Joel Pinheiro da Fonseca > Ser de esquerda virou uma marca ruim Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 Próximas

  1. Cristofer Diego Beraldi Martins

    Exatamente! As redes sociais colocaram o indivíduo no centro da comunicação. Instituições perderam muito poder.

    Responda
  2. Joya Fernande Sachs

    Artigo muito bem desenvolvido, Joel. A esquerda deverá se adaptar a esse novo cenário. Não há direita sem esquerda e vice versa.

    Responda
  3. Fatima Marinho

    Joel, acho seu texto fraco, sem conteúdo. Falas demais por não ter nada a dizer. Vivemos uma onda de extrema direita, o mundo todo vive isso, vai dar em guerra, veja o oriente médio. Essa onda vai passar. Todo cambia.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Exato. Essa modinha vai passar. E a cada nova onda reativa, mais a Direita se quebra.

    2. Miro Costa

      Os fatos, caro. Eles são teimosos. Olhe para a realidade, é disso que o Joel fala.

  4. Miro Costa

    Volte um pouco na história, caro. Vai ver que na verdade o brasil não mudou; o país sempre foi conservador, na verdade se mudou nos últimos 50 anos foi por se tornar mais esquerdista (progressista não: atrasadista). Agora a ficha tá caindo - essas pautas da esquerda só levam ao fracasso . E não é só aqui que as pessoas começam a acordar.

    Responda
    1. CARLOS EDUARDO MARTINS

      Programas de distribuição de renda, escola pública de melhor qualidade nas periferias, SUS, UBS, AMA, CEUS, quotas para os historicamente desfavorecidos, diretos da mulher respeitados, respeito à diversidade sexual, respeito à todas as religiões , proteção dos diretos trabalhistas...Realmente as pautas da esquerda são um.feacasso...faça uma enquete cega com seus amigos, quero ver se a maioria é contra ou a favor de tudo isso aí....

    2. Miro Costa

      Rafael, seu comentário é perfeito para explicar o fracasso enfim percebido destas pautas tolas. Caro, entenda isto: a vida é trágica, e não existe esta tal sociedade: o que existe são pessoas cuidando legitimamente dos próprios interesses, e que devem, todas, ser tratadas como cidadãos autônomos, não beneficiários de agradinhos em troca de votos.

    3. Rafael Moraes

      Pauta de esquerda é pela justiça social. Ou é pelo coletivo e bem estar de todos ou não é sociedade. Fracasso é trabalharmos 24 horas e ainda assim não conseguir pagar as contas; fracasso foi em plena pandemia gerarmos milionarios a partir de milhões indo pra pobreza; fracasso é defender patria, familia, religião e só criticar o proprio país, nao respeitar a esposa e não seguir os principios básicos de uma moral que defende sempre o mais fraco.

  5. Wanderson Marçal

    Não tenho nenhum apreço pela figura a não ser no componente do humor, já que ria muito ouvindo o True Outspeak, mas uma figura incontornável no processo de derretimento da esquerda foi Olavo de Carvalho. O cara sozinho conseguiu pautar um discurso cultural que levou uma parte da população, a mais religiosa, a se opor radicalmente à esquerda. Acho que quando se fala desse tema o filosofastro devia ser citado.

    Responda
  6. Rafael Moraes

    Mas uma coisa que nenhum articulista comenta: o capitalismo mudou nos ultimos 40 anos. De um estado presente, fornecendo um salário indireto com os serviços básicos e o trabalho regrado a 8 horas por dia e coletivo, com sindicatos e tal. Hoje o neoliberalismo prega o fim do estado, os serviços privados são caros e pagos com o próprio salário e o trabalho é praticamente o dia todos diante das telas da infosfera.

    Responda
  7. Severo Pacelli

    Os sempre ricos, os reacionários comemoram esse retrocesso. Uma população que mal consegue ler frases de jornais, é presa fácil de religiosos da prosperidade (esta para si). É presa fácil de militarismo bolsomita. O dilema é que a mídia mais poderosa comemorou essa involução, visando destruir a esquerda, esquecendo que capitalismo não expande em tempos de caverna e escuridão.

