Opinião > Nobel premia inteligência da complexidade Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paulo César de Oliveira

    Não entendi a parte que fala "poe por terra modelos mecanicistas de organização dos seres vivos". Pergunto: existe algum modelo nao-mecanicista dos seres vivos? Tudo eh matéria e energia, sempre sujeitas as leis da química e da física.

    Responda
  2. Silvio Vaz Jr

    Como químico, achei a premiação deste ano fraca. Não que a IA não seja importante para a área, mas ela é apenas uma ferramenta de tratamento de dados (ex.: uso em química analítica e química combinatorial). Exemplos de temas que, ao meu ver, mereciam muito mais a premiação: química verde, processos de captura e uso de gases do efeito estufa, síntese de hidrogênio renovável, entre outros.

    Responda
    1. rodrigo herman da silva

      Talvez, devido ao incentivo ao uso de novas ferramentas de IA dado pelos prêmios atuais, os temas que você elencou como merecedores ganhem os futuros prêmios com descobertas revolucionárias. O efeito da IA pode ser visto como foi o surgimento do microscópio.

    2. Paulo César de Oliveira

      Caro Felipe, a questão da assistolia fetal não eh de natureza científica mas filosófica. Conforme as semanas vão passando, o que antes era aborto vai se tornando infanticídio. Alguém faria assistolia fetal num bebe de 30 semanas? E de 32? 34? 36?

    3. Felipe A Ribeiro

      Olha melhor esse tema premiado e verá o motivo da láurea. Isso é Ciência de primeira. Absolutamente extrapolável para "n" situações e aplicações. O Nobel de Físida e de Química em conjunto mostram o que é a verdadeira Ciência e o seu poder, longe dos consultórios e das meras opiniões de agremiações médicos (lembro-me da decisão do CFM de proibir a assistolia... que situação ridícula e carente de base científica).

  3. Marcelo Magalhães

    A medicina daria salto de resultados práticos muito mais favoráveis com medidas bem mais complexas, que as elaborações citadas no texto, através da divisão justa dos recursos do planeta. O que os últimos desenvolvimentos produziram foram drogas inacessíveis a 99,9% dos mortais, que ofertam desfechos objetivos, porém ainda simplórios. Seus principais resultados ainda são espetacularizar a pornográfica desigualdade. Quem resolver isso merece todos os prêmios.

    Responda
    1. rodrigo herman da silva

      Remédio para desigualdade seria Nobel de Economia ou da Paz...

    2. Felipe A Ribeiro

      Medicina não é Ciência, nem deveria existir Nobel de Medicina. Os médicos sempre usam descobertas e conhecimentos da Física, Química e Biologia. O máximo que a medicina é não passa de um arremedo experimentalista do século XVIII. Mesmo com o poder social, nada de Ciência esse bando de médicos entendem... haja vista os posicionamentos energumênicos adotados por médicos e associações durante a Covid. Ainda bem que os bioquímicos conseguiram a vacina, como sempre, eles e os físicos.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.