Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ivo Ferreira

    O PT está indo pro buraco. Culpa do Demétrio kkkk

    Responda
  2. Hercilio Silva

    Engraçado que dizem que não dá pra replicar a política econômica. Só que a economia desmente isso..

    Responda
  3. Hercilio Silva

    De novo esse papo de chamar gente na mais absoluta pobreza de classe média. Não ser empregado por falta de opção não faz de ninguém empreendedor ou classe média. Aliás foram os governos Lula e Dilma que criaram as políticas de micro empresa mais flexíveis, micro empreendedor individual. Entendo que queiram um governo que lhes autorize a praticar o trabalho precário.

    Responda
  4. Henrique Hermida

    Impressionante como não tem uma sexta-feira em que Magnoli não escreva algo essencial. É um gigante intelectual.

    Responda
  5. José Cardoso

    Sintomático é o caso de SP, que já teve Marta e Erundina como prefeitas. As marcas "pt" e "esquerda" perderam prestígio. Acho que o Demétrio está em parte certo quanto ao identitarismo. Naquela época as pautas eram econômicas, não se falava de linguagem neutra e coisas do tipo. Mas é mais do que isso.

    Responda
  6. José Ricardo Braga

    Como encarar o 'conselho' de quem claramente não gosta do PT ? kk

    Responda
  7. Nilton Silva

    Se os petistas escutassem a prefeita de Contagem e o colunista, talvez ainda tivessem uma chance como partido. Política identitária só tira votos, será que precisa desenhar?

    Responda
  8. José Ricardo Braga

    O militância dos colunistas agora é pra transformar o PT em um partido de direita. É até bonitinho o argumento de que o partido deve se adaptar aos 'novos tempos'... Esses tempos agora? De truculência, desinformação e que cria Marçais ? Marx nos livre disso!

    Responda
  9. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Sou eleitor histórico do PT. Esse texto deveria ser lido nos altos escalões do Partido. Que Fazer de Lenin na ordem do dia.

    Responda
  10. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Brasil abriu os olhos. "Libertas quae sera tamen" Sãoi os terraplanistas socialistas dos anos 60 que deixaram um rastro de pobreza por onde passaram. Deixaram somente desesperança e desgraças em Cuba, Nicarágua, Argentina,Venezuela , entre outros, e a maior recessão em 100 anos no Brasil após 15 anos lula/Dilma. O povo diante do arrocho deste natimortorto "Calabouço" cansou das mentiras de defensores da "democracia de araque", picanha com cerveja ,passagem aérea de 200 Reais entre tantas lorotas

    Responda
  11. José Bernardo

    Trapaça intelectual é o que se lê numa coluna com esta. O autor não ignora, por exemplo, que a correlação precisa da maioria esmagadora dos vitoriosos com as emendas parlamentares, mostrada inclusive por este tabloide, não é mera coincidência, mas prefere renunciar a uma análise séria dos fatores de manipulação de votos, real, para assestar fogo contra seu único alvo, e a causa de todos os males da humanidade: o identitarismo. Cansativo.

    Responda
  12. Marcos Malta Campos

    Eu quero ver e ler aqui quantos leitores e colunistas como Demétrio e Dora Kramer terão coragem de escrever com todas as letras: MDB, PP, PSD, PL, REP., etc. etc., "precisam se modernizar". E escrever quais são as ideias desses partidos para o país. Bom final de semana

    Responda
  13. José Eduardo de Oliveira

    e a teoria da compra de votos? os eleitores deveriam, lembrando Audre Lorde ao contrário, usar as ferramentas dos senhores, venderem seus votos e não votarem nos compradores. seria a vingança dos explorados. alguma coisa iria nascer disso.

    Responda
  14. Marcos Malta Campos

    Negar o racismo estrutural no país? Ora, Demétrio, não é possível

    Responda
  15. Marcos Malta Campos

    Quer dizer que a esquerda não pensa em políticas públicas com foco universal? Ora, faça-me o favor, Demétrio. O que é o Poupatempo da Saúde do Boulos? E quem foi que mais lutou pelo SUS até hoje? Qual campo político?

