-
ROGÃ RIO BARROS NUNES
Excelente matéria. O especismo é vergonha humana que será vista como vexame no futuro. Iso caso não nos extingamos rapidamente, em parte, com ajuda da pecuária na crise climática. A ironia perversa é que nossa crueldade (privilégio de nossa espécie) com os outros animais será, ela mesma, a causa de nossa ruína. Experimentos científicos com animais são das coisas mais cruéis (e inúteis, muitas vezes!) que a criatividade humana pode conceber. E isso não é pouco.
-
Paula Brügger
Matéria interessante em termos de divulgação sobre o que genericamente podemos chamar de causa animal. Poderia ser uma matéria abolicionista caso fosse fundamentada no que a ciência de ponta afirma: animais (todos) são modelos experimentais pífios, e são seres sencientes, sim, que pensam, sofrem, têm tradições culturais senso de justiça, etc. A verdadeira ciência embasa o fim de todas as formas de exploração animal
-
Alexandre H Reis
Geralmente nos apiedamos dos grandes primatas, por se assemelharem a nós, e somos incapazes de ter o mesmo sentimento por um pescado, que morre por asfixia, a seco, nas mãos de qualquer criança ou pescador. Nosso entendimento da questão ética do sofrimento animal continua antropocêntrico e limitadíssimo. Fomos capazes de levar à extinção centenas de espécies. Eliminamos a cobertura vegetal de uma área sem entender o modo como as plantas sentem o mundo. Somos cegos para o que não é humano.
-
ROGÃ RIO BARROS NUNES
Sim, crucial ampliar reconhecimento do sofrimento em seres sencientes fora de bases antropomórficas. Há, porém, certo cuidado necessário. Que o reconhecimento das plantas como capazes de reagir ao ambiente não se aproxime da ideia de sofrimento. Se isto ocorrer, estaríamos igualando "degolar um porco" e "degolar uma alface". Naturalmente alface não possui sistema nervoso, não é capaz de sentir dor. Este argumento de nivelamento é estratégia carnista que contribui para "deixar tudo como está."
-
-
Paulo César de Oliveira
Bentham sempre estará certo. O importante não determinar se podem raciocinar e, sim, se podem sofrer. Todos os seres sensientes deveriam ser protegidos contra sofrimento desnecessário. Ex.: uma manada de elefantes morrendo de sede deveria ser resgatada ou sacrificada.
-
Paulo César de Oliveira
Senciente
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.