Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Esses temas são os mais importantes, mas infelizmente estão distantes das considerações do eleitor típico na hora de seu voto. Já os banheiros para trans mobilizam grande número deles. É muito difícil conseguir milhares de votos, e como em qualquer mercado, é preciso 'encantar' os clientes.

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Do centro ao centrão, caro Bernardo, vai uma distância que, com sorte, pode ser medida em anos-luz. Sem sorte, entre eles há um buraco negro, famélico e repleto de gravidade. É lamentável usar metáforas astrofísicas na política...

    Responda
  3. andre lunardelli

    Artigo perfeito!

    Responda
  4. Cassio Vicinal

    Ganhou sim. O autor apresenta um centro ideal que combina inclusão social com eficiência econômica, sem cair nas amarras de subsídios ou protecionismo. Louvável. Contudo, os fatos são claros: o centro no Brasil não se guia por ideais, mas por pragmatismo fisiológico. Apoiará Lula enquanto ele for viável, trocando apoio por favores, já de olho no próximo. O ideal é aspiracional; o real, uma dança de conveniência política. Quem disse isso?

    Responda
  5. carlos jardim

    Desde capitanias hereditárias é o que faz

    Responda
  6. carlos jardim

    Parasita do governo de ocasião

    Responda
  7. carlos jardim

    Centrão é fisiologia pura.

    Responda
  8. NACIB HETTI

    Ideologicamente Centrão e Direita são a mesma coisa.

    Responda
  9. carlos jardim

    O centrão é um parasita desde as capitanias hereditárias! Há 500 anos é hospedeiro da nação e faz alguma fotossintese( a contragosto , sem vontade) para evitar apodrecer tudo e se transformar em saprófita ..

    Responda
  10. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Não achei esse artigo muito bem elaborado. Entendi que esse centro é ruim, mas isso não significa que não tenha levado a maior.

    Responda
  11. Pedro Luis S C Rodrigues

    Não concorreu, não concorre e não concorrerá, pelo simples fato de que nem existe partido ou movimento defenda tal plataforma no pais. Se existisse, já estaríamos em outro patamar. Em tempo, os quadrupedes medios comentaristas por aqui consideram essa plataforma de extrema direita. Esse é o tamanho do nosso buraco

    Responda