Jorge Abrahão > Lições da eleição para o futuro da democracia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    As emendas são mesmo uma excrescência. Mas todos os partidos e parlamentares se beneficiam, não só os de direita. As redes sociais estão disponíveis para quem quiser usá-las. Também não são um monopólio restrito à direita. E quanto à violência, o caso do Datena foi específico de SP. Não ocorreu em outras capitais. A coluna é um chororô de perdedor.

    Responda
  2. EMANOEL TAVARES COSTA

    Concordo com o articulista em gênero, número e grau. O conservadorismo é a negação do progresso civilizatório de que o país necessita e as medidas aqui preconizadas já tardam.

    Responda
  3. Rai Giovanni

    Quando vc põe ongueiro pra comentar em jornal o resultado é esse uma cara falando que a democracia só serve se eleger quem ele gota.

    Responda
  4. jose camargo

    Em toda a minha vida, é a primeira vez que me deparo com um artigo que eu poderia classificar tranquilamente como o suprassumo da incoerência. Nada para de pé nesse texto.

    Responda
  5. adenor Dias

    Estou começando a gostar da presença do Pablo Marçal nesta eleição! Tudo indica que o goiano veio para tocar fogo no circo. A direita tão querida da globo, parece que entrou em parafuso. Para quem acha que à esquerda saiu derrotada nesta eleição, tudo indica que não foi bem assim! Os direitistas por interesse, começaram a se digladiar...

    Responda
  6. NACIB HETTI

    O bom da eleição deste ano é que ninguém reclamou de fraude.

    Responda
  7. Antônio Alencar

    Aqui no Nordeste esse cara seria chamado de marreteiro. Ele é, como diz o poeta Jessier Quirino, cagado e cuspido um parasita de dinheiro público.

    Responda
    1. adenor Dias

      Qual cara?

  8. MARCO ANTONIO POLISELI

    O que é educação de qualidade pra vc? Essa educação que está posta hoje? Espero que o conservadorismo esteja forte mesmo e volte a crescer. O falso liberalismo e o identitarismo da esquerda provou que não nos leva a lugar algum. Pura ilusão, nada de concreto, e no fundo só nos leva a uma ditadura disfarçada!

    Responda
  9. João da Silva Ribeiro Neto

    Realmente é preocupante o surgimento de um candidato que ao falsificar um laudo médico para se eleger revela negação total dos valores morais, antes de mais nada. O mais grave é que esse ato é um ato político, a busca de um poder que se exercido tende a agir sem princípios morais, como os que demonstrou na campanha eleitoral. Essa é a verdadeira ameaça à democracia. Marçal, assim como Milei, dizem ser anarcocapitalistas, isto é, defenderem um capitalismo sem nenhuma regra, sem nenhum controle.

    Responda
  10. Ivo Broeing

    Compare então nestas áreas que julga importante, como vive o povo catarinense e como vive o povo da bahia. o povo catarinense em 02 foi o povo que mais votou e lula, a muito tempo não vota mais nele ou na esquerda, a Bahia insistiu em ser governada pela esquerda, compare melhora do IDH, homicídios, escolas, saúde publica, segurança e veja quem de verdade governa para o povo

    Responda
    1. Ivo Broeing

      nem precisa pegar números de agora, olhe de 08 a 18 por exemplo, bahia 50 por cento de aumento nos homicídios, SC queda de 15 porcento, pode escolher qualquer indice, a diferenca e brutal, esquerda e so atraso miseria e criminalidade

  11. Dalton Matzenbacher Chicon

    Só com ensinos básico e secundário, de qualidade, será possível talvez reverter isso como deve ser revertido. Do contrário, esqueça. A não ser na porrada.

    Responda
    1. João Leite Leite

      O problema é que o sindicato está nas mão do governo. Até o final da década de oitenta o presidente dos sindicatos a maioria eram pelegos mas. Tinha oposição forte que organizava os trabalhadores para cobrar os seus direitos. Hoje só quando o país estiver a beira da falência como em 2013 para unir trabalhadores e empresários para ir a luta e exigir que que os seus direitos sejam respeitado. E acredito que não vai demorar muito tempo. Depois do governo Lula o buraco vai aparecer como em 2010.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Caro João. Sem ensino de qualidade, isso que você corretamente argumenta não será minimamente compreendido pela população. As pessoas acham que o governo é algo alheio a elas, como se houvesse 'donos' do governo, tipo 'coisa do rei'. O Brasil continua monarquista. A única diferença é que se elege o rei e a corte a cada 4 anos.

    3. João Leite Leite

      Aí depende do povo trabalhador acordar e ir a luta cobrar os seus direitos constitucionais. É lei. Está na constituição. Saúde e educação de qualidade para todos é dever do estado. E o salario mínimo constitucional para dar todo o conforto a uma família de 4 pessoas para que seus filhos cresçam fortes, sadios e inteligentes se precisar de auxílios. Falta os trabalhadores cobrar dos políticos educação de qualidade para todos ou a isenção do imposto de renda para que possam pagar educação e saúde

  12. Edson Antonio Mendes

    Jorge suas falácias nada contribuem para a verdadeira visão do hoje. No meio do seu texto vc cita Marçal, ele é apenas um aspirante nesse campo ao fazer comparativo com o que Janones fez em 2022 favorecendo Lule. Outra a JustiçaEleitoral não deve ser citada, olha o Comportamento do Xandao frente ao TSE, que moral terá a Justiça Eleitoral em enfrentar ações do Marçal ? É isso claro e nu o que foi feito ontem e hoje, ou irão perseguir o futuro do Marçal? Assim como Xandao perseguiu Bolsonaro.

    Responda
    1. Raimundo Carvalho

      Tadinho do Bozo. Xandão é o bicho papão e Malafaia é a fada madrinha. Marçal é lobo mau que jantou a Micheque e a vovozinha verde-amarela.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.