Comentários para:

Centronoceno

VER COMENTÁRIOS EM Hélio Schwartsman

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    O PT é cada vez mais um partido do nordeste. Liderado por um filho da terra, é talvez nosso único partido com uma clara base regional.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      O vencedor das eleições foi o Orçamento Secreto.

  2. Joao Cantarelli

    O PSD liderou com 878 prefeituras apesar da campanha para que os eleitores evitassem a sigla do muito questionado presidente do Senado. O movimento de afastamento da população em relação aos partidos de esquerda é nítido e não começou agora. Luz no fim do túnel que chama?

    Responda
  3. José Eduardo de Oliveira

    neandertais que semeiam Bíblias, discórdia e mentiras e colhem cédulas do erário e ainda riem em opróbio dos pobres seus eleitores.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Opróbrio? Que maravilha! Em plena quarta-feira! Daí não demora saem também entrementes, quejandos, bólido e alvíssaras! Evoé, Oliveira!

  4. adenor Dias

    A matéria finaliza bem ao citar a falta de responsabilização do nosso parlamento. Na minha insignificante opinião, o parlamento é responsável por sucesso ou fracasso dos governos. É fácil crucificar um presidente, um governador ou prefeito quando este depende de bandos, que quase nunca aparecem quando o barco afunda.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Poi Zé, Hélio, que beleza, não? Se o emendário federal colou, sinal de que a maravilha do Lira terá muita gente pra cobrar, logo adiante. Eu acho revigorante, homi bom, né? Acho que foi o seu colega Marcus Melo que trouxe um estudo apontando esse movimento: o voto local "conservador", voto federal "progressista". Nada como um clientelismo bem construído para conseguir ficar surfando nas ondas eleitorais, uai. Ou vem a Santa Tríade (transparência, controle e responsabilização) ou nóis só sifú.

    Responda
  6. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    Centrao e PL limparam tudo .Todas as prefeituras e 80% dos vereadores. Nem o Dino é Camilo conseguiram colocar seus candidatos.

    Responda
  7. Carlos Amorim

    Exato Hélio. Praticamente não temos mais partidos com projetos de pais. No máximo temos projetos de poder e desejos patrimonialistas.

    Responda
  8. JORGE CESAR BRUNO

    A esquerda tem que se modernizar e encontrar um caminho para atingir e dar resposta mais efetiva aos anseios da população, sobretudo aos mais pobres! Furar a bolha evangélica e urgente! Infelizmente, pastores evangélicos estão cada vez mais formando currais eleitorais! E o governo precisa melhorar a sua comunicação, que aliás é péssima!

    Responda
    1. adenor Dias

      Foi tentando ajudar pobres que à esquerda ganhou a pecha de comunista. Pobre de barriga cheia, não vai esmolar milagres nas igrejas , vai tomar cerveja nos botecos. Raciocínio errado o seu.

  9. Sebastião Carvalho

    O PT abdicou de concorrer nestas eleições em várias cidades e capitais, por conta de acordos nas eleição anterior pa Presidente. Não se iludam em 2026 iremos pra cima novamente e aí sim: maior número de governadores, deputados federais e senadores, pois os traidores da pátria estarão melhor depurados. É viver para ver. Vade...

    Responda
  10. Eduardo Elói

    Lula não ganhou. Mas, Bozo também não. Não precisa ficar alegrinho não. Há outras correntes políticas.

    Responda
  11. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Preguiça. Dois políticos ganharam essa eleição. Kassab e Alcolumbre. O resto é conversa mole pra boi dormir. Mas serão sempre eminências pardas. Inteligentes p dedéu. Como esquerda fico triste da população não se dar conta disso. Jamais disputaram à presidência. Entenderam ou quer q eu desenhe ?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, o descorretor até que pegou leve, Mário... Não posso dizer que percebi as movimentações do Alcolumbre ("álcool Nobre", segundo meu conversor de voz em texto), mas o Kassab é uma víbora habilíssima, desde a época das fraldas. Vamo que vamo, uai.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Disputarão. Querem. Perdoem o véio

  12. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Hélio por favor . .. o partido ,já que o sr quer dar essa conotação de vencedor, foi o psd. . Então pergunto ao Sr. Por quê Kassab não se lança à presidência ?

    Responda
  13. Marcelo Magalhães

    Ao mesmo tempo em que o Brasil tem o maior líder político vivo do planeta, convive com o que há de mais retrogrado e repugnante na política. O fenótipo desse resíduo é personalizado no Bolsonaro, no Pablo Marçal, Malafaia e toda essa troupe disfuncional. A vida é assim mesmo, não adianta reclamar.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Então, meu caro, mencionei o Marcus Melo em meu comentário; em mais de uma oportunidade, ele abordou essa dualidade sufragística, do reaça-clientelismo local versus um progressismo presidencial. Fica difícil, né? Faz-se relativamente pouco com um executivo manietado. Continuamos a eleger "empreendedores individuais" ao invés de *políticos pertencentes a um partido, com ideias e planos comuns*. Lembrei também do Antônio Lavareda, o cabra esmiuçou muito bem essa questão em nível legislabóstico.

