preciso. Desenhado. O limitado e tendencioso articulista deixa escancarada sua dificuldade de traduzir a realidade do momento polÃtico. Inegável a necessidade do um novo choque iluminista no campo progressista.
Virou marca ruim porque é só ver o nÃvel dos candidatos eleitos pela "maravilhosa direita". Não prometem nada que faça qualquer diferença na vida das pessoas, só lacração para redes sociais. Basta ver o video do papelão das pessoas chorando a derrota do Marçal para ver o nÃvel do eleitor. Ou o nÃvel dos comentaristas de direita aqui do site, não conseguem tecer um argumento sem mentiras e bravata de rede social.
Realmente humilhante.unica prefeitura que tinha no Estado de São Paulo Araraquara perderam feio. O Norte e Nordeste acordaram
Um texto rafameia, nem tangencia a gênese desses considerável viés reacionário da sociedade brasileira.
Mais uma teoria de fim da história. Isso varia ao longo do tempo. Só sei que a marca ruim impediu uma nova ditadura e freou o projeto de paÃs para poucos que nos fez retroceder a antes de 2013.
Há um ponto o importante traseiro pelo auto e que merece cada vez mais atenção em qualquer análise sobre a consolidação da direita na polÃtica: a ascese das redes sociais. Como na reforma protestante de João Calvino, o indivÃduo de agora acredita que não precisa mais de mediador para falar com Deus. No mundo da polÃtica e da economia, as organizações perderam validade de mediação institucional diante da fala individual, autocentrada e direta com as redes sociais. Estas são o novo Deus.
A esquerda envelheceu e virou as costas para a realidade.Perde energia apoiando Venezuela , Cuba ,Irãn etc.... A população espera um olhar para as suas necessidades reais e aqui dentro.Segurança , saúde e emprego .Pautas de minorias são importantes , mas não devem ser prioritárias. O mundo é digital e a esquerda ficou analógica.Perdeu muito espaço.
O indivÃduo no centro das atenções é Bolsonaro (um museu polÃtico carcomido, apoiando torturador) ou Marçal (vazio como um pastel de vento)? Kkkkk sou mais os sindicatos e movimentos populares surgidos pelo povo com CLT
Esse Joel é de uma indigência intelectual q faz pena. Até adesão a princÃpios de justiça social, que é o distintivo da esquerda, vira para ele uma marca, como se fosse produto de mercado. Vai estudar mais. Joel. Aprenda a História para entender.a trajetória da esquerda.
Perdeu mané , vai chorar.
Dagmar, acho que vc não entendeu meu post anterior. Não disse que governos de esquerda não melhoraram o PaÃs. Disse que não resolveram os problemas - muitas vezes por obstáculos criados pela direita. Há ainda muita, mas muita gente mesmo em dificuldade econômica. Nessa situação, o desepero costuma jogar a massa nos braços da religião, vista como última tábua de salvação possÃvel. E quanto mais ruidosa for a igreja, mais a massa sem instrução vai achar que aquela é a verdadeira tábua "revelada".
Num paÃs de massa ignorante, a chegada das redes sociais caiu feito uma bomba. E o insucesso da esquerda em resolver os problemas econômicos (não vêm ao caso os motivos) jogou esse povo nos braços do fanatismo religioso, última "saÃda". Ignorância, redes sociais e pentecostais: eis a receita da nova dominação dos superricos sobre o PaÃs.
A esquerda não resolveu os problemas? Os melhores Ãndices de crescimento e emprego são dos governos petistas. E os números deste governo confirmam. Menor desemprego em décadas, inflação controlada., massa salarial subindo.
Cata , tão jovem e com um pai tão brilhante tu é muito devagar extremamente reacionário ainda bem que entraste para uma emissora de tv que tá te ensinando a pensar e pegar uns livros !
