Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Raymundo de Lima Lima

    Excelente crônica, principalmente para professor/a levar aos alunos, para interpretação. É apenas uma sugestão, mas não sei se professores ainda usam este tipo de texto em sala d aula.

    Responda
  2. José Cardoso

    Parabéns ao colunista pelo espírito esportivo. É elogiável aceitar a derrota com bom humor.

    Responda
    1. Nelson de Paula

      Pense um pouco, não é um jogo.

  3. Luciano Napoleão de Souza

    Ativista de redação, sou brasileiro, branco, hétero, loiro, olhos azuis, classe média alta, de direita, conservador e sustento os programas sociais do governo e seu PIX no final do mês. Vc teria que me agradecer.

    Responda
    1. Chiara Gonçalves

      Uui, o alecrinzão banca tudo à sua volta! O país está em dívida com a classe média alta, essa injustiçada.

  4. CAROLINE DE AZEVEDO MARTINS

    Perfeito A alegria de começar a manhã com um cronista brilhante

    Responda
  5. Ricardo Knudsen

    Renato é o único analista político a ser levado a sério na FSP. O único q entendeu a essência do bozismo, todos os outros seriam engolidos pela esfinge. É sintomático q seja um humorista.

    Responda
  6. Anete Araujo Guedes

    As reflexões, questionamentos, dúvidas e elaborações na tentativa de encontrar as causas, para se tentar sanar os efeitos estão fora da jogada. Entra em campo o achismo simplista, o que você acha? Perguntas diretas, que só admitem respostas breves baseadas no certo ou errado. Um novo jogo que encarna as horas a fio dedicadas às redes antissociais, que apontam a solução fácil e enganosa, a via da auto ajuda, do sobrenatural, do sucesso, ganho, julgamento e condenação imediatas.

    Responda
  7. Marcos Benassi

    Aliás, passando ali pela avenida, o professor Wilson Gomes escapou de boa, hein, São Terra? Mesmo tecendo considerações habilissimas, não fez pergunta alguma. Foi direto para o aeroporto, voltou pra casa e escreveu mais um artigo pra folha. Adiantou a vida, o sortudo. Hahahahah!

    Responda
  8. Marcos Benassi

    Hahahahah, esfinge DumBona. "E aí, mina, pagou o ISS pra ficar dando consultoria aqui na Paulista?" Sem saída, meteu o rabo no meio das pernas - um mistério, já que a parte macho-alfa era a de baixo - e foi direto pro escritório do seu contador. Cuja família agradece as mensagens de pêsames!

    Responda
  9. Newton Broetto

    Movimento dialético histórico; oh!! Me fui.

    Responda
  10. Rai Giovanni

    Qualquer um que sentou num banco de escolha, trabalhou duro, fez faculdade trabalhando de dia e estudando de noite, aprendeu que tudo exige esforço e sacrifício. Essas pessoas aprenderam que a honestidade é a raiz do caráter. Como explicar para essas pessoas que não é repulsivo uma pessoa que ficou 508 dias preso condenado por corrupção por 8 juízes em diferentes instancias, foi solta numa canetada e virou presidente? A esfinge parece a única que pensa nisso.

    Responda
    1. Rai Giovanni

      Todos sem exessão que responderam simplesmente usaram palavras como defende isso, defende aquilo foi acusado disso e daquilo. Mas e condenação, pri são, descondenacão. Esses títulos só o Lule tem. Entenderam? Corrupto é corruptor na mesma personagem.

    2. Ricardo Knudsen

      Pq vc essas pessoas não se perguntam pq votar num sujeito imoral q defende a tortura, anunciou há anos q democracia não funciona, foi acusado de tentar um atentado terrorista qdo ainda era militar e tentou dar um golpe? Pq votar em quem pratica misoginia, racismo e homofobia? Pq votar em quem explora seus subordinados para roubar dinheiro público, contrabandeia joias e vende patrimônio público para surrupiar o Estado? Sua bússola moral parece não apontar N e S, mas pra direita. Extremamente.

    3. Marcos Benassi

      Arrã, tá. "Como explicar para essas pessoas que não é repulsivo uma..." Primeiro, pelo evidente da própria frase: *não é repulsivo*. Depois, já que é uma pergunta no conto da esfinge, Nhoc!

    4. Edson Nogueira

      Se a esfinge tivesse o mínimo de inteligência e não fosse tão preguiçosa, poderia ter primeiro analisado qual eram as ligações e interesses escusos desses supostos "juízes" para mandar prender esse sujeito.

  11. Wilson Roberto Theodoro

    Parabéns a Débora Gonzales pela pertinente ilustração.

    Responda
  12. Adriano Bonil

    A esfinge quer respostas fáceis, sem espaço para reflexão ou complexidade, evita perguntas que poderiam desafiá-lo, preferindo manter tudo no preto e branco, no "nós contra eles".

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Será q vc não está buscando uma desculpa sofisticada pra justificar seu apoio à extrema-direita? Pra se sentir confortável no seu “nòs” neofascista?

  13. carlos campos

    Triste, cabeça do eleitor em gde maioria é oca, s/discernimento e acredita em tudo, especialmente evangélicos, q acreditam q Deus unge "pastores" p/chegarem até ele, cobrando pedágio graúdo pro servicinho de intermediação c/o criador. Difícil crer q ricardonunes esteja c/larga vantagem s/Boulos, mesmo c/ tantas irregularidades praticadas e c/a turminha dele se dando bem e pior, inelegível e s/clã ainda tem influência em eleições. O q é dificil não é fácil ,c/diria um filósofo contemporâneo.

    Responda
  14. Emanuel Mello

    Aplausos

    Responda
  15. Elaine de Jesus

    Infelizmente bom e real.

    Responda