Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA ANDRADE

    Conversa. Tajani disse há menos de 1 mês, sem esconder o preconceito, que o problema são os "latino-americanos que só querem o passaporte italiano para entrar sem visto nos EUA". Esse projeto é EUGENISTA, pois cria duas classes de italianos: os nascidos na Itália e os de "segunda classe". Os lá nascidos poderão seguir transmitindo cidadania a filhos e netos que nasçam no exterior; já os de segunda classe (nós), não poderemos, pois nosso antepass em regra nasceu na Itália há mais de duas gerações

    Responda
  2. Alaor Magno

    São todos latinos, falam línguas latinas. Carcamanos, tugas e castelhanos, todos velhacos.

    Responda
  3. David mazzuca

    O Brasil é uma pais de colonia , não é estranho ter diversas etinias , credos , raças e cores. Não é preconceito , Hira é japones , Mazzuca é Italiano, Koster è Alemão , Paz é espanhol , porem todos são Brasileiros.

    Responda
    1. Frederico Rios C dos Santos

      DAVID MAZZUCA, nos países europeus não há diversidade étnica? O que me diz da confluência entre romanos, gregos, fenícios, ítalos, alanos, suevos, visigodos, gauleses, francos, árabes etc., que povoaram a região na Idade Média? Vamos estudar um pouco?

  4. marcos fernando dauner

    o brasileiro, bisneto de suiços, que queira requerer passaporte suiço precisa fazer uma prova de conhecimentos gerais sobre a Suiça, num dos idiomas daquele país , alemão, francês ou italiano . parece razoável.

    Responda
    1. Everton Cavalcante

      Um dos requisitos para solicitar residência permanente no Reino Unido, após 5 anos fixos no país, é fazer uma prova de conhecimentos da história e da cultura do País. Também me parece coerente.

  5. marcos fernando dauner

    Parece bastante coerente . Não me parece muito bacana que um brasileiro, cujo trisavô foi italiano, que não fala italiano, que nunca esteve na Itália, tenha direito a passaporte italiano .

    Responda
    1. David mazzuca

      Meu avó era Italiano, sou cidadão , pois mantemos as tradições, falamos o idioma mesmo com a proibição imposta por Getulio Vargas, somos à mais de 100 anos padeiros de uma arte que se acabou em nossa propria região da Italia devido ao exodo de jovens que não desejaram manter as suas tradições e se não for mantida a cultura as tradições se perderão para sempre.

    2. David mazzuca

      Não é preconceito, o Brasil é um pais de colonia, portanto aqui é Normal que vivam os Hira japoneses, com os Mazzuca Italianos com os Koster Alemães com os Tunkel poloneses mas não é normal encontrar isso nos lugares que tem mais de 1000 anos e suas tradições e culturas preservadas.

  6. Ricardo Knudsen

    Tajani é um homem de direita, insuspeito de qquer simpatia pelas esquerdas. É óbvio o respeito q expressa pela ação diplomática q o governo brasileiro desempenha nas crises da Venezuela e da Ucrânia, e do valor q dá à sua capacidade de interlocução. Deveria calar a boca dos iddiotas q vivem dizendo q o BR tornou-se um pária internacional, qdo ocorre justamente o oposto. Espero os comentários dos enviesados editorialistas da FSP sobre o tema.

    Responda
    1. David mazzuca

      Porque o Brasil é um pais de colonia, jovem e com uma mescla enorme de culturas. Já os paises da Europa mantem suas tradições através da lingua , arte , gastronomia e cultura e uma mistura poderia alterar toda esta cultura tradicional.

  7. David mazzuca

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Ricardo Knudsen

      Se não é estranho para um brasileiro, peruano ou para um norte-americano ter nome japones, pq seria para um italiano? Parece-me puro racismo o seu comentário. Além disso, a lei italiana já prevê q filhos de estrangeiros nascidos e criados na Itália podem requerer a cidadania aos 18 anos. A mudança seria só em antecipar o pedido, q seria possível após a escolarização básica.

    2. Alberto Kiess

      Sobrenome não te liga à nacionalidade, te liga à sua família, que pode estar localizada onde ela quiser.

  8. max ribas

    Tão dizendo por aí que tampouco o Maduro reconhece a legitimidade da eleição na Itália e já disse que quer ver as atas. Imperialistas, vão colher morangos (anota aí: é uma expressão portuguesa mais educada do que "vão plantar batatas").

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      O ditador Maduro dirá qquer mentira para defender sua fraude.

    2. Adriana Flores

      Você é um exemplo clássico do porque a esquerda no Brasil definha a cada eleição. Melhor assim.