Adriana Fernandes > Debate sobre a taxação dos milionários é necessário Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. João Leite Leite

    Seria melhor regulamentar o salario mínimo constitucional para que todos paguem impostos. Inclusive quem recebe salario mínimo para que todos paguem o justo valor para ter saúde e educação de primeiro mundo. O que precisa é aumentar o numero de contribuintes. Com +de 50 milhões vivendo de auxílios não há economia que aguente.

    Responda
  2. José Fernando Marques

    Artigo preciso, direto, honesto. Parabéns.

    Responda
  3. antonio brito

    A isenção de rendimentos de proprietários de pequena empresa é um abuso e olhe que meu pai é proprietário. Pode declarar quanto quiser que não paga imposto é só combinar com o contador. Enquanto um funcionário como eu tem ir descontado na fonte.

    Responda
  4. Carlos Roberto Souza Oliveira

    Toda vez que se propõe imposto para os ricos vem a turma da "necessidade do debate amplo da sociedade", mas quando é contra os pobres o tal do debate é feito somente depois da criação do imposto; isso quando existe debate. Os ricos ganham dinheiro em cima dos pobres, aplicam no mercado financeiro e na bolsa de valores, recebem os dividendos e lucros, mas não pagam um centavo de imposto. O pobre dá a vida para arrumar uma renda e o imposto já cobrado na fonte. Culpa do FHC...

    Responda
    1. MARIA BILCK

      É isso! Parabéns

  5. Marcos Sanches

    De mais a mais, a única coisa que se ouve do governo é aumentar tributos. Não há incentivo à empreender e possibilidade de desenvolvimento econômico quando se tem um governo que só quer te extorquir.

    Responda
  6. Rodrigo Izquierda

    Passou da hora dos bilionários pagarem imposto de renda, com o excelente motivo de aliviar a carga de impostos dos mais pobres.

    Responda
  7. Marcos Sanches

    O que a matéria e a narrativa do governo omitem é que o imposto de renda já é tributado na pessoa jurídica (empresa), e por essa razão não ocorre nova tributação quando os lucros (dividendos) são repassados aos acionistas. Não é um presente (isenção), já que os acionistas, que são donos das empresas, já pagaram o tributo sobre a renda.

    Responda
    1. José Cardoso

      Pedro, lucro é renda do capital e salário renda do trabalho. Um paga irpj e o outro irpf. Realmente o imposto sobre os dividendos é uma dupla tributação. Seria mais simples aumentar o irpj das empresas.

    2. Pedro Albuquerque Neto

      Marcos, sua lógica é: se as empresas já pagam impostos sobre a renda, não há porque empresários, os donos dessas empresas, pagarem. Que tal empregar a mesma lógica para os empregados das empresas: se as empresas pagam, por que os seus trabalhadores teriam de pagar? Além do mais, salário não é renda, mas lucros e dividendos, são.

  8. José Cardoso

    Parece que a ideia é cobrar de quem tem renda anual de mais de 1 milhão de reais. Acho correto se a contrapartida for cobrar menos de quem ganha pouco, com o aumento da faixa de isenção do Irpf. O que não pode é aumentar a carga tributária.

    Responda
  9. Rodrigo Tupinambá Carvão

    Aguardando os comentários dos defensores dos pobres milionários

    Responda
  10. marcos stein

    Ah sim,a saída para a diminuição da desigualdade é tirar de quem tem e dar pra quem não tem,político adora fazer isso,ganha muito voto,afinal se faltam recursos para alguém só pode ser culpa de quem tem muito. Dá muito certo viu,está nos livros de história,todos os países que fizeram isso hoje são potências mundiais. Tudo pelo Estado,através do Estado,nada fora do Estado. Vai dar certo...vai sim...

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Se alguém ganha muito e paga pouco, é também por meio do Estado. Todos devemos pagar e quem tem mais deve pagar mais. Simples.

  11. roberto foz filho

    E o senado não tira da gaveta a regulamentação dos supersalários. Covardes.

    Responda
  12. Anete Araujo Guedes

    Uma das pretensões do presidente Lula é que seu projeto de taxação dos milionários seja aprovado, assim a tão sonhada justiça social vai se tornar uma realidade. São os que sonegam, os que são privilegiados com desonerações e pagamento desproporcional de impostos. Se eles não pagam, quem arca com o prejuízo é a classe média e os que lutam com dificuldade para sobreviver.

    Responda
    1. jose silva

      eo ex la dr ao soh sabe aum entar imposto

  13. JORGE CESAR BRUNO

    E impressionante, 1,6 trilhão de pessoas físicas são isentas, mas tem pobre de direita defendendo que milionários e bilionários, continuem essa aberração tributária!! Preferem que a classe trabalhadora continue pagando impostos escorchantes! E surreal!! Meu Deus, a cegueira ideológica dessa gente é deplorável!!

    Responda
  14. Valdir Costa

    Sério ? Todo país que taxou acabou voltando atrás porque milionário tem opção no exterior. Não sou a favor de bilionário e um imposto que tirei eles do país não acho bom negócio. França voltou atrás depois de perder milhares para a Rússia ou Suíça. Quase todos ( senão todos os países) voltaram atrás. Por que será ?

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Você está enganado. As taxações sobre a renda continuam altas na França, no Reino Unido, na Itália, na Escandinávia. Aliás, a Constituição de 88 desenhou uma social-democracia para o país, com saúde e educação acessíveis a todos. O que não funciona quando saúde e educação são subfinanciadas. E ainda há quem queira limitar os gastos com educação e saúde.

    2. Anete Araujo Guedes

      A justiça social sempre foi um projeto do presidente Lula. Mas o poder dos milionários, tendo Valdir Costa como um dos seus representantes, sempre protestam para que essa medida não prospere. Quem acaba arcando com impostos elevados é a classe média e os que lutam bravamente para sobreviver.

    3. JORGE CESAR BRUNO

      Sr Luiz, quando essa gente vai voltar a pensar com o cérebro e não com o "fígado "??

    4. LUIZ LEAL

      Esse, Valdir, é o argumento que os milionários "patriotas" usam quando se fala em tributar seus ganhos nababescos, fazendo apenas com que sejam tributados proporcionalmente às suas rendas, como todo cidadão. Eles resistem a qualquer medida que vise reduzir a desigualdade social.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.