Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Aparecida Alves

    Olhos abertos, ns bolsononaristas e centrão!

    Responda
  2. Luiz Antônio I

    Na verdade, os políticos estão tentando criar proteção para os crimes deles, para os pobres mortais restará o castigo de continuar enfrentando juízes legisladores de primeiras instâncias, isso não mudará, ou seja, quando a farinha é pouca, meu pirão primeiro.

    Responda
  3. Luiz Reichmann

    Quando leio que algo "Viola a Constituição" e vindo dos Ministros, mata a gente feito câncer...

    Responda
  4. Jansen Comunien

    Quem vigia os vigilantes ? Infelizmente o ativismo do STF tem levado ao seu descrédito, onde o casuismo tem imperado, inclusive passando sobre a sua própria jurisprudência quando convém. Se a LOMAN, fosse respeitada pelos Ministros muitas das críticas não existiriam.

    Responda
  5. Fagner Correia Santana

    Não vejo ilegalidade na PEC. O sistema de freios e contrapesos está justamente aí. O STF tem inúmeras decisões monocráticas que atingem vários direitos fundamentais. Exemplo disso é a retirada da rede social "X", de forma liminar e monocrática, que vai contra a liberdade de comunicação e expressão. Espero que a PEC prossiga por maioria absoluta nas duas casas.

    Responda
    1. Rubens Ventura

      X foi retirado porque se negou a receber intimações da justiça e retirou o escritório do Brasil, zombando da Soberania Brasileira.

    2. andre pedrosa

      Boi boi boi

    3. Humberto Giovine

      Além deste item que você cita, há a possibilidade de anulação de decisões da corte pelo legislativo, e também, o poder de impedimento de ministros do STF por aquele poder. Isto é contrário à Constituição Federal, e é a implantação de uma ditadura, pura e simplesmente.

  6. Luiz Reichmann

    Os mesmos Políticos que criam os Ministros, dão poder a eles, agora querem de volta? O que houve?

    Responda
    1. Luiz Reichmann

      Meu Deus!! Sera que foram os mesmos que fizeram valer a Lei na Lava Jato? Que enfrentaram o Musk pelo bem do país. Os mesmos que liberaram as BETs no Brasil? E o alvará de soltura, É fake? Única coisa verdadeira é quem foram os Políticos na figura dos Partidos e Presidentes que fizeram isso, os elevaram aos cargos!

    2. Luiz Reichmann

      Não são Brasileiros? Sim, por isso merecem enfrentar as filas também, inclusive nas urnas. E contra eles agora, se percebe ilegalidades?? Meu Deus!! Sera que foram os mesmos que fizeram valer a Lei na Lava Jato? Que enfrentaram o Musk com nossas Leis pelo bem do país. Os mesmos que liberaram sem leis as BETs no Brasil? É fake?

  7. Fagner Correia Santana

    Não vejo ilegalidade na PEC. O sistema de freios e contrapesos está justamente aí. O STF tem inúmeras decisões monocromáticas que atingem vários direitos. Exemplo disso é a retirada da rede social "X", que vai contra a liberdade de comunicação e expressão. Espero que a PEC prossiga por maioria absoluta nas duas casas.

    Responda
    1. neli faria

      Falta assessoria jurídica para os nobres parlamentares! O que é de se lamentar! O Supremo somente atua se for acionado. O STF não diz o Direito se não for acionado!

    2. gerson christmann

      Mas é justamente o sistema de freios e contrapesos que está sendo desrespeitado pelo Legislativo, quando tenta impor-se ao Judiciário e Executivo, legislando em seu favor.

  8. Luiz Reichmann

    Não são Brasileiros? Sim, por isso merecem enfrentar as filas também, inclusive nas urnas. E contra eles agora, se percebe ilegalidades?? Meu Deus!! Sera que foram os mesmos que fizeram valer a Lei na Lava Jato? Que enfrentaram o Musk com nossas Leis pelo bem do país. Os mesmos que liberaram sem leis as BETs no Brasil? É fake?

    Responda
  9. Dagmar Zibas

    Querem implantar a ditadura do legislativo. Já tiraram prerrogativas do Executivo quanto ao orçamento., e agora avançam sobre as prerrogativas do judiciário. Um bando de perigosos delinquentes .

