Blogs De Grão em Grão > Por que a economia cresce, mas a Bolsa não acompanha? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A explicação técnica é interessante, mas a razão básica é que a bolsa reflete interesses especulativos e não trata da economia real.
Correto, instáveis e especulativos,
Perfeito ! Também é bom lembrar que dos elementos levantados, a taxa de lucros é fator determinante, daÃ, aumentar júros e reduzir o crescimento é vital para provocar desemprego e reduzir salários, com isso aumentar a mais valia, fonte dos lucros e dos juros !
Bom lembrar que temos mais de 20 milhões de empresas no Brasil e dezenas de várias outra variáveis na economia. A Bolsa tem listada apenas 500 empresas gigantes. É interessante notar como o mundo corporativo e financeiro conseguiu colocar na cabeça da classe média a ideia de que reflete o que acontece na economia....
Muito obrigado Michael pelo artigo de hoje.
Disse tudo e quem manda na bolsa é o investidor estrangeiro. Juros alto no mole, vai arriscar pra que?
Para diversificar. E não comprar caro quando a variável "juros" se modificar.
Em um paÃs onde o judiciário governa , o legislativo rouba e executivo contempla , eu sou o que o banco central fala e justifica, para meus investimentos .
Seu Rauland, estás só 2 vezes enganado: os três Rhoubam. Só um faz/produz
Ou seja, você vai fazer justamente o contrário do que todo bom investidor faz: comprar na baixa e vender na alta. Aproveite os juros, mas em um contexto de diversificação. Muitas empresas com fundamentos bons com preços baixos. Na verdade, você está preocupado com ideologia, não com ganhar dinheiro no mundo financeiro. É uma péssima combinação.
Quem vai especular na bolsa podendo ganhar 8% na renda fixa sem pagar imposto?
Explique esse cálculo de 3 vezes mais, que eu vou para a renda variável.
Mas se vc pensar em longo prazo, agora é hora de entrar e aguardar um rendimento 3x maior que a renda fixa.
Quem entende de investimentos, mais especificamente que diversificar é estrutural para uma carteira ao longo do tempo.
Essa é fácil: uma real (a economia) e outra é coalhada de especulação (a Bolsa). Uma se guia pelo que de fato acontece no mundo, a outra tem como orientadores gente iludida por pseudociência (liberalismo do Estado MÃnimo).
E, claro, já ouvi muitas defesas do capitalismo. O ideólogo padrão do mercado fala em inovação, esforço, paciência, investimentos e conhecido, resumindo tudo isso em uma palavrinha mágica: "mérito". Que a base do capitalismo é a lógica de aposta de curto prazo (especulação, como diz a XP, não eu) é a primeira vez que leio...
"As ações são ativos em comum entre investidores e especuladores. Contudo, a diferença é que o investidor compra ação com objetivo de obter retornos com o crescimento de longo prazo da empresa, enquanto especulador quer aproveitar movimentos de curto prazo e vender rapidamente com lucros". Não foi nenhum comunista arcaico e sem fundamento. Está no site da XP... .
Tadinho do VinÃcius... nem o manual "massinha 1" de investimentos ele leu... a primeira coisa que a boa prática em investimentos faz é diferenciar "investidores" de "especuladores". Há investidores na bolsa, mas também muitos especuladores. O investidor de verdade não fica muito preocupado com o "governo x" ou o "governo y", pois ele conhece os produtos suficientemente para navegar em qualquer contexto. Já o especulador está preocupado com o ganho rápido. Como você disse, ele "aposta".
Pensamento arcaico e sem fundamento. Especulação- que para vc é palavrão - é o motor e a essência do mundo capitalista em que vivemos. Especuladores são aqueles que apostam em altas ou baixas, e colocam seu capital em risco. Nem sempre ganham e nem sempre perdem, porque o mercado não é um jogo de cartas marcadas.
A resposta está no Pochmann
Além disso, o Ãndice Bovespa tem um peso muito grande de Petrobras e Vale. O preço do petróleo tem caÃdo lá fora de seus máximos anteriores e o menor crescimento chinês tem afetado as exportações de minério.
Bolsa não enche prato de trabalhador.
Porquê eles sabem que os números são maquiados. Não existem mais bobos, só o povo.
São tão "maquiados" que as empresas estão investindo pesadamente no Brasil. Que coisa, né ?
Essa turma do "mercado" está nessa guerra ideológica e especulativa com o governo, que é altamente prejudicial ao paÃs. Eles não merecem todo o crédito, apesar do governo também não ajudar. O governo tem defeitos, mas tem também muitas realizações que não estão sendo reconhecidas.
Porque só tem psic opata Bolsonarista !
Aprenda noções básicas de economia para não passar vergonha. Os juros vão continuar altos e podem até subir apos a posse do GalÃpolo, indicado por Lula, como Presidente do Banco Central.
Entendo do mercado de ações, igual ao que sei sobre foguetes espaciais, ou seja, nada. Mas algo que tem ficado evidente, é o descolamento do mercado de capitais com relação à economia real. E isso é muito simples, já que houve casos em que a economia ia mal, mas empresas registravam altas seguidas em suas ações, caso do Magazine LuÃza em 2016 e 2017 e das Americanas em plena pandemia de Covid-19. Portanto, as empresas não estão aproveitando a boa maré econômica por problemas internos de gestão.
Na verdade, as empresas estrangeiras e brasileiras estão investindo. A Bolsa não é um bom retrato do que as empresas estão fazendo, pois ela funcionamento no mercado secundário, isto é, no mundo financeiro (e não produtivo). Houve um incremento de investimento das empresas nacionais em pesquisa e tecnologia. As empresas acreditam, quem não está acreditando é parte da Faria Lima e a turminha que decorou o discurso do Estado MÃnimo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Blogs De Grão em Grão > Por que a economia cresce, mas a Bolsa não acompanha? Voltar
Comente este texto