Opinião > Centro e direita, mais uma vez, avançam no país Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Giovanni Bruno

    Artigo excelente! Resume muito bem o resultado da dinâmica dos últimos 10 anos. A esquerda, com sua prepotência de sempre, teve sua chance de governar e desde 2014 tem perdido espaço. Motivos não faltaram. Corrupção na Petrobras e em obras públicas, dinheiro público para ditaduras de esquerda, mensalão, péssima gestão econômica, etc etc. Bolsonaro está inelegível e isto abrirá espaço para a direita democrática em 2026. Que assim seja.

    Responda
  2. edson vieira nunes

    País onde a maioria é pobre, votando na direita que quer tudo pra ela e dá uma banana para esses coitados. A pior desgraça desse país (e que ainda vai nos custar MUITO caro) é o poder político conferido a esses evangélicos. É bom abrirmos os olhos para isso. O Evangelistão está sendo gerado.

    Responda
  3. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    E a Folha bate palmas

    Responda
  4. Paulo Roberto Taveira

    Fora Cachaça!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      a vá vai dizer que não toma uma cervejinha?, a sei como a picanha não dá a cerveja tbm não

  5. João Batista Tibiriçá

    É falta de consciência política. O brasileiro nem enxerga a desigualdade que existe aqui. Pobre votando em direitista que quer roubar os seus direitos e ainda mistura política com religião. Assim não dá! Mais educação!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      isso aí João boa

  6. Orasil coelho pina

    O grande erro do PT e do Lula foi não reconhecer seus erros no mensalão e no petrolão, querendo dizer que era perseguição da justiça, gente, com eu, alfabetizados, se sentiram enganados, tratados como tolinhos e tomaram enjôo da esquerda! OrasilPelaDemocracia!

    Responda
    1. edson vieira nunes

      O grande culpado do mensalão, petrolão e de nossos periódicos escândalos é nosso sistema político. Não se governa neste país sem se renunciar a seus princípios. O pior deste país está no Poder Legislativo, deputados e senadores, em sua maioria, desconectados dos reais interesses da nação, um Poder Legislativo que trabalha incansavelmente para seguimentos da sociedade e não para a população. Chantageiam de forma incessante o Poder Executivo com vistas a inviabilizar a governabilidade do país .

    2. Gilmar Maghenzani

      vc está no passado isso acabou faz tempo o que aconteceu foi o golpe na Dilma e a prisão em segunda inst^sncia do Lula, Inconstitucional, e ainda sem jurisdição correta e sem provas honestas

    3. Rodrigo Gerolin Santana

      Alfaberizado? Tem certeza? Eu diria semi-alfabetizado

  7. Marcos Serra

    Corolário de Einstein: esquerda e urnas = Lules; esquerda sem urnas = realidade (rejeição).

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Serrinha e Orasil, parece nome de remédio mas vamos lá, a esquerda avançou de 2022 para cá se é que vc vão sair do zap e ler

    2. Rodrigo Gerolin Santana

      Nossa, agora com o seu prognóstico, podemos ter certeza disso. Eu só estava esperando o seu prognóstico!

    3. Orasil coelho pina

      Meu prognóstico: Não tem volta, o PT se esfarelou! OrasilCaiuá!

  8. Peter Janos Wechsler

    A UOL traz hoje um artigo interessante sobre Toffoli, STF, 5G e judiciário em geral. Tanto faz se é esquerda ou direita, com esta turma o país está condenado de qualquer maneira. E não vão largar o osso. Zelam pelos privilégios constitucionais e anticonstitucionais próprios.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Corr." O UOL"

  9. Raymundo Itareru

    direita? qual direita? não sei qual é a dificuldade da fôlia de falar extrema direita

    Responda
  10. Elizabeth O Costa

    Vejo o resultado dessa eleição bastante promissor por indicar um enfraquecimento da polarização e fortalecimento da importância da gestão. Caso típico do Paes no Rio.

    Responda
  11. Gilmar Maghenzani

    Jorge Rodrigues vamos lá coloca aqui como o Lula foi ou é corrupto

    Responda
    1. Marcos Serra

      Duro fanáticos negacionista irem contra a realidade. Felizmente, como a eleição comprovou, são em número cada vez menor.

