Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Continuando, o Supremo Tribunal federal, já "passou por cima" de instancias inferiores como O STJ, os tribunais de justiça federais e dos estados, assim como os juízes ordinários de primeira instância, tanto federais como estaduais, como também já instaurou inquéritos de ofício fora dos parâmetros legais, como por exemplo procedeu o ministro José Antônio Dias Toffoli, membro da referida corte

    Responda
  2. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Se a pec passou pela comissão de constituição e justiça do senado é porque é constitucional . Acredito que esta comissão, assim como a da câmara de deputados são formadas por homens que obviamente conhecem o direito constitucional. Ou não? O que não pode é haver usurpação de poder por qualquer dos três poderes. E, dentro da minha ignorância de pedreiro velho, acho que o Supremo Tribunal Federal já praticou a usurpação de poderes em alguns casos.

    Responda
  3. noel neves

    As decisões monocráticas são absurdas! Mas a justiça em cima das aberrações corruptas dos parlamentares é fundamental! O resto é retaliação dos corruptos!

    Responda
  4. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Deixei de levar o STF a sério desde que aquela corte decidiu que: "Só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado."

    Responda
  5. André Silva de Oliveira

    Sou 100% a favor do modelo madsoniano, mas houve abusos do STF e, agora, o Congresso reage. Faz parte do jogo.

    Responda
  6. Sam Duart

    Somente os meli antes de sempre tentando tirar os obstáculos do caminho.

    Responda
  7. Zé Antônio Sales

    Seria importante o Congresso rever também a formação deles: 513 deputados é um exagero. Os EUA com 50 estados tem 435 deputados. E o Senado deveria reduzir de 81 para 54, afinal o terceiro senador foi uma imposição do Governo Militar. Mas, isso com certeza nunca vão fazer. Seria uma grande economia para o país.

    Responda
  8. Luiz Reichmann

    Professor falando em vingança, esquisito nossa educação hoje em dia!

    Responda
  9. Evando de Abreu

    Moraes passa por cima da constituição a toda hora, monocraticamente, Toffoli libera corruptos e multas para empresas clientes da esposa, além de legislarem passando por cima do Congresso, pois tem a maioria deles nas mãos por processos parados. Se isso continuar a ditadura dos togados será cada vez maior. Stf se transformou uma facção política e criminosa

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Se não fosse o judiciário Bolsonaro já teria implementado uma ditadura neste país!

    2. Alberto Henrique

      Orçamento secreto falando mais alto.

    3. Alberto Henrique

      E da-lhe Xandão. Hahahahaha

    4. Evando de Abreu

      em uma

  10. Joaquim Orilio Do Carmo

    Congresso rever decisões do STF é o fim da separação dos poderes. Será a ditadura liderada pelo congresso. Assim, melhor acabar com o STF. Esses parlamentares extremistas querem um STF que diga amém aos seus projetos absurdos.

    Responda
    1. Evando de Abreu

      É o contrário hoje. O STF passando por cima do Congresso. Temos que ter os 3 poderes separados, cada um com suas funções. Moraes é Toffoli fazem o que querem

  11. Roberto Wagner Lourenco

    Congresso podre. Nada mais do que isso.

    Responda
    1. Joaquim Orilio Do Carmo

      Podre e fedido.

  12. Thiago Cury Ribeiro da Silva

    O problema não é se as propostas são benéficas ou não ao funcionamento do STF: tirando a questão das decisões monocráticas, o resto delas é puramente e simples retaliação devido ao STF ter suspenso as emendas parlamentares, ter 'raivinha' da Justiça suspender leis inconstitucionais e ter que legislar por falta de regulamentação de leis que o Legislativo cria mas ninguém entende o que é na verdade.

    Responda
  13. Claudio Luiz da Cunha

    Tudo isso é inconstitucional a fsp passando o pano

    Responda
  14. Nelson de Paula

    A discussão está contaminada quando se pensa como se o STF fosse de esquerda e o Congresso de direita. A Constituição deve valer para todos os tempos. Agora, o Congresso rever decisões do Judiciário é caso único no mundo, beira o humor legal.

    Responda
  15. Enos Mendes

    Uma resposta à altura de Moraes, Barroso e Gilmar... Que venha o modo esperneandi...

    Responda
  16. Daniel Nunes

    A Folha escolhe "especialistas" e tasca o viés no título: "anti-STF". Mais uma vez "faz cocô fora do caco". E fecha os olhos para um STF absurdamente turístico-imoral e inaceitavelmente político-partidário. Sem falar nas autossuficiências absurdas de um de seus membros, que censurou inclusive a própria Folha. E tudo isso sem nenhuma vergonha e o mínimo pudor.

