Maria Herminia Tavares > O poder moderador da democracia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Qualquer arranjo de esquerda que faz concessões a polÃticas neoliberais pende ao centro. Boulos não prega a revolução como a esquerda radical (leia-se, esquerda marxista, esquerda de verdade). Logo é um centro-esquerda, simples assim.
Não deixa de ser uma visão exagerada e otimista/ingênua. Hitler, antes de se tornar um ditador sanguinário e monstruoso, conquistou o parlamento alemão no voto. Hugo Chaves etc e tal também.
Parei de ler no .. Boulos é de centro esquerda..
Se o Boules é centro-esquerda, o Nunes seria o que: extrema-direita!? kkk Cai quem quer! Apertem o 15 nas urnas e mandem essa outra farsa pra longe! Pois uma já foi, que agora anda dizendo que o Boules ganha em SP: agora só falta esse aÃ!
Nunes é centro-direita com apoio da extrema direita .
"Candidato da centro-esquerda"... kkkk CAI QUEM QUER!
Boulos é centro-esquerda? Centro-esquerda é o antigo PSDB, PSB e Cidadania
Esquerdola da fefelechi ( como se auto denominam) triste e melancólica.
Que triste ver um Boulos amaciado.
Quando o regime militar acabou, o Boulos tinha 3 anos. A via eleitoral sempre esteve aberta para ele. A comparação com os social democratas do século 19 é portanto despropositada. Mas valeu a passada de pano, especialidade da colunista.
Eu gostaria que minha mãe me tratasse assim.
Somente a Velhinha de Taubaté e essa colunista comunista acreditam na moderação do Boulos,!
Qual o crime que Boulos cometeu? Essa deveria ser a questão. Teria sido ser representante e ter lutado para que pessoas menos favorecidas pudessem sonhar em ter um teto para morar. Que crime horrendo foi esse qu o faz ter uma rejeição bem maior do que o outro que bate em mulher, dá tiro em porta de boate, loteou a prefeitura com o PCC e é conhecido como o 'Rei" da mafia das creches? Ou estamos diante de um fenomeno psicologico coletivo caraterizado pela inversao total de valores morais e eticos?
Freitas, obrigado por mostrar a pobreza intelectual de quem vota no Nunes. Vale lembrar que o Intercept denunciou, com provas, o Nunes por pagar a Folha para fazer notÃcias positivas dele, com dinheiro da prefeitura, também vale lembrar que ele pagou meio milhão a uma locadora com apenas um carro com 14 anos de uso. É muita indigência intelectual, desinformação, acreditar no bilionário dono da Folha, TarcÃsio e Nunes.
Não chora nenem ! Seu candidato sai com 39% dos votos e o meu com 52% para o segundo turno conforme pesquisa divulgada hoje. Conforme o povão vai tomando conhecimento de quem é de fato Boulos essa diferença tende a aumentar. Boulos é deputado federal e ganha muito bem embora queira posar de pobre para enganar os trouxas. Ele luta tanto pela moradia para "pessoas menos favorecidas" que acabou comprando para si mesmo um imovel do Programa Minha Casa Minha Vida com juros subsidiados. Acorda cara!
Narciso adora sua própria imagem. As pessoas escolhem aqueles a que se assemelham no caráter. São ataques a um padre que passa horas na rua amparando desamparados e endeusamento de pastores bilionários. É raiva com r maiúscula para quem representa os desfavorecidos. Falam em nome de Deus, mas agem de maneira a proteger os protegidos e desfavorecer ainda mais os desfavorecidos. E usam a palavra hipocrisia o tempo todo. O tempo todo.
Uma "filósofa" estudando Boulos? Ora "professora", na história houve muitos "Boulos" na polÃtica, todos uns "ninguéns", ocupando cargos para ninguém em PaÃses também "ninguéns" e é por isso que, por aqui na terrinha, nunca tivemos um Premio Nobel porque enquanto existir essa "esquerda fajuta" somos sim "uns ninguéns" perante o Mundo, somos sim o ParaÃso, o ParaÃso da Corrupção e do Crime organizado sustentados pela absoluta ignorância dos Professores em geral.
