Opinião > Escalada de juros é risco imediato Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Lisy P F S

    A dívida pública aumentou assustadoramente. Nessa o Pochmann não meche quem controla é USA

    Responda
  2. Raymundo Itareru

    falou o economista chefe do Fed, que nas horas vagas faz editoriais para a fôlia haha

    Responda
  3. João Leite Leite

    Aumentar juros era necessário nas décadas de 70 e oitenta porque todo trabalhar consumia. Os preços não eram caros. Era até subsidiado os produtos de primeira necessidade e o salario era suficiente para todos comprar aquilo que precisava. Agora com +de 50milhóes vivendo com R$600,00 de bolsa família e 50% dos trabalhadores recebendo salario que muito mal da para consumir o básico não tem sentido aumentar juros para conter consumo que está muito abaixo do normal.

    Responda
  4. Tadêu Santos

    VOLTAMOS A ALERTAR QUE O FATOR ECONÔMICO Ñ É ABSOLUTO em nenhum tipo de governo democrático, principalmente do Lula da Silva, que deu demonstração ideológica de esquerda nos mandatos anteriores. As questões sociais são determinantes no processo político do país, como forma de reduzir os ingratos e altos índices de desigualdades sociais, em um país que é considerado o maior exportador de grãos alimentares do mundo.

    Responda
  5. Antônio João da da Silva

    As análises são parciais e manipulativas, a Folha e a imprensa como um todo, nunca, nunca trazem matéria sobre a conta juros, hoje por volta dos 850 bilhões de reais ano, responsável direta pela elevação da dívida do setor público. A alta selic ao dificultar a renovação de máquinas e equipamentos está elevando o custo médio, consequentemente os preços. Selic alta, aumento da dívida pública, contribuem diretamente para a alta da inflação.

    Responda
    1. Antônio João da da Silva

      Prezado Vinicius o que mais aumenta a dívida pública é a conta juros. A cada 1 por cento da Selica aumenta cerca de 50 bilhões de reais ano na conta juros e por conseguinte na dívida pública. A Selic, no seu auge, não pederia ter ultrapassado 8 por cento. Faça as contas e veja quantos bilhões oneraram o orçamento público, com a Selic próxima dos 14 pontos percentuais.

    2. Vinicius Branco

      Os juros são altos porque o governo só se endivida. É tão dificil de entender isso?

  6. vitor da Silva

    A política econômica do governo está seriamente comprometida. Temos um bolsonarista comandando a politica monetária e a cambial.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Tá falando do Galipolo? RC já entregou o bastão, e os juros continuarão subindo.

  7. Vinicius Branco

    Haddad, providencie a imediata compra de um Aerolula bem maior, e de mais uma duzia de jatinhos para os ministros passearem. Mas presidente... Não tem mais nem menas, Haddad. vc sabe que quem manda em casa é a Jan ja, e ela não gosta de nada meia boca!

    Responda
  8. Armando Moura

    Porque não te calas mane.

    Responda
  9. Fernando Alves

    Qualquer funcionário que estivesse há dois anos fazendo previsões e errado, como o editor da FSP, teria perdido o emprego em uma meritocracia. A direita é contra a verdadeira meritocracia. Ela acha que mérito é ter nascido em determinada família.

    Responda
  10. antonio brito

    Correto, estamos no rumo errado. Não tem jeito de dar certo. Para quem vai a supermercado, e políticos não vão, percebe que esses quatro % é muito mais.

    Responda
  11. Antônio João da da Silva

    No Brasil o mercado financeiro é dominado, literalmente, por meia dúzia de grandes agentes, são grandes patrocinadores dos meios de comunicação. O grupo Folha é um dos participantes da especulação financeira, sua análise é distorcida do que apontou o IPCA, a inflação ficou concentrada em bens e serviços afetados pela seca, alimentação e energia elétrica, o que é conjuntural e não permanente.

    Responda
  12. antonio brito

    Correto, estamos no rumo errado. Não tem jeito de dar certo. Para quem vai a supermercado, e políticos não vão, percebe que esses quatro % é muito mais.