A Esquerda venceu, no sentido de que seu prazo de validade. Desde a década de 80, a esquerda prometeu o paraÃso, em troca de redemocratzação. Tivemos um pequeno soluço no governo FHC, com o Real, mas as melhorias vieram em reformas liberais, com FHC, Collor e Temer. Até com Bolsonaro. E a esquerda, alem de inflaçao e corrupção resolveu impor as famosas politicas identitarias, sob ameaca de prisao, e tolerancia com a criminalidade. Nao dá
Aff! sem comentários
O pior cego é o q não quer ver. PaÃs acumulou reservas de mais de 300 bi nos governos petistas. Em 2010 paÃs crescia a 7 5%. Em 2014 tivemos menor desemprego em décadas. Agra estamos crescendo além das expectativas, inflação controlada, emprego e massa salarial em alta. Melhor aceitaro sucesso deste governo para sofrer menos.
Concordo com o fato de se identificar como de esquerda, não parece ser um m bom negócio, há um problema polÃtico e cultural que a esquerda precisa superar, no meu ponto de vista vivemos tempos muito estranhos.
E da� Quem é de esquerda, sinceramente de esquerda, não quer afagos, quer igualdade de chances para todos, doa a quem doer. Quando a esquerda parar de correr atrás de votos, já que a democracia representativa é uma farsa, quem sabe volte à ser uma força premente.
Igualdade? Com politicas identidárias? Me faz rir...
Cada dia está mais difÃcil caracterizar a esquerda. Ela está se tornando elitista.
O problema da esquerda brasileira , é que ela para chegar ao poder vendeu um bem -estar para povo sedento de bem- estar. Na minha opinião, quem é rico quer ficar mais rico, quem é classe média quer ficar rico , e até o pobre quer melhorar de vida, ou até ficar rico, coisa que nenhum governo de direita ou esquerda terá capacidade de prover! Devemos lembrar que mesmo desindustrializado, o Brasil melhorou socialmente depois da constituição de 1988!
Vivemos a era do jornalismo lacrador. Lastimável!
A lógica hoje em dia é o empreendedorismo. Que é o inverso de ser empregado. Ser empregado é humilhante para quem é. Partindo da ideia de não se aceitar ser empregado, porque se sujeita a outro ser humano, cresce a falsa ideia de liberdade do empreendedorismo. Na vdd ou vc é um empresário e explora a mais valia ou é um empreendedor sofrido
Este teu papo e completamente furado, só imaginário, temos o 3 maior idh do brasil, estado mais seguro, que menos usa bolsa famÃlia, com melhor qualidade de vida do brasil, estado que paga salarios 2,5x maior que a media como na construção por exemplo, e só ter a consciência e caráter para saber que empregador não e pai de ninguém e empregado não e escravo de ninguém, nenhuma empresa tem sucesso sem pensar no bem estar de seus colaboradores amigo, este teu discurso e muito ruim
E aonde Floripa mais investe, e mais lucra, capital do empreendedorismo, capital mais tecnologica do brasil, temos pre incubadora, incubadora, temos berçário de empresas, centros e mais centros de empreendedorismo, aumentamos a arrecadação de iss em 85 porcento em 4 anos, ate os catadores de recicláveis hoje tem cooperativas, ganham também pela separação dos resÃduos e não só pelo material , tem direitos garantidos com cidadãos, onde a esquerda esta e só atraso miséria e criminalidade
"Ser de esquerda virou uma marca ruim". Não virou, não. É só saber fazer a escolha, Joel.
O que seria um Brasil "mais conservador" exatamente? A lista é grande: mais egoÃsta, mais desigual, mais desumano, mais reacionário, mais machista, mais racista, mais xenófobo, mais misógino, mais violento, mais ecocida e ... a lista só aumenta, confirmando o que Millôr Fernandes já sabia muitas décadas atrás: O Brasil tem um enorme passado pela frente.
Fatores indicados são relevantes mas, não há que destacar as práticas anti-sociais (corrupção, oportunismos, aparelhamento de organizações governamentais; práticas eleitoreiras) praticadas nos governos do PT. Os eleitores não são idiotas e sabem que a volta do PT contou com o beneplácito da Justiça - aliás, um grande erro. Além disso, em mais de uma década de governo, as polÃticas sociais reduzem-se à transferência de renda, sem consequências na melhoria da educação, da saúde e segurança.