    Responda
  10. Lis P F

    Não tem nada haver com emendas. Saiu do senado com apoio do PT.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Não espalhe fake news. Vergonha.

  11. Joaquim Orilio Do Carmo

    Se for aprovada essa PEC que dá poder aos congressistas (muitos sem nenhuma qualificação intelectual e moral) de rever decisões do STF estará instituída a ditadura do congresso. Assim, melhor acabar com o STF.

    Responda
  12. Hélcio Caetano Goulart

    Querem continuar com as emendas pix, livres e soltas, para se locupletarem, e aí não dá. Precisa por ordem no bordel!

    Responda
  13. Marcelo Fernandes

    Bolsonaristas são delinquentes. Zero pessoas surpreendidas.

    Responda
    1. Humberto Giovine

      E o teu pensamento, Moses, se alinha ao dos criminosos bolsonaristas.

    2. Moses Cohen

      Teu pensamento não passa de B,o,s,t/@.

  14. Marcelo Silva

    É flagrante a inconstitucionalidade. O desvio de finalidade é gritante. Essa gente horrorosa só está no Parlamento porque existem brasileiros que tem a mesma natureza que as deles.

    Responda
    1. Ivo Broeing

      desvio de finalidade tambem e o stf legislar

  15. Jorge Severo

    Novo ataque do PCC (Partido dos Congressistas Cafhaggestes).

    Responda
  16. isaac Ezagui ezagui

    O próprio supremo criou este ataque do legislativo por ultrapassar as suas atribuições e querer legislar, o regimento interno do supremo está valendo mais do que as leis, travestido de paladino querem ser o poder máximo…..

    Responda
  17. sérgio dourado

    Esse STF quer é mandar no Brasil: encheram a bola dessas figuras dizendo que "defenderam" a Democracia e agora não querem largar o osso: o protagonismo político indevido, o poder abusivo.

    Responda
  18. Carlos Amorim

    Cade o resto dos vazamentos Greenwald? Você e a FSP estão no inquérito das Fake News porque divulgaram os áudios? Publiquem uma receita e vamos saber que estão sob censura.

    Responda
  19. Marcos Serra

    "Se todas as determinações forem conjuntas, avaliam, haverá impacto para a sociedade em razão da demora para encerrar as ações". Demora em razão do quê? Tempo disponível? Já que nossos iluministros estão tão assoberbados assim, que tal, como qualquer mortal, terem férias de 30 e não de 75 dias? Que tal trabalharem o dia todo e não apenas meio expediente? Que tal não fazerem turismo em congressos e palestras no exterior com nosso dinheiro? É muita cara de pau desses cínicos.

    Responda
  20. João Batista de Junior

    Precisamos trocar os políticos.

    Responda
    1. Rodrigo de Sousa

      Incluindo os que são ministros do STF!

  21. marco machaod

    O que é risível, acachapante e até mesmo pouco sério, é o argumento de “vício de origem”, pois é sabido por qualquer primeranista de Direito que não existe “vício de origem”, em sede de PECs, pois seria restringir a competência do PODER constituinte derivado. O argumento é tão bizonho que por isso deve sido manifestado “em off”, porque de fosse “em on” não haveria coragem para tamanho mico!!!

    Responda
  22. flávio paes

    só lembrando que o principal motivo da insatisfação é que o STF barrou as emendas PIX, aquelas sem controle, sem pai e com bolso certo. qualquer outro motivo é mera desculpa.

    Responda
    1. Ivo Broeing

      So lebrando que nos governos anteriores do pt era na propina por baixo do pano

  23. marco machaod

    A PEC que dá poder ao legislativo para sustar decisões judicias do STF é claramente inconstitucional por tentar abolir, de certa maneira, a separação dos poderes. As demais proposições, contudo, não. A PEC que impede a decisão monocrática, versa materialmente sobre direito processual, de modo que a competência do CN é indiscutível. Além disso não retira poder algum do tribunal, apenas exige para aquele objeto que ela trata, quorum plúrimo. Nada de extravagante, pois.

