Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DANIEL ROUSSO

    Parabéns José Mucio!!!

    Responda
  2. José Bueno

    Ao contrário do que chega a ser dito na notícia, o "chefe do Exército" não é o ministro e sim o Presidente da República. E não cabe ao ministro "defender o exército" contra decisões da Presidëncia, e sim cabe ao Exército defender o país, na pessoa de seu chefe constitucionalmente constituido, que é o Presidente Lula.

    Responda
    1. José Bueno

      Suponho que o Itamaraty está examinando o que representa diplomaticamente o nosso Chefe de Estado assinar negócios com o chefe de estado do do país que o declarou "persona não grata". E só porque se posicionou pela defesa os direitos legais do povo massacrado.

  3. José Bueno

    Quanta mentira e resquícios dos perdedores e golpistas essa notícia traz! A notícia chega a se referir a Múcio como "chefe do Exército" e atribuir como seu papel "defender o exército". Não insistam em fazer os leitores de idiotas. O "chefe do Exército" é o Presidente da República e cabe ao Exército defender o país, na pessoa de seu chefe constitucionalmente constituido, que é o Presidente Lula.

    Responda
  4. SAMYR AUAD

    Financiar a indústria bélica de um Estado terrorista e colonial, onde o genocídio, a limpeza étnica e o apar theid são politicas de Estado e vontade nacional é, no mínimo, ilegal e imoral. Já passou da hora do embusteiro ministro assumir para presta serviço. Se para o lobby sio nistas ou para o país.

    Responda
  5. Hernandez Piras

    Concordando ou não com a decisão de Lula, as FA brasileiras não são autônomas; elas devem se subordinar ao governo brasileiro. Lula tem sido extremamente permissivo com Múcio e as FA, debilitando com isso nossa democracia. Mesmo neste aspecto, seu governo é decepcionante.

    Responda
  6. yussef mahmud m mustafa

    E ético e necessário comprar obuseiros e outros armamentos que são testados contra a população palestina e manchados do sangue das mais de 25000 crianças e mulheres assassinados pelo exercito do estado colonial de Israel

    Responda
  7. Adenilson peneli

    Seria por questões humanitária, por questões de princípios. Pois ao faze-lo estaríamos colaborando com a morte de milhares de crianças e mulheres inocentes. Qual seria o discurso se esse uboseiros fossem russos ou norte coreanos. Portanto é simplesmente por princípio e apresso a vida.

    Responda
  8. mauricio silva

    Esses militares deveriam era estar usando aqueles milhares de viagra e não enchendo o saco.... armamento pra que?????

    Responda
    1. Gladson Gurgel

      Realmente, armamento prá que???

  9. Mauro Sergio

    A Rússia faz o mesmo e o Brasil compra tudo o que pode da Rússia. E aí?

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Russia não está cometendo genocídio. Está em guerra, mas não exterminando deliberadamente todo um povo.

    2. Paulo Kling

      O Brasil não compra armamento ê sim fertilizantes ê cereais da Rússia.

    3. Joao Cellos

      Faz o mesmo? No caso da Rússia é um exército contra outro exército. No caso de Is rael não. Você realmente acha que é a mesma coisa?

  10. Lis P F

    Deixa ele comprar sucata. Dê a ideia para USA trocar a frota. Nem a França usa.

    Responda
  11. Lis P F

    Qdo a ignorância impera. Querem comprar a sucata da França mais a França usa todos os tanques de Israel. USA todos equipamentos de segurança são Israelense.

    Responda
  12. Carlos Eduardo Cunha

    Mucio está certo. Não dá para atacar Is ,a única democracia no Oriente Médio e apoiar o Irã que faz parte do grupo Autocrático com Rússia, China e vários outros. Não cabe mais radicalismo nas nossas negociações.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Não é uma democracia. É uma teocracia, colonialista, supremacista, genocida.

    2. Carlos Eduardo Cunha

      Paulo Na verdade a guerra é travada entre Is e Irã com seus asseclas em partes da pl. Todos eles mandaram bombas, foguetes e ataques pessoais ao seu território . Lula não apoiou a compra de produto militar de qualidade, pois ele apoia o Irã junto de seus aliados no "Norte Global"

    3. Paulo Sales

      Irã. Lúcio falou do irã. Onde você viu isso cara pálida?