    Responda
  13. Antonio Jose Lima

    Que saudades do Temer, do Bozo, folha!

    Responda
  14. Samuel Fagundes

    Pura especulação. Abutres, abutres e sanguessugas, tão se lixando para a economia, querem é ganhar mais, mais e mais. No governo do band!do miliciano não havia nenhum plano econômico, comparem o que foi feito no governo Lula e no desgoverno do band!do miliciano

    Responda
  15. Cláudio José Marabesi

    Ñ diga FSP! Sou seu assinante há 45 anos; a partir do golpe de 2015 contra a presidenta Dilma, ñ consigo me entender como continuo assinante desta, de há muito, q foi um grande matutino (Jânio de Freitas, q o diga!).

    Responda
  16. Samuel Fagundes

    Quanto disso é especulação financeira e quanto reflete, verdadeiramente, a política econômica? Como cidadão comum, com um pouco de conhecimento do mercado financeiro, diria que 95% é pura especulação para ganhar mais, mais e mais. Vocês estão se lixando para o Brasil, turma de abutres e sanguessugas

    Responda
  17. Michel Patrick Viana de Oliveira

    Um editorial notável, porém, lamentavelmente, alguns poucos leitores, fascinados pelo insucesso do governo Lula, acreditam que, independentemente das circunstâncias, a subserviência é obrigatória.

    Responda
    1. José Bueno

      Sabemos mesmo que a subserviência é obrigatória e estúpida, mesmo diante dos índices de sucesso do programa sério e responsável do governo, que agora temos.

  18. geroncio rocha

    Nem a bolsa de valores é tão urubu com a economia no governo Lula como essa Folha.

    Responda
  19. ARGELIO LIMA PANIAGO

    Pensava em uma FSP menos ortodoxa. Este editorial me parece do Diário do Paraná. Esta análise parece aquela de um estudante de economia, não desmerecendo os estudantes de economia. Análise inócua e superficial, opinião totalmente descartável.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Pelo jeito vc prefere a ex presidenta, aquela que se enrola ao fazer uma conta de somar e que tentou falsificar o diploma de doutorado em economia. Ainda bem que apearam ela a tempo. Mais um pouco ela quebrava de vez o pais com a tal politica anticíclica que o Lula insiste em retomar.

    2. José Bueno

      Obrigado, Argélio, comentário bastante oportuno.

    3. Vinicius Branco

      Descartável eh o seu comentário que nada esclarece sobre o tema.

  20. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O editorial só não disse que os juros em alta ajudam a elevar o endividamento público e a inflação. As empresas precisam de crédito para investir e aumentar a produção. Aí vão ao mercado e encontram taxas proibitivas, ou sobem o preço ou sobem o preço. Se não aumentarem a produção o preço sobe, se aumentarem e repassarem os juros para os preços também. Ou seja, o BC aumenta a inflação e a dívida!

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Gostei do "um tanto espansiva"

    2. vitor da Silva

      Repetindo o óbvio: na política econômica do país, tem um bolsonarista infiltrado, com poder de definir a Selic e de intervir no câmbio. Ao governo só resta manter uma politica fiscal um tanto expansiva, para manter a economia funcionando.

    3. Vinicius Branco

      Não entendeu não, João, e tampouco o Padilha. Os juros sobem porque o mercado não vê no governo qualquer sinal de controlar os gastos. E quanto maior o descontrole, maior será a taxa de juros porque o risco de calote só aumenta, exigindo prêmios cada vez maiores dos investidores. Entenderam agora?

    4. José Bueno

      Eu entendi bem o que Padilha disse, Vinicius.

    5. Vinicius Branco

      Quem mais toma empréstimo sao os governos municipal, Estadual e Federal, e usam mal o dinheiro emprestado. Por isso os juros não param de subir.

    6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      “Se tomarem empréstimos e repassarem os juros para os preços também.”

  21. Sérgio Dela-Sávia

    Vocês refletem a opinião da elite financeira. Mas, o povo que trabalha e consome está com Lula.

    Responda
  22. jose prado

    É só falar em justiça tributária que o Meecado entra em pânico; tragam meus sais!