    2. Gilmar Maghenzani

      serrinha sem provas lembra? seu argumentos são muito fracos

    3. Rodrigo Gerolin Santana

      Marcos Serra já que ele foi condenado em tantas instâncias, diz aí pra gente em qual trecho do processo de condenação está descrita a materialidade do(s) crime(s) cometido(s) pelo réu. Ou mesmo vc pode nos citar, de forma mais informal.

    4. Marcos Serra

      Condenado por unanimidade em três instâncias por nove juízes. O Fachini, ao mudar o CEP dos correios, remeteu tudo de volta à primeira instância em outro tribunal. Nunca foi ou será inocentado. Preso por mérito.

  12. Ernesto Solis

    O avanço da direita é o sintoma do grande fenômeno da idio tiza ção. O mundo é cada vez mais conduzido pelos im be cis. Eles estavam ai, mas as redes sociais foram o grande lugar de encontro, e hoje orgulhosos, eles se juntam, elegem, querem que finalmente o mundo seja a imagem projetada de sua im be cili dade. Vao queimar as florestas, vao aniquilar os índios, vao vender tudo, em busca daquela prosperidade fácil vendida pelos seus influencers.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      não se esqueça que a imprensa fez parte disso para dar mais dinheiro aos investidores

  13. Michel Patrick Viana de Oliveira

    A direita está em ascensão e continuará a expandir sua influência por meio de deputados e senadores. Quando o Lula, a única e derradeira liderança da esquerda deixar o cenário, isso representará o desfecho deste movimento.

    Responda
  14. Daniel Gonçalves

    No país do agro, quem elege é o gado!

    Responda
    1. Daniel Gonçalves

      E, digo mais... eles podem não eleger presidente, mas elegeram a maioria dos deputados federais e estaduais, senadores, governadores, prefeitos e vereadores. O Brasil é um desastre em curso.

    2. Daniel Gonçalves

      Leu a reportagem, Gilmar?

    3. Gilmar Maghenzani

      o gado não elege Presidente

    4. josé SOARES

      E também dos falsos pastores e seu rebanho de iludidos, mas tudo isso com a conivência da grande mí dia.

  15. Sam Duart

    A população brasileira caí naquela máxima que fala que o cúmulo da insanidade é fazer sempre as mesmas coisas e esperar por resultados diferentes.

    Responda
  16. João Perles

    Sim, eu concordo que a direita tem avançado e muito, mas num país com recordes de desigualdades isso não deve e não pode ser motivo de comemoração. É legítimo advogar em favor de aperfeiçoamentos relacionados às ações dos partidos que pertencem ao campo democrático, afinal, correções são sempre necessárias para aperfeiçoamento do republicanismo, porém, as ameaças advindas do campo antidemocrático são incomparavelmente maiores que os reparos necessários ao campo progressista.

    Responda
  17. Felipe Araújo Braga

    Marcos Serra, setecentas mil mortes por falta de vacina, a destruição do congresso e o Pantanal e a Amazônia ardendo não foram o suficiente para você?

    Responda
    1. Marcos Serra

      Maiores índices de queimadas na Amazônia e Pantanal de nossa história. Rsrsrsrs. Negacionismo é típico de formatado e rima com fanatismo.

    2. Gilmar Maghenzani

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  18. Marcos Serra

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  19. valdir de macedo

    É tão fácil pra esquerda assumir o poder, bastaria combater o crime com rigor. As pessoas misturam os crimes cometidos pela esquerda ao longo da história e os crimes praticados por vagabundos criminosos. Tem q dizer em letras maiúsculas com a esquerda vagabundo não tem vez. Chega de passar pano pra ladrão, a classe média não aguenta mais isso. O povo até tolera o ladrão de colarinho branco mas não tolera o q rouba nossa paz no dia a dia!!!! Acorda esquerda!!!!!

