Joel Pinheiro da Fonseca > Ser de esquerda virou uma marca ruim Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4

  1. Ediney Fortes do Prado

    Será que sem orçamento secreto e bilhões em emendas parlamentares esse eleitor se mostraria assim tão conservador?

    Responda
    1. Adenilson peneli

      Grande parte dos eleitores nem sabem o que é isso, são "vendidos" pelos falsos pastores, são enganados, usados e jogados fora. Infelizmente são tão desinformados que se sujeitam a isso. Joel e a ilha da covardia.

  2. jarbas cabral

    Bobagem, o povo vota no prefeito que vai arrumar a rua dele, não tem aspecto ideológico nas eleições municipais.

    Responda
  3. Antonio Evaldo Almeida Barros

    Muito boa reflexão. Para nós de esquerda ou mesmo centro-esquerda, não deixe de ser assustador ver um país que funciona de modo praticamente estamental (quem nasce rico morre rico, quem nasce na classe média ali fica; quem nasce pobre morre ali), com pouquíssima possibilidade de mobilidade social, ver dominar, por ideias religiosas ou de outro verniz, exatamente entre os que estão mais abaixo da pirâmide social a ideia de que o único responsável por isso são eles mesmos.

    Responda
  4. Elvira Xavier Gomes

    Verdade. É um trabalho de anos da igreja, da direita que prega que ser de esquerda é ser comunista ( os mais humildes, entendem que o comunismo tem a mesma forma física do coisa ruim) e tmb da educação. A educação tentou em vão, conscientizar seus alunos e torná- Los críticos. Veio a onda da escola sem partido e o professor que fazia o verdadeiro papel de educar , foi perseguido e obrigado a ensinar somente o B + A =BA e 5+5= 10. Triste realidade do Brasil que ainda deseja e luta pela ditadura.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Parabéns pela lucidez de seu comentário, Elvira!

  5. Roger Hoefel

    Ruim é ser reaça como o sr.

    Responda
  6. Fabíola F

    Joel fala em dourar a pílula, o nome correto é negação da realidade, sempre característica da esquerda. O Brasil não está mais conservador, sempre foi. As pautas progressistas nada tem a ver com a realidade popular e apenas por isso não rendem votos, só o like da militância. No campo artístico, qualquer filme ou peça woke é fracasso certo de bilheteria. A verdade é que o cidadão comum não aguenta mais o anti senso comum dos identitários e quem defender essas pautas será condenado às suas tribos.

    Responda
  7. Eduardo Vianna

    Fundo partidário + orçamento secreto = dinheiro fácil para gastar com eleitorado Não tem fórmula mágica, é só deixar o escrúpulo e a ética na geladeira que fica fácil pro centrão (ou arenão) dominar politicamente as prefeituras do país. Onde as mulheres, negros, minorias têm sido eleitos? Na direita conservadora é que não é ….follow the money

    Responda
  8. Regina da Silva Mariano

    O Bozotontismo imperando...

    Responda
  9. Maria Lúcia Bergami

    Não me incomoda pautas de costume moral da direita, mas me preocupa a aplicação da democracia ampla, bem como lamento que o pobre seja esquecido, pois a direita governa para o rico.

    Responda
    1. Fabíola F

      Os pobres não votam mais na esquerda, mas a esquerda precisa dos pobres para se eleger. Quem faz essa afirmação não conhece pobre.

  10. Marcos Benassi

    Joel, prezado, não somente as igrejas evangélicas, mas também o jornalões e as TVs, estiveram profundamente imbricadas nesse desvalor que se constituiu na "esquerda política". Todavia, não podemos esquecer que estamos num país escravagista, no qual muito preto sonhava com a alforria própria e a compra de servos para si. Além do pseudo-moral conteúdo igrejista, o blá de que "você também pode chegar lá", velho como a Sé de Braga, colou e cola. Sem crítica, o abismo terraplanudo tá ali adiante.

    Responda
  11. Nelio Vieira

    Descontado o Impeachment de Dilma, são 18 anos de Lulopetismo em 24 anos. Seria tempo suficiente para a esquerda construir um projeto de união e pacificação do país. No entanto, a linguagem e outras estratégias (inclusuve corrupção) usadas pelo Lulopetismo para manutenção do poder, só fez aumentar a divisão do Brasil. E claro, despertou uma direita extremada, atrasada, com políticos desprezíveis e também capazes de iludir a população.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Desde o descobrimento a Direita manda no país. São 16 anos em 524.

