Mariliz Pereira Jorge > Desculpe por ser judeu Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Tem que ser muito cara de pau pra escrever um artigo desse.
Deve estar $endo financiada
A maioria dos colunistas desse jornal e da imprensa ocidental em geral, ignora a história do conflito ISReael-Palstina,que não se iniciou no dia 7 de out./23.Esse povo têm uma história trágica de desapropriação, deslocamento e opressão horrÃvel que começou há quase um século mas essa não é a narrativa nesse jornal e nem na imprensa ocidental e o pesadelo que esse povo vive desde 19 47 nao é discutido ou é completamente rejeitado
Pois é Marina. A grande imprensa vive espalhando mentiras a respeito deste conflito. Além de terem um lado e defenderem todo tipo de atrocidades que são feitas contra os palestinos. A imprensa é criminosa nesse aspecto também e, lamentavelmente, não se tem punição pela imprensa propagar tantas mentiras e ter colunistas defendendo essa barbárie devidamente punidos.
Finalmente publicaram meus dois comentários, antes tarde do que nunca.
Bu rr@ demais
Excelente Murilo! Moara está expressando o ódio do bem, esse pode!
Moara, esse seu comentário traduz o "espÃrito do tempo". De maneira simplificada: "o outro lado não entende, não estudou, é 'alienado'. Assim, pois, não vou (ou não preciso) rebater seu argumento. Basta desqualifica-lo (é judeu, é palestino, é preto, é branco, é gay, é burro...) e assim trava-se o debate". Onde foi exatamente que erramos pra chegar nesse buraco? As redes sociais explicam tudo?
Não começou em 7 de outubro, querida. Começou há 7 décadas. Que pena ler isso, que decepção. O maior lobby do mundo é dos jhudheus que tem a mÃdia e todo o poder do mundo ao lado deles e ninguém ao lado dos p@ /es ti n0s
Quanto ódio Moarinha, que isso!!! Isso não começou apenas em 1947. Existe algo chamado J-i-h-a_d Islâmica, um dos principais catalisadores dessa situação.
Moara Semeghini, parabéns por ter seu comentário publicado. Eu acabei de enviar um nessa linha do seu, fatos historicos, não ofendi ninguem, respeito as regras mas o jornal automaticamente enviou para a moderação,
Condenável o ataque do Hms. Tb Condenável as condições em que a população de Gza viveu durante muito tempo e vive hj. Tem bons documentários sobre a vida lá.
Não tem como se desculpar de ser sionista.
Moarinha tá com sangue no zói...eu hein
São mais de 40 mil, querida. Mais de 40 mil e não 1.200.
ódio do bem!!
Uma moral seletiva!
Ninguém fala dos 40 mil. Só dos 1.200. Ninguém ajuda os 40 mil que passam fome e não tem acesso a medicamentos, etc. Não posso nem escrever o nome do paÃs que é a grande vÃtima aqui, que meu comentário é barrado.
Os dois lados estão errados. Demonstram a barbárie humana.
Mas só um matou trinta e duas mil crianças.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
tadinhos tão inocentes esses ge n0 [y d@s
Pois sim. Para mil é inexplicável esse ódio secular, milenar aos jud eus. Que o digam os Filisteus.
Israel e estados unidos arrumando briga no oriente médio me lembra dois irmãos que estudaram comigo, um estava no fundamental e outro no colegial, o do fundamental não era de nada, medroso, mas como tinha um irmão maior, batia em todos da idade dele porque sabiam que se reagissem ia ser pior com o irmão maior, tipo os americanos, Israel bombardeia algum paÃs, mas se o paÃs tentar igualar, os americanos já mandam um porta aviões pra lá.
A jornalista está alienada, só pode.
Murilo. Você fez o mesmo comentário acima, exatamente com as mesmas palavras. Você é um robô?
