Wilson Gomes > A desilusão progressista e a nova realidade Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Extrema direita não trabalha, mas vive em campanha, sendo ela situação ou oposição. Por outro lado, ela é incapaz de proporcionar um avanço social ou uma polÃtica pública relevante. Nada. Resta saber até quando essa eterna campanha vai funcionar. Uma hora esgota e a polÃtica funciona em ciclos
Alves, história não é opinião pessoal.
mas vcs são fascistas e xenofóbicos, só não gostam muito dessas duas palavras.
É sempre a mesma lereia: "conheça a história". A história é que muitos nortistas e nordestinos só comparecem aos seus Estados para elegerem a esquerda e depois retornam para o Sul e Sudeste para serem governados pela direita. Simples assim! E antes que venha a outra historinha, eu não sou xenofóbico e nem fascista ok, já que vocês adoram esse argumento.
se vc tivesse frequentado as aulas de história com atenção e soubesse minimamente sobre a história da região nordeste não estaria aqui falando essas asneira.
Deve ser por isso que o Nordeste e Norte são exemplos de desenvolvimento, já que é governado pela esquerda. Já os demais Estados, coitados, vÃtimas de governos incompetentes de direita.
E tem mais. A extrema direita tem a vida muito fácil pois ela combate tudo que não existe, tipo kit gay, mamadeira de pirok, comunismo. Quero ver se ela consegue lidar com problemas reais das cidades e da população. O que vai ter de prefeito 4 anos falando de cloroquina e afins por esse paÃs não está escrito. É assim que escondem a incompetência e despreparo
O que eu mais temo é justamente que nenhuma das medidas democráticas sejam eficazes para combater a sujeira da extrema-direita. Ou seja, que nossa única saÃda para combatê-los seja jogar tão sujo quanto eles.
Desconfio que a causa da onda de direita é multifatorial: desorganização da classe trabalhadora (desindustrialização, crescimento do trabalho autônomo e home-office, predominância do agro), hegemonia da direita na imprensa e nas redes sociais, triunfo do evangelicalismo com viés de teologia da prosperidade e "choque cultural" com as pautas identitárias em evidência. Enquanto isso, o número de bilionários cresce, e seguimos com a esperança secreta de que uma catástrofe global nos resgate.
João Carlos, e o sistema com a sua maior invenção, a extrema direita, convenceu o pobre que o problema dele é o estado e o outro pobre, não as elites e o próprio sistema. Nada mais genial do que o sistema elegendo que se finge de antissistema
Esse é o caminho que a elite quer e está implantando no PaÃs. Os editoriais dos grandes jornais pregam isso diariamente há anos. O Estado tem que servir ao sistema financeiro e aos grandes empresários. Combatem o Estado que investe em serviços públicos.
Tem muito a ver com o avanço do protestantismo radical e seu projeto de poder polÃtico no Brasil e no ocidente.
A guinada à extrema direita pelas massas não é fenômeno novo e a esquerda consciente trabalhou arduamente para reverter isso, entre meados das décadas de 60 e 90 do século passado. Por seus próprios erros, vai ter de começar tudo de novo. Mas é preciso humildade e autocrÃtica, artigos rarÃssimos na esquerda brasileira moderna.
Em BH o PT teve 5%. Em Contagem, cidade limÃtrofe, o PT ganhou no 1o turno com quase 70%. Qual a razão disso?
Carlos, quais erros? Combater a corrupção? Melhorar a vida do pobre? Distribuir riqueza? A verdade é que o povo é ingrato e também massa de manobra da grande mÃdia e do sistema, que nunca vão perdoar o pt por ter se atrevido a reduzir o abismo social. Nunca
Em Juiz de Fora o PT também ganhou em primeiro turno. Entendo que alguns nomes são tão bons que mesmo o antipetismo cego e doentio não consegue atingi-los
Não foi o PT que ganhou, foi a (o) candidato! Outra coisa, esse artigo peça em não mostrar que esse movimento se dá em razão das falhas da esquerda! Isso ninguém fala. Parece que querem colocar a culpa no povo.
Penso que esse artigo o compromete a formular e explicitar quais seriam as perguntas certas, professor. De todo modo, uma década é pouco tempo para, em tempos de tantas incertezas e inseguranças, dissolver o tremendo poder de atração que exercem teologias da prosperidade e o apego a passados ideais que a rigor nunca existiram; e tal poder de atração continua sim, sendo estimulado e manipulado.
E nem os futuros redentores da esquerda existirão, diga-se.
Muito boa análise.