    Responda
  8. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Por que será? Depois dos melhores governos do mundo da esquerda no Brasil? Acho que estou acordando do coma, mas me lembreis dos escândalos contínuos, dos mensalões e petrolão? E as descondenações? Ah, nosso ex presidiário eleito presidente? Possivelmente isso pode explicar algo (em alguns cérebros).

    Responda
    1. Severo Pacelli

      Enfiaram via fakes na goela abaixo do brasileiro demonizando a esquerda. Até onde irá o triunfo da direita e extrema direita? Na hora que explodir o caos social, fruto da alta corrupção e altíssima concentração renda, o povo sentirá a dor do chicote no lombo e aí outro cenário virá. O desafio é como evoluir com um povo sem escola e regado a política fascista, imediatismo e individualismo. O chicote que dá em Chico pode voltar para Francisco. Itália e Alemanha vivenciaram esse processo ...

  9. Rafael Moraes

    Nada disso, o que faz a esquerda ganhar em municípios menores é a presença do estado na vida coletiva das pessoas. Escola pública melhor, posto de saúde que funciona, por ter menos empregos disponíveis, a população se ajuda e o senso coletivo prevalece. Algo das esquerdas. Agora em cidades maiores, o capitalismo neoliberal já tomou conta e os serviços do estado não aparecem tanto e o individualismo prevalece, favorecendo partidos que pregam o indivíduo e não a sociedade.

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Eu presto 40 horas de serviço gratuito a pessoas de baixa renda provendo escuta a pessoas em sofrimento todo mês e não sou de esquerda, como também já destinei 10x mais do meu patrimonio e dinheiro ao combate da desigualdade social de forma pessoal que o presidente lula o fez de forma pessoal, e não sou de esquerda

    2. Ivo Broeing

      Os catadores de recicláveis por exemplo, criamos cooperativas, hoje ele ganham também pela separação e não somente pela venda do material, e com direitos, com compromisso do social com o meio ambiente, tem todos seus direitos resguardados e não foi um governo de esquerda que implementou

    3. Ivo Broeing

      Aqui em Floripa temos postos de suade que funcionam, com participação da comunidade, temos senso coletivo, criamos mais de 50 mil empregos na área de tecnologia, que paga 2,5 mas que na construção por exemplo, temos pre encubadora, encubadoras e espaços para estabelecimentos de empresas, forte apoio ao empreendedorismo, credito a juros zero para empreender, temos segurança e qualidade de vida, e não temos governo de esquerda

    4. Marcos de Almeida

      Cite um que estou mudando pra lá agora!!!

    5. Rafael Moraes

      Não Miro, escola pública de qualidade pros filhos, creche, ruas bem cuidadas, rede de agua e esgoto e tratamento destes, posto de saúde e hospital públicos... só isso já seria salario indireto e eu poderia gastar meu salario em outras coisas. Salário indireto fornecido pelos impostos, principalmente pelos mais ricos. Até meados dos anos 80 era assim, o que mudou?

    6. Miro Costa

      Presença do estado? Presença maciça do dinheiro do pagador de impostos fornecendo “de graça” uma migalha para as pessoas se acomodarem sentadas às portas das casas de ruazinhas imundas. Currais, nada mais.

  10. EDUARDO DE ALENCAR

    Discordo parcialmente do Joel. O Brasileiro sempre foi conservador, porém, essa realidade era escondida e/ou maquiada pela imprensa, sindicatos, ONGs etc. Todavia, com o advento da internet, em especial das redes sociais, mais pessoas com a mesmo perfil conservador conseguiram se conectar melhor. Não é por outro motivo que a ala mais a esquerda quer censur.... digo, regulamentar as redes sociais.

    Responda
    1. Marcos de Almeida

      hahahahahahah excelente!

    2. paulo Raulino

      Concordo em bom tamanho com você. Sempre fomos conservadores, porém, estávamos com os sentimentos não expostos.

    3. Hermogenes Moussallem

      A internet precisa ser regulada pra que a CALÚNIA e algoritmos descompromissados com a harmonia social não se perpetuem como instrumentos de manipulação, coisas que essa direita sem escrúpulos não abre mão.

  11. Edailson Monteiro Rodrigues

    Joelito, leu a entrevista do malacheia? Aquela é uma marca boa? Vocês não tem nem a capacidade de combinar as falas.

    Responda
  12. marcio jose albino

    Perfeito, a esquerda terá que mudar em suas palras.