    Responda
    1. André Lievori

      Um comentário inteligente, que não se baseia em ideologias. Leu e apresentou o que concorda e discorda, tenho a mesma opinião. Raridade hoje em dia. A maioria dos comentaristas não lêem o texto e julgam na base da ideologia: Se a Gleice é a favor, sou contra; se Valdemar é a favor sou contra....

  24. André Lievori

    Já estão enviando indiretas, anteciparam os votos, comentários contrários ao que propõe o poder legislativo, pressionarem com o poder da caneta? Parece Guardiola, vamos marcar na saída, roubar a bola e mostrar quem manda. Atos incompatíveis com a função de minstros do STF . Algumas vezes sou tentando a concordar com o pacote do centrão... Por culpa do próprio STF.

    Responda
    1. Marcio Luis Dutra

      Qualquer estagiário em direito com um mínimo de conhecimento jurídico sabe que tais propostas são inconstitucionais. São tão estapafúrdias as propostas que a meu ver não impede que ministros do STF comentem sobre o texto, por se tratar de controle objetivo de constitucionalidade.

  25. Tersio Gorrasi

    Em primeiro lugar, salvo as cláusulas pétreas, o legislativo pode editar a CF, e em segundo, o que está em jogo é o abuso de autoridade em muitas decisões monocráticas, onde o magistrado julga pelo fígado e não pela razão

    Responda
  26. Andre Moraes

    Querem implementar a ditadura do legislativo. Criam leis em benefício próprio para terem liberdade de usar o dinheiro público da forma que quiserem e sem satisfações; criam leis que tentam controlar os outros poderes, transformando impeachment em arma política e tribunais em rainhas da Inglaterra; até anistia para quem tentou dar golpe de Estado entrou na pauta. Tudo isso vindo do que há de mais corrupto na história desse país, partidos do Centrão e da Extrema-direita.

    Responda
    1. Andre Moraes

      A constituição da prerrogativas dos ministros a interpretarem; não é vem você, nem eu e nem legislativo quem diz o que é constitucional ou não. Eles agem quando provocados e passam por uma sabatina no Senado que votam sua aprovação. Simples assim. O fato de você não gostar das decisões, não te dar o direito de rasgar as regras do jogo. Isso negócio do STF legislar é para furado de quem quer liberdade para cometer crimes e não ser incomodado; e você caí que nem um pato.

    2. André Lievori

      O judiciário quer agir como executivo, legislativo e determinar o caminho da nação. Hoje eles decidem onde e como as atividades de outros poderes devem ser realizadas. Corruptos, não posso provar e não posso julgar, mas presunçosos sim.

  27. Ricardo Lobo

    Esses indivíduos bolsonaristas na Câmera são os representantes do setor do crime lá, nada mais justo do que defenderem ilegalidades. Foram colocados lá para isso.

    Responda
  28. Domingos dos Santos

    Que coisa bizarra é essa de o judiciário propor legislação? É o Congresso que legisla. A única coisa que não apoio aí é a derrubada de decisão diretamente pelo STF. Os termos vagos para impeachment também poderá ser preocupante. No mais, passo da hora de deixar claro para esse ministros que eles não são deuses, e se realmente eles quiserem dizer que tudo é inconstitucional derrubar alguns deles; talvez, a firmeza do exemplos ajude! No mais precisamos de reformas no próprio legislativo.

    Responda
    1. Landson Abercrombie

      Acabou o remédio?

    2. Domingos dos Santos

      Pelo Congresso*

  29. PAULO PETRASKI

    O Fascismo no Brasil é escancarado.

    Responda
  30. AILTON SOUZA

    Não bastasse a tentativa de golpe os bolsonaristas com instinto de vingança tentam se superar com apoio de Lira querer dominar o STF por dois motivos, 1o a inelegibilidade do ex-presidente, 2o o corte da mamata do orçamento secreto e do Pix que era uma festa. Esse Congresso não está legislando está tentando colocar terror nas instituições.

    Responda
  31. marcos fernando dauner

    modestas sugestões - Decisões do STF , apenas em conjunto ; Congresso - diminuição dos congressistas pela metade da quantidade atual e antes, prova de conhecimentos jurídicos para todos .