Parece que, ao menos aqui nos comentários da FSP, alguns esquerdistas começam a se livrar do puro ressentimento para aceitar a realidade e repensar a forma de agir. Isso é bom para a democracia.
É que a coisa está saltando aos olhos, caro Antônio. Se os polÃticos de esquerda fingem não ver, o eleitor começa a se cansar de sempre passar pano para eles...
Excelente artigo .
Bom artigo. Só não concordo com a insinuação de que Nunes seria da extrema direita. Não é. É do centrão fisiológico que está no poder sejam quais forem os mandatários. E, como tal, não é bobo para desprezar os votos da extrema direita bolsonarista.
Sem teorias complexas. São pessoas cansadas e desiludidas. Cansadas de sustentar quem está no poder polÃtico, social e econômico. Desiludidas com o futuro, sem perspectiva de melhora de vida para eles, seus filhos e netos. Ainda não desistiram de acreditar nesses malucos extremistas. O cruel é que depositam todas as esperanças em quem quer manter o status quo. Acho que leva uns 10 anos pra perceberem que foram enganados.
Perfeito
Vergonhoso a esquerda. Única prefeitura que tinha no interior Araraquara perdeu. Teve até festa
Poi Zé, Antônio, "boa sorte" pra valer. Festejem, que agora é hora pra isso.
Benasi, Araraquara ficou com o PL.
"Até festa", Lis? Se quem ganhou não festejar, tá doido varrido. Precisa funcionar, isso sim. Boa sorte para Araraquara.
Nesse cheque em branco entregue pela população à extrema direita nas eleições passadas, fruto de ressentimento, da lavagem cerebral realizada pela mÃdia conservadora, que passou a endossar os desvios e perseguições criminosas de Moro, teve como retorno milhares de mortes na pandemia, desmatamentos, contrabandos de ouro e madeira, agrotóxicos liberados, destruição de projetos sociais, ministérios, órgãos de controle, esquema de vacinação, o paÃs voltando ao mapa da fome, isolamento internacional.
As raposas vieram para ficar.
Trata-se de um fenômeno mundial. Como explicar o fascÃnio do povo alemão por Hitler? Como os italianos entraram de cabeça no discurso autoritário de Mussolini? E o autocrático Zalazar em Portugal? É como se o mundo tivesse esquecido dessas atrocidades. Podemos pensar também na notória falência do sistema capitalista. A população parte para o tudo ou nada.
Pois é Anete, mas como explicar trabalhador votando em Marçal, Carlos Bolsonaro , etc? Efetivamente as raposas entraram no galinheiro.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Exemplo explÃcito e desavergonhado do meu comentário abaixo. Perderam todos os pudores de serem vistos exatamente pelo que são: preconceituosos, iletrados, irrazoáveis, antidemocráticos (basta prestar atenção à palavra 'erradicação'). O tempo dirá Sr. Luciano, a bola está com vocês, refestelem-se, mas cuidado, se não entregar o que promete no poder a maré muda, e dar o que o povo precisa com os programas que vocês prometem não será nada fácil.
Perfeito, Marcos Cezar.
Se vc tem nÃvel superior com certeza seu diploma foi comprado. Analfa
Ressentimento e ó dio às minorias, é do que vcs são movidos
Luciano, não penso q se queira acabar com o movimento conservador. Ele surgiu com a modernidade, foi e é importante no sentimento social. Sempre fez importante contraponto. Como o nome diz, os conservadores sempre lutaram p não se quebrar a ordem, ou causar uma revolução, cercear liberdades, mas de manter em aberto a discussão pública. O que a extrema direita imagina é que o "sistema" deve ser quebrado, retornar a uma passado que talvez nunca existiu. Isso é contra o pensamento conservador.
Caminha, napô, caminha. Enquanto isso, lê de novo o seu Wilson e vê se entende alguma coisa do que o "professorzinho" falou. Não será com má educação e desprezo indevido que a coisa avançará.
Sei não, Seu Wilson, não estou certo de que o modelo explicativo falhou: os controles não foram impostos; as falsidades continuam a circular livremente; as pessoas ao rés-do-chão continuam a se guiar por redes de confiança recÃproca, muito pouco crÃticas. O Zap continua uma peça central. É um contÃnuo de quase 1O anos, não há "rompantes", não há "desmascaramento": o que se consolida é um modelo mental construÃdo pacienciosamente, que se mostra muito adequado ao funcionamento "franciscano".