    Responda
  17. Vinícius Oliveira Santos

    Esse pacote só voltou à pauta porque a corrupção generalizada do orçamento secreto foi proibida pelo STF. É só dar seguimento às investigações contra os figurões do congresso, que logo o pacote para de tramitar

    Responda
    1. João carlos Gonçalves de souza

      É só convocar os parlamentares que receberam verba secreta e pedir comprovação. Vão todos pra cadeia.

  18. Marcos Serra

    Pessoalzinho canhoto apelando, como sempre, para apenas um lado da moeda: o da separação dos poderes, mas esquecem-se, convenientemente, que os poderes devem funcionar com um sistema de freios e contrapesos. Diferentemente da opinião não fundamentada de muitos aqui, inúmeros juízes e advogados, além da própria e quase inútil OAB, já manifestaram-se no sentido da existência de arbítrio, autoritarismo, excessos e posicionamento ideológico desse pífio STF, o pior de nossa história até o momento.

    Responda
    1. Francisco Filho

      O fato de inúmeros médicos terem endossado a Cloroquina/Ivermectina não as torna eficazes, pelo seu raciocínio . Se não fosse a atuação do STF, teríamos uma ditadura militar de direita. Ou achas ingenuamente que o golpe seria consumado e novas eleições livres seriam convocadas?

  19. Jorge Rodrigues

    Quem mais viola a separação de poderes é o STF que se apoderou das prerrogativas do Legislativo. Há algum tempo o STF passou a legislar. Outras atuações ainda mais nefastas do STF são: proteção aos corruptos poderosos, decisões com viés político, arbitrariedades, abusos de autoridade, decretar censura imotivada, excesso de decisões monocráticas e perseguição a uns enquanto protege outros.

    Responda
  20. Augusto João

    Devia também ter no STF um pacote anti congresso, segundo o qual todos os deputados alinhados com crimes ambientais e flexibilização da pasta ambiental, fossem cassados.

    Responda
  21. Rubens Ventura

    Essa direita está por demais virulenta, destilam a litigancia, propor que o Congresso possa derrubar sentenças judiciais é o auge da safadeza, punir a justiça porque condenou um dos pares ou derrubar ações inconstitucionais? Isso é o mesmo que ditadores fazem pelo mundo, basta de tantas propostas pouco ou nada democráticas.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Rubens, tua ventura está em justificar um tribunal que colocou (com uma ajudinha das urnas inauditáveis), como eles mesmos disseram, o maior corrupto de nossa história de volta às ruas e na prizidênssia? Que pratica censura, que prende indiscriminadamente sem observar os ritos jurídicos e além de sua instância? Que, sem qualquer vergonha ou isenção, declaram, infamemente terem "derrotado o bolsonarismo"? Que são deploráveis políticos e não juízes neutros eticamente? Acorde!

  22. Marcos Serra

    Os juristas citados invocam a separação dos poderes se o Legislativo puder interferir no Judiciário, mas fecham a boca sobre a constante usurpação quando ocorre o contrário. A tese de sobrecarga do pífio STF se anuladas as decisões monocráticas cai por terra quando iluministros têm 75 dias de férias, trabalham meio expediente e passam viajando para frequentar convescotes regados a tudo de bom e do melhor e a dar palestras no exterior como turismo oficial. Moralidade já!

    Responda
    1. Marcos Serra

      Correção: "A tese de sobrecarga do pífio STF, se anuladas as decisões monocráticas, cai por terra quando iluministros ..."

    2. Daniel Nunes

      Perfeito!!

    3. Rubens Ventura

      Melhor conter esses excessos, esses excessos vem do tempo da ditadura onde o supremo era de pouca predominância, mas dava o ar de democracia.

  23. Felipe Araújo Braga

    A extrema-direita não tentará mais golpes militares, tentará destruir a democracia por dentro. Se fecharem o Judiciário (ou encherem ele de apoiadores), elegerem um Legislativo deles e Bolsonaro for eleito, veremos a destruição do Brasil.

    Responda
  24. Domingo Viking

    As ameaças das PECs aos togados podem explicar as recentes manobras, reviravoltas, decisões esdrúxulas do STF tais como o enterro da Revisão da Vida Toda. Os direitos de 100.000 pensionistas do INSS foram massacrados pela politicagem hoje desmascarada.

    Responda