    Responda
    1. Edailson Monteiro Rodrigues

      Leia a entrevista do malacheia, depois volte comentar

    2. marcio jose albino

      Quiz dizer pautas.

    3. marcio jose albino

      Pautas, quis dizer.

  13. José Bernardo

    Mais uma vez Joel me faz lembrar a anedota de Paulo Autran: por baixo da análise circunspecta suspeito que esteja esfregando as mãos de satisfação... e não é possível que alguém com sua inteligência possa de boa-fé chamar de "conservadora" a pauta de costumes verdadeiramente reacionária que está sendo implantada e prevalecendo. Análise dispensável.

    Responda
    1. Jurema Nordeste

      esfregando as mãos e dando pulinhos... esse ódio desse rapaz a esquerda me parece que compromete profundamente suas análises sobre os perigos que é essa ascensão da extrema direita no Brasil ...

    2. Jurema Nordeste

      esfregando as mãos e dando pulinhos... esse ódio desse rapaz a esquerda me parece que compromete profundamente suas análises sobre os perigos que é essa ascensão da extrema direita no Brasil ...

    3. EDUARDO DE ALENCAR

      falou, falou e não disse nada.

  14. Felipe Araújo Braga

    Evandro de Abreu, em qual mundo você vive? O governo Bolsonaro exemplar? Setecentas mil mortes por covid, o Brasil no mapa da fome, preços coming up, destruição do Pantanal e da Amazônia, desemprego, corrupção e você vem falar uma besteira dessas? Pelo amor de Deus!

    Responda
  15. Rodrigo Silva

    Há que se notar que a política, como muitas outras coisas impulsionadas pelas práticas discursivas, é cíclica. Como sou um pouco mais velho, lembro que o PT, por muitos anos, amargou muitas derrotas eleitorais em seu começo e tinha uma penetração muito pequena até crescer e conquistar as muitas presidências ao longo do tempo.

    Responda
  16. Carlos Amorim

    A direita não é mais conservadora hoje do que 20 anos atrás. Apenas as pautas mais importantes já foram aprovadas. O casamento gay, a criminalização do racismo, o ensino da história e da cultura africana nas escolas, a delegacia da mulher. Natural que a população se questione quando começam a avançar essas pautas além da controvérsia, como por exemplo, obrigar um médico a realizar um aborto de fetos viáveis, porque há o direito ao aborto (pago pelo SUS).

    Responda
  17. Evando de Abreu

    Maurício, não, não temos ditadores de estimação e o governo Bolsonaro foi exemplar, com metade de ministérios, sem gastos de quase 700 milhões em viagens levando um séquito de mais de 100 pessoas como o seu ídolo faz. Não tem comparação.

    Responda
    1. Wlander Kwasniewski

      De que adianta economizar nas viagens se nosso representante ficava completamente isolado e chegava a ser motivo de chacota dadas sua falta de capacidade de interagir, submissão a Trump e nenhum entendimento do papel de um chefe de estado em fóruns internacionais. Havíamos virado uma nação pária internacional neste período.

    2. Edailson Monteiro Rodrigues

      Combinou com o Malafaia?

  18. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    A direita não é uma massa homogênea. Existem conservadores, que ao pé da letra significa gente que tem um mínimo de privilégio social e age no próprio interesse, de manter esse privilégio. E existe reacionário, que pesca valores antigos com a intenção de impô-los aos demais, movido por uma convicção dogmática. A psicologia do indivíduo ajuda a entender a diferença.

    Responda
  19. fernando silva

    Como o próprio disse, o Brasil conservador não é novo. Faltou dizer que 'em terra de cego, quem tem um olho é rei'. Mas não deixa de ser caolho...

    Responda
  20. Carlos Amorim

    A esquerda afundou nas próprias contradições. Passou anos defendendo melhor distribuição de renda e entregou os irmãos Batista e o Odebrecht. Anos falando abaixo a rede Globo, e usando seus artistas, pagos com dinheiro público, em "cartas pela democracia". Anos dizendo que os outros eram corruptos e foram pegos com dólares na cueca. Só estão vivos porque a direita é fraca como um Bolsonaro.