  13. Leonilda Pereira Simoes

    Não faria mesmo sentido comprar armamento de um governo (não o povo) que está matando civis já passando de 40 mil, a maioria crianças, mulheres e idosos. Se o governo é contra a artilharia de Netanyahu, comprar armas dele ou outro negócio qualquer contraria totalmente suas posições até agora. O Múcio falou besteira, num assunto como esse deveria pensar em cada palavra antes de fazer declarações. Não só ele, todo o gabinete. Mas muitos falam sem pensar. Isso tem de mudar.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      O comentário sobre quem protege ditaduras e fala em racismo poderia se referir a Trump. Mais racista que ele, impossível, e adora Putin, o norte-coreano, o Orbán e toda a extrema direita. Sobre misturar empresas e política, qual país no mundo não faz comércio com indesejados, como com a Rússia (o Brasil desde sempre compra insumos para agricultura), EUA com a China, Europa com a China... Atacar quem negocia no mercado mundial é muito datado, não funciona assim há muitas e muitas décadas.

    2. Marcelo Brum

      Democracias não misturam empresas privadas com ações governamentais. Mas gente que protege ditaduras não entende a diferença. Racistas também não querem entender.

  14. Paulo Sales

    O Brasil é sempre o frouxo da história. Seja em que governo for.

    Responda
  15. Bruno Sebastião Neto

    Envolvi muito dinheiro, e o Mucio provavelmente estar sendo pressionado por lobistas de plantão ? O Lula fica em uma situação delicada ,por um lado o Lula agradece o Mucio por ter conseguido amansar os cães raiv osos ,e por outro o Lula não admite fazer negocio com os assa ssinos ju deus, certíssimo !

    Responda
  16. GLEISON LIMA

    Porque tanta Polemica?Compramos Equipamentos e munições de vários Países entre eles os EUA que financiam e invadem outras Nações. O Ministro da Defesa diga-se de passagem tem que ser Apartidario e Apolitico e Modernizar as FA,deve ignorar os Alienados que acham que se defende um País de dimensões Continentais com Equipamentos Obsoletos,se já nao bastam os que já estão em uso!!!

    Responda
  17. Nelson Vidal Gomes

    Lula depois de "esfregar na cara da nação" dois Ministros investigados por corrupção e um para o qual decretou sigilo de 100 anos sobre a documentação de suas atividades legais, como se não bastasse ostentar seu próprio status jurídico "sui generis" de "descondenado" pelo STF, só precisa conversar com um único Ministro: Fernando Haddad para lhe pedir que assuma seu lugar nas eleições de 2026. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  18. Helio Lobo

    Esse aí ja deveria ter sido demitido. Um tonto. Além disso, qual a pressa para comprar esta bosta? Estamos em guerra?

    Responda
    1. Helio Lobo

      E você uma chata!

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Quanta delicadeza, um gentleman.

    3. ARY OLIVEIRA

      E' para se proteger do Paraguai!

  19. José Roberto Pereira

    Só demorou 22 meses pro Lula perceber que Múuucio é bolsominion.

    Responda
  20. Ricardo Andrade

    Por favor, Lula, demita este sujeito!

    Responda
  21. Josue Oliveira

    Então já vai tarde. Enquanto o mundo corre para ter as FFAA profissionalizadas e enxutas, esse senhor quer 70% de temporários e reduzir ao máximo o salário. Ou seja, quer destruir as FFAA.

    Responda
  22. Alexandre Fonseca Junior Matos

    A soberania de um País é ele poder escolher onde comprar independente da área técnica, sem lesar os cofres públicos. A opinião de Múcio é incabível, veja se os americanos compram de qualquer fornecedor que eles discordem. Não, não compram. o correto seria ele primeiro ter procurado o Presidente e disse-se, olha tem uma oferta interessante, mas se choca com os interesses da diplomacia e o que se tem defendido. OK, Mucio, bom trabalho, mas enquanto um cessar fogo não é acordado, não fica bem.

    Responda
  23. Edmar De oliveira

    Do Santo Putin pode. De Israel não? Muito estranho.

    Responda
  24. Rômulo Moura

    Teve coragem de falar verdades e deixou claro que quer pular do barco....

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Verdade para quem, cara pálida? Está havendo um genocídio, um povo todo sendo exterminado sob a passividade do Ocidente. Aquilo não é guerra, é massacre, principalmente de mulheres e crianças. Por que o Brasil daria dinheiro para alimentar a economia daqueles genocidas?