    Responda
  23. DERLAN TROMBETTA

    Esse editorial parece ter sido encomendado pelos especuladores. Só interessa a eles alimentar artificialmente a suposta instabilidade. Nunca tivemos bases tão sólidas para continuar crescendo diminuindo os juros. A quem interessa manter os juros altos?

    Responda
    1. Samuel Fagundes

      Para os abutres e quem quer desestabilizar o governo e tudo o que tem sido feito. FSP fechada com os abutres e especuladores.....

  24. Luis Nunez

    Mais uma vez o PT vai quebrar o país!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Pelo jeito para quebrar o país a melhor coisa é fazer a economia crescer, acabar com o desemprego, aumentar a renda do trabalhador. Está aí a receita, né?

  25. Gilberto Silva

    Não ficarei surpreso se daqui a algum tempo estourar um escândalo revelando fraudes nos dados do IBGE. A realidade das ruas e das feiras não bate com o desemprego, crescimento econômico e inflação anunciados. Tudo está muito pior. O Brasil está a deriva e o furacão do caos econômico tal qual ocorreu no governo Dilma está próximo.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Esse José Soares está mais para Jo Soares...

    2. José Bueno

      O programa do governo Lula vai indo bem, apesar da aberta sabotagem. Quem reconhece este e o caminho do sucesso não é o IBGE, mas testemunhas estrangeiras descomprometidas com a política local, tais como uma das tres maiores agências internacionais do mundo financeiro, um dos maiores empresários do mundo, um prêmio nobel de economia e muitos mais economistas e entidades empresariais. Só faz bem para a economia o governo garantir o equilíbrio fiscal com inserção do pobre no orçamento.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mentira deslavada, né mané? O mau caratismo é a principal característica da extrema direita. Brasil a deriva? Crescimento de mais de 3%, desemprego menor da história, salários em alta. Tá ruim, né? Pra quem quer o caos e não encontra está mesmo!

    4. João Leite Leite

      Com certeza. Mas o buraco só vai aparecer depois do governo Lula. Ele vai levando os parlamentares na conversa e abrindo buraco aqui e ali enquanto ele estiver no poder e o rombo vai estourar em outro governo como aconteceu em 1010.

    5. josé SOARES

      O editorialista é o Velho do Restelo do mercado.

  26. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Conversa mole da Folha. Qualquer que seja a situação, os rentistas querem juros altos. O PIB cresce, o desemprego decresce, a renda cresce e a crise aos olhos dos rentistas continua. Querem mais Selic. E mercado brasileiro é ficção. Quem manda no mercado são investimentos estrangeiros.

    Responda
  27. Cassio Vicinal

    E a realidade diária da maioria da população? Se uma pessoa que vive com quarenta reais por dia consegue um ganho a mais, isso vira consumo básico: comida, transporte, saúde, educação. E, sim, pode gerar pressão inflacionária. Mas por que isso é visto como um problema que deve ser resolvido com juros punitivos e cortes sociais? Essa lógica trata a vida das pessoas como números a serem ajustados em uma planilha, sem reconhecer que esse consumo básico é o que permite que elas vivam com dignidade.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Wagner, esse pessoal da esquerda se comporta como tecnicos da seleção. Acham que entendem de tudo, dão pitaco a torto e à direita, e a seleção só faz nos passar vergonha. Agora acham que Lula é Neymar, e talvez seja mesmo. Rico, preguiçoso e presunçoso. Tudo o que o pais não precisa.

    2. Vinicius Branco

      Comida, transporte, saúde, educação...e bets!

    3. Cassio Vicinal

      O argumento cíclico e simplista do “gastar mais gera inflação” não convence: ele é usado para justificar políticas que beneficiam apenas uma parte da sociedade, enquanto os mais pobres enfrentam as consequências, seja qual for o caminho adotado. Isso leva a uma visão limitada, que trata a economia como um jogo de soma zero, onde qualquer benefício a uma parte deve necessariamente causar prejuízo à outra.