Rai Giovanni, eu sou espÃrita kardecista e amo muito a Igreja Católica, tanto que creio em Cristo e sou devoto de Nossa Senhora e de Santo Expedito. Você é um péssimo exemplo de católico, pois até o arcebispo de Aparecida e o Papa foram criticados pelos Bolsonaristas após dizer que pátria amada não é pátria armada. O que mais os bolsonaristas como Malafaia e Michelle fazem é atacar a Santa Igreja ao nos acusar de idolatria e querer nos submeter à fé pentecostal deles!
Em resumo, o senhor defende a miséria da maioria em favor dos privilégios de uma minoria, que coisa bonita.
Falei aqui em inúmeros post. A esquerda é lula e o PT, Lula aposentando PT e PSOL serão tão relevantes quanto o PCO. A idolatria a Lula e a cabeça engessada em ideias e ideais dos anos 70 não funcionam no mundo atual. Nem com a justiça amiga, nem com o consorcio empurrando a esquerda foi. Essa eleição foi o inicio da extinção da esquerda. na politica. Com esse resultado, quem vai querer levantar a bandeira vermelha na proxima?
Excelente analise de Joel Pinheiro da Fonseca.
Para o artigo , os que lutam pela democracia e a humanidade é umarca ruim. Além de minha repúdio, me deixa profundamente triste que a Folha de São Paulo de guaridas a comentários fascistas e de ódio contra a humanidade. Agora eu quero ver como assinante, se o jornal vai publicar minha indignação.
Esquerda com bandeira para "democracia e humanidade"? Ou te falta leitura ou tem excede má fé...
Belo artigo, bem pontual. Mas, grosso modo (bem grosso modo) a direita domina as redes enquanto a esquerda ainda reluta nesse campo. Nas redes e mÃdias sociais é o que se encontra de mais tosco, vazio e mentiroso; porém, é um jogo necessário para conquistar este nobre eleitorado brasileiro que é magnÃfico.
Esta,senhor da folha,é a sua opinião,a do povo não.
Se esta näo é a opiniao do povo, entäo o povo votou contra si mesmo? Se a esquerda promoveu tantas escolas é universidades boas, näo era para o povo estar mais esperto?
O grande problema da esquerda é que ela não existe. Existe LULA. Indique uma unica liderança que cresceu ao lado de Lula??? tudo virou puxadnho do PT, e no PT o que existe? Lula. Realmente, quando ele deixar a cena, o que resta é terra arrasada. A anacrônica reverencia à CUBA, o alinhamneto aos caudilhismos sulamericanos, o distanciamento das bases populares, contribuem para isso. Não se trata de refundação da esquerda, mas da criação de uma verdadeira esquerda.
Concordo muito.
Mas a esquerda só defende o que não presta...Você queria o quê?
Fale mais sobre as suas incrÃveis virtudes, tio. Aliás, já derrubou uma árvore hoje?
Helene Medeiros, seu argumento não corresponde ao que ocorre no Brasil: não estou falando de crucifixos em tribunais, de hinos que mencionam Deus e etc. Estou falando de candidatos eleitos com discursos de moralização religiosa, querendo impor suas convicções, principalmente evangélicas, ao resto da população e perseguindo direitos civis de LGBTs, católicos, espÃritas e pessoas de religiões afro. A Inglaterra é um Estado confessional e respeita mais a pluralidade religiosa que o Brasil!
Rai Giovanni, os ingleses são extremamente seculares e se você é tão católico, deveria se preocupar com uma bancada evangélica que quer destruir o Catolicismo!
A Inglaterra não é assim não, tenta abrir um terreiro de candomblé ou uma igreja na Inglaterra. Duvido que consiga, a Rainha foi coroada em um rito religioso, e tudo no pais é vinculado à religião até a bandeira representa a Cruz de são Jorge.