    2. antonio brito

      Correto, matou a charada. No mundo todo, ao substituir a social democracia, a esquerda prometia uma revolução. Deu no chavismo, lulismo além de alimentar uma direita oportunista que sabe manejar as mídias sociais. Caso continuasse com os valores democráticos, sem perder energia com querelas inúteis como questão étnica e aborto, teria o apoio para as reformas necessárias.

    3. Marcos Benassi

      Quero observar aos colegas argutos que são 5OO anos de "stablishment" contra 16de tentativas populares. Haja força, hein?

    4. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

      Boa análise. Uma certa prepotência sempre houve no PT e outros partidos de esquerda. Isso afasta o povão, que prefere pagar dizimo que contribuicao sindical. Picareta por picareta, tentam aquele que promete a vida eterna.

  12. Renato Almeida

    Faltou citar o papel da imprensa nesse processo de demonização da esquerda e vinculação do tema à corrupção. Lava jato e mensalão deixaram uma imagem no brasileiro médio de que ser de esquerda é ser corrupto. Nunca pararam para pensar que a corrupção do dia a dia está encalacrada nos partidos de centro e direita. Basta ver os números.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bingo, meu caro, dedo no'zóio.

  13. Raimundo Carvalho

    Quem é de esquerda mesmo sabe que a luta é e sempre será árdua e não se restringe a eleições. A direita conservadora elegeu vereadora no centro-oeste a dona de um lupanar e por pouco São Paulo não elegeu profeito um golpista estelionatário.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, o colega Ângelo não tem nada de angelical: sua perspectiva é mesmo sulfúrica! Hahahahah!

    2. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

      O fim da direita propositiva e o surgimento da direita lacradora e inútil tem o dedo da esquerda que deitou em berço esplêndido nos 16 anos de governo. Primeiro encamparam todos os safados de partidos de centro esquerda. Depois elitizaram o debate e largaram o povão para os pastores reaças. A imprensa fez o de sempre, apoia o mais forte.

  14. Felipe Araújo Braga

    Meu consolo é: a esquerda pode até perder e o PL de Bolsonaro avançar, mas o povo que eleger a direita vai continuar pobre e não vai sair disso. Não nos tornaremos um país nórdico, mas eu tenho estudo e carreira, já os bolsonaristas evangélicos, bem, vão viver e morrer na pobreza e o povo permanecerá pobre. Ou acham que a Direita Conservadora vai dar oportunidades para que o pobre melhore de vida?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, Felipe, mas isso não me consola, pelo contrário. Observar a pobretalha encalacrada só me traz desgosto. Emburrrecida e embrutecida, esforçando-se sem sair do lugar, às vezes indo para trás, é entristecedor. Pessoalmente, a única coisa que me faz feliz é estar mais próximo do desmanche do que da linha de montagem: não terei que testemunhar por muito mais tempo a desgraça das pessoas, do país e do planeta.

    2. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

      Isso é vingança, não consolo. Deixar um país melhor deveria ser a meta. Talvez não seja com a esquerda atual mas uma nova esquerda que recupere o diálogo com as classes mais baixas e proponha algo mais que consumo.

  15. Felipe Araújo Braga

    Eu defendo uma economia de mercado. Mas o brasileiro conservador é antes de tudo um alienado e estúpido: da minha família eu e meus pais somos os mais estudados e de melhor renda, por isso mesmo somos mais de esquerda. Quando olho o resto da minha família: evangélicos e bolsonaristas, trabalhadores sem qualificação e moradores de periferia é sintomático, estão preocupados com ideologia de gênero enquanto o filho termina a escola e não vai para a universidade, mas vira uber.

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      A direita é feroz, tira os direitos dos mais necessitados para beneficio proprio e ainda os convencem de que a culpa da situação dele está do jeito que está é dele mesmo, que se ele se esforçar ele vai vencer. Vencer como se não foram dadas as ferramentas? Ferramentas tais como boa educação, boa alimentação e etc.. Tem uma entrevista do Professor Jessé de Souza no podcast chamado subssolo que é formidável. Além do ICL uma plataforma autonoma e isenta.