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Aliás, os juros em alta ajudam a elevar o endividamento público e a inflação. As empresas precisam de crédito para investir e aumentar a produção. Aí vão ao mercado e encontram taxas proibitivas, ou sobem o preço ou sobem o preço. Se não aumentarem a produção o preço sobe, se aumentarem e repassarem os juros para os preços também. Ou seja, o BC aumenta a inflação e a dívida!

    5. João Leite Leite

      O consumo é positivo. Gera riquezas e empregos. Para acompanhar o crescimento o país precisa investir no aumento da produção. Os cortes de gastos tem que ser no topo. Há uma certa covardia por parte dos economistas. Por quê eles indicam cortes de gastos no salario mínimo que já está super arroxado. Porque eles não indicam ao governo eliminar os departamentos que só consomem valores altíssimos e não traz benefícios nenhum?

    6. wagner da silva bento

      Simples: gastar mais do que se arrecada gera inflação e pune lá na frente a todos, principalmente os mais pobres. Quer que desenhe?

  28. José Cardoso

    A escalada dos gastos prosseguirá, pois a sucessão de greves no setor público levará a novos aumentos dos já altos salários. Com um sindicalista na presidência, o pessoal acha que é a hora de morder o contribuinte.

    Responda
    1. José Cardoso

      Acorda xará. Os funcionários públicos de altos salários quem sempre mais.

    2. Vinicius Branco

      No INSS já dura faz tempo. No Ibama, no pior momento, que antecedeu as queimadas. E agora o próximo é o IBGE.

    3. josé SOARES

      Greves onde Seu Cardoso?

    4. João Leite Leite

      As escaladas de gastos não é com aqueles que trabalham e produzem riquezas. É com aqueles que recebem altíssimos salários e não produzem nada. Políticos e ministros. Pelo menos 15 ministérios são desnecessário. O Lula criou só para dar empregos a sua turma.

  29. João Leite Leite

    Os economistas tem que mudar a estratégia para controlar a inflação. Em vez de aumento de juros e arroxo no salario mínimo tem que passar a indicar onde o governo tem que cortar gastos sem provocar desarranjo no sistema administrativo. É muito gasto que atrapalha o desenvolvimento do país e empobrece o povo trabalhador e o país.

    Responda
    1. Gilberto Silva

      Os economistas não foram eleitos para dirigir a economia Brasileira. Eles assim como o povo devem cobrar mais competência e principalmente probidade no trato da coisa pública ao governo de plantão. Tem cabimento na situação atual anunciar compra de mais aviões para o presidente e ministros passearem pelo mundo à custas do erário? Quer um escândalo? Mapeie as viagens das autoridades petistas nos aviões da FAB.

  30. Alexandre Missael Kozerski

    Em 2019, por exemplo, a inflação estava no mesmo patamar atual e a taxa Selic era de 5%, tendo inclusive uma redução de 0,5 pp na reunião de outubro daquele ano. Agora os "especialistas" defendem elevar ainda mais a taxa de juros, que já está em 10,75%. A FSP poderia explicar melhor porque esse tratamento totalmente oposto para cenário muito semelhante de inflação com relação a 2019? A suposta independência do BC seria uma grande falácia para defender interesse de rentistas e sabotar governos?

    Responda
    1. vitor da Silva

      Nessa época , de 2019 a 2022, o Banco Central trabalhava junto com o governo de então. Agora temos outro governo, mas o bc continua fazendo o que pode para ajudar aquele pessoal do passado a voltar ao governo em 2027.

  31. MARIA F LUPORINI

    Tudo para provocar um aumento artificial de juros. Fora, Focus!!

    Responda
    1. Vinicius Branco

      V. esquece que o seu lider Lula nomeou um banqueiro para o BC, e que ele elevou a taxa de juros para mais de 13 por cento. Sobre isso vc não fala nada, né?

    2. José Bueno

      Claro, Maria!

    3. Vinicius Branco

      RC nao eh mais seu vilao favorito?