    2. Josue Oliveira

      Já vai tarde. lsreII é tão nocivo que bom bar deou os capacetes azuis das ONU.

  25. Marcus Castro

    A postura pro terror e pro ditaduras do atual governo é lamentável, uma vergonha que vai demorar gerações de boa diplomacia para apagar. E só fez com que o governo perdesse voto, ou acham mesmo que fora da bolha o cidadão comum apoia os selvagens do Hamas e Hezbollah? Meu voto ele teve em 2022 e não terá mais de jeito nenhum.

    Responda
  26. Soares Pop

    Cabe ao TPI cumprir o papel para o qual foi constituído, isso vai mostrar ao mundo quem está do lado certo da história.

    Responda
  27. noel neves

    Radicais não passarão! Principalmente nazifascista! O governo de is ra el é fascista! Não respeita ninguém! As nações unidas são desreipeitas. O direito de estar em paz é de todos!

    Responda
  28. Luiz Julio Zaruch

    Múcio mostrou que não é um ministro confiável. Lula pode até estar errado. Mas um ministro correto não diria o que ele disse em público. Parece que quer agradar o lado B do Exército Brasileiro alinhado ao tenente expulso da instituição e que ganhou a patente de capitão na aposentadoria.

    Responda
  29. leonardo oliveira

    Governo analógico na era digital , não se entende.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Comparação pueril.

  30. Rodrigo Flexa

    Esse ministro é um cavalo de Tróia.

    Responda
  31. FLAVIO CALICHMAN

    Preconceituosos, prisioneiros impenitentes de sua própria dogmática mofada e pusilânimes incapazes de assumir seus próprios ódios. Senhor Zarattini, o antissemitismo de muitos petistas de alto calibre é notório e vem de longe, não nos trate como ignorantes tentando negar aquilo que é evidente.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Não venha com a cantilena ancestral. Criticar genocidio não é anti qualquer coisa. É dar nome aos bois. É uma teocracia, sim, tal qual o Irã. E pior, supremacista, colonialista. Como pode justificar o que acontece em Gaza? Mais de 140 mil sacrificados, na maioria mulheres e crianças. É um extermínio planejado tal qual o que houve na Europa nos anos 40 e 50. As vítimas de ontem são os algozes de hoje.

    2. Joaquim Rocha

      Criticar o governo isr aelense não é errado, meu caro. Até os próprios jud eus na sua maioria atualmente o condena. Não está se criticando o povo jud eu que não tem culpa de ter um governo belicista sanguinário.

    3. Joao Cellos

      Pal estina livre! Do rio ao mar.

  32. JOSE CAMPOS

    Tem que demitir esse politiqueiro.

    Responda
  33. Anderson Felix

    Adquirir tanques desta nação depois do que foi feito a partir de pagers e de walkie-talkies na Líbia não seria arriscar demais a nossa a segurança nacional?

    Responda
    1. Anderson Felix

      Melhor dizendo, no Líbano.

  34. Anderson Felix

    Depois de Israel ter dito que a maior liderança no momento do Brasil é persona non grata e depois de ter imposto enorme constrangimento e desrespeitado ao embaixador do Brasil que lá estava servindo, comprar desta nação é o mesmo que não ter orgulho próprio, pois o ataque a qualquer presidente de uma nação é um ataque contra o próprio pais. Também não se pode esquecer dos pagers e walkie talkies na Líbia. Assim, tanques vindos de Israel não seria risco à segurança do Brasil?

    Responda
  35. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    A questão não são dois, dez ou cem obuzeiros, mas a ética, a moral, e política e a ideologia sim, pois não é interesse do Brasil contribuir com genocidas!.

    Responda
  36. Henrique Marinho

    O unico membro do governo que fala a verdade, incomodando os pet ra lhas. Parabéns.

    Responda
    1. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

      Olha o nível da esquerda no Brasil. O cara chama o governo de Israeeel de Na zis ta. Pátria educadora.

    2. SERGIO PAN

      Sr. Henrique, acha mesmo que o Brasil com tantos problemas sociais está precisando de comprar 36 obuseiros de quem que seja? já não basta a despesa anual absurda com as Forças Armadas, e seus pensionistas e reservistas?

    3. Joao Cellos

      Qual verdade? O governo naz ista de Is rael tem que ser boicotado mesmo. O regime de apart heid da África do Sul só caiu assim.