    Responda
    1. Carlos Amorim

      Sim, o ideal da esquerda é a defesa do oprimido, em detrimento da estrutura. Por isso a esquerda sempre foi revolucionária. Destruam as estruturas, as hierarquias e o capital para conseguir um mundo melhor para quem não tem nada. Mas isso é pré muro de Berlin. A esquerda, ao chegar ao poder, entregou monarquias, como Stalin, família Castro ou Maduro. Aqui a esquerda defende as estruturas, está aceitando qualquer asneira que venha do Moraes e como o resto, virou patrimonialista.

    2. MARIA F LUPORINI

      Estão vivos porque defendem os oprimidos.

  21. José Cardoso

    A cara do trabalhador dos anos 70 era o operário industrial com macacão e capacete. Hoje é o motoboy com celular e aplicativo. Explica-se a transição do Lula para o Marçal como líder contestador do sistema.

    Responda
    1. Amaral Neto

      Eu ia comentar a concordância com o texto, mas resolvi faze-lo no seu comentário, porque achei preciso. É isso mesmo. Creio que o principal desafio de um governo trabalhista, em qualquer lugar do mundo, é propor novos paradigmas voltados a Revolução Industrial 4.0. Até agora nada de relevante surgiu.

  22. Mauricio Borborema de Medeiros

    Excelente análise do articulista. Quase nunca concordo com o Joel, mas hoje ele foi impecável.

    Responda
  23. Humberto Giovine

    Como sempre, Joel esconde sua tendência direitista, subentendida nas entrelinhas. Esta direita somente avançou nestas eleições pela ignorância de grande parte da população, que substituiu livros, jornais, revistas sérias, e TV, pelas redes sociais. Proporcionar 28,14% dos votos à Pablo Marçal, em SP é a maior prova disto. E nem percebeu que com isto dividiu a extrema direita, enfraquecendo-a. Este boom não perdurará muitos anos.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Que te ouçam todos os deuses! (Se é que os há...)

  24. Emerson Luis de Moraes

    Vc como analista politico deveria destacar a diferença entre conservadorismo e reacionarismo. O q estamos vivendo no Brasil e no mundo é uma volta a idade média e uma destruição das instituições clássicas!

    Responda
    1. Romero Lima

      Até onde sei, esquerda era a estatização dos meios de produção. Nada haver com costumes . Isso é atraso. Negar o óbvio.

  25. Marcia Kaezer

    Acho que não foi a população brasileira que mudou. Foram os partidos de esquerda que passaram a lutar por pautas que vão de encontro aos valores da população.

    Responda
  26. Paulo Augusto

    Virou uma marca ruim porque a extrema-direita jogou pesado nas fake news e a esquerda ficou inerte. E ainda hoje não sabe desmentir as invencionices dos opositores, por falta de visão de comunicação.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Amorim, houve sim corrupção durante o governo de esquerda mas com cumplicidade de vários partidos de direita e centro. E não esqueça da corrupção em todos os outros governos de direita, inclusive na ditadura.

    2. Carlos Amorim

      Sei... o deputado não tinha dólares na Cueca, a Odebrecht não mandava dinheiro pra reformas nas propriedades dos amigos do Lula, o mensalão nunca existiu, os bilhões da Petrobrás não foram roubados. Tudo fake news da direita?? E você ainda deve chamar os outros de negacionista.

  27. MARCIO Gionco

    Isso tem a ver com o 'pragmatismo' do Lula, que se aproximou do centrão e se distanciou da população. Por isso o PT não enche mais rua. Outro ponto é que não quer saber de largar o osso para um sucessor. Depois do desastre da Dilma, é de impressionar que esteja no governo.

    Responda
  28. Rafael Gallina Delatorre

    Tipos impensáveis como Bolsonaro, Milei ou Trump se elegem, mantendo discursos absurdos. A opção por tipos assim parece ser mais profunda que a questão conservador e esquerda. Tem mais a ver com ressentimento, desesperança. Acho eu. E com um modo de fazer política em bolhas na internet.

    Responda
    1. Luciano Napoleão de Souza

      Interessante como existe tantas pessoas alienadas e teleguiadas pela velha e porca imprensa!

    2. paulo Raulino

      Bom, se a regra da democracia é fundamentada na maioria, então tá, né?

