Suzana Herculano-Houzel > Queria saber se antivaxxers também recusam tratar seu câncer Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. RENATO PASCHOALINOTO

    A seleção natural deveria acabar com os antivaxxers. Acredito que muitos deles, secretamente, tomam vacinas!

    Responda
  2. Nilton Silva

    Argumento perfeito. O problema é que esperar coerência de extremistas de um lado ou de outro é uma total perda de tempo.

    Responda
  3. antonio roberto lambertucci

    Quem recusa vacina e adoece não poderia ser aceito no SUS. Eles adoecem com doenças que custam caro aos nossos bolsos porque quiseram.

    Responda
  4. Raymundo de Lima Lima

    Do livro Ciência Picareta, d Bem Goldacre,Ed.Civ.Bras,2013. Cap.16 ‘O boato da vacina tríplice viral na mídia’:a)Médico Andrew Wakefield estava envolvido no desenvolv/d uma nova vacina q poderia substituir a vacina tríplice viral. b)Posterior pesquisas cientificas “não encontraram ligação entre vacina e autismo”(p.334). c)Dúvidas: Wakefield era charlatão? Não era antivacina? Foi a imprensa sensacionalista q serviu interesses ideológicos ou anti-científicos?

    Responda
  5. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Dois vizinhos e três parentes meus que tratavam de osteoporose e que tomavam doses bem elevadas de vitamina D (80 a 100 ng/ml), vieram a óbito e os testes confirmaram que a causa foi covid-19.

    Responda
    1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      Vitamina D, nebulização com ozônio, cloroquina, ivermectina fazem parte do arsenal dos negacionistas que enganaram milhares de brasileiros...

  6. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Há os antivaxxers autênticos que justificam sua posição com argumentos que lhes parecem plausíveis. Mas existem os antivaxxers espúrios que assumem tal posição apenas porque podem obter alguma vantagem política, econômica ou de outra natureza ao fazê-lo. Aliás, muitos dos antivaxxers espúrios escondem que se vacinaram, mas continuam fingindo que não o fizeram.

    Responda
  7. José Cardoso

    Muito bom. Embora o texto dê a impressão que os anticorpos tanto marcam as células a serem destruídas pelo sistema imune, como também as protejam. Talvez tenha faltado espaço.

    Responda
  8. Kiko Mazziotti

    Espetacular!

    Responda
  9. Raymundo Itareru

    quem se recusa a se vacinar poderia chamar o prefeito de São Paulo, o bozº e irem morar na selva, junto com todos os nega\cionista

    Responda
  10. Frederico Goulart

    Ótimo artigo e pelo que tenho visto muito próximo de mim, não recusam em absoluto qualquer coisa neste caso, dizem adeus às crenças malucas... ainda bem...

    Responda
  11. Jorge Severo

    Quem não acredita em vacina é um debiloide facilmente impressionável por lorpas como Bozo e outros do mesmo naipe. Simples assim.

    Responda
  12. Ulrich Dressel

    Sra. Suzana Herculano-Houzel, vamos ser mais ponderados? O famoso médico Cícero G. Coimbra mostra em entrevista documentada no youtube que em seu hospital em São Paulo faleciam os pacientes que tinham menos de 20 nanogramas de vitamina D no sangue, quase ninguém falecia na faixa de 20 a 30 ng, e os outros sequer eram hospitalizados. Recomenda 100 ng para uma pessoa adulta. Eu cheguei facilmente a esse nível. Já eu fui contagiado de covid - por pessoas vacinadas.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Do livro Ciência Picareta, d Bem Goldacre,Ed.Civ.Bras,2013. Cap.16 ‘O boato da vacina tríplice viral na mídia’:a)Médico Andrew Wakefield estava envolvido no desenvolv/d uma nova vacina q poderia substituir a vacina tríplice viral. b)Posterior pesquisas cientificas “não encontraram ligação entre vacina e autismo”(p.334). c)Dúvidas: Wakefield era charlatão? Não era antivacina? Foi a imprensa sensacionalista q serviu interesses ideológicos ou anti-científicos?

    2. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      As vacinas contra a COVID-19 não são iguais, assim cada uma tem seu próprio percentual de eficácia, garantido pelos testes feitos pelos fabricantes junto a um público-alvo diferenciado pela faixa etária, por presença ou não de comorbidades etc. Conheço casos de pessoas portadoras de doenças imunes, mas que resolveram correr o risco de vida ao se vacinarem, pois seguiram orientação médica.

    3. Raymundo de Lima Lima

      Na linguagem da ciência, artigo cientifico ou tese, não é utilizado termo "famoso", ainda q famoso seja um Einstein com lingua d fora ou um Barnard, ou seja, denconfio quando um comentário -opinião- usa tal linguagem, visando o leitor acreditar em tal autoridade.