Bernabé este nome é libanês provavelmente. Não sei qual é sua formação, mas me parece que você tem um profundo ressentimento contra professores, cientistas, e contra os brasileiros em geral. Por sorte esta esquerda não tem nenhum ressentimento contra os libaneses, principalmente os que chegaram agora fugidos da guerra. Meu amigo Boulos é professor, psicanalista, deputado e um belo trabalho social. Eu sei que você não dá valor a nada disto. Você prefere o pessoal da terraplana.
O próprio Nobel criou o prêmio por arrependimento. O estrangeiro, sempre tão indiretamente admirado, provocou guerras e mais gerras. Uso da energia nuclear contra pessoas. Destruiu suas florestas. Poluiu mais do que todos os demais. Invadiu e depredou. Mas, ah, tem mais dinheiro! Interessante que os clássicos detentores dos recursos no Brasil agora culpam a esquerda pelo seu fracasso. Mais professores! Mais professores! Também de história, por favor!!!
Qual crime Boulos cometeu?
"Centro esquerda" minha senhora? Tá querendo puxar votos de quem Boulos não representa?
certo. os discursos eleitoreiros sempre foram uns e suas práticas governamentais outras. mas quem mens cumpriram e cumprem suas promessas foi sempre a descarada direita. e o poder moderador da democracia nacional, já não existe mais, se é que existiu, é o pudor. aliás , que foi substituÃdo pelo mal odor dos eleitos.
O que me deixa indignado no Brasil, é que defender pobre aqui é um crime, até para gente da classe baixa. É fácil ver isso nas ruas. Até parece que a alegria do miserável, é ver outro mais miserável do que ele...
É inacreditável que o texto chame Boulos de candidato da centro esquerda. Nessa classificação, o que seria a esquerda? E a esquerda radical? E a extrema esquerda?
Desde quando os comunistas podem ser classificados como centro-esquerda? Quando Boulos tinha 15 anos em 1997 ja era militante da UJC - União da Juventude Comunista. Se formou em filosofia , diz que trabalhou como professor universitário , mas só ficou conhecido quando invadiu um terreno da Volkswagen em SBC em 2003 liderando um grupo do MTST onde ainda trabalha sua mulher. Foi preso em 2017 ao invadir um terreno particular em São Mateus , desobedecer à uma ordem judicial e incitar a violência.
Doce senhora, estás iludida. Quem dera nossa oligarquia tivesse algum efeito positivo além da proliferação de benesses e da exploração do povo por parte daqueles que posam como seus defensores…
Virtuoso não, hipócrita sim.
Tu vê, Boulos até ganhou um elogio do jornal que representa a centenária e parasitária elite do atraso, dos maiores juros do mundo, das privatizações fraudulentas, dos golpes, dos Aécios, dos Temers, dos Bolsoguedes. Pra Folha, só Bolsonaros e Marçais podem sair da linha, a esquerda não pode apontar os monstros centenários, tem que abanar o rabinho, senão soltam os cachorros raivosos em cima.
Piras, sou esquerda desde as primeiras lições do iluminismo. Concordo com você.
Espero que a recente derrota encoraje o PT a renovar a militância e a se livrar dos chavistas delirantes. Com este discurso, não é de admirar que o partido já não consiga mais falar às novas gerações.
José Greitas, ela está óptima, dando cursos, trabalhando. Certamente lhe mandaria um doce bem doce para aplacar esta amargura toda.
Boul é outro Haddad, ou seja pior prefeito de S Paulo,segundo Marta Suplicy
Existe um poder que não é de fato moderador, quando se tem um legislativo emponderado que torna os outros poderes reféns. O discurso eleitoral não é moderador é apenas o reflexo de uma narrativa que nos vem sendo imposta.
A moderação para governar uma cidade como São Paulo é imperativa. A pasteurização de candidatos através do marketing polÃtico não convence, mas ações práticas fora dos palanques sim.
Pois eu acho que infelizmente o marketing está funcionando muito bem na polÃtica. Não precisa nem ter um histórico de prestação de serviço a sociedade, para se tornar presidente. Exemplo: Bolsonaro e Marçal
O Boules moderado é mais artificial que xarope de Groselha.