Thiago, esse seu comentário traduz o "espÃrito do tempo". De maneira simplificada: "o outro lado não entende, não estudou, é 'alienado'. Assim, pois, não vou (ou não preciso) rebater seu argumento. Basta desqualifica-lo (é judeu, é palestino, é preto, é branco, é gay...) e assim trava-se o debate". Onde foi exatamente que erramos pra chegar nesse buraco? As redes sociais explicam tudo?
Exatamente! Que loucura
A jornalista escreveu um ótimo texto de bom censo que nos chama a atenção pela falta de compaixão com as vitimas israelenses.
Os últimos acontecimentos me levam a suspeitar que o sete de outubro teve enredo parecido com o sete de dezembro de mil novecentos e quarenta e um, ou seja, vamos pressionar, o adversário hostil e radical irá nos atacar, deixamos acontecer e depois temos moral para ir com tudo para a briga. Sim, devo estar errado.
Pára, que tá feio!
Isso não é anti nada isso é humanismo e história. Agora aqui no LÃbano a máquina da morte e destruição bombardeia e está proibindo as vÃtimas de serem socorridas sob ameaça . Vcs que tem que pedir graças a Deus de não serem acusados de apologia ao genocÃdio em curso .
Comentário exemplar para provar que antissemitismo e antissionismo só sao diferentes na teoria e na academia, na prática e na vida real são iguaizinhos. Depois tem gente que reclama da moderação e da exclusão de comentários, deviam é dar graças a Deus da Folha estar livrando a si propria e aos leitores odientos de processos judiciais.
Há sensatez nas considerações de Mariliz sobre o antissemitismo crescente neste tempo devido à reação israelense ao 7 de outubro. Alguns ressoadores da aversão ao povo hebreu são só ingênuos incapazes de ver que estão sendo manipulados pela atual campanha de ódio ao Estado judeu. Outros agem movidos por nefandas paixões ideológicas. Quanto à s vÃtimas inocentes, os terroristas geradores do conflito -adeptos, inclusive, do uso de escudos humanos- têm a culpa primária pela existência de todas elas.
Uma boa desculpa para as famÃlias dos 40.000 Â… podiam ter parado lá atrás
A Mariliz eh uma otima cronista de costumes e o Juca é um ptimo colunista de futebol. O VerÃssimo, maior cronista da historia, era um otimo cronista. Quando ficam nas suas raias, são muito bons.
Parabéns para a colunista. Traz à luz o óbvio, mas merece ser congratulada pela firmeza de fazê-lo. Discordo apenas no tÃtulo: nada de pedido de desculpas.
O certo seria "Desculpe-ME por ser judeu". Ou seja: ideia e gramática equivocadas.
Péssima escritura e caráter ainda pior...
Exato. Si 0 nis t@s ge n0 [y d@s
Cara. Nenhum pais moderno jamais dominou e ficou estavelmente em território de povo estabelecido. Não importa que tenha sido fundado. Essa guerra será para sempre e não pode ser vencida pelo estado de his hael no longo termo. Só pode ser perdida. Foi atrocidade do ra hmas e e agora é um massacre inaceitável e interminável de his hael. A emoção já lhe tomou corpo e mente. Melhor refletir.
Em nenhum momento a colunista tomou partido da polÃtica assassina de Netanyahu. Não há como negar que o antisemitismo cresceu no mundo após o começo dessa guerra, isso é importante de ser dito e ela fez isso muito bem. Releia.
Não se nega a gravidade e o horror do atentado terrorista perpetrado pelo Ha mmas e, para mim, não será necessário o decorrer do tempo para a percepção disso. Mas o pós sete de outubro perpetrado por Is rael também pode ter aferida desde já sua brutalidade e desproporcionalidade. E não preciso desculpar ninguém por ser ju deu porque, ou esse ju deu não praticou nenhuma barbaridade e não precisa ser desculpado, ou praticou a barbaridade e não tem desculpa.
A folha podia lançar uma ferramenta pra bloquear determinados colunistas (e horoscopo) no app de cada assinante
O problema no simplório raciocÃnio de Mariliz é reconhecer a violência de apenas um dos lados, e ainda achar que é possÃvel saber quem atirou primeiro, nesse conflito de séculos. Pensar assim leva ao conflito eterno. Todos tem que parar de atirar, não importa o que houve antes.