    4. Raymundo Itareru

      como você estava vacinado, não morreu

    5. Nelson Santos

      A vacina não impede que pessoas tenham contato com vírus. O uso de máscara faz isso. Com vacina o organismo reage de forma melhor à infecção. É inegável que com o avanço da vacinação o número de mortes por covid diminuiu. Como nunca tivemos testagem ampla e os sintomas são parecidos com o da gripe comum não dá pra dizer nada sobre o número de casos leves de covid. Mas os casos graves e óbitos realmente despencaram.

    6. Marcelo Silva Ferreira

      Sr Dressel, deficiência de vitamina D tem correlação com o desempenho do sistema imunológico. Nada de novo nisso. Mas isoladamente não há evidência científica alguma que demonstre eficiência em tratar COVID com vitamina D isoladamente. Entretanto está mais do que provada a eficiência da vacinação. Você ter sido supostamente contagiado por pessoas vacinadas não quer dizer absolutamente nada sobre a efetividade das vacinas.

    7. Helena Hawad

      Nunca ficou determinado se os níveis baixos de vitamina D eram causa ou consequência do agravamento da doença. Se fosse fácil assim, não teriam morrido milhões de covid no mundo. Hoje não dá mais para negar que foram as vacinas que livraram a humanidade da pandemia. Desinformação mata. Médico que contribui para desinformar também mata.

    8. Dalton Matzenbacher Chicon

      São coisas diferentes.

    9. Paulo César de Oliveira

      Uma coisa não exclui a outra e uma só andorinha não faz verão.

  13. Maria Ana Souza Silva

    Excelente, Suzana. Obrigado!

    Responda
  14. DANIEL BRANDAO

    Não dá para entrar mais nesse debate sobre vacinas, onde a credibilidade de ambos os lados foi para o beleleu após a pandemia

    Responda
    1. Helena Hawad

      A vacinação em massa livrou a humanidade da pandemia de covid. Contra fatos, não há fantasia que resista. Qual foi o 'lado' que perdeu credibilidade?

    2. Juliano Machado

      Quais dois lados, im be cil?

  15. M Isabel D Enge

    Excelente notícia a perspectiva de tratamento para doenças que causam tanto sofrimento e mortes! Poderá ter um impacto gigantesco na humanidade, como tiveram os adventos das vacinas e dos antibióticos. Mas infelizmente, não adianta; é capaz mesmo de pessoas que gostam de viver na sombra da ignorância recusarem o tratamento, sob algum pretexto sem pé nem cabeça. Terá relação com a seleção natural?

    Responda
  16. Matheus Battistoni

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marcelo Silva Ferreira

      Quem tem cérebro e capacidade de inferência não deve acreditar no que vê com os olhos. Aliás, acreditar naquilo que se vê é ser induzido ao erro. Nossos olhos podem ser facilmente enganados. Vacinas apresentam menos riscos do que o organismo lutar contra um vírus sem ajuda alguma, e tem efeitos benéficos sobre populações inteiras . Isso é fato científico. O resto é terraplanismo.

    2. Matheus de Magalhães Battistoni

      No meu tempo as vacinas eram poucas, hoje são dezenas, com mercúrio e outros conservantes que podem lesar o cérebro das crianças. No filme Vaxxed são mostrados vários casos de bebês normais que tem convulsões depois de tomarem vacinas e ficam autistas, com o olhar perdido e sem reação. Está tudo filmado, o antes e o depois, didaticamente. Mas quem é escravo mental da trilionária indústria farmacêutica, com sua poderosa máquina de propaganda, não acredita nem nos próprios olhos!

    3. Helena Hawad

      Quem está falando em 'fácil', Sr. Battistoni? O tratamento novo e espetacular que a Dra. Suzana explica é resultado do trabalho duro de muitos cientistas, realizado ao longo de muito tempo. Se vacina desse autismo, seríamos todos, ou quase todos, autistas, porque incontáveis gerações de brasileiros têm se vacinado, e levado suas crianças para vacinar, há décadas.

    4. Raymundo de Lima Lima

      Mesmo com o méido falso pesquisador condenado por associar vacinas a autismo, há ignorantes que ignoram ou usam de má fé repetindo este tipo d falso argumento. E este documentário citado é financiado pelo movimento criminoso Vaxxed.

    5. Juliano Machado

      Que mais im be cis como o senhor recusem vacina e tratamentos e neguem ciência. A gente vai junto mas vocês vão primeiro.

    6. antonio abrao reis junior

      Pena que não cure ignorância

    7. Arthur Danton

      Vacinas "dão " autismo? Quais vacinas? Desesenvolva seus argumentos. Suponho que o senhor tenha se vacinado para, digamos, varíola e poliomielite... E então, ficou autista?

    8. Marcia Alcantra Holanda

      Haja ignorância, Senhor Battistoni! Caso tenha um câncer e recuse o tratamento monoclonal, sua vida terá um curso certamente abreviado.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.

Avaliar comentário como .

Confirmar