Deixe os católicos de fora do seu raciocÃnio. Sou católico e tenho crucifixo e penso e Deus todos os dias o que tem demais nisso?
Helene, eu sou espÃrita kardecista e devoto da Virgem Maria e de Santo Expedito. Tenho uma ligação enorme com a Igreja Católica. Eu respeito os pentecostais, mas muitos estão sendo massa de manobra para a extrema direita. Outra coisa: eu sou cristão mas não quero impor minha crença nem usá-la para ganhar dinheiro ou ganhar poder polÃtico. Infelizmente, sabemos como as coisas vêm acontecendo.
Entendi. Sou catolica, mas me interesso muito pela historia das religioes e seus desenvolvimentos, especialmente na Europa.
Quando as universidades forem só para os ricos, quando o filho trans da irmã evangélica for discriminado na igreja e ela também, quando faltar professor na escola do filho, quando os mÃnimos direitos trabalhistas forem varridos, aà o povo vai perceber o engodo desse discurso conservador. Não sou de esquerda e nem de direita. Mas as conquista mÃnimas sociais e institucionais qieno paÃs teve, na redemocratizacão, são conquistas sim da esquerda. E, são Paulo, nem precisa dizer.
RaÃ, lendo o seu post tenho a impressão de que você não conhece o Brasil. Ou nasceu após os anos 2000.
Lendo eu post, penso que você esta falando da Suiça e não do Brasil.
Análise muito coerente do que tenho visto ultimamente na polÃtica brasileira. Em algum momento os absurdos existenciais que a esquerda tenta empurrar iria se tornar um impeditivo à comunicação com o eleitorado no geral, estamos vendo o desenrolar disso.
Exatamente, esqueceram o principal de uma eleição: O que importa é a vontade da maioria. Enquanto se aferrarem em ideias e ideias das minorias, se afastarão do desejo e anseios da maioria.
O Brasil saiu das urnas nas mãos do centrão, não é uma boa notÃcia.
Sim, a esq virou uma marca ruim, isso levando em conta que a direita eh formada majoritariamente de picareta, se a direita fosse seria, a situação da esquerda estaria muito pior. Acho interessante os motivos apontados no texto, "sindicatos, universidades, partidos, institutos, ONGs" são instituições que a sociedade ve como ineficientes e desnecessárias, ex: 'sindicato', o Brasil tinha milhares de sindicatos que tiravam dinheiro do salário do trabalhador e não retornavam nada, as
Aa universidades que consomen uma verba gigantesca e ficam fazendo greve ou produzem estudo sobre banheirao de salvador, partidos que querem saber soh de mamar.
O autor se perde em uma análise simplista, quase mÃope, ao insistir na marca ruim da esquerda e ignorar a verdadeira guinada nas urnas: o fortalecimento do centro. Ele subestima o protagonismo de figuras como Kassab e partidos como PSD e MDB, que, em coalizões pragmáticas, inclusive com a esquerda, ganharam terreno. Focado demais em narrativas fáceis de polarização e redes sociais ele falha em enxergar a complexidade do cenário e o jogo real que se desenrola no tabuleiro polÃtico.
Dr volta a idade média.. tá bom?
A verdade escancarada é que as ideias de esquerda envelheceram. Não há mais a clássica luta vista por Marx & Engels entre capital e trabalho, e a esquerda passou a criar categorias de 'oprimidos' e seus respectivos 'opressores', abraçando o identitarismo. Desta forma, perdeu completamente a classe trabalhadora, que não acha que os problemas mais importantes do paÃs são os de gênero, raça, cor, etc., mesmo que concordem com as teses.
Acabou a luta entre capital e trabalho? Quer dizer que agora a riqueza gerada é fraternalmente dividida? Marx não envelheceu coisa nenhuma, sua análise do capital continua vigente, os fundamentos da exploração capitalista são os mesmos. Obviamente tudo hoje é mais complexo inclusive porque os meios de produção se diversificaram e o capital também teve que se adaptar as mudanças e as demandas dos trabalhadores.