    Responda
  20. Felipe Araújo Braga

    Marcos Serra, graças ao STF hoje não somos uma ditadura governada por um irresponsável e intelectualmente defasado presidente chamado Jair Bolsonaro. Tome vergonha!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Marcos a esquerda de 2022 pra cá está avançando espere mais dois anos e vcs ficarão onde não deveriam ter saído

    2. Marcos Serra

      Rsrsrs. A esquerda cada vez enganando menos fanáticos; basta ver o resultado do domingo. Rsrsrs. Contudo, existem aqueles resilientes cegos e talvez pagos com embutidos e bebidas gasosas adocicadas. Aos poucos, vão tomando chá de camomila (do Maduro), digo, de realidade e abandonando o barco furado em que embarcaram.

  21. Felipe Araújo Braga

    Jorge Rodrigues, que comentário mais horroroso: sim, a esquerda brasileira precisa se atualizar economicamente, mas isso não significa abraçar os discursos de coach. Depois, dizer que os wokes afrontam a tradição brasileira? A tradição brasileira sempre foi ter mãe solteira com um filho de cada pai criados pela avó. No Brasil o que mais ocorria era os portugueses terem filhos com as negras e as índias. Agora vem essa historia de família tradicional? Bolsonaro tem filho com quatro mulheres.

    Responda
  22. Felipe Araújo Braga

    Uma nova classe média que encara trabalho, empreendimento e atuação do Estado de forma diferente? Queridos, as elites e a classe média alta continuam como sempre: mantendo suas terras, suas indústrias e seus empregos diplomados, ou sendo grandes fazendeiros e empresários ou médicos, engenheiros, advogados e economistas, etc. Essa história de pobre que vai se tornar rico empreendendo ou com canal no YouTube é para enganar coitado, que ainda vota no bolsonarismo. A elite nunca aceitou o povo!

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Anete, vc ja ouviu alguém do PT criticando as emendas, inclusive as secretas? Seu partido também se beneficia delas, se eh que vc não sabe.

  23. Anete Araujo Guedes

    Os avanços se devem, em sua maioria, às emendas parlamentares, que impedem de haver um projeto de país, um desenvolvimento tecnológico, industrial e educacional. São verbas empregadas aleatoriamente nos currais eleitorais, na busca de poder e de vencer as eleições.

    Responda
  24. Marcos Serra

    Aleluia, irmãos. Nada contra uma esquerda propositiva e produtiva. Diversidade e alternância é uma coisa que faz bem desde que nos conhecemos por gente. O que não dá para aturar é termos, à frente do país, um turista corrupto que só está nas ruas por compadrio do STF. Progressistas que, em verdade, são retrógrados com agendas para lá de ultrapassadas. A corrupção que segue permeando como no caso da Âmbar dos irmãos Batista. Não dá para aguentar mais.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Vinicius Branco

      Anete se esquece do Mensalão, Petrolao e o quase arrozao.

    3. Anete Araujo Guedes

      Tem também o caso das joias surrupiadas, os crimes de peculato ou rachadinhas praticados durante longos anos, as mansões compradas com dinheiro vivo, a loja de chocolate que servia à lavagem de roupas sujas, etc.

  25. Jorge Rodrigues

    A esquerda tem que se modernizar. Para isso ela deveria abandonar os seus anacrônicos e obtusos conceitos econômicos e o culto ao estado hipertrofiado e intervencionista. Mais recentemente a esquerda incorporou ao seu ideário as sectárias, insensatas, agressivas e anticientíficas teses identitárias e da cultura woke. Tais teses afrontam por completo a tradição e cultura brasileiras. Mas o pior da esquerda continua a ser a sua subserviência ao corrupto Lula.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Condenado por unanimidade em três instâncias por nove juízes. O Fachini, ao mudar o CEP dos correios, remeteu tudo de volta à primeira instância em outro tribunal. Nunca foi ou será inocentado. Preso por mérito.

    2. Gilmar Maghenzani

      Corrupto onde? quando? responde o meu comentário lá no começo estou fazendo agora

    3. Anete Araujo Guedes

      A esquerda tem que se modernizar, trazer para seus quadros coaches, animadores de auditórios, influenciadores de redes antissociais, militares, milicianos, pastores.