40000 de acordo com o Hamas. Padrão Marçal de integridade.
Tem um sujeitinho muito baixo e covarde que sempre denuncia alguns comentários. Deve ter sido o dedo duro da classe na época de colégio .
Com certeza. Ele seguiu os estudos e de alguma maneira se formou em oftalmologia. Pelo tempo q ele usa perseguindo opiniões contrárias a dele, talvez não seja bom na profissão q escolheu, pela falta de tempo para praticar.
Talvez se o governo israelense não fosse tão selva+gem quanto o Hamas, seria bem provável que a empatia mundial fosse a mesma pros dois lados.
Causa-me perplexidade o Governo Brasileiro mirar a Ãsia Média e fingir que não vê a Insegurança Pública no Brasil .Para o governo brasileiro o Brasil é um ParaÃso. No ano passado, mais de 46 mil brasileiros morreram. A esquerda, como é incoerente, silencia quanto a insegurança pública no Brasil.Solidarizo-me com os povos da Ãsia Média,em especial os que estão sequestrados. Nunca apoiei terroristas! A incoerente: tirou o nome do Costa e Silva do Elevado, mantém do Ditador Tito.
Sr Daniel: não sou cara de ninguém. E ninguém é meu caro,senhor.
Senhora Marina: lá é a única democracia da Ãsia Média. Tem que se defender. Os terrrroristas , por serem covarrrdes, se escondem atrás dos civis. Eles devem receber o menoscabo. As feministas não defendem Mulheres...! Sr Daniel aprenda a fundamentar!
Neli, voce se solidariza com povos da Asia Media (???) e em especial os sequestrados, mas nunca se interessou em saber porque o tal grupo recorreu a essa forma violenta de lutar pelos seus direitos, ou seja, estavam no cativeiro /guetto desde 20 07. Um dia se rebelaram.
Neli, abaixo você perguntou "Onde estão as Feministas? "que não denunciam os crimes contra as mulheres. Creio que a colunista acima é feminista, cobre dela, mas saiba de antemão que para ela , apenas mulheres de um grupo contam... Quanto ao nome do Marechal Tito no elevado, saiba que ele foi um heroi, lutou contra o nazismo na segunda guerra. E o Costa e Silva a que vocé se refere e foi um general da época da ditadura.
Senora Neli. Por favor me diga, onde se encaixa esse sua última resposta (padrão) na conversa? Onde apelei para o subjetivo? Ou é essa uma resposta reflexiva? Tomara!
Cara Neli. Na sua vontade, digamos,pouco esclarecida de atacar a esquerda, a senhora mistura diversos assuntos que não tem relação direta. Fica cada dia mais complicado de tentar responder. Agora assomou outra acusação sem muita coerência. Quer acusar justamente a esquerda (mais uma vez uma baita generalização) de negligenciar defesa dos direitos das mulheres?! Ora, por favor. É justamente ela que dá voz a essa causa e faz frente aos ataques "conservadores".
Senhor Daniel: quem não sabe fundamentar Objetivamente, apela para o Subjetivo. Aprenda a Fundamentar.
Neli, parece que há algum tempo houve piora no seu cognitivo, andas tomando ozônio além de cloroquina?
Daniel: aponto que a cada seis minutos uma mulher sofre de violência sexual no Brasil. Onde estão as Feministas? A Esquerda, repiso-me, é Incoerente, porque retirou a homenagem ao Costa e Silva do Elevado e mantém a homenagem ao ditador Tito. O pior voto que dei na vida:lula.
Luiz: as Fronteiras devem ser vigiadas pelo presidente da República? Ele não vigia porque fica olhando o paÃs alheio e esquece de Governar o Brasil. Pelas fronteiras passam contrabando e descaminho. O Brasil não produz coca e nem marijuana. Atribuição do lula. Mas, ele, repiso-me, fica Olhando a Ãsia Média e esquece que a insegurança pública no Brasil é uma epidemia.Quantos Brasileiros morreram nos mais de dezesseis anos de lula, minúsculo em homenagem a sua grandeza, no Poder.