    3. Marcus Machado

      Concordo plenamente. As pessoas estão elegendo figuras bizarras, não "esquerda" ou "direita". Aliás nem sabem bem o que seja isso. Se dizem de direira, mas gostam de coisa de esquerda -e até "coministas", como aposentadoria sem contribuição para idosos e zona rural, transporte público, passagem de ônibus grátis para estudantes, SUS etc. Tudo e, que todos pagam para todos usarem, sem distinção de valor e relação custo/contribuição, é "comunista".

    4. Humberto Giovine

      Marcio. Informe-se melhor. Milei está afundando ainda mais a economia argentina, piorando muitíssimo o ambiente social. Quem deve rever é você.

    5. MARCIO Gionco

      Reveja,porque o Milei vai dando certo...

  29. Evando de Abreu

    O problema é que a esquerda apoia ditadores como Maduro, Ortega, Família Fidel além de terroristas. Além disso os governos de esquerda gastam sem pensar no dia seguinte.

    Responda
    1. Mauricio Borborema de Medeiros

      Mas a direita também tem seus ditadores de estimação; e, quanto ao gasto público, o governo Bolsonaro esteve longe de ser exemplar.

  30. Marco A Moreira

    Excelente artigo. Para a esquerda se reerguer outros partidos devem ser valorizados e que defendam uma pauta democrática. O PT se chafurdou na lama da corrupção, se não bastasse isso conseguiu defendendo a ditadura de Maduro ser titulada de extrema-esquerda.

    Responda
    1. Daniel Vitorazzi

      Corrupção continua acontecendo a olhos vistos no centrão e na direita, mas chega a ser engraçado, só colou no PT. Quanto à Venezuela, Cuba, Nicarágua, bom, a fatura têm muito disto também. São as avaliações que o campo democrático deve fazer. Para mim, estas pedras de tropeço devem ser afastadas do caminho. Urgentemente.

  31. Raymundo Itareru

    você como um reaça da extrema direita pode comemorar, como só Deus e os diamantes são eternos

    Responda
    1. Raul de Jesus Duarte

      Reaça de extrema direita?? Hahaga aceita q a esquerda acabou, mais facil.

  32. Raymundo Itareru

    entre reacionarismo, e conservadororismo, existe um abismo, esse povo que se conservador não lembra em nada os conservadores da Inglaterra por exemplo

    Responda
  33. Ugo Maia Andrade

    Joelito, parabenizo-o pelo último parágrafo de seu artigo, o resto dele me faz perguntar (como sempre, aliás) por quê fsp mantém em seu plantel de articulistas alguém tão raso, intelectualmente deson esto e com escrita tão improfícua.

    Responda
  34. Daniel Vitorazzi

    A verdade é que a única coisa em que a direita obteve sucesso foi em grassar o antipetismo. No mais, é intrinsecamente incompetente, pois nunca resolveu problema algum neste país e não tem nada a oferecer além de seu projeto autoritário e destrutivo. O campo democrático popular deve fazer suas avaliações, mas não tenham dúvidas, resistiremos.

    Responda
    1. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Totalmente de acordo.

    2. Marco A Moreira

      O antipetismo adquiriu força no momento que o partido deixou de ser oposição e se chafurdou na corrupção. Se não bastasse isso ainda defende a ditadura do Maduro , transformando-do assim em extrema-esquerda. Ou será que a Venezuela é uma democracia? Em tempo: China e Arábia Saudita não são democracias muito menos ditadura.

  35. julio alves

    Joelzinho se deletando com a ascenção da extrema direita! "PT aumentou o número de prefeituras, M A S, no Nordeste..." Esse habitual "mas" que seus patrões da Falha o obrigam a escrever, nem precisaria de ordem superior: o preconceito de Joel é atavico, intrínseco. Fora isso, o artiguinho é mais um resumo que o seu "acadêmico" querido, Merval Pereira, fala na globo News.

    Responda
    1. MARCIO Gionco

      É um ótimo artigo e favorável à esquerda, ao propor uma reflexão necessária. Mas você acha mais fácil atirar no mensageiro...

    2. Ivo Broeing

      Tanto a relevante o tamanho das prefeituras que o PL foi o que mais ganhou votos e levou as maiores prefeituras superando inclusive o PSD, o Pl teve 15, 7 milhoes de votos enquanto o psd 14, 6 milhoes de votos, e o pl ainda disputa na frente nas capitais no segundo turno 7 delas , e disputa mais 4 em segundo, saldo final 22 milhoes de brasileiros ja sabemos que serao governados pelo pl, pt apenas 6 milhoes

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      E os fatos ?