    2. leonardo oliveira

      Comeu degetos com cogumelo?

    3. Jorge Maia Filho

      Tiririca p vc ?

    4. MARCO ANTONIO POLISELI

      Tá falando do maior líder, Bolsonaro?

    5. Marco A Moreira

      Quem é esse líder? O defensor da Rússia, Venezuela, Hamas e outros exemplos?

  14. Bob Pereira

    O cenário político mostra o caos que temos no país. O número absurdo de partidos, sem qualquer proposta de governo, desfilam com seus candidatos caricatos. Temos um ex, genocida, ignorante e arrogante, seguido por pessoas carentes de líderes. Para eles, qualquer bastardo serve para capitanear seus recalques e frustrações.

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Marco A Moreira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  15. Paulo Roberto Taveira

    O Cachaça merece! Chegar perto da morte sendo rejeitado pelo povo q quis cativar. E pior , precisando se armar de um consórcio com o ka te ka pra se eleger.

    Responda
  16. MARIA BILCK

    Que homem incrível este Lula, três mandatos presidenciais, agora sem partido. O centrão se saiu muito bem. Agora, é onde estão os maiores vemdidos do Brasil. Final de 2026, a maioria irá se vender. Resultado , Lula 04, ou quem ele indicar.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Lula 4, com força, contra as destrutivas direitas!

    2. leonardo oliveira

      Lula já foi , já deu. Fora.

    3. MARCO ANTONIO POLISELI

      Lule ja era! Não entendeu? Quer que desenhe?

  17. WILSON FILHO

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  18. João Leite Leite

    A esquerda brasileira não é esquerda trabalhista. É esquerda leninista. O Lula destruiu a esquerda trabalhista. Levou os trabalhadores a pobreza para criar um curral eleitoral para perpetuar no poder. Hoje o Lula domina o sindicato.

    Responda
  19. carlos jardim

    breve e claro...melhor resumo dos resultados desta eleição

    Responda
    1. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Concordo

  20. Luciano Napoleão de Souza

    Hélio, chora não, pe tralha!

    Responda
    1. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Escreveu de forma imparcial, virou petralha.

  21. Paulo Francisco Fernandes Pereira Pereira

    O que vale é qualidade e não quantidade,Lula lá.

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Que padrão de qualidade hein! Tabajara!!

    2. MARIA BILCK

      Lula 04. Fácil

  22. José Antônio

    Ouvi falar que esse grupo propiciou o golpe na Presidenta Dilma em dois mil e dezesseis. Se for verdade, abaixo o camisão amarelão, vulgo centrão (conjunto de partidos e políticos camisas amarelas)!

    Responda
  23. Edson Antonio Mendes

    Quinhentos e vinte e três. 523 X 248

    Responda
  24. Edson Antonio Mendes

    Bolsonaro deu uma surra de números de prefeitos eleitos 523 no Brasil...e o pt248

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      seria conveniente comparar o PIB total desses municípios . São se pode comparar São Paulo com são João da Itapipoca Doce .

  25. Felipe Araújo Braga

    O centrão só não é pior do que a extrema direita bolsonarista, essa sim, nos transformará em uma ditadura e nos afundará na desgraça se não for parada a tempo.

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Já estamos numa. Do Júdice comandado pelo lule!

  26. Marcos Araujo

    A min. Carmem Lucia disse que a apreensão de dinheiro vivo nesta eleição bateu todos os recordes. Uma parte significativa das emendas parlamentares tiveram esta finalidade. Simples assim

    Responda
    1. Marcos Araujo

      Uma parte teve

  27. Daniel Silva

    Soando meio genérico de minha parte, do eixo anterior PT-PSDB, de onde o centrão sempre foi eminência parda, resta a partir de agora rezarmos para a manutenção da moeda, da responsabilidade fiscal, do SUS, do assistencialismo aos mais necessitados e minorias, dos restaurantes e farmácias populares. Da crescente direita espero... endurecimento de leis, combate ao tráfico, atração de investimentos sustentáveis, estado mais eficiente, ... Amém.

    Responda
  28. osmar Carneiro

    O centrão é como uma central de corrupção. Emendas pix sem projetos estruturadores é receita de fracasso retumbante e bem próximo.

    Responda
    1. Edson Antonio Mendes

      Centrao central de corrupção são donos de Ministérios do Governo Lu lê. E o velhinho caquético à Lá Biden2 tem é de ficar caladinho porque o Centrao manda e desmanda no seu Governo.

  29. Luiz Paulo Santana

    Dominância do Centrão: sempre houve. Agora eles estão mais conscientes de seu poder. E o que os eleitores e eleitoras que não fazem parte desse nicho de poder, nada têm com aquela situação socioeconômica, fazem, ao votar neles? Ao longo da república assim o fazem, aos poucos assimilando um pouco de conhecimento crítico, incipiente, presas do imediatismo que a vida se lhes impõe, e da velha ideologia da dependência e do "manda quem pode, obedece quem tem juízo. Herança do colonial escravismo.

    Responda