Não sei de onde se tira a ideia de que para o Governo o Brasil é um paraÃso. Nenhuma afirmação sequer parecida como essa foi feita até hj. Tb de onde tira que a esquerda (assim, genericamente) silencia qto a insegurança pública. Bom, talvez seja uma voluntária falta de vontade de se informar. Ademais, causa perplexidade alguém achar que o fato de um governo atuar geopolÃticamente exclui que ele tome ações em relação a assuntos internos.
A maioria dos governadores, responsáveis diretos pela segurança pública, é de direita. Cobre deles providências quanto a isso. É já comprovado que as câmaras corporais nos policiais reduzem a violência e letalidade, mas, p. ex., TarcÃsio "Bibi" de Freitas é contra. E a Neli quer por a culpa disso tudo "na esquerda".
Essa colunista é ridÃcula
Péssima. Comparem, por ex, com o texto do Castro de hoje e percebam a diferença da qualidade da escrita e de repertório. Mariliz faz as pagas pelo estado terrorista que todos sabemos o nome e a fôia censura.
Péssima
Despreparada e sem credibilidade nenhuma. A folha passa vergonha com esse jornalismo ante ético , parcial e ante profissional.
e craudio herbdòr? é bem mais
Poisé Neli, como se diz por aÃ, gosto e "nariz" cada um tem o seu.
só um pouquinho kkk
A melhor colunista da Folha!
O vitimismo rançoso dessa gente é um pé no saco.
Verdade em relação aos palestinos
É evidente que a ação covarde do Hamas merece toda a repulsa, mas a reação idem do governo fas de Israel matando por enquanto 40 vezes mais gente, a maioria civis inocentes ,,em nada contribui para a paz na região e diminuição do antissemitismo, ao contrário, só o realimenta!
A barbárie comandada pelo porrete supremacista sionista, o ho locausto palestino conduzido pelo Estado colonial, o genocÃdio, a limpeza étnica, a punição coletiva, os guetos, o apar heid, bombardeios, a tortura, o assassi nato de milhares de civis, crianças e mulheres... Não há perdão! Jamais serão esquecidos!
Matéria paga...
Sim. Pelo estado terrorista cujo nome a fôia censura aqui.
os sio| nistas tem muita grana horistas ter
Quer dize que se pode bombardear outro paÃs sem ter consequências?
E precisa, Neli? Na época da faixa de Gaza era para contrapor ao horror que era perpretado por lá. Agora é pra ter contra-argumento porque estão invadindo o LÃbano, no mesmo nÃvel de horror...
Apresente as provas!
Cutucar onça com vara curta, é isso que o bom jornalista faz. Parabéns, Mariliz.
Não desculpo.
Não precisa
O 7 de outubro foi muito triste. Mas mais triste ainda foi o extermÃnio do povo pales tino que está ocorrendo desde então. Quarenta mil civis, muitos deles crianças, assassinados.
Texto muito bom e cujo acerto fica comprovado pelos comentários virulentos de quem não se envergonha de justificar assassinatos, estupros e torturas que incluem queimar pessoas vivas como um suposto legÃtimo direito de resistência de povo oprimido. Gente que descarta fatos, que atropela a história e que não esconde seu desejo intenso de morte e de destruição do estado judeu e dos seus de milhões de habitantes. E que não percebe que, assim, legitima o discurso de ódio de todo tipo de fanáticos.
Tudo isso autoriza o massacre de milhares de pessoas? Essa é a pergunta que alguém honesto responderia com um simples SIM ou NÃO.
É isso aà Flávio! A estratégia é manter o já manjado discurso. Falar até papagaio consegue.
Nada justifica a barbarie do 07/10 como também não se justifica a também barbarie cometida desde então contra o povo palestino, perpetrada pelos terroristas que hoje governam Israel.