  32. Cassio Vicinal

    A ladainha de que o governo está descontrolado nas finanças gera um ciclo vicioso de expectativas negativas, amplificado pela mídia. Em vez de abrir espaço para debates amplos e criativos, ela só repete o refrão do mercado: corte de saúde, educação e amparo social. Como se isso fosse a única saída. E os subsídios previstos em orçamento negociados caso a caso com o Congresso? Aí, silêncio!

    Responda
  33. PEDRO Rezende

    Existe hoje um aumento da demanda no comércio na indústria muito claro no país eu tenho uma atividade no setor industrial, isto preciona um pouco o preços dos produtos mas traz também aumento de emprego de renda um pouco mais de juros mas com crescimento na economia no meu ponto de vista e bom para o país, não sou lulista mas neste aspecto acho que está certo.

    Responda
  34. Josue Oliveira

    A política econômica do Lula está certa, nada de juros para remunerar os bancos. A turbulência é provocada pela especulação.

    Responda
  35. alonso barros

    A Folha e o mercado preparando o terreno minado para Galipolo . Já começou o terrorismo jornalístico adiantado para pressionar o futuro presidente do Banco Central .

    Responda
    1. Geraldo Magela

      Esta mesma mídia, apoiou a vazajato que estava a serviço dos Estados Unidos para não deixar o Lula se candidatar à presidência, e para destruir as empresas que brasileiras que passaram competir no mercado internaciona

    2. josé SOARES

      É isso aí, na mosca.

  36. Valtency Negrão da Silva

    Papo de rentista rsrs

    Responda
  37. ASSIS CARDOSO DE MEDEIROS

    A verdade é que a grande maioria dos esquerdista não entende nada de economia, uma vez que a ideologia não permite. Gastos para eles é receita.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Direitista gosta tanto de rico que faz que nem o Assis: trabalha dobrado pra enriquecer gente que fica o dia inteiro curtindo e rindo dos pobres de direita tão devotados a enriquecer eles.

    2. josé SOARES

      Grande economista para ti foi o Guedes, que arrochou salários, aposentadorias, provocou desemprego e aplicou seu ( dele) dinheiro em paraísos fiscais.

  38. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    O boletim Focus é decidido nos bares da Faria Lima, enquanto os banqueiros tomam um goró e pensam: quanto queremos ganhar? Depois é só ligar para o compadre da FSP e pedir para plantar uma notícias. Tá feito.

    Responda
  39. Rafael Gallina Delatorre

    O sonho de uma imprensa independente, no caso aqui independente do mercado financeiro, não vai acabar. Que triste ser papagaio deste setor...

    Responda
  40. Marques Calixto

    Para virar Argentina, seis meses; para virar a Venezuela, um ano e meio. É a Folha agarrada à teoria de Paulo Guedes. Até hoje não acertaram uma. E ainda querem desmerecer as agências de risco que colocam o Brasil a um passo do grau de investimento que caracteriza um bom pagador. Só espero que tenham dignidade de lá na frente reconhecer que conspirou.

    Responda
  41. Evandro Loes

    E o mais grave é que o governo teria instrumentos para freiar estes gastos e, consequentemente, a inflação, apenas não dando aumentos reais a salários neste momento e aumento de despesas. Não adianta aumentar salário se esse aumento gera inflação que corrói o poder de compra. Este último é o que importa.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Evandro e Jair, vocês são pobres de direita. Vocês acham que puxar o saco dos endinheirados coloca vocês no meio deles. Não coloca, vocês são manipulados por notícias falsas como essas da folha e se sentem importantes por aderir aos exploradores. Acordem, assumam a classe de vocês e entendam que nunca serão ricos por bajular os endinheirados, vocês só empunham bandeiras que lhes pertencem. Tenham um mínimo de decência e se comportem com dignidade.

    2. Jair Pereira

      Caro Evandro. Você está correto, na teoria econômica frear a inflação seria o melhor caminho juntamente com a redução de gastos . Como nenhuma das coisas acontece a roda gigante continua pois na hora do voto o eleitor aquilo que melhor enxerga, e aumento de salários em especial ao judiciário garante um "apoio" importante para seus projetos eleitoreiros. Ou seja, Economia, Política e interesses não chegam a um acordo e o povo paga a conta. Mas é o pior Governo em mais de 500 anos .