  36. Felipe Araújo Braga

    Lis Junqueira Safra, olhe as coisas que você defende: os massacres que Netanyahu promove, as políticas destrutivas de Bolsonaro que matou setecentos mil por falta de vacina. De verdade? Vá pra frente do quartel pedir golpe militar e tomar cloroquina!

    Responda
  37. JORGE CESAR BRUNO

    Aliás, o problema maior do governo é a comunicação péssima e inútil, que ao invés de ser chancelada por um profissional, colocaram um deputado!! Chance de dar certo? Zero! Talvez por isso o seu partido amargue a nona posição, bem atrás de partidos, que são mais profissionais! Palmas para o sr Kassab!

    Responda
    1. Ivo Broeing

      pl cresceu 236 porcento o pt 28 porcento e ainda assim perdendo munucipios importantes e ganhando insignificantes

    2. Ivo Broeing

      no ultimo posta falando das capitais, fora outras prefeituras ...

    3. Ivo Broeing

      quase 16 milhoes de pessoas serao governado pelo pl nas prefeituras , apenas 14 milhoes pelo psd, isso sem contar que o pl ainda lidera no segundo turno disputando 7 delas , e em sseguindo mais 4 delas

    4. Ivo Broeing

      Kassab amigo? quem ganho nas prefeiuras foi o pl , teve 1,5 milhoes de votos a mais nas prefeituras que o psd

    5. Claudio Luiz da Cunha

      PSD do Kassab é aliado do governo

  38. Felipe Araújo Braga

    Outra vergonha: o Joelzinho do Santa Cruz e Insper adora falar que o povo está simpático aos EUA e à Is ra el. Se isso for uma verdade, é vergonhoso que o povo favelado, morto feito barata pela polícia, fique defendendo Is rael, que mata a população pales tina a olhos vistos.

    Responda
  39. JORGE CESAR BRUNO

    Que coluna mequetrefe!! Então quer dizer qye temos de ter pensamento único? Esquerda, centro ou direita, cada um faz a sua opção pelo espectro ideológico que mais se identifica, e ponto final! O governo é óbvio, que pela péssima comunicação, não traduziu as conquistas atuais em voto para seu partido!! Caso não seja um idiota, a economia goste se ou não tem índices de desemprego baixos, salários médios em alta, e uma inflação controlada! Mas o colunista gostaria que fossemos uma Argentina!

    Responda
  40. Lisy P F S

    Povo cansou de esmola. Partido será sempre lembrado por escândalos de corrupção. Estão todos voltando e a população hoje mais esclarecida. Nem no Nordeste conseguem mais enganar. Araraquara teve festa com a saída do Edinho.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A população não está mais esclarecida.

    2. JORGE CESAR BRUNO

      Deve ser complicado viver no Brasil, os índices de desemprego baixo, salários em alta, inflação controlada... realmente essas esmolas não deveriam ser dadas a população! Javier Millei, por favor, traga a sua política ecotoda da Argentina para o Brasil!! A direita bolsonarista clama pelo seu governo!! Rs!

  41. Luciano Napoleão de Souza

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Felipe Araújo Braga

      Ah sim, igualdade de oportunidades, emprego e vida dignas, proteção das minorias e diversidade, preservação ambiental são pautas ruins? Eu vejo como ruim quem quer: um liberalismo sem controle que vai sim favorecer quem já tem dinheiro e posição e deixará o povo à míngua, impor um modelo único de família e excluir todos os que não se encaixem nisso, destruir a Amazônia e o Pantanal para construir fazendas e nega a ciência pois não crê na evolução, na mudança climática e nas vacinas.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Besteira cega.

    3. Luciano Napoleão de Souza

      Adolfo, gostar e proteger o meio ambiente não é pauta de esquerda. Apesar dela querer se apropriar de tudo. Mas vc deixa escapar que o capitalismo tem que ser controlado. Saiba que para os defeitos do capitalismo a solução é mais capitalismo. Não fosse ele, não haveria proteção social e nem de meio ambiente.