A militante dupla, de redação e de federal, vem para incensar o Boules, fazendo campanha para o invasor, e os alie nados ficam em polvorosa.
Sem dúvida o texto reflete uma parte de nossa realidade, afinal passamos por uma grande aliança contra o fascismo golpista de 8 de janeiro. No entanto não se pode fiar tanto no poder moderador deste democracia, pois se moderou a esquerda não consegui moderar o neo liberalismo que tem namorado e se escorado no bolsonarismo ou em Milei. Me intriga que este artigo tenha sido escrito logo depois de São Paulo ser violentado por um Marçal, que parece ser a prova do fracasso deste poder moderador .
Hernandez a luta pela democracia continua, mas este falso debate sobre o poder moderador é uma fantasia para ver se anula a esquerda. Na verdade estão querendo promover o tal bolsonarista moderado.
Fracasso!!! Como se a democracia representativa não tivesse vivido e superado diversas crises no passado. Basta uma crise para que se decrete a falência da democracia e esta sempre se renova e reconquista o vigor. Os defensores da "revolução" nunca se cansam!
Onde está o oftalmologista desta senhora que confunde o PT, partido de base trotskista e amigo desde de ditaduras de esquerda, com o finado PSDB? Também não está a ouvir bem, confundindo o tom eleitoral do extremista Boulos com verdadeiro apreço pela diversidade de opinião
Texto de grande aprendizado para mim! Obrigado, professora!
Faltou o "obrigado por vc existir" para ficar mais piegas!
A Dra. é sempre brilhante e de sorte nos traz o humanismo dos princÃpios do socialismo e de seu filho mais célebre a Social Democracia e a arte da politica, do acordo, do encontro, da moderação.
Oxalá em neofascismos se compreenda que é a arte da polÃtica e os bons ideais traduzidos na Social Democracia, que salvaram diversas vezes inúmeras sociedades de suas autodestruições, de extremismos vorazes e de projetos megalomanÃacos.
Ninguem ignora que a filósofa aposentada da USP Maria Herminia Tavares tem indisfarçavel simpatia pelos regimes totalitários de esquerda mas, de qualquer forma, ela substitui com grande vantagem intelectual a amalucada que fazia muito sucesso entre os universitários anos 70 - Marilena Chauà - mentora intelectual de Lula - que dizia odiar a classe média à qual ela mesmo pertencia. Será que ja morreu ou continua internada?
Freitas Maria Herminia sempre foi tucana e não creio que tenha simpatias pelo PT ou PSol,, Mesmo não gostando de algumas de suas ideias eu a respeito e acho que é uma pessoa de respeito para se debater. Chaui é uma filósofa respeitada no mundo acadêmico nacional e internacional de quem fui aluno. As duas não cabem neste esquema de lacraçao e xingamento mas são ótimas num debate de ideias.
Jose Padilha quem considera classe média para Taxar à vontade os trabalhadores que ganham apenas dois salários minimos é o seu Lider e não eu . Para mim classe média é quem ganha pelo menos 20 salários minimos, tem casa propria e carro do ano. Com certeza as filosofas de esquerda ganham de aposentadoria da USP - nossos impostos - bem mais que 10 salários minimos. Pessoas de esquerda como Boulos e Lula são ricos ou de classe média alta mas se fingem de pobres para enganar os trouxas.
Como bem disse o Rosa a sua fala justifica qualquer juÃzo negativo que se tenha contra a classe média, que na maior parte das vezes nem média é, mas assim se autodenomina para tentar escapar da tributação que só alcança pobres.
Freitas, com um comentário como esse, não é a toa ela não gostava d ceeerta classe média, aquela que votou no cidadão da arminha, das joias, da rachadinha, o que não estupr pq era feia. Classe que apoiou o golpe contra um governo popular, levando a baba negra junto, isto depois de Aécio, de acreditar até no exministro Moro, hoje no União Brasl dos corruptos, com os seus. Classe que,por falta de sabedoria, apoiaa parasitária elite do atraso, depois é assaltada na rua e não entende o que acontece.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Maria Herminia Tavares > O poder moderador da democracia Voltar
Comente este texto