    Responda
    1. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Dauner, a decisões não podem ser só colegiadas, pois se perde a agilidade em casos de urgência. Essas leis que estão tentando passar é pura retaliação em virtude da obstrução das tais emendas Pix, pois não tinham destino esclarecido. Na Alemanha tem mais deputados que Brasil. O acesso ao parlamento não pode ser cerceado, uma que nós eleitores é que temos o dever de zelar pela qualidade dele.

  32. Alexandre Valdevino

    No que toca às decisões monocráticas, o congresso está certíssimo. Vide as decisões teratologicas do sofrível ministro Dias Tofoli.

    Responda
  33. Deborah Teixeira

    Crise política no horizonte, caso essas coisas avancem no congresso. Inacreditável a qualidade desses congressistas: só legislam em causa própria. E esse orçamento secreto podendo elegê-los ad-eternum? Mato sem cachorro em q nos metemos! Não estamos num bom caminho. Preocupante, viu?;

    Responda
  34. Jorge Rodrigues

    Infelizmente o STF não enxerga as suas próprias ilegalidades. Algumas delas: proteção extrema aos corruptos poderosos, arbitrariedades, abusos de autoridade, decisões com viés político, decretar censura imotivada e perseguição a uns mas proteção a outros. A "recivilização" proposta pelo ministro Barroso deveria começar pelo STF.

    Responda
  35. Matheus Battistoni

    Já passou da hora de colocar um freio nos abusos do Supremo. Impeachment dos ministros e anulação das várias decisões inconstitucionais deles são medidas urgentes para resgatar a democracia. Ministro tem que ser aprovado pelo Senado, que é eleito pelo povo.

    Responda
  36. Francisco Nascimento

    Nunca vi um congresso pra dar nojo como este nosso aqui do Brasil. Tanto assunto de interesse coletivo do povo brasileiro para ser debatido e estes parlamentares intoxicados pelo bolsonarismo encontram justificativas pra transformar o legislativo em uma segunda instância de suprema corte, estes parlamentares bagunceiros nem percebem o ridículo que tudo isso pode morrer no nascedouro por ser tema inconstitucional. Nenhum congresso no mundo faz isso, salvo as ditaduras.

    Responda
  37. Eduardo Farias

    Separação dos poderes é cláusula pétrea. Não existe isso de o congresso, composto em sua maioria por criminosos, revisar decisões do Judiciário. Tem que derrubar e vida que segue.

    Responda
    1. Eduardo Farias

      Diga aí quando o Judiciário interferiu em atos dos outros poderes quando estes não violavam a Constituição Federal?

    2. Marcos Serra

      E quando o Judiciário usurpa o Executivo e Legislativo? Aí pode?

  38. Lis P F

    Para eles legal é ferrar a população recentemente vimos a revisão da vida todo. Perdão das dívidas milionárias. Irmãos Batista sendo perdoados. Se fosse um pobre pegando um pacote de bolacha a interpretação seria outra

    Responda
  39. Lis P F

    Não existe nada de anormal .Qdo o senado aprovou foi por maioria inclusive do PT. O Lira simplesmente demorou para pautar.

    Responda
  40. Ediney Fortes do Prado

    O Supremo é o guardião da Constituição e trabalha com critérios técnicos; já o Congresso é político, por isso muito dinâmico e influenciável pela sociedade e por lobbies. Por isso o Congresso não pode legislar sobre o outro poder. Essas PECs são inconstitucionais.

    Responda
    1. Miro Costa

      O Congresso, somente o Congresso, tem o poder de legislar. Por isso se chama Poder Legislativo. E pode e deve legislar sobre toda e qualquer matéria de competência da União. Está na finada CF. Mas os supremos esqueceram isso, perderam s compostura, resolveram legislar. E opinam descaradamente até sobre o que sequer existe, antecipando votos, o que é ilegal. Eles se tornaram ilegais.

  41. José Luis Oliveira

    "Vicio de origem", STF cada dua mais sem legitimidade. Congresso é a casa do povo e legisla, né. Se o poder legislativo precisa de um start do judiciário para legislar sobre ele, então prova q judiciário é uma ditadura e "imexivel"

    Responda
  42. Jose Walter Da Mota Matos

    Mais o STF tem sim a sua parcela de responsabilidade nsse quadro: dificilmente , processos em que políticos da Câmara Federal estão envolvidos tem andamento e julgamento rápidos na Corte, que agora colhe a consequência de se passar a mão na cabeça de quem não se deve.