    4. JORGE CESAR BRUNO

      Que tal um partido único de direita?? Democracia isso? E surreal!! Rs!

    5. Adolfo Santos

      Sou ambientalista. Não acho que qualquer grupo humano seja melhor e tenha mais direitos que os outros. Penso que o capitalismo deva ser controlado, para reduzir a desigualdade econômica e a degradação ambiental. Ou seja, sou muito mau.

  42. Adenilson peneli

    Como leitor da esquerda gosta de ler Joel, a sua superficialidade, a sua falta de escrúpulos, já virou marca registrada. Joel funciona como uma amostragem das armadilhas e meias verdades, pior que mentira, da direita. Já que ajudamos pagar seu injusto salário, deveria ir além da ideologia, vamos dar risada, virou uma piada ler Joel.

    Responda
  43. Anete Araujo Guedes

    O PT pagou um preço por ter governado o país por 4 anos consecutivos. Aécio descontente, se aliou a Cunha e Temer para derrubar Dilma. Não respeitaram a soberania do voto popular. Moro entrou em cena com a Lava Jato. Serviu-se da toga para cometer deslizes, com auxílio da mídia empresarial, com o intuito de desmantelar o PT e abater seus líderes relevantes. Foram anos de pregação contra o PT. Formou-se um antipetismo raivoso, ressentido e amargo, onde foram jogadas todas as frustrações e ódios.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Será que foi o PT que cometeu durante anos crimes de peculato ou rachadinha? Que abriu uma loja de chocolates para lavagem de roupas sujas? Que surrupiou joias valiosas? Que invadiu e destruiu a sede dos três poderes? Que tentou dar um golpe de estado? Etc

    2. Antonio Araújo

      Claro, o PT não é culpado de nada, é tudo invenção da mídia, dos EUA, da Faria Lima, etc, etc, etc. Que cegueira. Espero que continue, enquanto a vaca vai pro brejo.

    3. Adenilson peneli

      Comentário perfeito.

  44. Luiz Otávio Ferreira

    O netinho do Tio Patinhas de novo quer nos convencer que o Brasil é um sociedade de "direita". O Brasil é um dos campeões de desigualdade socioeconômica, um país majoritáriamente de pobres mas esses pobres pesam politicamente como os "investidores da Faria Lima. É isso que o netinho do Tio Patinhas quer nos convencer.

    Responda
  45. Ricardo Botto

    Por outro lado, Bolsonaro vai ter que por as barbas de molho. Tem muita gente de olho nesse cacife. Ele não tem inteligência, capacidade e quadros para tocar tudo sozinho. Ou seja, não vejo ninguém que possa tocar o barco Brasil na tempestade que se avizinha. Alea jacta est.

    Responda
  46. MATILVANI MOREIRA

    Oba! Ainda há esperança!

    Responda
  47. Anete Araujo Guedes

    Após Lula, o PT terá outros nomes importantes, responsáveis que batalham no partido como Haddad, e não moleques oriundos da das redes antissociais, da TV e da internet, animadores de auditórios, influenciadores, pastores, coaches, jogadores de futebol. São os que alugam um partido qualquer para se eleger.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Trata-se da nossa batalha diária.

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Graaaaande Anete!

  48. Claudio Luiz da Cunha

    Ruim são os colunistas da fsp

    Responda
  49. Adenilson peneli

    É que nazismo e a ignorância é muito forte no Brasil, todos nós sabemos quem é o centrão o quão ladrão são, as máfias se espalham. Hoje advogados poderosos ligados ao crime pagam a campanha de um político desonesto e ganha a prefeitura, e aí é um caos, e sempre é PL, DEM, Republicanos, etc. Sério isso é muito perigoso.

    Responda
  50. José Eduardo de Oliveira

    o pior é que, quem está apoiando a direita são os descendentes das senzalas e os que ainda estão no chão da fábrica e nos eitos do agro, então que sejam governados por ela. a síndrome colonial de que o senhores da casa grande são cruéis mas são bonzinhos é atávica demais, e sempre azeitou o servilismo voluntário dessa terra devastada e colonizada para todo o sempre. a esquerda brasileira é destra, sempre foi. e agora, um pouco tarde o politiburo se rende aos dissidentes e renegados do Psol.

    Responda

Anteriores 1 2 3 4 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.