    Responda
  16. Marcos Malta Campos

    Quer dizer que programa de transferência de renda não é uma boa ideia, num país como o Brasil?

    Responda
  17. Marcos Malta Campos

    Um absurdo esse texto de Demétrio M. (a quem respeito muito, um cara que escreve bem e faz pensar). É um texto sem pé nem cabeça

    Responda
  18. Kiko Mazziotti

    Caro Demétrio, seja com emendas parlamentares, seja com o mensalão ou petrolão, faz 22 anos que a quadrilha de Lula compra o congresso e judiciário. O país não está nessa pindaíba à toa, é o método petista de roubar dinheiro público e esperança. O método é tão danoso que nos legou um psicopata e ladrão como Jair Bolsonaro.

    Responda
  19. Victor Jardim

    O fato de grande parcela da populaçao ver o empreendedorismo positivamente representa principalmente um ativo moral e economico, alem de uma vitoria da racionalidade.

    Responda
  20. Victor Jardim

    Bom o artigo, soh discordo da equivalencia colocada entre o empreendedorismo e o estado paternal. Enquanto o estado paternal eh muito proximo do estado iliberal e patrimonial que sempre reinou por aqui, o empreendedorismo eh a chama que mantem o pais vivo economicamente e moralmente fora dos circulos burocraticos, apesar conter alguns aspectos de irracionalidade religiosa, por conta da ignorancia geral.

    Responda
  21. Miro Costa

    Na verdade o grande sonho desta turma passou a ser outro. Seus exemplos são o modelo Maduro, Nicaragua, China, Cuba, cujas “eleições” eles são rápidos em elogiar. É o que pretendem aqui para evitar a vontade popular livre e, logicamente ,o “fascismo” dos outros. Fascismo bom é o fascismo deles.

    Responda
  22. roberto tramarim

    A esquerda precisa se modernizar antes de Lula se aposentar. A provável vitória de Nunes em SP deveria servir de reflexão. Entender porque o PSOL só elegeu 9 prefeitos até hoje, nenhum se reelegeu e mais da metade trocou de partido durante o exercício porque nem eles aguentaram o PSOL. Na única capital que conquistaram, o prefeito só teve 10% dos votos tentando se reeleger. Mas é mais fácil usar argumentos de efeito tipo "pobre de direita" do que tentar entender aonde está errando.

    Responda
  23. Vital Romaneli Penha

    Como no futebol, não dá para trocar os jogadores e troca o técnico,a esquerda como não dá para trocar o povo,troca o técnico (Lula).

    Responda
  24. Pedro Luis S C Rodrigues

    Preciso, como de habito. À falência racialista, se junta a sexista, o numero de prefeitas mulheres de partidos de centro e direita foram pelo mesmo caminho. É o preço que se paga pela submissão acritica a um identitarismo americano que não faz sentido em nosso contexto. A turma que chama americano de estadunidense é justamente a mais colonizada mentalmente

    Responda
    1. Hernandez Piras

      "A turma que chama americano de estadunidense é a mais colonizada mentalmente"!?!? Chamar norte-americano de estadunidense é no máximo um preciosismo sem relevância. Atribuir a tais detalhes tamanha importância ideológica tem um nome: paranoia. No seu caso, paranoia sectária. Nem na vitória vocês ganham algum equilíbrio?

    2. Hernandez Piras

      Você e seus colegas da extrema-direita se manifestam diuturnamente na internet contra e a favor de candidatos e políticas, mas ficam aborrecidíssimos quando intelectuais e artistas decidem fazer o mesmo por meio dos seus manifestos. Mal dissimulam o espírito sectário e autoritário.

    3. Pedro Luis S C Rodrigues

      Some-se a isso o elitismo condescendente e o exibicionismo moral disfarçado de consciência social dessa gente que publica manifestos de “intelectuais”, como o da presente eleição. Um bando de medíocre que se arvora na condição de guia do povo. Ainda bem que solenemente ignorados