    Responda
  43. Afonso Galvão

    Chega a ser risível a ideia de uma câmara de deputados como um STF do STF. Só mentes muito golpistas para alimentar algo desse tipo.

    Responda
  44. Helio Cardoso

    O que os políticos não querem é transparência nas suas pilantragens com dinheiro público, mas tirar o poder supremo do Supremo jamais vão conseguir. A Constituição é rígida e se assim não fosse o estrupício seria o Maduro, o mito do mito!

    Responda
  45. Leonilda Pereira Simoes

    Como pessoas que são informadas acham que o STF manda no país? É inacreditável. Nem lembram que quase viramos uma autocracia e quem ajudou a nos salvar foi também o STF. Muitos querem que a lei seja esquecida, que interesses do ine le gível, ge no ci da estejam acima da Constituição. Vários apoiam os piores políticos, que mentem como respiram, como o ge no ci da. E, como diz o filhote dele em SP, assumem: "não tô nem aí" para a população. Como pode tanta gente se alienar desse jeito?

    Responda
  46. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

    O Congresso não pode ser corte revisora de decisões do STF.

    Responda
  47. José Roberto Ferreira

    É o Parlamento mais atrasado, medieval e reacionário da história, agindo em desfavor da democracia, pra variar! Enquanto isso, os golpistas e fascistas vibram! Verdadeira visão do IN_FER_NO! Ranço dessa GEN_TA_LHA!

    Responda
  48. Leandro Eustáquio da Silva

    Tá passando da hora destas 2 PECs serem aprovadas. STF não manda no Brasil e não pode fazer o que bem querer.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Ah, então a Constituição deve ser adequada aos desejos de parlamentares da extrema direita? A ação é inconstitucional, não sabia? Os legisladores minions não trabalham a não ser para si mesmos, com emendas e orçamentos bem secretos. Pelos privilégios querem atentar contra o STF, que salvou a nossa democracia, para a qual você não dá a mínima. Uma ditadura do inelegível faria vc ainda mais infeliz, sem direitos. Se legislassem por causas sociais justas, não haveria problema, mas trabalhar cansa.

    2. neli faria

      O STF não atua Sponte propria! O STF atua quando alguém se sentindo prejudicado Constitucionalmente bate à sua porta. Aí o STF diz sobre a demanda colocada. Invadiria o legislativo se atuasse por vontade própria, sem que ninguém batesse em sua porta! Medidas inconstitucionais.

    3. Sandra Losa

      Se ele não manda, quem é que manda? Este Congresso aí? Está de sacanagem, né? STF interpreta as leis, não manda em nada.

  49. José Carlos Ramos

    Se já não bastasse a "escravidão" a que o povão se submete, trabalhando e pagando impostos que são usados para pagar as mordomias dos homens dos 3 poderes, quando eu faço um comentário criticando o STF a folha se borra toda e não publica. Não é brinquedo, não, haja paciência.

    Responda
    1. Sandra Losa

      Interessante você defender o povão e criticar o STF. Amigo, quem mais defende o direito do cidadão pobre neste país é o STF. Cite um outro aí.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Com tantos parlamentares que só votam pelo que Waldemar e o inelegível indicam, você quer mesmo só criticar o STF, que garantiu a sobrevivência democracia? Devemos a eles isso, não sabe até agora? E quanto aos jabutis, textos inescrupulosos incluídos nas leis pelos seguidores do geno cida, concorda mesmo que seja contra você mesmo? E sobre as emendas parlamentares, que mantêm o povão sem condições de vida decente, o orçamento secreto, não são criação do STF, sabia?

  50. José Carlos Ramos

    Quando eles cometem ilegalidades, tudo bem, né. A título de exemplo, vejam que na "Ação da Revisão da Vida Toda", os aposentados reivindicam que a média das suas aposentadorias sejam calculadas considerando todas as contribuições feitas antes do ano de 1994 e que não foram consideradas no cálculo. Alguns (7) deles são contrários e indeferiram os pedidos. Alguns aposentados tiveram suas ações julgadas e estão recebendo as suas aposentadorias com reajuste, logo, vemos 2 pesos e 2 medidas.

    Responda