-
Julio Shiogi Honjo
Quando a China invadiu algum país? Apenas foi invadida pelos japoneses e tiveram mais de 10 milhões de seus cidadãos, entre militares e civis, mortos pelos invasores. É mais do que o dobro das vítimas dos nazisthas. Como o país asiático está no caminho de se tornar a maior potência industrial e comercial do planeta em breve, resta aos Estados Unidos criar factóides bélicos.
-
Alexandre Marcos Pereira
Discordo do artigo ao responsabilizar Obama pela tensão atual no Mar da China. Seu mandato foi um palco de expectativas utópicas. Não era apenas o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, mas, aos olhos do mundo, a personificação de uma nova era de paz e progresso. Mas o fardo do passado, das decisões mal tomadas e da própria estrutura do poder internacional, era muito maior do que o idealismo diplomático poderia carregar. A questão em si remonta ao fim dos impérios colonial. Abraços.
-
-
José Cardoso
Ou seja. É tudo culpa do imperialismo americano e de seus cães de fila. Assim falava a rádio de Pequim nos tempos da guerra fria.
-
Alexandre Marcos Pereira
É injusto jogar a culpa em Obama nessa questão, como se uma única decisão, tomada ou não, pudesse resolver séculos de tensão. Nem sempre Obama conseguiu aplicar seu carisma e apelo global para superar a complexidade de um impasse que, na verdade, precede o revolução comunista na China, e vem desde os tempos da China Imperial. É fácil jogar nos ombros dos EUA a responsabilidade de resolver todos os problemas: dilema no Oriente Médio, conflito na Ucrânia ou turbulências na América Latina.
-
Julio Shiogi Honjo
Qual país a China invadiu até hoje? Nunca! Há registro apenas da invasão de seu território pelos japoneses, ocasião em que tiveram mais de 10 milhões, entre civis e militares, mortos pelos invasores, quantidade que ultrapassa em dobro as vítimas dos alemães. Pela mesma régua aplicada para os sionistas, a China teria direito de invadir o Japão e dizimar sua população. Mas interessa aos Estados Unidos criar factóides que muitos compram.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.