  26. PEDRO Rezende

    No Brasil a duas frentes hoje, os que apoiam lula e Bolsonaro. o lula traz ainda o ranço da esquerda antiga, ele ainda tem dificuldade em condenar Putin, Maduro e outros mais, a idade já avançada pode explicar isto. O outro um bobalhão que vê nos militares a solução para os problemas do Brasil. Estamos carente de novos líderes, onde está a social democracia.

    Responda
  27. Otto Nelson

    Além do fator LJ e sua farsa, outros dois fatores são importantes no declínio da esquerda. Resalte-se que não há um centro político, há o fisiológico Centrão que de forma abusiva se apropriou do orçamento da União e o usa de forma corrupta para alimentar o circulo vicioso das eleições de dois em dois anos. Outro fator importante foi o crescimento dos evangélicos. Com teologias importadas do EUA e ante esquerda abalaram o seu principal reduto, as classes menos favorecidas.

    Responda
  28. José Eduardo de Oliveira

    Aí, o Robin falou para o Batman, chefe, te disse mil vezes, não deveríamos usar os mesmos métodos do Coringa, Charada e Pinguim. Eles nasceram para o que faziam. E você surgiu para para combatê-los. Arkhan nos espera, só que eles não estarão lá, estarão governando a Gothan tropical.

    Responda
    1. josé SOARES

      Argumento de colegial quintanista.

  29. Anete Araujo Guedes

    A esquerda perdeu espaços desde as campanhas diárias e insistentes produzidas por Moro e mídia corporativa, durante as investidas criminosas da operação Lava Jato, que agia com o firme intuito de destruir o PT e seus líderes. Criou-se o antipetismo, dando passagem para o inelegível e a extrema direita.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Parede.

    2. Anete Araujo Guedes

      Que insistência! Falta-lhe argumentação! Chega!

    3. Marcos Serra

      Paredes críticas; essa é nova. Gostei.

    4. Anete Araujo Guedes

      Trata-se de pensamento crítico, de reflexão, de leituras. Não apoio coaches, desqualificados, golpistas. Os crimes contra Bolsonaro são inúmeros, evidentes e irrefutáveis, foram gravados, auditados, fotografados, filmados arquivados

    5. Marcos Serra

      Paredes são paredes. Duras e inertes. Quando muito amenizadas com tinta ou papel.

    6. Anete Araujo Guedes

      Sou ateia, adepta à realidade dos fatos e ao avanço da ciência e das transformações sociais. Não rezo para pneus e nem clamo por um contato com extraterrestres via celular, nem torço pela supremacia dos preceitos e dogmas religiosos em relação ás leis constitucionais, nem por um passado fantasioso como o da ditadura militar, onde havia ordem, truculência, tortura, arbitrariedade, estupro e bons costumes.

    7. Marcos Serra

      Anete, tentar dialogar com paredes é perda de tempo, talvez apenas romântico apenas ao exercitar o otimismo de um país e mundo melhores. Pensando bem, estás certa. O turista descondenado corrupto é honestíssimo, uma flor do éden de ética e caráter. Desculpe-me por ter feito juízo equivocado do teu santinho de cabeceira.

    8. Anete Araujo Guedes

      Será que foi Lula que praticou, durante longos anos, crimes de peculato ou rachadinhas? Foi ele e seus familiares que compraram vários imóveis luxuosos com dinheiro vivo? Foi ele que abriu uma loja de chocolate para lavagem de roupas sujas? Etc.

    9. Anete Araujo Guedes

      Uma coisa são as acusações alardeadas na mídia e redes antissociais, outra é apresentar provas nos autos. Os processos contra Lula foram anulados, no STF e em outras instâncias, por falta de provas e outras tantas irregularidades.

    10. Marcos Serra

      Anete, és retrógrada no pensar e escrever. Por conta de pessoas como você, estamos nessa eterna estagnação política e econômica. Defender um corrupto comprovado como o Lules já demonstra isso; é o fanatismo superando a razão. Assim que não houve delações com provas, bilhões devolvidos (apenas parte) e enriquecimento de muitos? O Moro pode ter errado pontualmente, mas teu ídolo é um criminoso contumaz e reincidente. Negar isso é ir contra fatos e provas.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.