    3. Marcelo Magalhães

      Prezado Evandro, metade da população do Brasil vive com dezoito reais por dia, portanto com fome, mas paga impostos em tudo que consome. Óbvio que qualquer dinheiro a mais vira mais consumo e é inflacionário. A proposta da folha, e me parece que a sua também, é deixar essas pessoas morrerem, pois para que elas vivam teremos inflação. Essa é uma proposta fascista e não pode ser aceita por ninguém que tenha alguma dignidade. Escolha de que lado você está.

  42. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Discordo, respeitosamente, desta analise. O mercado não esta “inseguro”! O mercado está é querendo impedir a politica econômica social que está sendo proposta pelo governo, que irá redistribuir a riqueza. Isso o mercado não aceita d e jeito nenhum e fará tudo para impedir.

    Responda
    1. jose silva

      vai ser igual a Dilma...PT quebrando o pais....

  43. ANTONIO CAMARAO

    Com o governo bolsonaro estava melhor né folha!

    Responda
    1. vitor da Silva

      O bc ajudava o governo passado mas só tem atrapalhado o atual.

    2. Alexandre Missael Kozerski

      No primeiro ano de governo Bolsonaro a inflação estava no mesmo patamar da atual e a taxa Selic era de 5% com indicativo de queda. A FSP não é capaz de trazer um "especialista" para explicar porque agora, com inflação controlada, a taxa Selic, que já está mais que o dobro de 2019, precisa continuar subindo, mesmo com IPCA equivalente.

    3. jose silva

      muito melhor que com o ex la drao...

  44. Luiz Ferretti

    Metade dos assinantes culpam a FSP de golpista, divertido. Mirian Leitão é logo ali, jornalulista e passadora de pano oficial, boa diversão.

    Responda
  45. Luiz Ferretti

    A culpa dos juros abusivos, não era do PR do Banco Central indicado pelo Mito? Quero ver a nova desculpa elaborada pelo Descondenado e Taxadd. Patéticos.

    Responda
    1. josé SOARES

      Calma Seu Ferretti, o homem nem assumiu.Não se preocupe com seus milhões investidos em fundos exclusivos, ninguém vai exprpriá-los.

    2. MARIA F LUPORINI

      Galipolo tem a cruel missão de tirar o Brasil das mãos do rentismo e dos sanguessugas da Faria Lima. Não será rápido e nem fácil, mas vai conseguir.

  46. Lisy P F S

    País já em alto risco no mercado. Quem mede não é o fantasioso Pochmann ninguém acredita.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Que risco? O único risco é se transformar em uma economia cada vez mais robusta, tornando-se liderança do Sul Global. Você, da direita fascista, que reza para pneus e se comunica com ETs pela luzinha do celular, tem a audácia de criticar uma pessoa super qualificada porquê? Não aceita que o governo Lula deu certo de novo? Vai chorar na cama que é quentinha.

  47. Humberto Giovine

    Qualquer pessoa minimamente informada e com bom senso, sabe que as despesas não podem ultrapassar as receitas, caso contrário haverá problemas. E embora o governo federal dê mais atenção aos gastos, é obvio e simples como a aritmética elementar, que para o "mercado" e investidores, a perspectiva de aumento dos juros é melhor. Daí os prognósticos, sempre negativos das contas públicas, para a economia.

    Responda
  48. Geilson Silva

    Uzmercadu ditam esses parheticos editoriais da FSP

    Responda
  49. Alexandre Batalha

    A taxa de juros é um instrumento para corrigir o equilíbrio entre oferta e demanda. A demanda aumentou, mas a oferta não. Em vez de se aumentar a oferta, está se esfriando a demanda, aumentando a taxa de juros. Quem vai se dar mal? Os pobres. Os ricos vão ganhar mais na renda fixa.

    Responda
  50. Luiz Henrique Frosini

    A FSP continua tentando, mas os tais mercados não irão pautar a política econômica. Coragem, FSP: assuma que o governo tem, sim, uma ótima política econômica. Que tal olhar os indicadores?

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.