  16. Pedro Luis S C Rodrigues

    A leitura está correta, mas o diagnóstico das causas completamente errado. Não foram as igrejas, mas a simples desilusão com a esquerda que a desmascarou. Vai ficando claro para a população que o discurso “social” é apenas uma fachada para de apropriar do Estado e parasita-lo. Já vão tarde, são os maiores responsáveis pelo nosso atraso econômico

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      O Brasil é um país de pobres. O que a direita tem a oferecer? O povão médio que vota em Bolsonaro e na direita não vai alcançar ascensão social, não vai enriquecer e não vai melhorar de vida. Esse é meu consolo.

  17. Fernando Souza

    Como muito bem sintetizou o jornalista Ricardo Alexandre, “A esquerda consegue enxergar o quilombola não binário da extrema periferia de uma cidade e não consegue enxergar 50 milhões.”. Enquanto a esquerda insistir em pautas muito específicas como muito relevantes e deixar pautas muito relevantes de lado (violência urbana, evangélicos etc), vai perder mesmo. Tem que sair desses nichos e falar para a população média.

    Responda
    1. Vicente Valcarcel

      Um dos melhores comentários. Vc tá certo, sempre me lembro da Márcia Tiburi justificando o assalto da garota pois tinha um celular bom q o assaltante nao tinha, detalhe: ela tava pagando as parcelas. Ou a famosa frase do lula "era soh pra uma cervejinha" justificando um assalto. Dah raiva ver q políticos de esquerda pensem assim.

  18. Anete Araujo Guedes

    Instalou-se no país um conservadorismo reacionário, moralista, tacanho, obscurantista e autoritário.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      A esquerda vem se reerguendo, conta todos e contra tudo, após de tantas tentativas de destruí-la, através de trapaças, calúnias, difamações e mentiras. Ao contrário do PSDB que não resistiu e vem se definhando.

    2. Marcos Benassi

      Instalou-se com Cabral, né, minha cara? Isso é anedótico, mas tem não pouco de realidade. É só dar uma olhadinha ao redor que a gente vê as capitanias hereditárias, agora sem território, só um monte de números nas contas bancárias das famílias.

    3. André Lievori

      Senhores, não se tornem partidários nhenhenhém, leiam o texto e se aprimorem. A esquerda precisa parar de querer achar um culpado deve levantar, tirar a poeira e mudar, antes q seja tarde.

    4. Anete Araujo Guedes

      São os que passam o mandato passeando de lanchas, jetski, motocicletas e cavalos. Além de armar um picadeiro em frente ao Alvorada para dizer bobagens, piadinhas de cunho sexual, agredir jornalistas e mulheres.

    5. Pedro Luis S C Rodrigues

      Quem diria que um dia o povo iria reagir a sustentar va ga bun dos, Barnabés, funças e assemelhados que ganham muito acima da média nacional e entregam um serviço de qualidade sofrível?

    6. Anete Araujo Guedes

      A tudo o que nos empurra pra trás.

    7. JUSCELINO PEREIRA NETO

      Como dizia um tal de Nelson Rodrigues, abre aspas, sou reacionário. Minha reação é contra tudo o que não presta.

  19. Joao Braga

    Talvez o problema seja restrito a esquerda do Brasil que para muitos ficou após a Lava-jato com fama de corru pção e incompetência. Na época um ministro disse que tinham amealhado dinheiro para ganhar eleições até 2030 (sic)....

    Responda
  20. Marcelo Innecco

    O problema é esta associação direta com a cor representativa da esquerda. Se fosse rosa, verde claro, azul marinho, branco gelo, Marfin, Azul cobalto, Siena, cinza claro, preta brilhante, pastel alaranjado, pastel azulado, pastel esverdeado. O problema é essa fixação em uma cor que foi feita para ficar mais para dentro. Que na pessoa humana está mais relacionada a cuidado, a cuidar-se em casa. Claro que se pode colocar um batom ou uma unha vermelha, agora aí já é uma decisão individual. Muda!

    Responda
    1. Romero Lima

      Essa associação deve-se às bandeiras da Rússia e China. Apenas isso.

    2. Pedro Luis S C Rodrigues

      Você sabia que nos EUA o vermelhos são os republicanos?

Anteriores 1 2 3 4

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.