Antes, os inimigos respeitavam os tais escudos humanos. Hoje, Israel chutou o balde, na busca de um suposto inimigo hospitais e escolas são bombardeados, matando centenas de civis inocentes. Uma vida vale por quinhentas?
Quem tem que responder se vale é combatente que se esconde no meio de civis.
Este artigo da Mariliz faz todo sentido, desde que se ignorem os últimos 80 anos da história.
perfeito!
Concordo com o artigo no ponto em que menciona que a gravidade dos fatos somente será reconhecida no futuro, mas não pelas razões que a colunista apresenta. Não aceito que o Shin Bet, o Aman e o Mossad não tenham percebido a movimentação de inimigos naqueles dias. Eles interceptam e evitam ataques terroristas de 2 ou 3 pessoas na Finlândia, Madri, ou Paris e não notaram 1.200 terroristas se reunindo a 2 quilômetros de um festival de música? Existe conivência do governo Bibi em algum ponto.
CorretÃssimo!
Pouco tempo depois do ocorrido, houve uma entrevista no Roda Viva com o Marcelo Gleiser, que tinha acabado de lançar um livro. As perguntas é claro giravam em torno dos temas do livro. Até que no final, alguém perguntou sobre a guerra em Gaza. Ele falou: você está perguntando isso porque eu sou judeu. É tudo muito sutil, mas é como se todos eles, em toda parte do mundo, tivessem de se desculpar por reagirem com violência a um massacre.
Patricia, eu não sou de lá e nem nunca fui lá. Preciso me desculpar por que? Você percebe o absurdo do que diz?
Todos nós precisamos nos desculpar por reações des-proporcionais. TODOS igualmente. Quanto mais inteligentes, superiores ou conscientes nos consideramos, mais desculpas devemos por nossos exa-geros.
Excelente texto. ImportantÃssimo no momento atual em que grande parte do debate público justifica e, ainda que de forma disfarçada, encoraja o terror contra judeus.
Civis vÃtimas de sanguinários, de ambos os lados! A vida dessas pessoas não vale nada.. o poder dessa gente está acima de tudo até mesmo de Deus que é usado nas suas guerras!
Mais uma tentativa da FSP de humanizar só os judeus, enquanto os palestinos são tratados apenas como números. É como se eles não tivessem rosto, identidade, famÃlia, casa, sonhos e projetos. É como se os palestinos não fossem nada. Para a infelicidade de vocês, jornalistas da Folha, somos seres humanos e assim como lutamos por quase oi décadas, vamos continuar existindo e lutando pela NOSSA TERRA, A PALESTINA, queiram vocês ou não. Durmam com isso! Não vamos desistir!
Terroristas mataram 1300 israelenses. Vamos exterminar o povo palestino por causa disso. Parabéns, Mariliz, nota 0
1200 pessoas, em um dia impunemente?
Mariliz, verdade que antisemitas aproveitam para se manifestar. E as nuances? O paÃs tinha a simpatia de quase todos na ocasião mas as ações do primeiro ministro e seu governo de extremistas esgotou o apoio. Eles são os piores em esquecer os reféns, o que as famÃlias bradam por lá mesmo. Nada justifica os terroristas e nada justifica o que Is ra el está fazendo.
oi
Se eu escrevo Palestina sou censurado?
Haha foi liberado apos revisao. Estranho que va pra revisao.
pelo visto, não.
Antes de tomarem parte em face da tragédia, as pessoas deveriam buscar sentir o sofrimento pessoal de quem perdeu e vem perdendo queles que amam e o que construÃram. Em tudo, falta humanidade e tolerância.
Lamento profundamente pelos israelenses que foram mortos e sequestrados, mas não posso comungar com as a tro ci da des perpetradas contra um povo que parece não direito nem a sua mÃsera vida em um pedaço de terra. A senhora sabe o que se passa agora na cis jor da nia? Foi a ga za e viu de perto o fla ge lo? Agora o li ba no. A causa? Ser fron tei ra de um ter ri to rio onde viver é crime.
Trinta e duas mil crianças.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > Desculpe por ser judeu Voltar
Comente este texto