Poi Zé, Marcos, há esse "desamparo" no nÃvel das pessoas - se eu, que tenho algum dinheiro, estudo etc., fico intranquilo, que dirá quem não os têm. Não me espanta o "clientelismo" local, que as transações fisiológicas contribuem para manter: é a vida cotidiana que precisa ser tocada, e um terminal de ônibus ou um ribeirão que não inunda fazem toda diferença. Espanta-me, sim, que as pessoas queiram que isso se resolva *fora da polÃtica* - isso dá espaço pras aberrações que assim se apresentam.
Xará, concordo contigo. Esses elementos parecem ser centrais no movimento extrema direita. Tb concordo com o Wilson, tinha e tem algo de medo, de falta de rumo, insegurança, que angústia o eleitor, além, claro, dos modelos ideais que muitos nunca existiram.
Pensar que a Esquerda é uma coitadinha: Deputado Federal Carlos Zarattini PT/SP, foi o autor do Projeto de alteração da Lei de Improbidade, para Lei da Impunidade. Ontem os beneficiados foram os gestores da Direita, hoje e amanhã, da "Esquerda Hipócrita"! Se a esquerda está perdendo espaço, é porque a Esquerda no Brasil é apenas um lobo metamorfoseado de cordeiro, pois que os avanços sociais, só retroagem sob sua gestão! Prova disso é fogo nas matas, a saúde sem fiscalização, sempre o mesmo.
Talvez seja exatamente isso sim. E se fizéssemos as perguntas certas, terÃamos o que fazer diferente? Parece que há um desejo pela simplificação, se calo aqueles que querem uma sociedade, uma vida e valores que não são os que almejo, então não tenho que ser exposto a tantas hipóteses e narrativas para decidir o que eh certo. Então vou fechar com os meus que prometem uniformizar isso aÃ, todo mundo que terá que aceitar meu modo de ver o mundo e chega de confusão.
Enquanto pregarem o nós contra eles e continuarem a classificar todo conservador como extrema direita vão continuar definhando. Ninguém aguenta mais as pautas woke, anti famÃlia e anti religião sendo tratadas como vontade da maioria, muito menos essa situação de cotas e bolsas pra tudo.
Reparem como o gado sempre se apoia em fake news, conspirações ou outros artifÃcios recebidos via whatsapp. Pauta woke? Hahaha. Só rindo. Bolsonarista é a maior massa de manobra que esse paÃs já viu. Algo nem de perto com qualquer outra. Falavam que a tv manipulava as pessoas, mas ela não fazia nem de perto o que o whatsapp nas mãos da extrema direita faz
Pauta woke? O que eh isso? E quem seria anti-familia? Tá falando dos caras que abandonam suas parceiras pra criar seus bebês sozinhas? Ou daqueles que se esforçam para negar acesso aos bens e serviços que uma famÃlia precisa para viver em paz ( moradia, transporte, saúde, saneamento, etc.) Certamente seus candidatos pró famÃlia fazem de tudo paras entregar essa cesta de serviços aos eleitores né?
De fato, Rai. Pauta woke é o fim da picada. Mas tem também o avanço dos evangélicos e outro fato curioso. Motoristas de taxi e barbeiros, profissionais autônomos, sempre foram majoritariamente conservadores, de direita. Hoje temos milhões de motoristas de Uber e entregadores de mercadorias compradas pela Internet, também profissionais autônomos.
Ora, meu caro, a resposta ás suas dúvidas e indagações, ao meu ver, são facilmente respondidas com a simples constatação que a massa popular está percebendo que idéias de esquerda não são boas para o povo . Governos esquerdistas fortes levam a situações como Cuba, Venezuela, Rússia, Coréia do Norte etc que abominam a religião, a famÃlia, o povo sofre, não há livre iniciativa, capitalismo, o paÃs não cresce . As pessoas querem prosperar, ter negócios, crescer, livres, sem a tutela do Estado.
Quando foi que o Brasil se tornou parecido com algum desses paÃses? Dê exemplos.
É o avanço das igrejas evangélicas. Mas quem disse que direita não rouba também? Vamos dar tempo ao tempo.
Esse movimento aconteceria sem as igrejas evangélicas? As igrejas evangélicas são os clubes das periferias? O povo vai se tocar em algum momento desse engodo, quando perceberem que essas Reformas que a Direita vem implementando só está empobrecendo a população! Desigualdade social só está aumentando! Mas infelizmente só as futuras gerações terão o tempo necessário para corrigir todas as barbaridades desse nosso tempo!
Wilson, humildemente pergunto: quais são as perguntas certas? Obrigado!