Por que a esquerda tem tanta dificuldade? Esta resposta é longa e complexa e sua totalidade não cabe neste espaço. Mas entre as razões está uma sociedade que tem medo de homossexual mas não tem medo de desmatamento; que quer ajuda do governo quando quebra mas não quer pagar impostos; que quer a força da lei para o ladrão morador de rua mas não para o deputado que desvia dinheiro público e legisla em causa própria.
Conheço umas 50 pessoas no mÃnimo inclusive eu como es petista, não acho certo em nenhum cenário que gente com curriculum de es detento posso ser eleito presidente. Lule com sua soberba destruiu tudo de bom que a esquerda construiu. Tivesse largado a politica no 2 mandato e indicado outra pessoa que não a Dilma, estarÃamos melhor.
E por aà vai !
O pl nada tem a ver com bolsonaro é só uma legenda do Valdemar querendo usar o nome dele. Esse resultado é o orçamento secreto e o povo cada vez mais se vendendo...
Pois é graças a essa esquerda que você tanto odeia que a democracia foi preservado, o seu emprego está garantido e essa coluna existe.
Falou pouco e disse tudo, ao contrário desses post's longos que quase ninguém lê.
Sr. Joel, lendo os comentários à sua coluna de acadêmico vou fazer um Abstract Review: Sua Coluna Fede. E, com exceção dos neo escravagistas fundamentalistas, a sensação é de nojo. Horror. Asco. Os comentários são a Referência da Tese. Minha próxima tese será: Por que as maiores fortunas do Brasil, Moreira Salles, Setúbal e Klabin votam com a Esquerda, e o Pé Rapado Joel vota com a Direita?
Enquanto o foco da esquerda for questões ultra-progressistas e ultra-ideológicas, irão continuar a derreter. O pobre não quer saber sobre a legalização das dr0gas, o apoio ao H@mas ou sobre o uso do pronome neutro, o pobre quer saber de comida na mesa e mais emprego, e essas questões são secundárias para a esquerda. Não adianta chorar, vocês entraram em um buraco que não tem mais como sair. Cada vez mais a direita ganha espaço na mente do brasileiro, que historicamente é conservador.
No governo passado o povo nao pode trabalhar por quanto tempo mesmo Luiz?
"o pobre quer saber de comida na mesa e mais emprego, e essas questões são secundárias para a esquerda". Tem certeza? No tempo do governo de direita BolsoGuedes o prato da população estava cheio, rico, e hoje é que tem fila do osso e pé de galinha em açougue? É isso?
Virou marca ruim, não. Sempre foi. O men salão e o petr olao que o digam.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
A esquerda e quem se alinha a ela já passou por situações piores e teve a imagem bem mais arranhada. Ainda assim, lutou arduamente para que gente como o articulista e alguns comentaristas aqui pudessem escrever o que escrevem sem correr sérios riscos. Mas concordo com o Joel quando ele dá a entender que os chamados polÃticos progressistas pararam no tempo...
Rico defender esquerda é a mesma coisa que traficante ser atleta. Longe de qualquer suspeita. Quem tem 2 neurônios sabe q a pseudo esquerda no brasil é para ingles ver. Eles gostam mais de grana q lazanha. Veja as mordomias q Lula e Janja escancaram na cara do pobre q ele diz defender a qualquer custo
Desculpe cara mas este teu comentário não acrescenta nada, não explica nada. Que aprender a escolher oomento de ficar calado.
Essas mordomias são ditas geralmente por quem se informa pelo tictoc.
As mordomias que citas são do Cerimonial do Governo, seja este qual for, entendeu? Mas o pior é o pobre e classe média serem de direita, sustentando os bilionários e sonegadores rentistas.
A esquerda fez a maior inclusão de renda no paÃs .Tirou-o do mapa da fome .A direita o devolveu .
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Ser de esquerda virou uma marca ruim Voltar
Comente este texto