O pentecostalismo possui ampla capilaridade nas periferias brasileiras, consolidando uma subcultura gospel, por meio de sua abrangência e penetração, reavivando a fé e tirando os brasileiros do morno catolicismo. E a cultura "popular", em contraposição à cultura das "elites" progressistas. No final das contas, creio que para além do teatro polÃtico, no cotidiano há uma acomodação entre progressismo e pentecostalismo.
Glória a Deus!!
Ah os iluminados !!! O que causa a guinada a direita da população é a realidade de 20 anos de esquerda no poder.Frases como essa deixam o derriere na janela,demonstra vocacão autoritária,leia em voz alta:"caso consigamos eliminar as fake news, impor controles democráticos sobre os algoritmos"... quem sois vós? Causas pra virarem a direita?Vamos lá A classe artÃstica,a mÃdia militante,o judiciário aparelhado,identitários e colunas como essa. Um Macanã de causas...
O colunista fez um conveniente pulo da eleição de 2022. E não olhou que já esteve pior.
O Ur fascismo segue sua caminhada, como se a pauta moralista fosse baixar impostos e aumentar a renda do cidadão. Tristes trópicos!
Eu tenho crÃticas à esquerda. Entretanto, as massas estão sim manipuladas, pelo discurso da direita, pelas igrejas pentecostais e tudo mais. Pobres, negros, etc. votando em quem vai mantê-lós na pobreza e na marginalidade. Não há futuro para o povo com a direita no poder, é a galinha votando na raposa!
Porque não se fala da extrema esquerda como responsável também, como por exemplo, voce obrigar um médico a fazer o aborto de um feto já formado, ou alguns esquerdistas que querem extinguir a pena privativa de liberdade, ou a liberação irrestrita de entorpecentes? De repente começam a jogar esse monte de coisa na cara da parte da sociedade que não é de direita, mas acha muito forçado isso, e ela não vê alternativa a não ser a saÃda pela direita, igual o leão da montanha.
Qual é o médico que é obrigado a fazer aborto com 35 semanas? Nem na lei isto é previsto. Quantos polÃticos de esquerda efetivamente apresentaram projetos para acabar com a cadeia? Você pode argumentar que algumas pessoas discutem isso. Apenas discutem. Ninguém levou à frente. E quem apresentou projeto para liberar todas as drogas? E você já se perguntou se o combate feito à s drogas como é hoje está certo? Acreditar demais em notÃcia falsa, dá nisso. Vira verdade.
Delzimar , sou médica há 35 anos , te garanto que nenhum médico é obrigado fazer aborto . Todas as clÃnicas de aborto clandestinas - que existem desde sempre - para atender as pessoas com dinheiro e pagam caro , fazem por dinheiro . Já a questão dependência quÃmica de drogas lÃcitas ( álcool) e ilÃcitas ( maconha ) é questão complexa , que vai além , familiar e social , e não se sustenta prender o viciado .
Quais seriam as 'perguntas certas', professor?
Texto como sempre claro e didatico
Desde 2013 vivemos confusos sem compreender as escolhas pela direita. Depois de passar muito tempo considerando tais escolhas fruto de equÃvocos será doloroso constatar que de fato o eleitor se identifica com esse caminho. É como se uma parte da sociedade quisesse voltar à Inquisição ou à Galileia dos tempos de Cristo. Me sinto apavorada...
O povo virou a direita porque cansou de ser parasitado. Entendeu que o discurso da “esquerda” nacional é apenas um disfarce para um corporativismo cujo objetivo primeiro é aumentar o Estado não para servir ao povo, mas para servir-se dele.
O Estado brasileiro não foi moldado pela esquerda. Nossa direita sempre foi corporativista, patrimonialista e clientelista ao extremo. Hoje, ela tira o corpi fora e atribui estes problemas somente à esquerda, mas, uma vez no poder, inclusive com Bolsonaro, o que ela fez para reformar o Estado? Quase nada. Bolsonaro, aliás, colocou toda a famÃlia para servir-se do Estado.
A direita serve a quem, Pedro? Veja a famÃlia do bozó, só pra simplificar o entendimento, toda com cargos legislativos. Tem os milicos, mas fiquemos apenas com a familÃcia.
É triste e desolador constatar que o povo brasileiro está cada vez mais ulta conservador e menos progressista.
Triste e desolador é que não tenha acontecido antes que todo o estrago estivesse feito
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Wilson Gomes > A desilusão progressista e a nova realidade Voltar
Comente este texto